"Viver em harmonia com a natureza é encontrar a verdadeira essência da vida."

Plantando Violetas

Violetas (Saintpaulias) são muito populares entre um grande número de produtores de flores. Estas pequenas e compactas plantas surpreendem com a beleza de suas flores, que são capazes de melhorar qualquer ambiente.

 

Se você cuidar corretamente das violetas, elas não darão absolutamente nenhum trabalho. Muitos produtores fazem coleções inteiras dessas flores espetaculares, pois há muitas variedades delas. Apesar do fato de que uma coleção pode ter um grande número de cópias, é bastante simples cuidar delas. Isso porque as exigências de todas as variedades são iguais, e por conseguinte, torna a vida do “colecionador”, e até mesmo um simples produtor muito mais fácil.

violetas alegria bem estar

Como cuidar de violetas em casa?

Iluminação

Essas flores são muito delicadas, frágeis e precisam de calor. Cultivar com sucesso a violeta em casa só é possível com uma quantidade suficiente de luz. Antes de começar a criar essas flores, você precisa avaliar a qualidade da iluminação em sua casa. Se você não pode fornecer luz suficiente para as violetas, então é melhor não cultivá-las. O fato é que a iluminação pré-determina o quanto eles vão crescer e se desenvolver.

Produtores experientes recomendam escolher um lugar na casa que seja muito bem iluminado. Note, no entanto, que essas plantas precisam de uma luz suave e difusa – lembre-se que as violetas podem ser danificadas pelos raios diretos do sol, e esse fato deve ser levado em consideração ao colocar as flores na janela. Se tiver raios diretos, recomenda-se que permaneçam na sombra. É simples fazê-lo: basta fechar a janela com uma cortina até a altura das flores.

No caso de passar muito tempo na cozinha, você também pode mover os vasos com essas flores para lá. O fato é que o violeta gosta muito de uma cozinha ensolarada com alta umidade. Além de se sentirem muito melhores na cozinha, elas também poderão tornar este espaço muito mais confortável e bonito.

Você vai saber que violetas não têm luz suficiente por sua aparência: elas se tornarão desbotadas e murchas. As placas de folhas começarão a se estender para cima e as estacas ficarão esticadas. Em geral, essas alterações afetarão negativamente a aparência da flor.

No inverno, quando o dia é mais curto, recomenda-se que as violetas sejam iluminadas artificialmente. Para isso, use lâmpadas fluorescentes. Para essas flores, o dia deve durar aproximadamente 13-14 horas.

violetas coloridas mudas casa plantio

Solo

Você pode comprar uma mistura de solo destinada ao cultivo de violetas em uma loja especializada. Esse solo é incrivelmente leve. No entanto, ele tem um grande defeito: durante a irrigação, a água não permeia o substrato, simplesmente flui pelas paredes do recipiente em que a flor cresce.

A saída desta situação seria a preparação do solo para o plantio com as próprias mãos: peneire o solo do jardim e despeje nele uma pequena quantidade de areia. Em seguida, o solo deve ser calcinado no forno para limpar o substrato de pragas e patógenos. Também é importante fazer uma boa camada de drenagem de argila no fundo do recipiente. Neste caso, não haverá estagnação nas raízes após a rega.

Tamanho dos potes

Há um grande número de variedades e tipos de violetas, e muitas delas diferem não apenas em cor e forma, mas também em tamanho. No entanto, apesar do fato de alguns arbustos poderem ser menores que outros, o sistema radicular é igualmente pequeno em todos. Portanto, para plantar uma flor, você precisa escolher um pote compacto. Se as violetas forem plantadas em um recipiente muito grande, elas continuarão a crescer sem limites, e a floração demorará em vir.

No entanto, deve ser lembrado que um pote excessivamente pequeno também é indesejável para esta planta, porque nesse caso, ela não será capaz de se desenvolver normalmente. Para brotos pequenos e plantas jovens, o diâmetro adequado é de 5-6 centímetros. Violetas adultas devem ser plantadas em potes com um diâmetro de 10 a 12 centímetros.

vasos violetas plantio

Além disso, ao escolher um vaso, você deve levar em conta o tipo de planta.

Em seu tamanho, elas podem ser classificadas da seguinte forma:
  • subminiatura – diâmetro da roseta inferior a 7 centímetros;
  • miniatura – diâmetro inferior a 20 centímetros;
  • grande – com rosetas de mais de 40 centímetros.

Cultivadores de flores com considerável experiência aplicam a seguinte regra às violetas: você deve escolher um vaso ou pote cujo diâmetro seja 3 vezes menor que a roseta da flor.

Rega

Muitos produtores por vezes não desejam cultivar essas flores apenas porque não sabem como regá-las adequadamente. Violetas são bastante exigentes com a rega: elas não gostam de regas excessivas, correntes de ar, e nem se dão bem com fortes ressecamentos do substrato.

A frequência da rega depende da época. A violeta deve ser regada 1 ou 2 vezes por semana suavemente com água amanhecida e de temperatura ambiente. Com a rega normal, deve-se tomar cuidado, uma vez que se as gotículas de umidade caírem nas folhas ou nos pecíolos, isso pode causar podridão.

É melhor regar a flor através da bandeja. Para isso, coloque água a uma altura de 2/3 da altura do próprio vaso. Depois de 20 a 30 minutos não se esqueça de drenar os restos do líquido da bandeja, ou as raízes podem apodrecer.

Essas flores preferem alta umidade, mas apesar disso, nunca utilize um pulverizador para regá-las. A saída para esta situação será um recipiente aberto cheio de água colocado próximo à planta. Você também pode usar um pano molhado ou esponja.

Para fins higiênicos, você pode organizar uma ducha para a planta a cada 4–8 semanas. Depois do procedimento, remova todas as gotículas e inspecione cuidadosamente os pontos de crescimento das flores para certificar-se de que estejam secos.

mudas violeta folha

Propagação

Estaquia é a melhor maneira de reprodução de Saintpaulia. As mudas podem ser plantadas imediatamente na mistura do solo, pois eles se enraízam rápida e facilmente.

Pequenas folhas com raízes devem ser cuidadosamente plantadas. O fato é que as raízes são muito frágeis e facilmente feridas. Estacas devem ser plantadas na mistura de solo para violetas em um ângulo de 45⁰ e cobertas com uma tampa, que deve ser transparente. Antes que as folhas jovens apareçam, a planta deve permanecer em condições próximas à estufa. 

Plantio

A renovação do solo deve ser realizada uma vez a cada 2-3 anos. Para isso, o arbusto deve ser liberado do pote e do solo antigos. Lave a planta sob o chuveiro, depois de remover as folhas velhas e doentes. Em seguida, plante-a no velho pote cheio de terra fresca.

Adubação

A adubação é recomendada apenas em um período de intenso crescimento e floração: no outono e inverno, a planta não precisa de fertilizantes.

A planta requer potássio e fósforo para floração abundante, enquanto também o nitrogênio é indispensável para o crescimento das folhas. Enquanto a planta estiver jovem, ela deve ser alimentada com mais fertilizante de nitrogênio, sendo que já em sua fase adulta, ela precisará de mais fertilizantes de fósforo e potássio. Não aplique muito nitrogênio em um pote com violeta adulta, pois isso pode impedir a floração.

Doenças e pragas

A planta pode ficar doente em caso de cuidados inadequados. O amarelamento das folhas pode começar devido à umidade excessivamente baixa ou devido aos raios diretos do sol. Com a umidade excessiva ou baixa temperatura, pode surgir podridão nas raízes e folhagem, o que pode causar o desenvolvimento de Fusariose e Botrytis cinerea.

Além disso, a planta é suscetível ao oídio. Das pragas mais comuns, a planta pode ficar infestada por pulgões, nematoides, ácaros, tripés e podura.

As folhas afetadas devem ser cortadas e, em seguida, a própria planta deve ser tratada com remédios adequados.

 

 

Deixe um comentário

© Viver Natural - Todos os direitos reservados 2024