O óleo de gérmen de trigo destaca-se do restante dos óleos de base por seu alto teor de vitaminas, graças à qual é também considerado único e valioso.
Índice
Como um concentrado natural de todos os tipos de substâncias úteis – e graças ao equilíbrio entre estas –, este óleo há muito tempo é usado para tratar várias doenças cardiovasculares e anemia. É produzido nos EUA e na Rússia, bem como nos países da Europa e África.
- Características
Obviamente, este óleo é obtido do gérmen de trigo através do método de prensagem a frio. Os brotos utilizados no procedimento são exclusivamente frescos, o que garante uma alta concentração de todas as substâncias características do óleo.
O óleo, amarelado e espesso com um cheiro “verde” ativo contém não apenas uma alta concentração de vitamina E (a maior entre todas as substâncias e produtos naturais), mas também lecitina, vitaminas A, D, B, PP, F, zinco, ferro , fosfolipídios, selênio e muitos outros oligoelementos úteis (metais normalmente presentes em quantidades pequenas mas mensuráveis em células e tecidos animais e vegetais e que são uma parte necessária da nutrição e fisiologia).
Devido ao fato de praticamente não ser oxidado, o óleo de gérmen de trigo pode ser utilizado para fixação e conservação de outros óleos. Graças a essa característica, vale ressaltar, ele se mistura muito bem, não apenas com óleos vegetais, mas também com quase todos os óleos essenciais.
- Propriedades Curativas
Esse óleo é um antioxidante natural altamente eficaz. Ele penetra muito bem na pele e, além de funções diretamente nutricionais, ele também ajuda a eliminar toxinas e substâncias nocivas, o que o torna um agente antitóxico. Graças à sua rápida absorção, pode ser empregado até mesmo nos processos de cuidados diários.
Este óleo base é usado como complemento alimentar ativo na prevenção e tratamento de manifestações alérgicas, distúrbios desormonais, no tratamento de mastopatia e erosão cervical, anemia, obesidade e no tratamento geral de doenças dos sistemas nervoso cardiovascular, central e periférico.
A nível celular, o óleo de gérmen de trigo promove a formação e a cura das células, inibindo a oxidação e nutrindo as células com oxigênio. Além disso, o óleo de gérmen de trigo melhora a composição do sangue.
- Como escolher e armazenar
- Faça compras em uma farmácia ou loja de cosméticos naturais de confiança.
- Examine sua consistência e cheiro: o óleo de gérmen de trigo de alta qualidade possui um aroma herbal persistente e uma textura viscosa – seu expectro de cores pode ir do marrom ao âmbar pálido.
- Escolha garrafas com vidro escuro para que o óleo retenha todos os seus oligoelementos úteis por mais tempo. Atente-se à data de validade.
Após a abertura, mantenha o óleo em local fresco e escuro. Após cada uso, cubra cuidadosamente a tampa. Se depois de algum tempo for encontrado um sedimento na parte inferior, não se assuste: esta é uma cera que faz parte do óleo. Apenas agite a garrafa.
- Uso do óleo de gérmen de trigo na cosmetologia
Para uso externo, o óleo de gérmen de trigo conta com efeitos cosméticos muito diversificados, tais como:
- Ajuda a normalizar o equilíbrio lipídico de água, ao mesmo tempo em que suaviza e nutre a pele, impedindo que ela descasque e seque (os componentes ácido linoléico, vitaminas E e B3, que fazem parte do óleo de gérmen de trigo, previnem ativamente a pele de perder umidade e a alantoína contida neste produto ajuda a amaciar a epiderme);
- Previne o envelhecimento prematuro da pele associado ao desequilíbrio hormonal relacionado à idade ou exposição excessiva aos raios ultravioleta [esse efeito é exercido pelo óleo de gérmen de trigo devido à presença de vitamina E, ácidos poliinsaturados e hormônios vegetais (fitoesteróis)];
- Melhora a cor da pele, previne manchas de idade e tem um efeito clareador na pele;
- Tonifica e refresca a pele, melhorando sua estrutura e aumentando a elasticidade e firmeza;
- Ajuda a suavizar as rugas da idade e a eliminar estrias da pele (essa propriedade do óleo de gérmen de trigo é devida à presença de componentes como vitamina A, enxofre, zinco e cobre, que estimulam a síntese natural de proteínas fibrilares de colágeno e elastina);
- Acalma a pele irritada e sensível;
- Limpa a pele das impurezas, promove a esfoliação das células mortas da epiderme, normaliza a secreção das glândulas sebáceas, ajuda a estreitar os poros e evita inflamações (devido a essa ação, o óleo de gérmen de trigo é amplamente utilizado no complexo tratamento da acne);
- Fortalece os capilares subcutâneos, impede o desenvolvimento de rosácea e o aparecimento de varizes na pele;
- Normaliza a microcirculação sanguínea e a drenagem linfática na camada de gordura subcutânea, evitando o aparecimento de celulites.
Sem preconceitos
Quase universal em seu efeito cosmético, o óleo de gérmen de trigo é usado na cosmetologia como um meio para cuidar de peles maduras, secas, escamosas, ásperas, rachadas e irritadas. Além disso, este útil produto à base de plantas é ótimo para cuidados envolvendo a sensível pele ao redor dos olhos, do busto e do decote.
Como produto cosmético independente, é aplicado em pequenas áreas escamosas, ásperas e inflamadas da pele, rugas envelhecidas na testa, dobras nasolabiais, rugas faciais nos cantos dos olhos, lábios rachados e “rugas” nos cantos da boca.
Na cosmetologia doméstica, o óleo de gérmen de trigo é usado para fortificação vitamínica e mineral de cremes, protetores labiais, máscaras, xampus etc.
Ele também é frequentemente usado como:
- Componente de cremes cosméticos, máscaras e produtos cosméticos para limpeza da pele e remoção de maquiagem;
- Componente de óleos de massagem e óleos para massagem anticelulite;
- Produto para o cuidado da delicada e sensível pele do bebê;
- Óleo base (transporte) em aromaterapia;
- Produto para cuidados com os cabelos – sendo rico em vitaminas do complexo B, o óleo de gérmen de trigo estimula o crescimento do cabelo, melhora o fluxo sanguíneo para o bulbo capilar, previne cabelos grisalhos prematuros, normaliza a secreção das glândulas sebáceas do couro cabeludo, restaura a estrutura da cutícula capilar, confere brilho e sedosidade aos cabelos, ajuda no tratamento da queda de cabelo e da seborreia, e também é uma excelente ferramenta para o cuidado de cabelos danificados, quebradiços e de pontas duplas;
- Meio para fortalecer unhas;
- Produto para o cuidado de todos os tipos de pele – isso por estimular a circulação sanguínea, normalizar processos metabólicos e ampliar a nutrição da pele.
Como é um óleo bastante denso em sua estrutura, o uso do óleo de gérmen de trigo em sua forma pura pode ser complicado para a pele do rosto e portanto, o melhor é misturá-lo com outros óleos vegetais mais leves.
Receitas com óleo de gérmen de trigo:
Para pele seca e envelhecida
Misture o óleo de gérmen de trigo com azeite, amêndoa, pêssego ou damasco nas proporções de 1:3 ou 1:4 (ou seja, 3 ou 4 partes de outro óleo vegetal para 1 parte de óleo de trigo). Caso sua pele seja mais oleosa e problemática, faça a mistura com óleo de semente de uva.
A mistura resultante de óleos pode ser usada, além de creme noturno, como uma máscara regular. Mantenha no rosto por cerca de 20 a 30 minutos para melhores resultados.
Para tratar manchas
Com uma pequena quantidade de óleo não diluído, lubrifique as áreas da pele onde há descamação, áreas grossas ou aplique o óleo em áreas especialmente problemáticas da pele (inflamações, irritações, coceiras, acne, pústulas, queimaduras, feridas, etc.).
O óleo de gérmen de trigo puro também pode ser aplicado nas rugas do rosto, por exemplo, na testa, na área entre as sobrancelhas, nas dobras nasolabiais ou nas rugas faciais nos cantos dos olhos.
O melhor, no entanto, é não usar o óleo de gérmen de trigo não diluído para lubrificar a pele sob os olhos, pois, como dito acima, ele pode ser muito denso, especialmente para a pele sob os olhos, que é muito mais fina que a pele principal do rosto. Para esse fim, é recomendável diluí-lo na proporção de 1:3 com outro óleo de consistência mais leve, como por exemplo, o óleo essencial de rosas.
Além disso, uma mistura de óleo já diluída pode ser usada diariamente ao invés de cremes cosméticos e géis para os olhos.
Para peles flácidas, enrugadas e envelhecidas
Tome 3 colheres de chá de óleo de gérmen de trigo e adicione 1 gota de óleo de hortelã-pimenta, laranja e sândalo. Umidifique um tecido leve ou toalha de papel com a mistura resultante e coloque no rosto por não mais que 20 minutos. Não lave a máscara: seus remanescentes serão absorvidos pela própria pele.
Para acne
Misture 3 colheres de chá de óleo de gérmen de trigo e 2 gotas de óleo de lavanda, cedro ou cravo, e aplique no rosto seguindo o método acima.
Para remoção de sardas e manchas na pele
Misture 3 colheres de chá de óleo de gérmen de trigo, 1 gota de óleo de limão, 1 gota de óleo de bergamota e 1 gota de óleo de zimbro. Umidifique um tecido ou papel toalha com a mistura resultante e aplique na pele 2 vezes ao dia por 20 a 30 minutos. Nesse caso, apenas o óleo de gérmen de trigo pode ser usado.
Para se livrar das rugas ao redor dos olhos
Misture 3 colheres de chá de óleo de gérmen de trigo, 1 gota de óleo de sândalo e néroli ou 2 gotas de óleo de rosa. Aplique com leves movimentos circulares dos dedos na superfície da pele das pálpebras e ao redor dos lábios até sua completa absorção.
Máscara para pele seca no rosto e lábios
Use óleo de gérmen de trigo sem impurezas ou adicione 1 gota óleo de erva-cidreira e óleo de rosa. Trate sua pele com a mistura de 2 a 3 vezes ao dia.
Cuidado labial
Recomenda-se o óleo de gérmen de trigo para lubrificar os lábios desgastados, secos ou rachados ou, como já mencionado acima, utilizá-lo no tratamento de rugas nos cantos da boca.
Máscara para fortalecer os cabelos
Aplique apenas óleo de gérmen de trigo no couro cabeludo ou use uma mistura com óleo de jojoba na proporção de 1:1.
Para um banho nutricional
Para essa receita, você precisará de: 2 gotas de óleo de abeto, cedro, eucalipto, gengibre ou laranja e tomilho, que serão misturadas no óleo de gérmen de trigo. A mistura resultante deve ser aplicada às raízes do cabelo 20 minutos antes da lavagem.