Abelhas fornecem não apenas o mel: elas também nos dão outros produtos benéficos, tais como a geleia real, cera de abelha, e, é claro, própolis. Esse último é uma cola aromática natural produzida pelas abelhas operárias a partir das resinas de várias plantas para unir diferentes partes da colmeia, para cobrir rachaduras em sua casa e para reparar e fortalecer os favos de mel.
-
Composição e propriedades medicinais da própolis
A cola de abelha contém muitos desinfetantes devido aos quais as colmeias são mantidas limpas e esterilizadas. As poderosas propriedades bactericidas da própolis há muito são percebidas pelas pessoas. Somente este produto da apicultura, e nenhum outro, é capaz de destruir rapidamente bilhões de hordas de microrganismos nocivos.
A composição dessa cola aromática é bastante complexa e ainda está sendo estudada pelos cientistas, que continuam descobrindo novas propriedades e substâncias do produto. Até o momento, dezenas de compostos essenciais e balsâmicos, flavonas e flavononas, e produtos de ácido cinâmico, fitoncidas de própolis mais valiosas, resinas vegetais e cera foram encontrados na própolis. Muitos microelementos – como potássio, manganês, silício, ferro, cobre, cloro, sódio, enxofre e outros também foram encontrados no produto.
-
Anestésico natural
Desde os tempos antigos, a própolis é conhecida como anestésico local. Já nos tempos modernos, foram descobertas substâncias cuja ação anestésica é 5 vezes maior que a da novocaína e 3,5 vezes maior que a da maconha (cânhamo).
A propriedade analgésica da própolis ocorre a nível enzimático. Além disso, esse produto apícola também reduz a febre.
-
Própolis como agente antibacteriano e antiviral
O poderoso efeito antisséptico da própolis protege o corpo contra bactérias e vírus patogênicos. Curiosamente, ao contrário dos antibióticos sintéticos, as bactérias não desenvolvem resistência à própolis.
Não é preciso dizer o quão útil isso pode ser no tratamento de doenças infecciosas. Além disso, as propriedades curativas da própolis incluem a ativação da produção de células imunes.
-
Acelera a cicatrização de feridas e alivia inflamações
Como a própolis promove e acelera a regeneração, fórmulas contendo esse produto são utilizadas com sucesso no tratamento de úlceras tróficas, feridas, eczema e dermatoses.
Substâncias terapêuticas da própolis aceleram a epitelização da mucosa, de forma que o tecido inflamado começa a se restaurar.
-
Para quem a própolis pode ser útil
Esse produto apícola maravilhoso ajuda a combater as doenças mais graves. Restaura rapidamente a força, fornece nutrição celular, é útil para anemia e também possui propriedades radioprotetoras.
Na terapia anticâncer, a própolis é usada após a quimio e radioterapia, pois ajuda no período da reabilitação. A própolis é eficaz para úlceras gástricas e úlceras duodenais durante a remissão.
Existem muitas receitas com cola de abelha. Abaixo você encontra algumas delas:
-
Receitas com própolis
Para resfriados, gripes, amígdalas doloridas, tosse, feridas na boca: um pedaço de própolis sólida (do tamanho de um feijão) deve ser lentamente mastigado e absorvido na boca, rolando de um lado para o outro. Engula a saliva lentamente, para que umedeça a garganta.
Para acalmar um dente dolorido, umedeça um algodão com 50% de tintura de álcool com própolis e aplique na cavidade dolorida até sentir alívio.
No tratamento da úlcera péptica, você deve usar tintura de água ou um extrato de 10%. Um dos regimes de tratamento é: 10 a 12 gotas do extrato diluído em uma colher de sopa de água. Tome 40 minutos antes das refeições.
Para tratar a bronquite com tosse, tome um extrato de 10 ou 30%, 3-4 vezes ao dia. Dissolva 10 gotas em 1/3 de xícara de água fervida e beba em pequenos goles. O curso dura até a tosse desaparecer completamente.
A seguinte receita é muito eficaz para as mãos com eczema choroso: prepare um caldo fraco a partir de casca de carvalho seca (1 parte de matéria-prima para 5 partes de água). Após ferver por 10 minutos, deixe infundir por vinte minutos. Em seguida, coe um copo de caldo quente através de um filtro, despeje uma colher de sopa de uma tintura alcoólica de própolis de 30% (ou uma colher de uma tintura de 50%). Lave e lubrifique as áreas afetadas pelo eczema com este fluido.
No caso de doenças femininas – vaginite bacteriana, candidíase, clamídia, pólipos, erosão cervical – aplique tampões saturados com uma solução aquosa de própolis antes de dormir. O curso do tratamento é de 14 a 20 dias. Com a mesma solução, você pode tratar os mamilos durante a amamentação.
Vale ressaltar que, para a preparação do extrato aquoso de própolis, ele não pode ser aquecido acima de 70 graus, pois altas temperaturas destroem e desnaturam as substâncias biologicamente ativas do produto.
-
Produtos farmacêuticos de própolis
A tintura farmacêutica de própolis, que é produzida por muitos fabricantes, é extremamente popular. Gargarejos com esse produto são eficazes para angina, estomatite e gengivite, enquanto a aplicação no ouvido é boa para otite média.
O medicamento chamado proposol, feito à base de cola de abelha, lida com muitas doenças dentárias e da cavidade oral, e é produzido na forma de spray.
As propriedades da própolis são utilizadas na fabricação de pomadas, cremes, xampus, máscaras e cremes dentais. Supositórios de própolis são usados com sucesso para hemorroidas.
A própolis raramente causa alergias, o que permite sua utilização mesmo no tratamento de doenças alérgicas da pele. No entanto, existem casos de hipersensibilidade a esse produto. Para pessoas com alergias, recomenda-se realizar testes cutâneos tendo em mão um remédio para reações alérgicas.