As Flores alaranjadas brilhantes da calêndula aparecem no verão e encantam os olhos até o final do outono. Esta planta é tão despretensiosa quanto útil. Portanto, a tintura de calêndula é um dos meios mais comuns da medicina tradicional.
A cor laranja das pétalas é consequência do alto conteúdo de carotenoides, que possuem propriedades imunoestimulantes, anti-inflamatórias e antioxidantes. Os carotenoides fortalecem a visão e previnem o desenvolvimento de tumores malignos.
Além disso, as flores de calêndula são ricas em flavonoides – compostos que fortalecem as paredes dos vasos sanguíneos e têm um efeito antiespasmódico. Os flavonoides compensam a falta de estrogênio durante a menopausa. O cálice verde da flor de calêndula contém taninos e substâncias amargas que estimulam a secreção da bílis.
As propriedades da tintura de calêndula
A tintura de calêndula baseada em álcool ou vodka pode ser tomada por via oral e usada externamente para compressas ou loções. Esse produto tem um efeito bactericida, anti-inflamatório e cicatrizante e reduz a acidez do suco gástrico.
O medicamento é útil para as seguintes doenças:
- imunidade enfraquecida, síndrome da fadiga crônica;
- doenças do trato gastrointestinal acompanhadas de inflamação da mucosa gástrica (gastrite, úlceras);
- hepatite;
- colecistite, colangite;
- pressão alta;
- pulso rápido;
- dores de cabeça e alterações de humor na menopausa;
- bronquite, dor de garganta, garganta irritada;
- estomatite, aftas na boca;
- inflamação das articulações;
- lesões nas mucosas causadas por doenças ginecológicas;
- fissuras anais;
- erupções faciais, rosácea;
- pele facial excessivamente oleosa;
- pequenas queimaduras, arranhões, feridas;
- perda de cabelo;
- tumores malignos (tomar somente em coordenação com o médico).
Devido ao alto teor de carotenoides, a tintura tem um efeito benéfico na visão, especialmente se esta última foi reduzida devido à imunidade enfraquecida. No entanto, mesmo em sua forma diluída, o álcool pode queimar a córnea. Embora existam dicas na Web para fazer compressas de tintura de calêndula diluída com álcool para pálpebras, é melhor não arriscar.
Se você quiser fazer compressas nas pálpebras, recomenda-se preparar uma infusão de calêndula baseada em água. Junto com as compressas, é muito bom fazer um curso de tratamento de tintura por via oral (para melhorar a imunidade).
Uma receita de tintura de calêndula
A tintura é feita a partir de flores frescas ou secas de calêndula, sem hastes. As flores podem ser coletadas durante todo o período de floração. Para preparar a tintura, qualquer variedade de calêndula pode ser usada: tanto Calendula officinalis como a erva-vaqueira (Calendula arvensis). Mas se o medicamento for preparado a partir de flores secas, você precisa saber quando elas foram colhidas, uma vez que a vida útil da calêndula seca não é superior a um ano.
Tinturas prontas de calêndula e baseada em álcool são geralmente disponibilizadas em farmácias. Para prepará-la em casa, as flores podem ser infundidas tanto em álcool quanto em vodka ou outra bebida alcoólica com um teor de álcool de 40% a 45%. Para loções e compressas, é melhor usar tintura alcoólica. Já para duchas ou ingestão com doenças do trato gastrointestinal e do fígado, é melhor usar uma boa vodka, um destilado de dupla purificação ou álcool diluído até 40%.
Para preparar medicamentos a partir de flores frescas, estas últimas são colocadas em um frasco de meio litro e ligeiramente pressionadas. Em seguida, vodka ou álcool devem ser adicionados. O frasco então pode ser selado com uma tampa de plástico e colocado em um local escuro, por exemplo, em um armário de cozinha. A cada 2-3 dias, o frasco deve ser sacudido. Após 15 dias, a tintura deve ser filtrada, colocada em um recipiente e armazenada em um local escuro.
Outra receita para tintura de calêndula:
- despeje uma colher de sopa cheia de flores de calêndula secas e esmagadas em uma jarra;
- acrescente 200 ml de vodka, destilado ou álcool;
- deixe descansar por 15 dias em um lugar escuro, agitando periodicamente.
A tintura retém propriedades curativas por no máximo um ano e meio. Após esse período, ela só pode ser usada para compressas e massagens.
Uso da tintura de calêndula
Crianças a partir dos 12 anos podem tomar a tintura. A dosagem para crianças é 1 gota para cada ano de vida. Você pode usar a tintura como gargarejo a partir dos 3 anos de idade, mas para os bebês, a tintura deve ser ainda mais diluída do que a versão para os adultos. Para loções e compressas, não existe limites de idade.
Para fortalecer o sistema imunológico, tome 20-25 gotas de tintura, diluídas em 50 ml de água, 2 vezes ao dia 20-30 minutos antes das refeições. O curso de tratamento dura um mês. Você pode repetir o curso somente após 10 dias. Depois de 3 cursos, faça uma pausa de pelo menos seis meses.
Para doenças do trato digestivo, colecistite, bronquite e sintomas da menopausa, tome 25-30 gotas de tintura com 50 ml de água 3 vezes ao dia meia hora antes das refeições. Depois de um mês, faça um intervalo de 7 a 10 dias. Se necessário, repita o curso.
A dosagem de tintura de calêndula é calculada em gotas
O tratamento da hepatite é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- 1º dia – 3 vezes ao dia, 30 gotas de tintura com 50 ml de água meia hora antes das refeições;
- 2º dia – 31 gotas de tintura 3 vezes ao dia;
- 3º dia – 32 gotas 3 vezes ao dia;
- …
- 28º dia – 57 gotas 3 vezes ao dia;
- Um intervalo de 10 dias;
- Repita o curso.
É permitido fazer até 3 cursos seguidos, depois faça uma pausa de um mês.
Em casos de arritmia e pressão elevada, 20 gotas de tintura são pingadas em um cubo de açúcar ou misturadas com 50 ml de água. O remédio deve ser tomado 3 vezes ao dia 2 horas após refeições. O curso do tratamento é de um mês, e o intervalo entre os cursos é de 10 dias.
Uso externo
Para dores de garganta, 1 colher de chá de tintura é adicionada a 100 ml de água. Esta solução é usada para enxaguar a garganta 6 a 8 vezes por dia até a recuperação completa. Cada sessão de gargarejo deve levar de 5 a 7 minutos.
A mesma solução é usada para enxaguar a boca em casos de estomatite ou aftas, bem como para molhar a boca de bebês a cada 2-3 horas.
Para doenças ginecológicas, uma colher de chá de tintura é diluída com um copo de água fervida. A solução é usada para fazer duchas. A solução também pode ser usada para preparar compressas para fissuras anais.
Queimaduras e pequenos arranhões são tratados com tintura não diluída. Se você conseguir aplicar a tintura em uma queimadura recente, isso ajudará a evitar a formação de bolhas. Para feridas purulentas, faça as seguintes compressas: 1 colher de tintura misturada a um copo de água.
Para inflamação das articulações, esfregue a tintura no local dolorido por 10 a 15 minutos, depois enrole em um lenço quente por 3 horas. A tintura de calêndula alivia a inflamação, mas não a dor, então terá que aguentar a dor por algum tempo.
À noite, após a lavagem, aplique tintura não diluída em espinhas e furúnculos. A pele ao redor deve ser suavemente esfregada com loção feita de uma colher de chá de tintura e 100 ml de água. A loção é boa para a pele oleosa e previne rugas.
Para tornar a loção mais nutritiva para a pele e melhorar a aparência, dissolva 1 colher de tintura em 1 colher de mel. Quando o produto esfriar, adicione 1 colher de tintura de calêndula.
Para perda intensa de cabelo, a tintura deve ser esfregada no couro cabeludo todas as noites. Antes de lavar o cabelo, molhe uma gaze em tintura de calêndula e ponha sobre as raízes do cabelo. Em seguida, ponha uma touca sobre a cabeça. A compressa deve ser mantida por 2 horas.
Contraindicações
O tratamento com calêndula pode causar danos a pessoas com reação alérgica a plantas da família Asteraceae.
A ingestão não é permitida:
- Para mulheres grávidas e lactantes;
- Para pessoas com pressão baixa;
- Para pessoas com a vesícula biliar removida cirurgicamente;
- Para crianças menores de 12 anos.
Os flavonoides aumentam a ação de algumas drogas. Portanto, em caso de hepatite, úlceras gástricas ou duodenais e doenças oncológicas, a tintura de calêndula não deve ser tomada por via oral sem que antes se consulte um médico.
Observação: o vivernatural apenas informa sobre o uso medicinal das plantas você deve sempre consultar seu medico antes de fazer qualquer tratamento.
Leia também:
7 maravilhosos benefícios da fruta dragão ou Pitaya
O princípio do impacto dos aromas no corpo humano
22 maneiras de perder peso naturalmente
10 remédios naturais contra a dor de cabeça
13 maravilhosos benefícios da maçã para a saúde