Ervas adaptógenas compreendem o maior grupo entre medicamentos adaptógenos vegetais, que aumentam a resistência aos efeitos adversos do estresse prolongado, proporcionando um efeito tônico e imunoestimulante ao corpo humano.
Os primeiros estudos sobre as propriedades dessas ervas foram realizados pelo cientista soviético Nikolai Lazarev no final dos anos quarenta do século passado. Mas outras pesquisas ainda estão em andamento. Afinal, hoje, no século 21, produtos médicos mais importantes são adaptogênicos.
Os estudos mais significativos neste campo foram e estão sendo conduzidos até agora por cientistas russos e chineses. Por exemplo, em 1984, cientistas russos publicaram mais de 1.500 estudos, sendo que mais tarde, suas conclusões foram confirmadas por cientistas da Alemanha e do Japão, que obtiveram quase os mesmos resultados.
Os adaptógenos de origem vegetal são substâncias naturais e têm menos efeitos colaterais. Eles ajudam a adaptar-se à situação atual e reduzir o impacto de condições adversas na saúde.
Ervas adaptogênicas são aliadas naturais na luta contra situações estressantes constantes, fadiga, irritabilidade e alterações de humor.
Adaptógenos de origem vegetal trazem enormes benefícios para o corpo humano, pois:
- Estimulam e fortalecem o sistema imunológico;
- Aumentam a resistência física e mental;
- Reduzem o desconforto causado por problemas de saúde;
- Elevam o humor;
- Ajudam a manter peso normal.
Ervas adaptogênicas podem ser usadas como tratamento ou parte do tratamento de condições como:
- Estresse ou impacto de fatores de estresse (por exemplo, para estudantes, trabalhadores com um horário intenso de trabalho, envolvidos no trabalho manual, etc);
- Doenças crónicas;
- Imunidade enfraquecida e perda de força;
- Recuperação após uma doença grave;
- Pós-quimioterapia;
- Após radioterapia.
Como você pode ver, existem várias razões para começar a tomar adaptógenos. Além disso, muitas ervas com propriedades adaptogênicas podem ser incluídas em sua dieta.
-
Lista das melhores ervas adaptógenas
Existem várias ervas adaptógenas que podem ser usadas para aumentar as defesas do corpo, e que podem ser usadas em uma variedade de formas: na forma de comprimidos ou cápsulas, tinturas e caldos ou como temperos para alimentos.
Para o máximo benefício, o melhor a se fazer é usar uma variedade de ervas com propriedades adaptogênicas. Mas que ervas são essas?
Veja abaixo a lista com algumas delas:
- Ginseng;
- Astrágalo;
- Cogumelo reishi;
- Eleutherococcus ou Ginseng Siberiano;
- Raiz de ouro;
- Raiz de gengibre;
- Alcaçuz.
Agora, conheceremos um pouco melhor o efeito de algumas das ervas da lista.
-
Ginseng
Por milhares de anos, o ginseng tem sido uma das plantas medicinais mais valiosas (e caras) do mundo. Ao influenciar o metabolismo dentro das células individuais, esta planta é capaz de ajudar o corpo a resistir ao estresse.
Como acreditam alguns fitoterapeutas, o ginseng restaura e fortalece o sistema imunológico, promove a longevidade e estimula o crescimento de células saudáveis, bem como aumenta a resistência a alguns tipos de câncer.
Uma dose de 100-200 mg de ginseng pode ser ingerida por dia, sob a forma de extrato ou 1-2 gramas na forma de um pó da raiz seca da planta. O pó é produzido em cápsulas de gelatina.
Na dose recomendada, o pó de ginseng é geralmente seguro, sendo que, no entanto, por vezes pode causar agitação, aumento da frequência cardíaca ou insônia. Além disso, aliado a grandes quantidades de cafeína, o risco de transtornos gastrointestinais pode aumentar.
Em casos de hipertensão, o consumo de ginseng e a própria pressão devem ser monitorados regularmente. Não é recomendado para mulheres grávidas e lactantes.
-
Eleutherococcus ou Ginseng Siberiano
O eleuterococcus é conhecido não apenas por suas propriedades adaptogênicas, mas também por ser um remédio tonificante que aumenta a vitalidade. Na medicina tradicional chinesa, esta planta é usada para espasmos musculares, dores nas articulações, insônia e fadiga.
Normalmente, esta erva é prescrita para a síndrome da fadiga crônica, falta de concentração ou como agente de fortalecimento após uma doença grave. Como observam alguns cientistas, o eleutherococcus melhora a memória, alivia depressões leves e melhoram o humor.
A dose é de 2-3 gramas por dia de raiz seca em pó.
Normalmente, essa erva não tem contraindicações e efeitos colaterais e é completamente segura. Às vezes, palpitações ou insônia podem ocorrer em pessoas com problemas cardiovasculares.
Quem tem pressão alta deve monitorar a pressão e medi-la regularmente ao tomar eleutherococcus. Não é recomendado durante a gravidez e lactação.
-
Raiz de ouro
A raiz de ouro é tradicionalmente usada como um tônico, e para combater o medo de altura. Esta erva ajuda a equilibrar o nível de cortisol, o principal hormônio do estresse, no corpo, aumentando ou diminuindo seu nível.
Além disso, a raiz de ouro ajuda no metabolismo celular, o que afeta positivamente o funcionamento do cérebro, alivia a depressão e melhora a saúde do coração. As pessoas que já tomaram raiz de ouro notaram claramente seu efeito positivo depois de algumas semanas a um mês de tratamento.
A dose de raiz de ouro em forma de extrato líquido é de 200 a 600 mg ou 2-3 gramas na forma de pó de raiz.
Não consuma essa erva em casos de depressão profunda, durante a gravidez e lactação. Em grandes doses, pode causar insônia.
-
Ashwagandha
A ashwagandha tem sido usada na prática ayurvédica por centenas de anos. Além disso, como o ginseng, esta erva é capaz de aumentar a vitalidade e a resistência do corpo, promover a longevidade e fortalecer a imunidade.
Hoje, muitos herbalistas recomendam esta erva para insônia, pressão alta, síndrome da fadiga crônica e impotência associada à ansiedade e esgotamento nervoso do corpo.
Esta erva melhora as funções da glândula tireoide e das glândulas suprarrenais.
A dose indicada de ashwagandha sob a forma de pó de raiz é de 3 a 6 gramas por dia.
Não é recomendada para mulheres grávidas e lactantes, em combinação com sedativos e na fase aguda de doenças gastrointestinais (úlcera, gastrite, etc.). Além disso, em pessoas alérgicas às plantas da família Solanaceae, a ashwagandha pode causar reações alérgicas.
-
Astrágalo
O astrágalo faz parte de ervas imunoestimulantes e antivirais. Esta planta tem sido usada na medicina há centenas de anos. O astrágalo ajuda a lidar com a fadiga.
O extrato da raiz dessa planta age como um adaptógeno capaz de ajudar a aliviar o estresse e aumentar a resistência a várias infecções.
-
Schisandra chinensis
Schisandra também tem sido usada há muito tempo para promover a saúde e o bem-estar.
Essa planta tem poderosas propriedades antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde e o bem-estar da pessoa.
-
Raiz de alcaçuz
Para muitas pessoas, o alcaçuz é conhecido como um bom expectorante. Mas esta erva também é um excelente adaptógeno, que melhora os processos metabólicos no organismo.
A raiz de alcaçuz não é recomendada para pessoas com diabetes, pressão alta, propensas ou que já tenham tido derrames, glaucoma e doenças renais. Antes de usar, sempre consulte um médico.
-
Manjericão
O manjericão é famoso como uma erva picante adicionada a saladas e outros pratos. Poucas pessoas sabem, porém, que esta planta é um bom adaptógeno: suas propriedades antioxidantes mantêm a saúde do coração e melhoram o metabolismo lipídico. O manjericão é também um poderoso remédio para o estresse.
-
Alecrim
O alecrim é outra erva picante que tem muitas propriedades curativas. Os ácidos cafeico e rosmarínico, que fazem parte desta planta, sustentam o coração, melhoram a digestão e têm efeito benéfico sobre o fígado. A planta é usada também para aliviar o estresse.
-
Cordyceps
Cogumelos dos gêneros Cordyceps, Reishi e Shiitake têm poderosas propriedades antioxidantes. No sentido clássico, eles não pertencem ao grupo de ervas adaptógenas, mas todos eles têm um poderoso efeito antitumoral e aumentam as defesas do corpo.
A ingestão destes cogumelos ajuda a proteger o corpo, tornando-o mais resistente ao destrutivo efeito do cortisol no organismo.
-
Cardo de leite
O cardo de leite ou silybum contém uma substância chamada silimarina. Esta erva é conhecida por suas excelentes propriedades que ajudam a purificar o fígado, eliminando toxinas que envenenam o corpo, causam fadiga crônica e outras doenças.
Outros adaptógenos de origem vegetal incluem ervas como:
- Echinacea;
- Aralia;
- Oplopanax;
- Raiz de Maral;
- Hedysarum;
Todas estas ervas fortalecem a imunidade, possuem poderosas propriedades antioxidantes e melhoram o estado geral de saúde, aliviando o estresse e amenizando seu efeito.
Ao contrário dos produtos farmacêuticos, os adaptógenos de origem vegetal existem e são usados pelo homem há centenas de anos.
Como adaptógenos, todas estas ervas podem ser usadas individualmente ou como parte de uma mistura. Dependendo da condição e da situação, antes de começar a tomar uma erva como adaptógeno, consulte um médico, que vai escolher a dose correta e o modo de admissão.
É importante saber que ervas que possuem propriedades adaptogênicas são tomadas apenas na primeira metade do dia e que, apesar de suas maravilhosas propriedades medicinais, cada uma delas tem contraindicações específicas que devem ser estudadas antes que você inicie sua ingestão.
Leia também:
Conhecendo mais sobre os óleos essenciais
15 Benefícios Surpreendentes da Nutrição de nozes-pecã
18 incríveis benefícios da canela e seu óleo