Essa é uma ótima carta: ela indica um período de calma e serenidade, dificuldades colocadas para trás e uma perspectiva clara por parte do Consulente.
A Estrela fala também de renovação física e espiritual e, portanto, é particularmente desejável caso a pessoa tenha passado por testes morais recentemente. Confiança, esperança, inspiração e a conquista de objetivos muito desejados são também coisas às quais essa carta é um prelúdio.
Descrição da Carta
Uma figura feminina é representada ajoelhada sobre um de seus joelhos na beira da água. Na maioria dos deques, o joelho está na margem e sua segunda perna, mergulhada na corrente. Ela segura uma jarra em cada mão e derrama água delas.
Em todos os baralhos, a água de uma das jarras cai dentro da outra jarra, de forma que, em alguns desses Tarôs, o conteúdo do segundo recipiente cai no chão, e apenas uma parte da água volta à corrente.
Preste atenção à imagem correspondente do Arcano A Temperança, cuja mensagem é não apenas paciência, mas encontrar o lugar certo para algo importante em si mesmo.
Estrelas reluzem sobre a cabeça da mulher, mas seus números e localização diferem de um baralho para o outro: em alguns deques, há sete estrelas posicionadas ao redor da cabeça da jovem moça, formando algo que lembra um halo.
Em outros baralhos, as sete estrelas localizam-se em lugares diferentes e uma estrela maior está sempre imediatamente acima da cabeça da figura. Frequentemente, os Tarôs usam o segundo simbolismo, e pequenas estrelas são arranjadas em duas colunas em ambos os lados da estrela maior, reproduzindo, mais uma vez, o tema do portal.
Existem também alguns deques nos quais apenas uma grande estrela é representada diretamente acima da cabeça da jovem.
A imagem ao fundo da figura é uma paisagem rural aberta. Muitos baralhos mostram um ou duas árvores com pássaros. Caso hajam três árvores, elas ficam em ambos os lados da carta, como colunas – assim como em outros Arcanos Maiores.
Significados e interpretações da carta d’A Estrela
-
Quando a carta está de cabeça para cima
Otimismo, situações favoráveis, vitória. Seus planos estão destinados a ser bem-sucedidos. Intenções sinceras, inocência, consciência limpa. Outros simbolismos incluem:
- esperança, prospectos brilhantes, futuro brilhante, felicidade, sabedoria, imortalidade, enriquecimento espiritual, renovação
- conquistas intelectuais, satisfação, boas perspectivas, intuição
- moção em direção ao seu objetivo, entendimento do que esse objetivo deve ser
A carta d’A Estrela representa um explosão de criatividade, inspiração e novas ideias. Você sabe o que vai dizer ou criar e sente paz, acreditando em si mesmo. Você sente que pode solucionar todos os seus problemas.
Seu bem-estar, tanto físico quanto mental, está melhorando. Você tem uma visão otimista sobre a vida e o bem e objetivos totalmente viáveis.
Adicionalmente, A Estrela pode ser interpretada como uma ajuda ou auxílio inesperado, um novo amigo ou um novo amor. Essa é uma carta feliz que simboliza esperança, renovação, novos horizontes e cura – de doenças e enfermidades físicas ou do espírito.
-
Quando a carta está de cabeça para baixo
Decepções, problemas no relacionamento, doença, perda. Uma ameaça que paira sobre você. Aviso para que você fique de olho nas situações e pessoas ao seu redor.
Outros significados podem ser:
- colapso da esperança, impotência, relacionamentos partidos, esterilidade
- isolamento, atraso na felicidade, desapontamentos, impaciência, roubo
- esperanças não realizadas, rejeição, autoconfiança levando a perdas, incapacidade de conquistas objetivos
Quando invertida, a carta d’A Estrela avisa sobre desejos não realizados associados à teimosa rejeição de oportunidades felizes.
As razões para isso podem ser a descrença em suas próprias forças, experiências negativas em anos passados ou simplesmente a convicção de que “é bom demais para ser verdade”.
Nessa posição, essa carta fala sobre uma possível cegueira espiritual que não permite que você note e aproveite novas oportunidades. Ela indica o colapso das esperanças.
-
Significado interno da carta
Você já encontrou o caminho que pode levar à sua própria forma de imortalidade, como você mesmo definiu. Use seu poder sabiamente, permaneça calmo e confiante de que o objeto ou sujeito de sua busca está ao seu alcance.
Tudo que você conquistou ou está prestes a conquistar o permitirá estampar sua memória no mundo. Você não precisa temer seus rivais: ninguém tem o poder ou mesmo a habilidade de impedir seu sucesso.
Se você tiver sabedoria e generosidade suficientes, perceberá que aumentará sua influência e perpetuará seu nome ao ensinar os outros aquilo que você já aprendeu.
Considere a imagem das estrelas. Desde tempos remotos, as pessoas têm se admirado e sido guiadas por esses astros. A astrologia nos ensina que o arranjo das estrelas afeta nossos destinos, mas mesmo pessoas não familiarizadas à astrologia prestam atenção aos distantes pontinhos.
As estrelas representam o universo com todos os seus segredos e potencial de crescimento, compreensão e poder. Elas simbolizam algo externo, até mesmo material, mas localizado for a desse mundo. De muitas formas, não apenas do ponto de vista da astrologia, elas direcionam nossos destinos. Na carta A Estrela, é dada àquele que busca, a oportunidade de tomar a iniciativa.
Se a carta A Torre mostra os catastróficos resultados da utilização não sábia do poder e da autoridade, A Estrela demonstra o potencial da sabedoria e compreensão, que são o verdadeiro poder. Essa carta mostra o início do seu caminho rumo à imortalidade.
A essa altura de sua jornada, você se torna um professor, bem como um investigador. As estrelas estão apontando para você, concedendo-lhe o poder que O Mago apenas tenta conseguir para si: ser o centro do universo para mudar os céus de acordo com sua própria vontade.
Para adquirir e manter esse poder, você deve dar algo em troca. Uma jovem mulher derrama água, personificando a força da revida, retornando-a à Terra. As estrelas localizadas sobre sua cabeça concedem sua força.
Esse é o começo da transformação: as estrelas acima fazem o que ela faz, porque ela começou a se tornar o que elas são. Esse é um excelente exemplo, ainda que carregue uma ideia ligeiramente da d’O Mago: o que está acima, está abaixo.
As estrelas representam juventude eterna e a verdadeira beleza. Elas simbolizam o potencial de conquistar objetivos e, não menos importante, a verdadeira compreensão desse objetivo – o que ele deveria ser.
A água derramada pela jovem mulher na corrente representa a serenidade (ainda mais do que a paciência), nascida do conhecimento de que é possível superar todos os obstáculos. Uma generosa porção do conhecimento e força da mulher retornam à Terra para reviver tudo aquilo de que ela nasceu.
As estrelas ensinam que mesmo que você esteja pronto para ir adiante e conquistar níveis avançados de conhecimento, é importante lembrar de suas raízes e, portanto, de que o que deu origem à sua força está na Terra.
Pense não apenas sobre onde você está indo, mas também naqueles que seguirão você.
Leia também:
- Os Arcanos Maiores e Menores na estrutura do Tarô
- O Tolo
- O Mago
- A Sacerdotisa
- A Imperatriz
- O Imperador
- O Hierofante
- Os Amantes
- A Carruagem
- A Justiça
- O Eremita
- A Roda da Fortuna
- A Força
- O Enforcado
- A Morte
- A Temperança
- O Diabo
- A Torre