Óleo essencial de cravo é um dos óleos que você deve sempre ter em sua casa. Por quê? Pelo menos porque esse óleo é o melhor e mais forte remédio para a dor de dente. Até os nossos ancestrais distantes conheciam essa propriedade do óleo. Quando de repente você fica com uma forte dor de dente latejante, o óleo de cravo pode ajudar a acalmá-la. Tudo isso graças a uma substância, contida nele, chamada eugenol. Além disso, esse o óleo de cravo tem outras propriedades curativas e úteis. Você pode ler sobre elas nesse artigo.
O óleo de cravo é obtido a partir da árvore de cravo-da-índia que cresce nos trópicos. A terra natal da árvore é a Indonésia, que, junto com Madagascar, é o principal fornecedor desse óleo.
Existem três tipos principais do óleo de cravo:
- Óleo obtido dos botões de cravo;
- Óleo obtido das folhas da árvore;
- Óleo obtido do tronco da planta.
O mais comum é o primeiro, que pode ser comprado em qualquer farmácia. Ele é obtido dos botões não abertos da árvore de cravo-da-índia. Parcialmente, os óleos essenciais são preservados em botões secos, que são mais conhecidos como tempero e são frequentemente usados na preparação de vários pratos. Muitas pessoas já ouviram falar desse tempero. Ele tem um sabor levemente picante e intenso, com um aroma característico.
O óleo obtido das folhas da planta tem um cheiro mais acentuado e forte.
Já o último tipo de óleo é produzido principalmente para fins industriais e contém a maior quantidade de eugenol.
A árvore de cravo-da-índia pertence à família Myrtaceae, conhecida pelo alto teor de substâncias aromáticas. Brotos não abertos da árvore são colhidos e secos diretamente ao sol até ficarem marrons. Então eles são classificados, passam por um processo de triagem, separando os que serão usados como tempero ou condimento dos que serão usados para extrair o óleo essencial.
Ao contrário de outras culturas usadas para preparar condimentos e extrair óleo, cravo-da-índia pode ser cultivado e colhido durante todo o ano.
Composição e propriedades úteis do óleo essencial de cravo
O óleo essencial de cravos é apreciado principalmente pelo alto teor de eugenol, que é seu principal componente. Outros componentes de sua composição são: o cineol, o cariofileno, o humuleno e outras substâncias voláteis. O óleo de cravo é rico em minerais como potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, bem como vitaminas A e C.
Além desses compostos básicos, o óleo inclui outras substâncias, mas em concentrações mais baixas, entre os quais podemos citar os ésteres de salicilato.
Como a história diz, a população local vem fazendo uso de cravo-da-índia a mais de 2000 mil anos. Na Europa, ele apareceu apenas alguns séculos atrás.
Os componentes do óleo fornecem muitas propriedades úteis, que são utilizadas com sucesso para fins médicos e cosméticos. Mas, o uso tão extenso do óleo se deve principalmente ao conteúdo do eugenol e outros compostos, que conferem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e analgésicas.
Além disso, como alguns estudos mostraram, uma pequena quantidade de eugenol tem um efeito benéfico sobre o fígado, protegendo-o da inflamação e da oxidação celular. No entanto, quando ingeridas ou aplicadas externamente, grandes doses do óleo podem danificar o sistema digestivo e causar irritação na pele sensível. Portanto, antes de usar, o óleo de cravo ele deve sempre ser misturado a um óleo base que não deverá ser consumido por mais de 2 semanas.
O óleo essencial de cravo possui propriedades antissépticas, é amplamente utilizado como um agente antimicrobiano em produtos de higiene bucal.
Estudos mostraram que um grama de cravo contém mais antioxidantes que os mirtilos. Antioxidantes retardam o envelhecimento, a degeneração das células, protegem o corpo contra bactérias e vírus.
Antigamente, o óleo de cravo era usado na Europa como proteção contra uma doença terrível chamada peste bubônica.
Propriedades medicinais do óleo essencial de cravo
Enquanto o tempero de cravo é mais usado na culinária, o óleo de cravo é amplamente utilizado para fins medicinais por sua extensa lista de propriedades. Dentre elas podemos citar:
- Analgésicas;
- Antissépticas;
- Antibacterianas;
- Antivirais;
- Antifúngicas;
- Anti-inflamatórias;
- Irritantes;
- Imunoestimulantes;
- Antiparasitárias;
- Carminativas;
- Anti-úlcera.
Esse óleo essencial é frequentemente usado para aliviar dores de cabeça, dores musculares e soluços. Em sua forma diluída, tem um efeito irritante local e aquece a pele, melhorando a circulação sanguínea. Em altas concentrações, pode causar queimaduras e levar à dermatite ou eczema.
Alguns insetos não suportam o cheiro desse óleo, portanto ele pode ser usado como um repelente natural.
Todas essas propriedades o tornam muito útil para resolver muitos problemas, e não somente aqueles relacionados à saúde.
Óleo essencial de cravo pode ser usado para:
- Melhorar circulação sanguínea;
- Redução da inflamação da gengiva, para úlceras na boca e dor de dente;
- Redução da inflamação na pele, contra acne e espinhas;
- Tratar dor de dentes e de cabeça;
- Tratamento de osteoporose, artrite e reumatismo;
- Tratar problemas com o sistema digestivo: vômitos, flatulência, espasmos, diarreia;
- Tratar doenças respiratórias e infecciosas, asma, tuberculose, bronquite;
- Redução das manifestações da síndrome pré-menstrual.
- Na vida cotidiana, o óleo de cravo é utilizado para remover mofo e fungos, como um inseticida e repelente.
Uso do óleo essencial de cravo
O óleo de cravo pode ter um efeito curativo no corpo inteiro. Basta colocar só um pouquinho de óleo, apenas algumas gotas, para resolver qualquer problema. Abaixo listaremos alguns dos usos que esse óleo pode ter na cosmetologia e na resolução de problemas diários.
Óleo de cravo contra dor de dente
O óleo essencial de um cravo é capaz de aliviar a dor de dente em questão de minutos. Para isso, pegue um cotonete e pingue de 2 a 5 gotas do óleo ao redor do tampão.
Coloque-o entre os dentes e espere até a dor passar.
De onde vem esse efeito? O segredo está no eugenol, que causa dormência do nervo e bloqueia a dor.
Além disso, o óleo penetra na membrana mucosa da boca e se espalha por outras partes do corpo, matando bactérias e vírus, bloqueando assim a disseminação de qualquer infecção. É verdade que isso não salva de uma visita ao médico, mas permite que você se livre da dor por um tempo.
Esta propriedade do óleo é usada em alguns cremes dentais anti-inflamatórios e antibacterianos.
Além disso, o óleo de cravo, diluído em um óleo transportador, pode ser usado para dentição de crianças. Mas não se esqueça de tomar cuidado para não queimar a delicada membrana mucosa da criança.
Óleo de cravo contra infecções bacterianas
O óleo essencial pode ser usado para uma variedade de infecções bacterianas, tais como:
- Staphylococcus aureus;
- Febre de feno;
- Pseudomonas aeruginosa;
- Espinhas
E outras infecções bacterianas. O óleo mata cepas de bactérias que podem causar muitas doenças, incluindo cólera, bronquite, intoxicação alimentar e muito mais.
Combinações desse óleo com óleo de eucalipto, alecrim, limão ou canela, são agentes antibacterianos poderosos.
Tal mistura pode ser colocada em um difusor ou lâmpada de aromaterapia durante o período da doença infecciosa. Ela é capaz de matar até 99% das bactérias presentes no ar e proteger contra bactérias e vírus que entram no corpo através do nariz.
Contra parasitas intestinais
O óleo essencial de cravo pode ser ingerido, mas apenas em uma forma diluída. Adicione 1 gota do óleo ao chá, suco ou vitamina. Uma gota por xícara ou copo será suficiente para proporcionar um efeito benéfico ao corpo. Este método simples pode ajudar seu corpo a se livrar dos parasitas intestinais e garantir que os mesmos não reapareçam no futuro.
Óleo essencial de cravo contra candidíase
Este óleo pode ajudar com candidíase, uma doença que literalmente suga toda a energia de uma pessoa. Embora os médicos não recomendem o tratamento desta doença por conta própria, você pode complementar seu tratamento básico com o seguinte: adicione 1 gota do óleo a qualquer bebida que você precise tomar uma vez por dia.
Além disso, o óleo vai ajudar no tratamento da micose, fungos nas unhas e muitas outras doenças fúngicas da pele.
Óleo essencial de cravo contra dor de cabeça
Óleo de cravo, assim como o óleo de eucalipto, consegue lidar com dor de cabeça, incluindo enxaquecas. Basta abrir a garrafa de óleo e inalar sua fragrância por 10 segundos. Seu cheiro forte vai aliviar a dor de cabeça latejante.
Óleo essencial de cravo com neurite/nevrite
Neurite é um tipo especial de neuralgia, que é causada pela inflamação do nervo ternário a condição é seguida por uma dor extrema. Esta dor ecoa nos ouvidos, olhos e desce pela bochecha ao longo do nervo triplo.
O uso de óleo de cravo alivia a dor, criando uma sensação de dormência. Para esta finalidade, dilua 3 a 4 gotas do óleo em 100 ml de azeite ou outro óleo vegetal. Não use o óleo de cravo em sua forma pura.
Óleo essencial de cravo para o rosto
O óleo essencial de cravo não é muito usado para o cuidado da pele. No entanto, por ser um óleo rico em antioxidantes, que rejuvenescem a pele e combatem os radicais livres ele também pode ser usado para esse fim. A maneira mais fácil de usar óleo é adicionar 2 a 5 gotas ao creme noturno. Você pode fazer o seu próprio creme com com oleo essencial de cravo, usando cera de abelha e um óleo base, por exemplo, azeite.
O óleo de cravo pode ser usado não só para o cuidado da pele, mas também para resolver problemas relacionados a doenças cutâneas.
Uma dessas doenças é acne. Este óleo é um dos poucos que podem ajudar com acne cística, uma das formas mais complexas que leva a grandes e dolorosas acumulações de espinhas no rosto, costas e peito. A acne leva ao aparecimento de cicatrizes profundas, que às vezes exigem a intervenção de cirurgiões plásticos.
Para tratar a acne, você precisa de:
- Água de rosas
- Glicerina
- Óleo essencial de cravo
Primeiro, prepare um tônico de glicerina e óleo, adicionando 10 gotas do óleo essencial de cravo a 200 ml de água e agitando bem.
Antes de aplicar a loção, limpe o rosto com água de rosas. Em seguida, esfregue a loção. Depois de esfregar o rosto com o tônico, você deve sentir uma leve queimação no rosto. Não enxague.
Limpe o rosto, use esse método duas vezes por dia. Se você precisar sair na rua, aplique um protetor solar no rosto.
Em poucos dias, você vai perceber que as espinhas estão mudando a cor do vermelho para uma tonalidade mais escura, diminuindo em tamanho.
Por que o óleo de cravo ajuda melhor do que alguns cremes antibacterianos? O óleo, como mencionado acima, tem poderosas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, e acne é nada mais do que bactéria. Neste caso, a glicerina não obstrui os poros e permite que a sua pele respire livremente. Falando nisso, a glicerina pode ser substituída por óleo cosmético de jojoba.
Óleo essencial de cravo contra Terçol
Quem já enfrentou esse problema pelo menos uma vez na vida sabe quanta dor é e quanto sofrimento ele traz. Neste caso, o óleo de cravo também pode ser usado. Antes de usar, não esqueça de diluir o óleo.
Óleo essencial de cravo para cabelos
Possuindo propriedades antibacterianas, antifúngicas e antissépticas, o óleo de cravo melhora a circulação sanguínea. Tudo isso contribui para a melhoria do couro cabeludo. Óleo essencial de cravo pode ser usado para queda de cabelo, caspa e para melhorar a aparência geral do cabelo. A maneira mais fácil é adicionar óleo aos seus produtos de cuidado diário.
Uso do óleo essencial de cravo na vida cotidiana
O óleo de cravo pode ser usado na vida cotidiana para resolver muitos problemas.
Bolas encharcadas de óleo podem ser usadas em vez de naftalina. Basta só diluir o óleo na água e molhar bolas de algodão com a mistura resultante ou pulverizar o óleo dentro do armário.
As propriedades antifúngicas do óleo o tornam útil na luta contra fungos em locais úmidos da casa. Para matar as bactérias, pulverize o óleo diluído em locais onde apareceu mofo.
Seu gato parou de usar a bandeja e escolheu outro lugar para urinar? Óleo de cravo, em combinação com óleo de alho, vai fazer seu bichinho de estimação voltar a fazê-lo. Faça um desodorante para pulverizar nos lugares onde o gato fica urinando.
Como usar óleo essencial de cravo
Como todos os óleos essenciais, este óleo pode ser usado em lâmpadas aromáticas sozinho ou em combinação com outros óleos essenciais. O aroma do óleo ajuda a aliviar a depressão, lerdeza, fadiga, melhorar a memória. A inalação de vapores desse óleo é útil para resfriados e bronquite.
Mistura nobre para aromatizar espaços: 4 gotas de óleo de laranja, 2 gotas de óleo de cravo, 1 gota de óleo de canela, 2 gotas de óleo de limão.
Aroma festivo: 1 gota de óleo de cravo, 2 gotas de óleo de canela, 3 gotas de óleo de laranja.
Para massagem
O óleo de cravo pode ser usado para preparar óleo de massagem. Esse óleo é especialmente bom para bronquite, calafrios, dores musculares, espasmos, dores reumáticas, artrite e diarreia.
Para preparar o óleo de massagem, adicione algumas gotas do óleo ao óleo base. A concentração do óleo de cravo não deve exceder 1%.
Adicione ao creme ou loção
Ao usar o óleo em creme ou loção, os efeitos positivos dele serão os mesmos que com a massagem. Use em concentrações não superiores a 1%.
Para cuidar da cavidade oral
Você pode fazer um enxaguante natural para a cavidade oral com o óleo. Ele terá propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Quais óleos combinam com o óleo de cravo
Óleo essencial de cravo combina bem com óleo de hortelã-pimenta, rosa, alecrim, ylang-ylang, moscatel, tangerina, manjericão, canela, laranja, toranja, lavanda, limão, orégano, óleo de sândalo e óleo de gengibre. Tente experimentar e preparar seu próprio buquê aromático com óleo de cravo.
Como preparar óleo de cravo
Não é possível fazer óleo essencial em casa, mas você pode fazer óleo vegetal aromatizado. No entanto, lembrando de que os botões de cravo contêm óleo essencial, essa mistura também terá propriedades úteis.
Para fazer isso, é preciso pegar 2 colheres de sopa de botões de cravo e moer. Coloque a massa resultante em uma bolsa de gaze e mergulhe no óleo vegetal. Use cerca de 200 gramas de óleo vegetal para esta quantidade de cravo.
Agora feche a tampa e coloque-a ao sol ou em um lugar quente por um dia. Esse óleo pode ser usado para fins medicinais como massagem ou moagens, bem como na culinária.
Contraindicações para uso do óleo essencial de cravo
Apesar de muitas propriedades úteis e medicinais, é necessário usar este óleo com muito cuidado, especialmente para pessoas particularmente sensíveis.
Por exemplo, mulheres grávidas devem sempre consultar um médico antes de usar o óleo.
Antes de aplicar na pele ou ingerir, faça um teste de sensibilidade. Aplique óleo diluído em uma pequena área da pele. Um dia depois verifique se houve uma reação alérgica.
Assim, o óleo essencial de cravo:
- Deve ser evitado durante a gravidez e lactação;
- Deve ser evitado por pessoas com pele sensível;
- Não deve ser usado para banhos;
- Não deve ser usado depois de visitar o dentista para tratar o canal radicular do dente.
Cuidados a serem observados no uso do óleo de cravo
Antes de usar, diluir em um óleo base, observando a seguinte concentração: não mais que 1% do óleo essencial. Em casos raros, uma concentração de 3% pode ser usada. Quando usado na forma pura e não diluída, este óleo pode causar queimaduras.
Se ingerido em grandes concentrações na forma pura ou diluído de forma incorreta, pode causar queimaduras ou irritação da mucosa gástrica, boca e garganta, levar a vômitos, convulsões, palpitações cardíacas. Essas reações podem exigir uma atenção médica urgente.
Em casos especialmente graves, o óleo pode levar a insuficiência renal ou hepática.
Quando inalado, o óleo pode causar irritação das membranas mucosas, portanto, use com extrema cautela. Até mesmo o cheiro de óleo pode causar reação alérgica em algumas pessoas.
Não use em crianças pequenas, especialmente na pele ou por via oral. Nesse caso o uso só é permitido em concentrações significativamente menores. Para crianças menores de 2 anos o uso desse óleo é proibido.
Guardar em um lugar fresco e manter longe de crianças.
Esse óleo essencial é muito útil e pode ajudar a lidar com muitos problemas relacionados à saúde, bem como assuntos domésticos. Mas tenha cautela. Lembre-se sempre que este é um dos óleos essenciais mais poderosos.