"Viver em harmonia com a natureza é encontrar a verdadeira essência da vida."

Tabagismo

Tabagismo é caracterizado pela dependência psicológica e física da nicotina, substância presente no tabaco. Segundo pesquisa do Ministério do Brasil, nos cigarros contém cerca de 4720 substâncias tóxicas.

Uma boa notícia: segundo o Governo do Brasil no período entre 1990 e 2015, a porcentagem de fumantes diários no País caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. Pórem, ainda há números preocupantes, no mundo todo o total de mortes devido ao uso do tabaco chega a 7,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Consequencias

Como dito anteriormente há mais de 4700 substâncias tóxicas presentes no cigarro e isso pode causar diversas doenças em vários orgãos. Vale destacar que mesmo as pessoas que fumam pouco ou pessoas que fumam por tabela (inalam a fumaça de outro indivíduo) podem sofrer de uma doença relacionada a este hábito. Confira abaixo as principais doenças que o tabagismo pode causar.

  • Infarto/AVC: o cigarro causa inflamações na parede dos vasos sanguíneos, com isso aumenta as chances de desenvolver doenças cardíovasculares, como infarto, AVC, trombose e aneurismas.
  • Doenças pulmonar obstrutiva crônica: o enfisema e a bronquite surgem por causa da fumaça do cigarro que causa inflamações no tecido que reveste as vias respiratórias, levando então a lesões permanentes e que reduzem a capacidade do pulmão.
  • Importência sexual: sabe aquela imagem atrás das embalagens do cigarro¿ “fumar causa impotência sexual” é a mais pura verdade, o fumo causa impotência em homens por alterar a liberação de hormônios importantes para o ato sexual e por inibir o fluxo sanguíneo que bombeia o sangue para o músculo que mantém a ereção.
  • Outras doenças são: úlceras gátricas, alterações visuais e da memória, complicações na gravidez, câncer de pulmão, bexiga, boca, laringe, estômago, mama, colo do útero e leucemia.

Sintomas

Os sintomas do tabagismo são um tanto misteriosos, mas sabe-se que o paciente:

  1. Sente constante necessidade de fumar, a qualquer hora em qualquer lugar.
  2. Não consegue parar de fumar por conta própria.
  3. Continua fumando mesmo sabendo dos riscos que corre.

Sintomas de abstinência de nicotina

  • Irritabilidade;
  • Frustração;
  • Explosões de raiva sem motivos relevantes;
  • Impaciência;
  • Fadiga;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Distúrbios de sono, que podem ser insônia ou dormir mais que o habitual;

Dica: não só o cigarro tradicional faz mal, como também as versões fumo mascado, palha, cachimbo, charuto e narguilé.

Prevenção

No caso do tabagismo a melhor prevenção é não começar a fumar. A educação tem papel importante, desde pequenos é bom dar conselhos aos filhos, explicar os malefícios do cigarro e todo o mal que ele causa para a saúde e claro, evitar fumar em casa. Hoje em dia

Vale destacar o programa do INCA: “Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde através do INCA, o que inclui as ações que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medidas legislativas e econômicas, se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.”

Pare de fumar com tratamento natural

O primeiro passo para largar o cigarrinho é ter força de vontade, nenhum tratamento é mágico e o indivíduo não irá parar de fumar da noite pro dia, requer processos difíceis e como dito anteriormente os efeitos da abstinência são terríveis, porém, vale a pena. Confira abaixo algumas dicas e receitas.

Ginseng: uma das plantes mais indicadas para quem quer parar de fumar, o motivo¿ O Ginseng inibe a liberação de dopamina, que é um neurotransmissor encarregado de oferecer sensação de prazer e bem-estar, estimulada pela nicotina. Receita:

 1 colher de chá de Ginseng americano ou coreano moído.

– Aproximadamente 350 ml de água.

– Mel puro ou limão para adicionar gosto (opcional)

Modo de fazer:

– Ferva a água e coloque-a com o Ginseng num copo, deixando descansar por mais ou menos 7 minutos.

– Coe, adicione mel ou limão caso queira e beba até 2 vezes por dia o conteúdo.

Pimenta caiena: pimenta caiena deve ser utilizada especialmente quando o desejo de fumar torna-se incontrolável, além disso, ela ajuda a aliviar e prevenir os efeitos prejudiciais que o cigarro provoca nos pulmões. Basta adicionar um pouco da pimenta na comida

Assa peixe: assa peixe é considerada uma erva anti-tabagismo, por causa do seu efeito que limpa os pulmões, dissolve o catarro acumulado e ainda diminui a vontade de fumar. O modo de preparo é fácil, basta fazer um chá dá erva com água e um pouco de mel. Deve-se coar e beber 6 vezes ao longo do dia.

 

Uma dica que muitas pessoas usam: sempre que sentir vontade de fumar chupe uma bala ou chiclete. Outro truque é ingerir água bem gelada.

Deixe um comentário

© Viver Natural - Todos os direitos reservados 2024