O jasmim é um arbusto com belas e exuberantes flores brancas com um profundo aroma floral de mel. As flores de jasmim contêm uma grande quantidade de óleos essenciais e possuem propriedades curativas únicas. Curandeiros antigos usavam o jasmim em sua prática médica.
Por exemplo, na Índia, as flores e folhas de jasmim eram secas e moídas em pó para serem consumidas a fim de tratar várias doenças de pele, enquanto na China, o jasmim era o principal componente do xarope terapêutico para tosse e era um atributo obrigatório das cerimônias do chá.
Propriedades medicinais do óleo essencial de jasmim
Jasmim contém uma grande quantidade de ácidos e outras substâncias que são amplamente utilizados na medicina alternativa. A raiz crua desta planta ajuda com insônia e enxaqueca, folhas esmagadas curam úlceras, e com a ajuda de decocção, você pode reduzir febres.
O chá com a adição de flores de jasmim ajuda a aliviar o estresse e aumentar o tônus do corpo, e o aroma único e multifacetado de flores frescas de jasmim aumenta instantaneamente a vitalidade e eleva o humor. No entanto, o forte aroma de jasmim em uma sala mal ventilada pode causar tontura, dor de cabeça e náusea. Por isso, o jasmim deve ser usado com moderação.
Fabricação e propriedades do óleo essencial de jasmim
Para perfumes e fins medicinais, o jasmim é cultivado no Egito, Índia, Itália, Marrocos e França. A preparação do óleo essencial de jasmim requer muito tempo e trabalho: as matérias-primas são colhidas à mão, pouco antes do amanhecer, porque é neste momento que as flores contêm a maior concentração de componentes essenciais.
Para produzir 1 kg de óleo essencial de jasmim, é necessário coletar e processar 1 tonelada de material floral. A essência resultante do óleo de jasmim tem a aparência de um xarope de açúcar de caramelo escuro espesso e um rico cheiro doce de mel.
Além de jasmim medicinal, outros tipos dessa planta são usados, tais como o Jasmim-árabe e o Jasmim-do-imperador. O persistente e rico aroma do óleo essencial de jasmim é amplamente utilizado para criar composições de perfume, bem como em vários produtos cosméticos de marcas mundiais.
As propriedades curativas do óleo essencial de jasmim são principalmente usadas durante os procedimentos na aromaterapia. Este óleo não pode ser ingerido, pois pode conter resíduos de toxinas. Isso significa que este óleo é usado apenas externamente, com pequenas porções aplicadas na pele.
A composição do óleo essencial de jasmim
A composição do óleo essencial de jasmim inclui mais de cem componentes úteis, entre os quais os seguintes grupos de substâncias se destacam: triterpenos, sesquiterpenos, diterpenos, monoterpenóis, cetonas, fenóis, ésteres, ácidos, lactonas e outros.
O uso do óleo essencial de jasmim para fins medicinais
O óleo essencial de jasmim é amplamente utilizado na medicina tradicional. O jasmim é um anticoagulante natural e um potente sedativo e tônico.
Uma mistura de óleo essencial de jasmim em combinação com óleos de laranja, sândalo, capim limão e hortelã ajuda a resolver os problemas da estrutura da pele. O jasmim é usado há muito tempo para a prevenção e tratamento de doenças de pele, como dermatite e eczema.
Compressas quentes e frias preparadas a partir de um copo de água e 4-5 gotas de óleo essencial de jasmim são usadas para tratar essas doenças. Você pode adicionar também óleos de gerânio, lavanda e zimbro. O produto resultante deve ser aplicado 1-2 vezes ao dia usando um pano de algodão limpo.
O óleo de jasmim tem um efeito positivo no cérebro e melhora a atividade do sistema nervoso. Um banho com a adição de algumas gotas de óleo essencial de jasmim dará confiança elevará o seu humor.
Já a massagem aromática de pontos biologicamente ativos do corpo com o uso desse óleo ajudará a aliviar a fadiga e o estresse e eliminará a enxaqueca causada por neuralgia e espasmo vascular.
Menstruação e sexualidade
O óleo essencial de jasmim também é útil para a normalização do sistema reprodutivo, ciclo hormonal e menstrual.
Os ingredientes ativos que fazem parte do óleo de jasmim podem aliviar a dor durante a menstruação, bem como aumentar a circulação sanguínea nos órgãos pélvicos – é por isso que o óleo não pode ser usado nos primeiros três meses de gravidez.
Na medicina alternativa, o óleo essencial de jasmim é frequentemente usado para estimular o parto e a lactação, tonificar o útero e tratar doenças crônicas do sistema reprodutivo. O jasmim é um afrodisíaco natural que ajuda a aumentar a libido em casos de impotência e frigidez.
Os fenóis que fazem parte do óleo essencial de jasmim estimulam a produção dos hormônios tiroxina, insulina e tri-iodotironina, regulando assim o nível dos hormônios sexuais e do cortisol.
Graças aos componentes voláteis contidos no óleo essencial de jasmim, a imunidade é reforçada e o fluxo sanguíneo aumenta. Inalações frias, massagens e outros procedimentos com óleo essencial de jasmim ajudam a aliviar resfriados e curar doenças crônicas do sistema respiratório.
Recentes estudos de laboratório mostraram que o óleo essencial de jasmim tem uma alta atividade antioxidante e anticarcinogênica, por isso pode ser usado como parte do tratamento complexo para o câncer dos gânglios linfáticos e de mama.
Ao adicionar apenas 10 gotas de óleo de jasmim em um banho quente, você pode aliviar o estresse, fadiga e cansaço.
Ao adicionar algumas gotas de óleo essencial de jasmim à lâmpada de aroma, você pode desinfetar rapidamente o ar, limpá-lo de odores desagradáveis e criar um ambiente aconchegante e acolhedor em casa.
Uso do óleo essencial de jasmim na cosmetologia
Para a pele
O óleo essencial de jasmim nutre, tonifica e hidrata a pele, restaura a estrutura e dá-lhe uma aparência saudável, cura a inflamação e pequenas rachaduras, alivia a irritação, corrige estrias e cicatrizes e aumenta a elasticidade.
Com a ajuda do óleo natural de jasmim você pode facilmente preparar um excelente produto para massagem aromática do rosto e do corpo.
Misturando o óleo de jasmim com óleo de jojoba numa proporção de 1 a 10, você terá um óleo essencial que pode ser usado para enriquecer qualquer tipo de produto cosmético, adicionando algumas gotas a uma dose única do produto.
Misturando o óleo essencial de jasmim com outros óleos essenciais, você pode preparar um produto para o cuidado de qualquer tipo de pele.
Por exemplo, para a pele oleosa e mista, basta misturar os óleos essenciais de jasmim, alecrim e bergamota. Nesta combinação, o jasmim regulará a função das glândulas sebáceas, secará e curará a inflamação.
Para o cuidado da pele sensível e seca, você pode usar uma combinação de óleos de jasmim, lavanda e rosa, bem como óleos de incenso e de sândalo dourado.
Uma mistura de óleos de jasmim, limão e toranja ajuda a regenerar o couro cabeludo e é usado para prevenir a queda de cabelo.
Óleos essenciais de jasmim são um verdadeiro presente da natureza. Suas propriedades úteis irão ajudá-lo a preservar a beleza, melhorar a saúde e elevar o seu espírito!
Leia também:
Os segredos do óleo essencial de manjericão
Para que serve vitamina В2 ou riboflavina
Chá de dente-de-leão para emagrecimento
Cálcio. Para que é usado pelo corpo?
13 Benefícios Surpreendentes do Mamão