Comidas prontas para gatos atualmente são facilmente encontradas em qualquer pet shop. É conveniente utilizá-las quando o proprietário do animal fica no trabalho por longos períodos e não tem o tempo necessário para cozinhar. Contudo, atualmente, tem sido percebida uma mudança na alimentação dos pets: o natural está aos poucos tomando o lugar do industrial.
A razão para isso é o fato de a ração para gatos não ser lá tão saudável no que se refere a saúde…
Entre outras coisas, cozinhar sabendo que seu animal ficará mais perto de ter uma dieta totalmente natural, feita com suas próprias mãos, é uma excelente experiência. Antes de tudo, no entanto, é importante estudar as necessidades do corpo de seu bichano, bem como descobrir e tentar cozinhar os pratos mais interessantes para ele.
Primeiramente, procure saber quais produtos – e quantidades – devem ser inclusos no menu do gato, para que sua dieta fique totalmente equilibrada e contenha todas as substâncias necessárias para seu corpo. Aprenda também como preparar comidas caseiras: o que pode ser adicionado na forma crua e o que deve ser sujeito a tratamentos de calor.
A composição da dieta para gatos
Gatos são predadores da família dos felinos e assim como todos os predadores, se alimentam principalmente de carne. Produtos de carne devem compreender até 80% da dieta diária do gato, dos quais 10% devem ser subprodutos. Qualquer carne pode ser utilizada – apenas porco em quantidades limitadas, uma vez que ela é de mais difícil digestão e contém muita gordura.
Os 20% restantes da dieta do gato devem ser de vegetais, cereais, batatas, legumes e ovos (2 ou 3 por semana, não mais que isso). Você pode oferecer repolho, cenouras, espinafre, aipo, abóbora e abobrinha ao bichano. Procure oferecer a ele o que ele preferir. Atente para o fato de que cebola e alho não devem ser oferecidos ao gatinho, uma vez que para seu organismo, esses vegetais são tóxicos.
Como você deve desconfiar, a comida caseira para o seu gatinho deve conter as quantidades necessárias de vitaminas e minerais, sendo que, portanto, pode ser preciso acrescentar pílulas de vitaminas para gatos sempre recomendadas por um veterinário especializado.
Não é fácil para um gato trocar sua comida enlatada ou seca por uma dieta natural. Faz mais sentido, dessa forma, oferecer a ele enlatados úmidos que se assemelhem mais ao que você pretende oferecer – tanto em aparência quanto em gosto. Caso tenham outros animais em sua casa (como por exemplo, cães), prepare a comida do gato separadamente.
Existem várias receitas simples para gatos. Pelo menos alguma delas deve agradar o seu exigente gatinho. Confira abaixo.
Pratos com carne
Carne é a principal fonte de proteínas e gorduras. Para os gatos, frango, peru e carne bovina são muito mais adequados – como dito acima, não é aconselhável oferecer carne de porco com frequência ao animalzinho.
Frango cru com vegetais e arroz
Para essa receita, você vai precisar de: 1 xícara de arroz integral, duas cenouras grandes, alguns talos de aipo e um copo americano de ervilhas ou feijões verdes. Ponha uma mistura de arroz e vegetais com 2 xícaras de água fervente e cozinhe por 20 a 30 minutos. Resfrie depois de cozido até a temperatura ambiente, adicionando 2 colheres de sopa de óleo vegetal (preferível que azeite de oliva). Essa quantidade de vegetais cozidos deve servir para várias refeições, e pode ser armazenada no refrigerador por 2 a 3 dias. Antes de oferecer ao gato a porção desejada, adicione frango picado cru sem pele à mistura.
Frango com batatas amassadas e ovo
Cozinhe duas batatas fatiadas e depois esfrie até a temperatura ambiente. Depois passe para o liquidificador, adicionando 1 colher de sopa de manteiga, 100 g de frango cru e 1 ovo. Bata os ingredientes até que fique homogêneo. Esse prato é especialmente agradável para gatinhos novos ou idosos. Se você usar carne cozida de frango, é possível colocar no refrigerador e usar por alguns dias.
Carne com purê de brócolis
Ingredientes:
- 100 g de carne bovina crua;
- 50 g de brócolis ou couve-flor;
- ½ colher de chá de gordura vegetal;
- 1 tablete de gluconato de cálcio.
Modo de preparo:
Corte a carne em pedaços pequenos e a brócolis em pequenas inflorescências. Ferva e depois coloque em um liquidificador, transformando o gluconato em pó. Para cozer, você pode usar repolho enlatado de comida de bebê. Misture tudo e coloque um fio de azeite em cima.
Panquecas de carne
Para essa, use uma pequena cenoura e 100 g de frango ou carne vermelha em pedaços (você pode usar também essas carnes moídas). Adicione um tablete de gluconato de cálcio, um punhado de urtiga ou alface, ¼ de xícara de ervilhas verdes e 1 ovo cru. Forme pequenos bolos e cozinhe levemente no forno ou micro-ondas apenas até o ponto em que eles não se quebrem. Essas panquecas podem ser armazenadas no freezer e conforme necessário, requentadas no micro-ondas.
Pratos com peixe
Peixes contêm mineral, aminoácidos essenciais e são ricos em vitaminas solúveis em gordura, sendo que além disso, assim como a carne, são uma excelente fonte de proteínas. Para a preparação de pratos para gatos, os melhores peixes são: pollock, bacalhau, pique, salmão, linguado e truta. Peixes são uma ótima opção para gatos com sobrepeso, mas devido a seu baixo índice calórico, não é recomendado para gatas grávidas ou lactantes, bem como para filhotinhos.
Salmão com arroz e ovo
Você vai precisar de 100 – 150 g de salmão sem pele e ossos cortado e picado ou cozido em banho maria. ¼ de xícara de arroz cozido e 1 ovo cozido picado. Misture tudo, adicione duas colheres de chá de gordura vegetal, alguns raminhos picados de endro ou salsinha, um complexo de vitamina mineral ou gluconato de cálcio.
Este prato pode ser preparado para usos futuros e armazenado em vasilhas de plástico no congelador.
Prato gourmet de peixe
Ferva e pique os filetes de peixe do mar ou rio em pequenos pedaços. Cozinhe arroz como de costume e grelhe cenouras cruas. Todos os componentes devem ser misturados com gérmen de trigo e azeite de oliva. Para servir apenas uma vez, você precisará de:
- 250 g de filetes de peixe (pode ser substituído por peixe enlatado em óleo);
- 4 colheres de sopa de arroz;
- 1 cenoura pequena;
- 1 colher de sopa de gérmen de trigo;
- 1 colher de sopa de azeite de oliva.
Salada de Camarão
Ingredientes:
- ½ xícara de camarões pequenos ou 4 – 5 pedaços de camarões grandes;
- 1 cenoura média;
- ½ ovo cozido;
- 1 colher de chá de azeite de oliva.
Ferva os camarões por 10 a 15 minutos, removendo a cauda e posteriormente picando-os com uma faca. Misture todos os ingredientes (agora picados em pequenos pedaços) e adicione gordura vegetal. Uma salada tão delicada e deliciosa deve abrir o apetite até do mais exigente dos gatos.
Pratos de miúdos
Uma vez que contêm proteínas, gorduras, aminoácidos essenciais (incluindo, por exemplo, a taurina), vitaminas e minerais, os órgãos internos de animais e pássaros são muito úteis para gatos. Se seu bichano reluta em comer fígado, coração ou rins, esses subprodutos podem ser incluídos nos pratos de carne ou peixe, sendo que você pode ainda mascarar seu sabor com cereais ou vegetais.
Patê de miúdos de galinha
Para preparar uma porção de patê, você precisará de:
- 200 g de miúdos de galinha (coração, fígado ou rins);
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 cenoura;
- Alguns talos de salsinho ou aipo.
Com os miúdos levemente fritos em manteiga, ferva as cenouras. Passe tudo por um moedor de carne ou liquidificador e adicione os talinhos de vegetais.
Fígado com repolho e aveia
Essa receita rende de 4 a 5 porções e pode ser separada e congelada para que você tenha apenas que retirar cada porção e esquentar.
Você precisará de:
- 500 g de fígado (de frango, coelho ou boi);
- 1 xícara de aveia;
- 0,6 xícara de repolho ou ervilhas verdes;
- 2 – 3 colheres de sopa de azeite de oliva.
Cozinhe e corte o repolho em pequenos pedaços. Em seguida, ferva a aveia. Misture tudo adicionando gordura vegetal.
Cozido de miúdos e vegetais
Rende de 4 a 5 porções. Para essa receita, são necessários:
- 500 g de mistura de miúdos de galinha;
- 1 cenoura pequena;
- Metade de uma abobrinha média;
- 1 xícara de cevada, trigo sarraceno, aveia ou grão de milho;
- 2 – 3 colheres de chá de manteiga.
A partir dos subprodutos, faça carne moída, gratine os vegetais, e cozinhe os grãos. Com tudo misturado, adicione manteiga. Esse prato pode ser cozido para uso futuro e armazenado no congelador.
Sopas
Sopas devem ser uma parte integral da nutrição natural de gatos. O corpo desses predadores precisa das fibras contidas em vegetais e cereais e durante o cozimento, uma boa parte de substâncias muito úteis são transferidas da carne ou peixe para a água. Sopas são uma ótima pedida para gatos com problemas no estômago e intestinos e para filhotinhos.
Sopa de carne com sêmola e gema
Use 100 g de carne vermelha ou de frango, uma cenoura pequena e cozinhe tudo em meio litro de água por cerca de meia hora. Depois desse passo, mexendo vigorosamente, adicione 1 – 2 colheres de sopa de sêmola, 1 colher de chá de manteiga e 1 gema crua. Mantenha no fogo por mais 5 minutos. Antes de servir, a carne pode ser removida e cortada com uma faca.
Sopa cremosa de frango e brócolis
Para esse prato, os ingredientes são: 100 g de carne de frango cozida em uma xícara de água e pequenas inflorescências de brócolis também cozidas. Ponha os ingredientes em um liquidificador até que fiquem parecidos com batatas amassadas. Depois disso, coloque um pouco de caldo quente e adicione uma colher de manteiga de manteiga. Esse prato é bom tanto para gatos adultos quanto para filhotes, sendo também recomendado para gatos exigentes que têm o hábito de comer carne e deixar os vegetais na vasilha.
Sopa de peixe
Refeições de baixa caloria são recomendadas para animais esterilizados e castrados, bem como para gatos propensos a obesidade. Para fazer essa incrível sopa de peixe, você precisará de:
- Meio litro de água;
- 100 – 150 g de peixe magro (pescado, pollock, pique);
- 1 cenoura pequena;
- 2 colheres de sopa de qualquer cereal;
- ¼ de colher de chá de óleo de girassol (opcional).
Ferva o peixe juntamente com os grãos e a cenoura em fogo baixo por cerca de meia hora. Feito isso, remova o peixe, retire seus espinhos, corte-o e novamente ponha-o na panela.
Sopa cremosa com almôndegas
Ingredientes:
- 100 – 150 g de carne moída (qualquer uma, exceto porco);
- 1 colher de sopa de arroz;
- 1 pedaço pequeno de cenoura;
- 2 colheres de sopa de aspargos ou ervilhas verdes.
Modo de preparo:
Ferva o arroz e os vegetais em meio litro de água por cerca de 10 minutos. Antes de terminar esse passo, adicione pequenas almôndegas feitas de carne moídas ao caldo. Remova as almôndegas e bata os restos em um liquidificador, retornando as almôndegas à sopa – não é preciso quebrá-las.
Croquetes caseiros
Se você vai começar a acostumar seu bichano com a comida natural agora, é possível fazer croquetes caseiros, que não são inferiores em termos de gosto, mas, é claro, são muito mais seguros e úteis, uma vez que não contêm quaisquer conservantes ou saborizantes artificiais em suas composições. Preparar a guloseima é fácil: os ingredientes são misturados e batidos no liquidificador. A massa resultante desse processo é então espalhada em uma camada fina numa forma e assada em um forno a 100º por cerca de 20 minutos. Depois disso, ela é dividida em pequenos pedaços e seca no forno por mais uma hora.
Abaixo você encontra algumas opções de produtos para fazer uma comida seca caseira:
Opção 1:
- ½ kg de carne moída;
- 200 g de carne vermelha ou fígado de frango;
- 1 xícara de arroz cozido;
- 4 tabletes de gluconato de cálcio;
- 1 colher de sopa de gordura vegetal.
Opção 2:
- ½ kg de carne de boi;
- 1 xícara de aveia;
- 2 ovos;
- 1 colher de sopa de óleo de peixe.
Opção 3:
- ½ kg de coração de boi ou frango;
- 300 g de fígado de frango;
- 150 g de cenouras cozidas;
- 300 g de biscoitos sem sal
Se você alimentar seu gato corretamente, ele ficará saudável, ativo e bonito. Organizar comidas caseiras para o seu pet certamente demandará mais esforço e tempo, mas gatos, assim como as pessoas, amam manifestações de atenção e amor e frequentemente se mostram mais interessados em comer comidas feitas especialmente para eles.
Leia também:
Alergia á pulgas ou DPA, sintomas e tratamentos naturais para seu gato.