A vitamina B2, também chamada de riboflavina, é uma das vitaminas importantes que atuam no corpo humano como um antioxidante, uma vez que é responsável por manter as células sanguíneas saudáveis, promover o metabolismo saudável, prevenir danos às células pelos radicais livres, promover o crescimento, proteger a pele e os olhos e por várias outras funções. Ela participa da decomposição de carboidratos, proteínas e gorduras e os converte em energia na forma de ATP e, portanto, se faz necessária para todas as células do nosso corpo.
Além dessas funções, a riboflavina é necessária para converter a vitamina B6 e o ácido fólico em uma forma em que eles podem ser absorvidos pelo corpo humano.
Vale ressaltar que assim como outras vitaminas do complexo B, esta vitamina pertence ao grupo de vitaminas solúveis em água, e assim sendo, deve ser constantemente ingerida com alimentos. Sua deficiência pode causar vários problemas sérios.
Falta de vitamina B2: sintomas
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a deficiência de vitamina B2 não é um problema muito comum. Provavelmente, isto se deve ao fato de que esta vitamina está presente em muitos produtos alimentares. Portanto, com uma nutrição equilibrada e adequada, o corpo humano recebe riboflavina em quantidades suficientes. Além disso, essa vitamina pode ser encontrada em muitos produtos comuns, como, por exemplo, nos ovos.
O risco de deficiência e falta desta vitamina é maior em idosos e alcoólatras devido à má nutrição. Nesta categoria de pessoas, a vitamina B2 pode simplesmente não ser absorvida, ou o corpo pode não utilizá-la completamente, o que resulta em sua remoção do corpo.
Assim, podemos dizer que existem duas razões principais para a falta de riboflavina:
- Dieta pobre, deficiente em vitamina B2;
- Distúrbios que não permitem que seja absorvida pelo corpo.
Os sintomas de deficiência de vitamina B2 podem incluir:
- Fadiga;
- Crescimento lento;
- Problemas com digestão;
- Fissuras e feridas nos cantos da boca;
- Língua roxa e inchada;
- Fadiga ocular;
- Inchaço e dor de garganta;
- Sensibilidade à luz;
- Anemia;
- Distúrbios metabólicos;
- Inflamação da pele, especialmente ao redor do nariz;
- Alterações de humor, como ansiedade ou depressão.
Para que serve a vitamina B2 no corpo
Como dito acima, a vitamina B2 está envolvida na conversão de carboidratos em ATP (adenosina trifosfato), produzida a partir de alimentos que nos dão energia. Em termos simples, o composto de ATP é vital para o acúmulo de energia nos músculos.
Além da conversão de carboidratos, o nosso corpo usa a vitamina B2 para:
- Juntamente com a vitamina A, manter a membrana mucosa do sistema digestivo;
- Conversão de triptofano em niacina;
- Manter os olhos, sistema nervoso, músculos e pele saudáveis;
- Absorção adequada e ativação de ferro, ácido fólico, bem como vitaminas B1, B3 e B6;
- Produção de hormônios pelas glândulas suprarrenais;
- Prevenção de catarata;
- Desenvolvimento fetal.
Está cientificamente provado que a vitamina B2 pode reduzir e prevenir dores de cabeça e enxaquecas. Alguns médicos prescrevem esta vitamina como um tratamento preventivo para aqueles que sofrem regularmente de ataques de enxaqueca.
Vitamina B2 para os olhos
A falta de vitamina B2 aumenta o risco de doenças oculares, como glaucoma e catarata, e pessoas que consomem uma quantidade suficiente de alimentos ricos em riboflavina são menos afetadas por essas doenças quando chegam a uma idade avançada.
Gotas de riboflavina, pingadas na córnea do olho, são prescritas para o glaucoma, uma vez que a vitamina, penetrando através da córnea, melhora a condição da mesma.
Vitamina B2 no sangue
A anemia pode ocorrer por várias razões, incluindo redução dos glóbulos vermelhos, incapacidade de fornecer oxigênio ao sangue e hemorragia. A vitamina B2 está envolvida em todos esses processos e serve para prevenir a anemia.
Essa vitamina é necessária para a síntese de hormônios esteroides e para a produção de glóbulos vermelhos, e também ajuda a transportar oxigênio para as células e promove a ativação do ferro.
Estudos mostram que a vitamina B2 é necessária para diminuir o nível de homocisteína no sangue – esta condição ocorre quando o corpo, por algum motivo, não consegue converter a homocisteína presente no sangue.
principais funções da riboflavina no corpo
A principal tarefa da vitamina B2 é ajudar o organismo a absorver os alimentos e convertê-los em energia. Além disso, vitamina B2 auxilia nas funções do cérebro, sistema nervoso e sistemas digestivo e hormonal. Sem uma quantidade suficientemente grande de riboflavina, nossos componentes alimentares não podem ser adequadamente digeridos e usados como “combustível”. Portanto, ela é importante para garantir o metabolismo normal.
A Riboflavina participa na regulação das funções da glândula tireoide e suprarrenais.
Ao regular níveis hormonais, essa vitamina tem um efeito positivo sobre o sistema nervoso, controlando o apetite, humor, temperatura corporal e muito mais.
A vitamina B2 é necessária para produzir um aminoácido com propriedades antioxidantes chamado glutationa, que inibe o crescimento de radicais livres e é vital para o fígado.
Portanto, a vitamina B2 é necessária para reduzir o risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, cólon, colo do útero e outros.
Além disso, a Riboflavina desempenha um papel na manutenção dos níveis adequados de colágeno, que é necessário para a pele e impede o aparecimento de rugas finas, bem como acelera a cicatrização de feridas ou pequenas rachaduras e reduz a inflamação.
De acordo com estudos preliminares, a vitamina B2, junto com a vitamina B6 e o magnésio, reduz o nível de Ácido dicarboxílico na urina de crianças com autismo.
Quais alimentos contém vitamina B2
A vitamina B2 é encontrada em muitos alimentos, sendo as melhores fontes de vitamina B2:
- Carne e subprodutos
- Alguns lacticínios
- Ovos
- Vegetais, tais como alface e afins
- Feijão e legumes
- Alguns tipos de castanhas e sementes
A vitamina B2 e outras de seu grupo geralmente podem ser encontradas em cereais. Infelizmente, na maioria das vezes, usamos esses produtos de forma processada e refinada. Porém, é verdade que muitas vezes, formas sintéticas da vitamina B2 sejam adicionadas a eles. A embalagem desses produtos geralmente contém designações como: “Vitaminizado” ou “Enriquecido”.
O problema é que a vitamina B2 sintética é diferente da natural, obtida pelo corpo através dos alimentos.
Abaixo se encontra uma lista mais detalhada dos alimentos com vitamina B2:
Produtos de carne
- Peru (carne e fígado)
- Frango (carne e fígado)
- Fígado e rins bovinos
- Fígado de cordeiro
Peixe
- Sardinha
- Mariscos
- Choco
Lacticínios
- Leite
- Iogurte
- Queijo branco
- Queijo de cabra
Vegetais
- Espargos
- Alcachofras
- Brócolis
- Couve de Bruxelas
- Pimenta caiena
- Laminaria
- Ervilha
- Abóbora
- Espinafre
- Feijão
- Feijão branco
- Soja
Frutas e bagas
- Abacate
- Groselha
- Rosa
Ervas e especiarias
- Dente-de-leão
- Melissa
- Salsa
- Sálvia
- Agrião
Castanhas e sementes
- Amêndoa
- Grãos integrais
- Gérmen de trigo
- Zizania
- Farelo de trigo
Boas fontes de riboflavina são também cogumelos e leveduras.
Ingestão diária de vitamina В2
Para cada categoria de pessoas – adultos, crianças, homens e mulheres – existe uma taxa própria de ingestão diária de vitamina B2.
Tabela de consumo diário para crianças desde o nascimento até os 18 anos de idade
Idade | Ingestão diária |
Bebês de 0 a 6 meses | 0,3 mg |
Bebês de 7 a 12 meses | 0,4 mg |
Crianças de 1 a 3 anos | 0,5 mg |
Crianças de 4 a 8 anos | 0,6 mg |
Crianças de 9 a 13 anos | 0.9 mg |
Meninos de 14 a 18 anos | 1,3 mg |
Meninas de 14 a 18 anos | 1,0 mg |
Tabela de ingestão diária para adultos, incluindo mulheres grávidas e lactantes:
Sexo | Ingestão diária |
Homens | 1,3 mg |
Mulheres | 1,1 mg |
Mulheres gravidas | 1,4 mg |
Mulheres lactantes | 1,6 mg |
O melhor de tudo é obter a vitamina B2 com alimentos. Mas se tomá-la como suplemento, você precisa se lembrar de que a vitamina é absorvida melhor entre as refeições. Antes de tomar, não se esqueça de consultar seu médico.
Possíveis danos e efeitos colaterais
Qualquer dano só é possível se a vitamina B2 for ingerida na forma de suplementos ou quando você a recebe como um medicamento. Geralmente, a riboflavina é considerada segura até em grandes doses e não causa nenhum efeito colateral grave. Doses muito altas podem causar:
- Comichão
- Adormecimento
- Sensação de queimação ou ardência
- Urina de cor amarela ou laranja
- Sensibilidade à luz
Tomar vitamina B2 por um longo período de tempo pode levar a um desequilíbrio de vitaminas do grupo B. Portanto, quando ingerida como suplemento dietético, é melhor tomá-la em combinação com outras vitaminas desse grupo.
Para fins terapêuticos, tome apenas com uma prescrição do médico e sob sua supervisão.