Os poderes curativos dessa planta são amplamente conhecidos, por isso nesse post abordaremos as propriedades mágicas da sálvia, com direito até mesmo a conhecer uma lenda sobre surgimento.
Sálvia (Salvia officinalis)
Aura: quente
Planeta: Júpiter
Elemento: Terra
Partes da planta: parte superior da planta
Principais propriedades: cura, bem-estar, sabedoria, proteção, realização de desejos
Uso específico: Adicionado a sacos de ervas secas, incensos e amuletos.
Erva poderosa
A Sálvia tem fortes propriedades mágicas e é amplamente usada por magos. O poder mágico desta erva ajuda a alcançar o sucesso e a conquistar dinheiro e prosperidade. Além disso, a magia da sálvia restaura a aura, eliminando as feridas da alma caso a pessoa seja enganada ou traída. A sálvia auxilia no descobrimento de novas oportunidades de auto expressão.
Limpeza e bons fluidos para todos os ambientes
Desde os tempos antigos, a sálvia tem sido usada para purificar e santificar os ambientes. A erva era queimada em templos antigos e durante cerimônias dedicadas aos deuses: os gregos e romanos acreditavam que a fumaça da sálvia trazia sabedoria e perspicácia, enquanto os árabes acreditavam que a planta trazia a vida eterna, ou pelo menos longevidade.
Na Inglaterra, na Idade Média, criados que moravam em castelos exuberantes cobriam o chão com uma mistura de sálvia e lavanda para matar odores desagradáveis.
Vida eterna
Antigas lendas sobre a sálvia dizem que esta planta é capaz de prolongar a vida humana. Acredita-se que para isso, você só precisa plantar o espécime em seu jardim. No antigo Egito, essa erva era considerada a “salvadora da vida”.
Na Roma antiga, acreditava-se que a erva ajudava casais a ter filhos – os romanos também acreditavam que a sálvia era um remédio para todas as doenças. Já na Grécia antiga, a erva era popular entre as mulheres que queriam preservar sua juventude; elas a chamavam de “erva da imortalidade”.
A lenda do surgimento da Sálvia
Em tempos muito antigos, uma menina bonita e sábia vivia em uma tribo indígena, e seu nome era Sálvia. Apesar de jovem, Sálvia possuía dons naturais e todos que a conheciam a consideravam uma feiticeira poderosa e sábia.
As vestes da menina eram sempre em uma camisa vermelha e uma capa verde. Uma fita bordada com flores multicoloridas decorava seus cabelos.
Uma conversa em roda da fogueira
Nas noites frias, uma fogueira era acesa para as meninas da tribo, e elas se reuniam em torno dele e perguntavam a Sálvia sobre os dons e dotes de seus futuros maridos.
Em uma dessas sessões, Sálvia pegou vários galhos de uma planta especial e jogou no fogo. As meninas, olhando para as chamas, puderam ver a imagem de seus esposos.
As previsões de Sálvia se tornaram realidade e todas as meninas ali presentes encontraram seus pretendentes. No fogo, Sálvia tentou ver seu noivo mais de uma vez, mas sempre que a imagem de um jovem começava a emergir, era imediatamente levada aos céus. Muitas vezes ela tentou, mas o Fogo havia se apaixonado por Sálvia e não queria que ela se casasse.
O jovem no fogo
Um dia, as garotas da tribo decidiram ir à floresta buscar bagas – naquela floresta, as bagas eram suculentas e o tempo estava maravilhoso. De repente, o vento começou a se intensificar e trouxe o cheiro de queimado e fumaça.
De repente, um jovem, cujo nome era Sage, apareceu correndo de dentro da mata. Ele era um conhecido curandeiro da tribo vizinha e estava sendo perseguido pelo fogo, que crepitava triunfantemente, lançando grandes chamas sobre o jovem.
As garotas se espalharam em pânico, mas Sálvia se levantou, sem se mexer, e olhou para o rosto de Sage – ele era o rapaz que ela vira apenas por um breve momento no fogo.
As chamas que haviam dominado o jovem trouxeram Sálvia de volta à realidade: ela possuía o dom de proteger as pessoas de alguns desastres naturais e ordenou que o fogo parasse.
Luta contra o fogo
O fogo ficou em silêncio, e o jovem foi capaz de correr para a clareira onde se encontrava Sálvia. O jovem casal não conseguia parar de se olhar, seus corações batiam descompassados. Naquele momento, a força da garota enfraqueceu e o fogo voltou a inflamar-se com uma chama ardente.
A garota ordenou que o fogo parasse, e esse, por um momento, se extinguiu, mas novamente resistiu às forças de Sálvia.
Sálvia então tentou usar seu manto para acalmar o fogo, mas ele estava irredutível empurrando os dois para dentro da floresta cada vez mais, e impossibilitando que os dois escapassem. Quem venceu essa batalha ninguém sabe: desde esse dia, ninguém nunca mais os viu.
Saudades na tribo e a filha de Sálvia e Sage
As meninas da tribo sentiam muita falta de Sálvia e muitas vezes iam ao lugar onde ela colhia flores. Em uma dessas caminhadas, as meninas notaram uma planta incomum que nunca tinham visto antes: possuía uma cor verde como a capa da jovem e suas flores brilhantes eram muito semelhantes às decorações das fitas de Sálvia.
A planta então falou: “Eu sou a filha de Sálvia, ela mora longe, no país do sol poente”. As meninas, felizes, desejaram acariciar a planta, e então várias sementes marrons caíram nas palmas de suas mãos. Elas pegaram as sementes e correram para a aldeia.
Na manhã seguinte, decidiram visitar a maravilhosa planta novamente, mas ela havia desaparecido.
A surgimento da erva magica
As sementes foram semeadas e as plantas que surgiram foram nomeadas Sálvia. A Sálvia então floresceu em diferentes cores maravilhosas – branco, roxo, escarlate, amarelo, rosa e azul.
Depois de algum tempo, as pessoas aprenderam a distinguir Sálvia por efeitos, e algumas variedades passaram a ser usadas como especiarias, ao passo que outras foram empregadas na medicina e na decoração.
A Sálvia Escarlate foi especialmente reverenciada pelas pessoas, tornando-se um símbolo de amor e memória.
E enquanto o fogo do amor arder no coração das pessoas e a lembrança das vidas passadas habitar as almas, o broto de Sálvia aparecerá na primavera, e logo será erguida pela chama das vermelhas tochas floridas.
Propriedade mágicas
Sálvia limpa o ambiente, expulsa os maus espíritos, protege e guarda.
Método de fumigação do espaço com sálvia
Coloque um pouco de sálvia seca em uma vasilha à prova de fogo (ou em um copo de vidro) e coloque-a no fogo para que emita fumaça. Ande pela casa com a sálvia fumegante.
Você também pode limpar seu corpo. Antes de cada ritual, o xamã limpa o espaço e se limpa. Os espíritos malignos são expulsos para que não possam entrar no xamã durante o ritual (sua viagem fora do corpo).
A fumaça afasta as energias negativas formadas como resultado de discussões e pesadas experiências emocionais, limpa o ambiente, destrói de maneira igualmente eficaz formas prejudiciais mentais e emocionais.
Depois da sálvia, recomenda-se o uso do absinto, pois ela neutraliza os restos de “poeira mental” deixada após o uso da erva. A planta devolve força e alegria para uma pessoa que tenha experimentado um assalto mágico.
Sabedoria, fortaleza mental e dinheiro
Sálvia é usada em magia para adquirir sabedoria, clarividência, longevidade e proteção.
Para atrair dinheiro, coloque folhas de sálvia na carteira. Se você está sofrendo de estresse devido a exames ou trabalho mental duro, coloque sálvia (pode adicionar também alecrim) em um saco. Carregue-o e cheire-o periodicamente: isso vai limpar sua mente e aliviar a depressão e ansiedade.
A Sálvia ajuda na exaustão mental e possibilita a concentração, sendo ideal para o uso em saquinhos curativos, especialmente quando misturada com alecrim, bem como para pessoas que estão sob estresse constante em conexão com exames ou trabalho duro, além de aliviar depressão e ansiedade.
A erva aumenta a autoestima e permite que você olhe calmamente para o passado e para o futuro, ao passo que também atrai saúde e dinheiro e protege a casa e a família.
Sonhos e viagem astral
Sálvia tem significado para os amantes das visões e sonhos. Uma das maneiras de usar a erva é adicionar ela a diferentes misturas com propriedades alucinógenas para praticar viagens fora do corpo.
A própria erva em grandes doses é capaz de causar uma “viagem inesperada”, mas apenas no caso de um estado móvel de consciência, ou em outras palavras, quando o ponto da montagem é deslocado.
Para tais viajantes, a sálvia é uma verdadeira amiga, uma vez que minimiza a penetração de várias vibrações negativas nos súteis corpos das pessoas, repele bem os pequenos malfeitores e acelera o “movimento” além dos limites.
O papel da sálvia é principal entre os elementos do segundo plano em todos os ritos e rituais de limpeza. Essa erva não atrapalha procedimentos que envolvem banhos de limpeza com hortelã e lavanda. Além disso, combina bem com cardo e absinto em forma fumegante. A energia da sálvia funciona muito bem em rituais preliminares antes de se dirigir aos Deuses e invocar os Espíritos.
Leia também:
Comportamento dos grilos ao lutar
Propriedades mágicas das orquídeas