A Turquesa é uma pedra pura. A ela são creditadas muitas propriedades mágicas e curativas: dispersa energia negativa, traz tranquilidade e equilíbrio mental e pode ser usada para proteção contra influências externas ou poluentes na atmosfera.
A Turquesa é uma das mais antigas pedras preciosas – ela já era usada em joias, amuletos, talismãs e outros produtos 5 mil anos antes de Cristo. Os restos mais antigos de joias feitas de turquesa são datados de 5.500 a.C. e foram encontrados durante escavações no Egito. A máscara da morte de Tutancâmon também estava cheia de turquesa.
Ao longo dos milênios, a turquesa conquistou todas as nações e culturas e hoje é valorizada como um símbolo de sabedoria, nobreza, força e imortalidade. Para muitas nações, esta pedra era considerada uma pedra sagrada, da sorte, do poder e da proteção.
Essa pedra azul-esverdeada é considerada uma pedra de sabedoria e é usada para meditação, cura física e mental. Os egípcios consideravam a turquesa a pedra da vida.
É altamente valorizada no Tibete, onde as turquesas eram consideradas mais valiosas que o ouro e usadas como dinheiro.
Devido à sua capacidade de mudar de cor, a pedra também era empregada nas artes da profecia e adivinhação.
Entre outros motivos, a turquesa é valorizada pela intensidade de sua cor, que varia de azul profundo a verde e depende, em grande parte, da quantidade de ferro e cobre contida em sua composição – ela leva milhões de anos para adquirir sua cor.
Listras finas, pontinhos de várias cores ou sombras marrons são inerentes à turquesa e só melhoram sua qualidade.
Significado da pedra
O significado básico de turquesa é a personificação do poder, sabedoria, sorte, proteção e imortalidade. O uso desta pedra por muitos séculos foi baseado nesses valores. Para muitas nações, ela simbolizava o deus do céu, que vive na terra – este valor da pedra está associado à sua cor azul, semelhante à cor do céu.
Amuletos e talismãs também foram baseados no principal significado de turquesa. Por exemplo, os guerreiros turcos usavam essa pedra nos freios de seus cavalos, acreditando que assim, seus animais seriam protegidos em batalha.
A turquesa era de particular importância para os viajantes: eles levavam amuletos do mineral para proteger sua propriedade de roubo e perda. A pedra também era usada para proteger contra roubo e perda de animais de estimação.
No mundo moderno, a turquesa ainda tem esse significado: muitos levam essa pedra ao trabalho para ganhar a confiança e dos chefes, patrões. Ela ajuda os investidores a tomar as decisões certas e para os escritores, traz leitores. Esta pedra é especialmente útil para pessoas que trabalham em agências governamentais ou policiais.
Já na China e no Tibete, a turquesa tem um significado ligeiramente diferente. As pedras chinesas são mais verdes. Homens e mulheres usam joias feitas dela para mostrar sua lealdade e devoção ao escolhido. Turquesa é dada aos amigos para trazer boa sorte.
Propriedades mágicas
A Turquesa é uma pedra protetora projetada para proteger seu dono de todos os problemas e dificuldades. Acredita-se que o mineral pode mudar de cor quando o portador da pedra está doente ou apenas triste. Ela perde a cor quando o dono morre e gradualmente a recupera quando adquire um novo dono.
As pessoas sabem da energia natural da turquesa desde antiguidade. Esta é uma das antigas pedras do zodíaco. Ela tem sido usada para fazer amuletos de proteção há muito tempo. No Oriente, um anel de turquesa era usado como um amuleto protetor contra todos os males, e trazia felicidade e boa sorte.
Esta é uma pedra poderosa que ajuda a se comunicar a nível espiritual, descobrir a verdade e restaurar uma visão clara das coisas. A pedra ajuda a descobrir dons de clarividência.
A Turquesa traz proteção e sucesso apenas quando o dono da pedra tem bons pensamentos, e não ajuda pessoas desonestas, covardes e falsas.
A pedra promove a autorrealização e a resolução criativa de problemas. É um símbolo de amizade e amor romântico. Acredita-se que uma mudança na cor da turquesa indique infidelidade e perigo iminente de separação.
Colocada no local de trabalho, a Turquesa garante liderança, promove a carreira e ajuda a evitar riscos excessivos.
Propriedade curativos
A Turquesa estabiliza o humor e dá paz interior. Esta é uma ótima pedra para depressão e fadiga e ajuda a evitar ataques de pânico.
Ela promove a absorção de nutrientes, fortalece o sistema imunológico, estimula a regeneração dos tecidos e cura o corpo inteiro.
A pedra tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda a desintoxicar o corpo e alivia cólicas e dores.
Além disso, a Turquesa limpa os pulmões, acalma e cura a dor de garganta e os olhos, incluindo catarata.
Ela neutraliza a acidez, alivia a dor do reumatismo, gota, dor de estômago e trata infecções virais.
A Turquesa ajuda a aliviar ou reduzir dores de cabeça, enxaquecas, dores no pescoço e garganta. Usar um colar de turquesa ajuda a prevenir doenças respiratórias. Acredita-se que a pedra ajude a se livrar de gagueira.
No mundo espiritual
Em geral, o mineral tem sido usado para cura espiritual, física e emocional desde os tempos antigos.
A nível espiritual, as propriedades curativas da turquesa fornecem purificação e restauração da energia de todo o corpo, incluindo dos centros de energia – por essa razão, não é de se admirar que a turquesa seja uma das principais pedras para a meditação. Ela ajuda a encontrar a verdade e a tomar uma decisão sábia de acordo com seu valor.
O mineral ajuda na percepção da beleza e estimula a bondade e a confiança, bem como a abandonar o desejo de punir os outros por pecados passados e a perdoar. A Turquesa dá confiança de que a decisão tomada foi certa, libertando seu dono de arrependimentos desnecessários.
A pedra nos concede uma compreensão mais clara do nosso próprio mundo espiritual para garantir uma percepção mais flexível do mundo e a tomada de decisões certas. Se você tem dificuldades com essas coisas, leve uma pedra de turquesa azul escura com você.
Para garantir a harmonia interior e a compreensão do mundo, você deve usar uma turquesa de cor azul pálida.
A Turquesa equilibra a esfera emocional, dando uma sensação de calma e confiança.
Signos do zodíaco
A Turquesa é uma pedra zodiacal para aqueles nascidos sob o signo de Touro, de 20 de março a 19 de abril. Para essas pessoas, a turquesa vai ser muito útil na obtenção do equilíbrio interior e para descobrir seu “eu” interno.
A Turquesa é também uma pedra dos sagitarianos, nascidos no período de 22 de novembro a 21 de dezembro. Essas pessoas são otimistas e têm uma visão muito positiva da vida.
Vale notar que a Turquesa branca, que aliás, é muito rara, pode ser usada por arianos, piscianos e aqueles nascidos sob o signo de Virgem.
A turquesa verde é adequada para Escorpiões, pois suprimirá a agressividade e o temperamento quente dessas pessoas.
Joias de turquesa podem ser usadas por todos os signos do zodíaco protegidos pelos planetas Saturno, Júpiter, Vênus e Marte. A única exceção são aqueles nascidos sob o signo de Leão – para essas pessoas, a turquesa não é recomendada.
A Turquesa ajuda a melhorar a comunicação com os anjos da guarda.
Os nascidos entre 21 e 25 de março devem usar joias com turquesa de cor azul.
Aqueles nascidos entre 12 e 16 de julho podem usar joias com qualquer tipo de turquesa.
Os nascidos entre 23 e 28 de agosto também podem usar turquesa de qualquer cor.
Para aqueles nascidos de 20 a 24 de fevereiro, a turquesa mais adequada é a de cor azul escura.
Suas cores
A Turquesa simboliza o início da primavera: como o inverno enfraquece e desiste, dando lugar à primavera e ao início de uma nova vida, da mesma forma a turquesa dá esperança, traz descobertas e equilíbrio.
A turquesa mais clara traz harmonia e paz interiores. Tons de pedra mais escuros são bons para flexibilidade na tomada de decisões. Essa pedra combate a intolerância e nos permite adaptar-nos a novas ideias e circunstâncias.
Se você é uma pessoa tímida, a Turquesa irá ajudá-lo a se tornar mais falador, ela dirá quando e o que você tem que dizer para que suas palavras tenham maior significado e valor.
Turquesas verdes promovem empatia e ajudam a expressar seu ponto de vista quando necessário.
A energia da turquesa sempre dá forças poderosas para viver a vida de forma íntegra e sincera e para resistir à agressão.
O turquesa azul escuro dará mais força e flexibilidade, neutralizará a intolerância e ajudará a adaptar-se melhor a novos ambientes ou ideias.
A Turquesa azul pálida ou verde trará harmonia e tranquilidade ao mundo interior.
A Turquesa tibetana verde acalma histeria e pânico e ajuda a tomar a decisão certa e melhorar a percepção.
Turquesas de qualquer cor são capazes de restaurar a vitalidade, aliviar o stress, levantar o ânimo e reorientar sua atenção e seus afetos.
Leia também:
Como entender e fazer uma roda de cura sagrada
Como ouvir Deus: história do Índio, do Grilo e da Moeda
A Mulher Búfalo Branco (Ptecincala Ska Wakan)
Altar mágico significado e distribuição