A aveia possui propriedades úteis que médicos e nutricionistas adoram falar. De fato, é este cereal que é principalmente recomendado para ser incluído na dieta para doenças gastrointestinais agudas, pois possui propriedades envolventes, facilitando a digestão e livrando o corpo de toxinas.
Devido ao alto teor de fibras na farinha de aveia, ajuda não apenas a normalizar a função intestinal, mas também a reduzir os níveis de açúcar no sangue e colesterol. Contém os componentes mais importantes para a saúde – magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco e toda uma mistura de substâncias úteis responsáveis pela formação e desenvolvimento dos ossos e tecido muscular: é por isso que os médicos recomendam cozinhar este cereal para crianças.
Acredita-se que a exposição térmica possa destruir parte dos componentes úteis na composição dos cereais. No entanto, as substâncias mais valiosas que compõem a aveia – a vitamina E antioxidante natural, as vitaminas B e os minerais úteis (magnésio, potássio, zinco, fósforo) – permanecem sãos e salvos durante o cozimento.
Por isso hoje vamos levar ate vocês uma maravilhosa sopa de aveia, por que nem só de mingau se alimenta o povo.
Sopa de aveia
Ingredientes:
- 1 peito de frango;
- ½ xicara de farinha de aveia;
- 1 cenoura;
- 1 raiz de salsa;
- 5 g de folhas de endro;
- 5 g de folhas de salsa;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1-2 colher de sopa de creme azedo (opcional);
- sal e pimenta a gosto.
Método de preparo:
Cozinhe o peito de frango e corte em pedaços. Rale as cenouras, pique a raiz de salsa e frite com manteiga. Coloque a farinha de aveia no caldo fervente e cozinhe por cerca de 10 minutos, depois adicione a cenoura e a raiz de salsa grelhadas. Depois disso, acrescente pedaços de frango, sal, pimenta e cozinhe até a farinha ficar pronta. Ao servir, polvilhe com endro e salsa picados. Você pode acrescentar um pouco de creme azedo.