As fases da lua e a magia estão intimamente inter-relacionadas. Há períodos em que a lua não é visível no céu, e são importantes para os mágicos. O ano tem apenas 12 meses. No entanto, existem 13 ciclos lunares no ano, o que significa que o mês do calendário conterá pelo menos duas fases lunares do mesmo tipo.
Lua crescente
Na religião dos povos da antiguidade, o crescente estava ligado ao valor da pureza virginal e, nesse sentido, era retratado nos penteados das deusas lunares – a Ártemis grega e a Diana romana.
Durante esse período a lua está ganhando força. Isso significa que este momento é adequado para ações mágicas destinadas a aumentar algumas qualidades ou criar um impulso.
Estes incluem, por exemplo, feitiços que ajudam a começar tudo de novo, aumentar a produtividade e a eficiência, trazer algo para a sua vida, alcançar vitória e reconhecimento em algo, trazer saúde e bem-estar. Se você quiser aumentar alguma coisa, a energia da lua crescente irá ajudá-lo com isso.
Sub-divisão da lua crescente
No entanto, aqui você pode ficar confuso da mesma forma que com a energia da Lua Negra. Isso porque alguns mágicos dividem a fase da Lua crescente em duas partes: a energia lunar do primeiro quarto e a energia lunar do segundo quarto.
Felizmente, essa distinção não é tão difícil quanto no caso da Lua minguante/nova. Em palavras simples, eles acreditam que o período de energia do primeiro quarto dura de 7 a 10 dias após a lua nova, e acreditam que este período seja adequado para rituais destinados a aumentar algo.
Embora considerem o período de energia do segundo quarto (que dura de 10 a 13 dias após a lua nova) ser muito importante para a magia, eles o usam principalmente para um só propósito: aprender a ser paciente e esperar que os rituais mágicos comecem a funcionar – qualquer mágico carece dessa qualidade!
Lua cheia
A Lua Cheia é governada pela Mãe e, embora muitos pensem o contrário, sua energia não funciona por apenas um dia. De fato, muitos magos e sacerdotisas acreditam que a Lua fica cheia (e, consequentemente, usam a energia da mesma) já no dia anterior à data correspondente, e permanece cheia no dia seguinte a essa data.
Esta é uma boa notícia para os mágicos por várias razões: primeiro, durante o período da lua cheia, quaisquer ações mágicas podem ser realizadas e, mais importante, neste momento a energia da lua atinge seu pico.
Isso significa que qualquer ação mágica realizada durante a lua cheia não apenas terá efeito e levará a resultados tangíveis, mas também se transformará em algo como um míssil de combate lançado no Universo.
Portanto, durante este período, a maioria dos mágicos preferem resolver problemas complexos e intricados ou realizar rituais que promovem um crescimento particularmente forte e rápido.
Minguante e crescente
E o que se pode dizer das disputas sobre as fases minguante e crescente? Quem está certo neste caso? E mais especificamente, como os magos deveriam interpretar essas fases para alcançar o sucesso?
A essência do problema está no fato de que aqui, como na mágica em geral, não existem certos e errados. Só você pode decidir como lidar com a energia dessas fases lunares e aplicar seu poder.
Apenas lembre-se de que a magia é para tornar sua vida mais fácil, e não para complicá-la. Então, aja de acordo com os seus sentimentos, e aconteça o que acontecer, lembre-se de que você é um praticante de magia, uma matriz para todos os poderes mágicos e, que, portanto, controla tudo sozinho.
Lua minguante
Este período pertence à Virgem Negra e acontece quando a Lua Cheia começa a diminuir em tamanho – o que não significa, no entanto, que sua força esteja diminuindo.
Na verdade, este é o momento ideal para realizar ações mágicas destinadas a qualquer diminuição, desaparecimento ou separação. Estes incluem, por exemplo, perda de peso, resolução de problemas de saúde, eliminação de dívidas, afastamento gradual de relacionamentos dolorosos e a eliminação de maus hábitos ou de algo desagradável da sua vida.
Independentemente do problema, é mais fácil livrar-se dele quando a lua está diminuindo. No entanto, alguns não entendem que a Lua tem poder muito grande durante os primeiros 3 a 7 dias.
Este período é ideal para resolver problemas que precisam ser eliminados de uma vez por todas. É por isso que os rituais voltados para o divórcio, separação e completa eliminação de qualquer dependência ou sérios problemas de saúde serão muito eficazes se realizados neste período.
Lua escura e Lua nova
As fases da Lua côncava e nova são objeto de intenso debate entre magos praticantes. Aliás, as disputas sobre essas fases são tão acaloradas que os mágicos concordam em apenas sobre três pontos:
- Essas fases se encontram entre as fases da lua minguante e crescente.
- Elas pertencem à Anciã.
- Embora a lua não possa ser vista neste momento, ela ainda nos envolve com sua energia.
Portanto, as ações mágicas associadas a essas fases diferem tanto quanto os próprios sacerdotes. Por exemplo, muitos deles usam essa fase para descanso, relaxamento e recuperação, ao passo que outros acreditam que essa energia é adequada para lembrar de vidas passadas, prever o futuro, estudar magia e meditar.
Pessoalmente, acho que o período da lua minguante é o melhor momento para buscar e encontrar a verdade, pois nada pode se comparar à energia dessa fase, quando você precisa entender a essência das coisas e vê-las como elas são.
Duas partes
Outros, no entanto, dividem essa fase em duas partes: a energia da lua nova e a energia do crescente. O período de energia da Lua nova começa no primeiro dia da Lua minguante e dura 3 dias e meio.
Diz-se que este período é ideal para a prática de auto-aperfeiçoamento, jardinagem, procura de trabalho e resolução de problemas de saúde.
O período de energia do crescente começa imediatamente depois disso e dura até o sétimo dia (se você contar desde o primeiro dia da lua minguante). Aqueles que trabalham com a energia desse período geralmente realizam atos mágicos relacionados a negócios, animais, atratividade feminina, gerenciamento de emoções ou projetos que precisam de algumas mudanças.
Embora eu não descarte o poder dessas duas energias e o fato de que elas são adequadas para as ações mágicas acima, devo admitir que não entendo muito bem como calcular corretamente o início e o fim dessas fases.
Calculo complicado
Primeiro, o mago deve sempre verificar tabelas astronômicas para determinar a hora exata do início do período da Lua côncava (o período em que o lado escuro da Lua nos encara) e contar os primeiros 3 dias e meio com um certo grau de exatidão.
Em segundo lugar, o próprio crescente geralmente se torna visível no céu apenas 5 a 6 dias após o aparecimento da lua crescente/minguante. Isso significa que nem um pequeno pedacinho da Lua fica visível durante os primeiros dias da fase crescente, ou seja, não é bem um crescente ainda.
Mas há uma coisa ainda mais importante: se a Lua fica até mesmo ligeiramente visível após o início do estágio crescente/minguante, isso significa que ela cresce ou aumenta, e a Lua crescente não pertence à Anciã e sua energia. Ao contrário, é controlada pela Virgem.
Lua negra
Quando essa fase se torna uma fase de Lua crescente/minguante ou Lua nova, esse segundo período é chamado de Lua Negra.
Como a repetição da fase aumenta sua força, por isso a Lua Negra é muito poderosa. Dizem que este período revela os segredos, e a essência das coisas se torna clara, permitindo que você veja até mesmo a verdade mais oculta.
Portanto, a Lua Negra é um ótimo momento para trabalhar com sua alma, para viagens interiores, adivinhação e para se livrar do autoengano. Esta fase é ideal para fazer planos para o futuro.
Entretanto, se durante este período você decidir começar algo novo, saiba que todos esses planos refletirão a verdade absoluta, então nunca ignore a voz interior. Ouça-a, porque no momento em que a Lua Negra reina no céu, sua voz interior não mente.
Lua azul
Embora a Lua Negra seja muito importante para realizar várias ações mágicas, existe outra fase que os mágicos valorizam ainda mais. Eles acreditam que esta é a mais poderosa de todas as fases da lua cheia, e como ela acontece apenas uma vez em poucos anos, aguardam seu aparecimento com uma ansiedade particularmente forte.
Mas existem outros que acreditam que essa fase não é mais poderosa do que outras fases da lua cheia, mas pode fornecer oportunidades adicionais e energia para várias ações mágicas.
Esta fase é chamada de Lua azul, e é a terceira lua cheia em uma série quando quatro luas cheias aparecem durante a mesma época do ano. Como sacerdote, você deve decidir como interpretar essa energia e como aplicá-la.
Lembre-se de que a fé e a sua própria percepção são as coisas mais importantes. Então, independentemente de você trabalhar para realizar um milagre, ou simplesmente ver essa energia como apenas a energia de mais uma Lua cheia, acredito que você precisa dar a esta lua tudo o que você tem.
Por quê? Porque minha experiência pessoal sugere que qualquer mágica, não importa quão importante ou incomum ela seja, alcança seu objetivo e produz resultados mais rapidamente justamente durante o período da Lua cheia.
Eclipse da Lua
Talvez a única fase irregular da lua que nunca causa controvérsia. Para uma pessoa que não pratica magia, isso pode parecer um pouco estranho, uma vez que esses eclipses ocorrem com mais frequência do que o período da Lua Azul. Eclipses ocorrem pelo menos uma vez por ano, muitas vezes chegando a 2-3 vezes por ano.
Independentemente da frequência com que um eclipse lunar ocorre, é um evento mágico muito especial.
Primeiro, neste momento as energias do Sol e da Lua estão conectadas, e esse conjunto de energias cria um certo equilíbrio, a união dos lados opostos, do masculino e do feminino, o que adia todos os eventos por um certo tempo.
Durante o eclipse, o conceito de “luz-escuro-luz” fica mais fácil de entender, lembrando também do ciclo nascimento-morte-renascimento, em que quase todos acreditam.
Mas isso não é tudo: um eclipse lunar concede uma energia diferente a todas as coisas; isso é algo tão forte que uma pessoa não pode entender através dos sentidos, nem descrever. Essa energia não apenas nos envolve, mas preenche nossa própria essência e flui pela borda – mesmo que isso aconteça apenas por alguns instantes.
Força em excesso
Uma vez que o poder da energia do eclipse lunar é abrangente, isso pode colocar alguma pressão sobre você. Por isso, alguns se recusam a usá-la para rituais. Eles dizem que essa energia é muito difícil de controlar.
Eu entendo o que eles querem dizer, mas na minha opinião, este julgamento está errado, pois embora a energia de um eclipse lunar seja realmente poderosa, ela não é dispersa no espaço. Esta é uma “emulsão” equilibrada de duas energias opostas interconectadas, semelhante ao leite cru.
Se não for processado de forma adequada, criará nata, e nada poderá reverter esse processo, não importa o que você faça. Mas processe essas duas substâncias, tornando-as mais homogêneas, e você verá o que acontece: elas se misturam em perfeita harmonia e nos dão uma bebida mais nutritiva e gordurosa.
O eclipse lunar funciona da mesma forma: ele conecta duas energias e nos permite trabalhar com elas ao mesmo tempo. Assim, tudo o que você precisa fazer é decidir se vai usar essa energia ou não.
Conecte a si mesmo
Eu recomendo que você a use uma vez por período, porque a energia relacionada a essa fase é tão poderosa que pode causar eventos que raramente ocorrem em outros períodos, ou seja, um eclipse lunar traz coisas incríveis, ele literalmente faz milagres.
A partir do exposto, proponho deixar para esta fase as tarefas mais difíceis. Estas incluem, por exemplo, projetos de negócios de longo prazo, planejamento financeiro ou sucesso na carreira.
Você também pode realizar rituais destinados a alcançar equilíbrio, harmonia e paz. A energia deste período pode ajudar se você precisa criar proteção pessoal de natureza mental ou relacionada ao nível físico: proteção contra problemas de saúde, roubo, danos ou perigo.
Você está sonhando com uma vida completamente nova? Este é o melhor momento para mudar sua realidade. Não descarte também rituais associados a relacionamentos, parcerias ou assuntos do coração. Seja como for, saiba que os efeitos mágicos nesse caso podem ser duradores.
A fase do abismo
Apesar do fato de a lua gerar magia e preencher nossas vidas com ela, independentemente de nossos desejos, existem aproximadamente 12 períodos em cada mês em que ela não possui poder, nem energia, nem magia.
Durante esses períodos, ela não pode ajudar muito, exceto para iluminar o caminho à noite. Este período é chamado de fase do abismo. Para algumas pessoas, especialmente aquelas que não são bem versadas em termos astrológicos, o termo “Fase do Abismo” pode parecer bobo. Afinal de contas, a lua está sempre mudando, sempre permanece em uma fase ou outra, cada mês aparecendo em mais um signo astrológico.
Assim, sua jornada pode ser comparada ao movimento dos ponteiros no relógio. Mas seja como for, chega a hora em que a lua precisa de uma recuperação. Ela precisa descansar, relaxar e se reorganizar antes de começar a seguir em frente. E ela usa essa oportunidade antes de entrar em um novo signo astrológico.
Mas como vamos saber que a lua está sem força e quanto tempo duram esses períodos?
Como calcular a fase do abismo
Períodos do Abismo são geralmente calculados usando um grande número de equações matemáticas complexas e variáveis que poucos de nós realmente entendem. Considere também o fato de que a duração do período varia de alguns minutos a 48 horas, e os resultados dos cálculos tendem a ser muito aproximados.
Felizmente, não precisamos nos preocupar com isso. As “Efemérides” (tabelas astronômicas) ou um calendário especial com as datas dos ciclos lunares fornecerão essas informações com a precisão de um minuto. Apenas mantenha tal calendário perto.
Mas o que nós, devemos fazer ao ter informações sobre a fase do abismo? A resposta é: nada! Quando a lua recupera sua força, as ações mágicas falham.
Isso não significa que nada aconteça. Acontece muita coisa! O problema é que raramente as coisas vão acontecer conforme planejado. Às vezes, o Universo pode virtualmente esquecer o caminho mais curto do ponto A ao ponto B, e nossos desejos serão realizados de uma forma que nunca desejaríamos.
Surge uma sensação de estar num beco sem saída e, portanto, nada acontece como deveria, nem mesmo o processo de pensamento vai bem. Esses problemas com a comunicação geralmente levam ao fato de que, por algum tempo, você perde o senso de realidade.
Siga a lua
Se durante esse período você realizar magias sérias, isso pode levar a consequências inesperadas. Assim, deve-se obedecer à Lua quando esta se encontra na fase do Abismo.
Apenas relaxe e descanse, dedicando esse tempo a si mesmo, porque você merece. Leia um livro interessante, assista a um bom filme ou dê uma caminhada pelo parque.
Em breve, a lua começará a “funcionar” novamente. E desde que tenha tido o bom senso de relaxar também, você terá um desejo ainda mais forte de seguir a lua!
Magia de acordo com dias da semana
- Domingo: projetos de negócios e parcerias, sucesso na carreira, sucesso geral e profissional, amizade, emprego, saúde mental e física, alegria.
- Segunda-feira: casa e lar, família, jardinagem, medicina, desenvolvimento mental, sonhos proféticos, coisas de mulher.
- Terça-feira: conflitos, resistência e força física, desejo sexual, caça, esportes, competições, procedimentos cirúrgicos, empreendimentos políticos, assuntos masculinos.
- Quarta-feira: comunicação, inspiração e criatividade, prosa, poesia, tudo que é relacionado de alguma forma com a palavra escrita e falada, estudo, educação, auto-aperfeiçoamento, autoconhecimento.
- Quinta-feira: ganho financeiro, prosperidade financeira, jogo, sorte, sucesso, auto-realização, honras e prêmios, assuntos legais.
- Sexta-feira: conforto, prazer, luxo, arte, aromaterapia, amor, romance, luxúria.
- Sábado: trabalho com carma, reencarnação, mistério, sabedoria, idosos, morte, libertação de pragas e doenças.
Leia também:
Avenca: plantio e uso medicinal e magico
A influência da lua no horóscopo das crianças
Altar mágico significado e distribuição
Algumas plantas mágicas que valem a pena ter em casa – parte 2
Futark: valores e distribuição das runas