"Viver em harmonia com a natureza é encontrar a verdadeira essência da vida."

Tudo sobre o óleo essencial de orégano

Algum tempo atrás, o óleo essencial de orégano não era tão popular e poucos sabiam sobre suas propriedades e aplicação na aromaterapia. Agora este óleo atrai cada vez mais atenção, e não tanto com seu aroma, mas com muitas propriedades úteis e medicinais sobre as quais você aprenderá com este artigo.

O orégano é uma erva bem conhecida e popularmente usada na culinária. A maioria dos pratos italianos usam orégano, por exemplo. É adicionado a molhos, pizzas, saladas, queijos… Mas além do aroma agradável, esta erva também tem muitas propriedades curativas.

Propriedade úteis de orégano

Orégano pertence à família das mentas. Seu parente próximo é a manjerona, embora tenham um gosto diferente. No entanto, às vezes, manjerona é usada como substituto para o orégano.

Existem mais de 40 tipos desta erva, mas é o orégano comum que tem as propriedades medicinais mais poderosas.

A própria palavra “orégano” vem de duas palavras gregas: “oros” (uma montanha) e “ganos” – (alegria). Então a combinação significa literalmente “a alegria das montanhas”.

O orégano é uma planta bastante viável, que pode atingir de 70 a 90 centímetros de altura. O caule é reto e coberto de pelos. As folhas da grama são ovais, de cor verde escura e com cerca de 2 a 3 centímetros de comprimento. O orégano floresce com flores rosadas, agrupadas principalmente na parte superior da planta.

Esta erva pertence a plantas perenes, e possui um forte aroma picante e de cânfora.

Orégano foi usado para tratamento ainda na Grécia e Roma antigas. Ela é mencionada nas obras de Hipócrates. A origem da erva é atribuída a Afrodite, a deusa do amor, que a criou para dar alegria às pessoas. Na Grécia antiga, havia um costume: a noiva e o noivo usavam uma coroa de flores que vinham dessa erva como um símbolo de felicidade dada para a união deles por muitos anos. Muitas vezes a erva foi colocada nos túmulos para trazer alegria ao mundo dos mortos.

O orégano sempre foi popular na culinária grega. Mas ao longo do tempo, a erva selvagem que cresceu em todo lugar estava se tornando cada vez mais rara e cara.

Na Roma antiga, era usada como um tempero. Ela foi acrescentada a muitos pratos e vinhos. Os romanos também descobriram que o orégano ajuda a preservar os alimentos.

Na China, o orégano foi utilizado para fins medicinais, no tratamento e prevenção de muitas doenças, como febre, diarreia e doenças de pele.

No Oriente Médio, o orégano era usado para preservar alimentos.

O orégano teve um renascimento como uma erva medicinal no século XV, quando Paracelso começou a usá-lo novamente para o tratamento de certas doenças, como vômitos e lesões fúngicas.

Propriedades úteis e os ingredientes do óleo essencial de orégano

A composição química do óleo essencial de orégano é bastante extensa, como de qualquer outro óleo essencial. Ele contém grandes quantidades de fenóis: compostos fitoquímicos com poderosas propriedades antioxidantes. Além disso, tem vitaminas e minerais. Timol e carvacrol formam a maior parte do óleo.

Timol tem propriedades antissépticas, estimula o sistema imunológico, o que faz deste óleo um fungicida natural. Além disso, o timol é capaz de prevenir danos nos tecidos e promover sua cicatrização, protegendo o corpo de toxinas prejudiciais.

Já o carvacrol protege o corpo contra infecções bacterianas.

Além desses dois compostos, o óleo de orégano contém terpenos, ácido de alecrim, naringina e outras substâncias úteis.

Terpenos têm fortes propriedades antibacterianas.

O ácido de alecrim é um anti-histamínico natural, ele ajuda a reduzir reações alérgicas e alivia a asma. Além disso, esse composto é um forte antioxidante, o que torna o óleo útil na luta contra os radicais livres.

Niringina melhora as propriedades antioxidantes do óleo e, como estudos recentes mostraram, reduz o crescimento de células cancerosas no corpo.

O orégano contém vitaminas A, C, E, minerais como boro, cálcio, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e zinco.

Os compostos contidos neste óleo essencial podem ajudar a combater vírus, fungos e bactérias, expulsar parasitas, aumentar a imunidade e muito mais. O óleo pode ser usado para doenças respiratórias, como agente antisséptico e antibacteriano. Segundo o estudo, o óleo tem as seguintes propriedades:

  • Antivirais;
  • Antifúngicas;
  • Antibacterianas;
  • Antialérgicas;
  • Antioxidantes;
  • Anti-inflamatórias;
  • Antiparasitárias;
  • Desinfetantes;
  • Imunoestimulantes.

Uso do óleo essencial de orégano

O uso de óleo essencial de orégano é muito extenso. É usado tanto como um aromatizante em pratos culinários, como para fins medicinais.

  • O óleo pode ser usado para tratar:
  • Doenças respiratórias;
  • Doenças bucais;
  • Dores musculares;
  • Infecções fúngicas;
  • Micose;
  • Verrugas;
  • Infecções de ouvido;
  • Picadas de insetos;
  • Cravos e espinhas.

O óleo de orégano ajuda a reduzir a hipersensibilidade do corpo a estimulantes externos, que podem causar alergias. Ele reduz também a gravidade da reação alérgica.

Devido às suas propriedades antibacterianas, o óleo de orégano ajuda a proteger o corpo contra infecções bacterianas, incluindo o sistema respiratório, urinário e digestivo.

Este óleo é chamado de um dos principais assistentes de atletas, pois serve como prevenção de infecções fúngicas dos pés, que são um maior risco para quem trabalha profissionalmente na área de esportes. Você pode usar o óleo para tratar a micose. Tratar pernas com algumas gotas do óleo de orégano diluído em um óleo base pode ajudar a aliviar os sintomas dessa doença. Você pode usar o óleo para tratar os sapatos também. Isso serve como um meio de prevenção.

O óleo de orégano é usado para repelir piolhos e mosquitos. Para evitar o aparecimento de parasitas internos, como tênias e lombrigas, dilua uma gota em óleo base e coloque a mistura por alguns minutos sob a língua e depois enxague a boca.

Este óleo tem sido usado para resolver problemas associados ao trabalho do sistema digestivo. Ele melhora a produção de enzimas digestivas, pode reduzir a inflamação e infecções do trato gastrointestinal, reduzir os sintomas de flatulência.

O óleo é útil também para mulheres. Ele ajuda a aliviar e reduzir os sintomas associados à menstruação dolorosa, retardar o início da menopausa e aliviar os efeitos colaterais desse período na vida da mulher: humor, desequilíbrio hormonal.

Poucas pessoas usam este óleo para inalações, mas o fato é que ele é capaz de lidar com a inflamação da garganta, os tubos brônquicos e faz isso igual ou melhor do que o óleo de abeto ou zimbro. É capaz de limpar o trato respiratório, eliminar o acúmulo de muco e escarro nos brônquios e seios paranasais, aliviar a dor na garganta.

O óleo usado também para a prevenção de resfriados. Para inalação, pingue algumas gotas do óleo em água quente e respire, cobrindo a cabeça com uma toalha.

Devido às suas propriedades antissépticas, ajudará a se livrar das verrugas. É usado também com psoríase e várias erupções na pele, pois alivia a coceira e a irritação.

Quais óleos combinam bem com óleo de orégano

Este óleo combina bem com óleo essencial de manjericão, erva-doce, gerânio, capim-limão, tomilho, alecrim, limão e árvore de chá.

Como usar o óleo essencial de orégano

Óleo de orégano pode ser usado em aromaterapia, para fazer produtos naturais para casa e cosméticos, para fazer inalações. Ele é adicionado a bolos, molhos e outros pratos.

Quando usado em um difusor, ajuda a limpar a casa de bactérias e vírus, aliviar a tosse, acalmar e aliviar a dor de cabeça. Basta só pingar 3-4 gotas no difusor.

Se aplicado internamente, dilua 1 gota de óleo em 100-120 ml de água. Isso ajudará a se livrar de parasitas indesejados, toxinas e infecções e aumentar a imunidade.

Para aplicação externa, diluir 1-2 gotas de óleo em óleo base ou creme, loção, pomada e aplicar na área afetada. O óleo usado também para esfregar nas articulações, áreas afetadas por dores musculares, e com infecções fúngicas.

Mistura imunoestimulante

Ingredientes:

Óleo essencial de limão – 40 gotas

Óleo essencial de incenso – 20 gotas

Óleo essencial de árvore de chá – 20 gotas

Óleo essencial de orégano – 15 gotas

Mistura de óleos essenciais “Thieves” — 15 gotas

Óleo essencial de hortelã– 15 gotas

Misture todos os óleos em uma garrafa de vidro escuro. Aplique esta mistura da seguinte forma: você precisa pingar uma ou duas gotas no peito, nas costas ou nos pés e esfregar. Essa mistura é capaz de proteger contra infecções durante doenças respiratórias e virais.

Pomada com óleo de orégano

Ingredientes:

Óleo base – 400 — 500 ml

Óleo essencial de orégano – 10 gotas

Óleo essencial de limão – 20 gotas

Cera de abelha – 50 gramas

Como um óleo base, você pode usar óleo de argan, óleo de coco, óleo de gergelim, jojoba, macadâmia, óleo de semente de uva ou amêndoas doces.

Rale a cera. Coloque em uma tigela, despeje o óleo e coloque em banho-maria. Quando a cera estiver completamente derretida, retire do fogo e deixe esfriar um pouco.

Adicione o óleo essencial e misture bem. Despeje em uma jarra de vidro com uma tampa.

Aplique com irritação, erupção cutânea, como um creme hidratante e nutritivo.

Spray aromatizante para casa

Ingredientes:

Água – 400-450 ml

Óleo essencial de orégano – 10 gotas

Pulverizador

Despeje a água em uma garrafa com pulverizador e adicione o óleo. Agite antes de usar.

Molho com óleo de orégano

Ingredientes:

Creme azedo – 1 copo

Maionese – 1 copo

Molho Worcestershire – 1 colher de chá

Óleo essencial de orégano – 1 gota

Óleo essencial de manjericão – 1 gota

Sal e pimenta a gosto

Misture todos os ingredientes em uma tigela usando um batedor. Sirva com Legumes

Molho para pão italiano

Ingredientes:

Azeite de oliva – 50 gramas

Vinagre balsâmico – 1-3 colheres de sopa

Tempero italiano – 1 colher de sopa

Queijo parmesão – 1 colher de sopa

Óleo essencial de orégano – 1-3 gotas (ou a gosto)

Misture todos os ingredientes em uma tigela.

Como preparar óleo de orégano em casa

O óleo essencial de orégano é obtido por destilação de folhas e flores. Em casa, é possível fazer um capô oleoso. Para fazer isso, você precisará de:

Folhas de orégano (secas)

Óleo vegetal (azeite de oliva, óleo de coco, amêndoa ou outro)

Coloque as folhas e flores picadas de orégano em um frasco limpo e esterilizado. Despeje o óleo vegetal.

Ferva a água em uma panela e retire-a do fogo. Coloque um frasco de óleo dentro da panela e espere 5-10 minutos.

Quando o óleo for aquecido dentro do frasco, substâncias úteis de orégano serão extraídas da erva.

Retire o frasco da água e cubra-o. Coloque em um lugar ensolarado por 1-2 semanas. Agite o frasco diariamente.

Após a infusão, coe o óleo através de várias camadas de gaze e despeje em outro frasco ou uma garrafa.

Guarde este macerado em um lugar escuro e fresco. Para maior prazo de armazenamento, você pode adicionar óleo de toranja nele.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não existem muitas contraindicações para o uso do óleo essencial de orégano. No entanto, é bom estar ciente delas para não causar estragos em vez de fazer o bem.

Este óleo é um dos chamados óleos “ardentes” ou “quentes”, isto é, quando usado em forma não diluída, pode causar uma queimadura e irritação da pele ou membranas mucosas. Portanto, antes de usar, o óleo deve ser diluído, especialmente para aqueles com pele sensível.

Pelo mesmo motivo, o óleo deve ser usado com extrema cautela pelas mulheres grávidas, bem como para tratamento de crianças. Nesses casos, é necessário consultar um médico ou um especialista adequado antes de usar o óleo.

O orégano aumenta a circulação sanguínea, o que pode afetar o útero e a placenta e levar a consequências indesejáveis.

Algumas pessoas podem ter uma intolerância individual, que pode se manifestar como uma erupção alérgica.

Ao usar óleo, evite contato com membranas mucosas (caso o óleo não diluído for usado), olhos e outras áreas sensíveis do corpo.

Deixe um comentário

© Viver Natural - Todos os direitos reservados 2024