O óleo essencial de baunilha tem, em primeiro lugar, um aroma surpreendente, rico e agradável. E além disso, encontrou aplicação na medicina e, especialmente, na cosmetologia. O aromático óleo é obtido através da destilação a vapor de vagens de um tipo especial de orquídea originária do México e América do Sul.
Sabe-se que o cheiro da baunilha tem um efeito positivo sobre o estado psicológico das pessoas, sendo também frequentemente descrito como óleo relaxante e um bom antidepressivo.
Falsificações
O óleo de baunilha, juntamente com o óleo de erva-cidreira é um dos mais frequentemente falsificados. A substituição de materiais naturais por análogos sintéticos ocorre no momento da produção de uma substância sintética conhecida como vanilina, enquanto os óleos falsificados de duas formas:
Primeiramente, através da adição de óleos que substituem o óleo essencial e as matérias-primas naturais, e em segundo lugar, por meio da adição deliberada de produtos quimicamente falsificados.
Embalagens que não indiquem o tipo de planta geralmente contêm produtos que não foram extraídos de vagens de baunilha reais, mas simplesmente misturados com extrato ou pó de baunilha real.
A baunilha é uma especiaria cara, cuja produção total é muito pequena, e o processamento é incrivelmente complicado – por isso não é de surpreender que hoje a quantidade de baunilha real usada mundialmente para fins culinários e de perfumaria seja de apenas 10 por cento.
Ao comprar este óleo, tenha muito cuidado e estude as instruções e informações, conferindo sempre os nomes em latim.
Características externas e do aroma do óleo
Externamente, é muito viscoso, comparável em textura apenas ao de camomila. O óleo essencial de baunilha é uma substância gordurosa líquida, com uma cor escura, saturada e bonita, que brilha com sombras âmbar na luz.
Apesar do óleo da vagem de baunilha ser absoluto, é utilizado sem diluição preliminar em doses muito pequenas, devido à sua concentração.
O aroma é inimaginavelmente incrível. Delicado e leve, ao mesmo tempo doce, aquecedor e quase elusivo, caracteriza-se por sedutoras notas de baunilha fresca e tons de bálsamo claro, que, no entanto, não se separam do tom principal.
O cheiro de baunilha é um dos raros aromas da aromaterapia que são percebidos como completamente inteiros, sem uma divisão óbvia nas notas superior, média e baixa.
Combinação com outros óleos
Não é fácil encontrar aromas complementares para a baunilha absoluta: ela é facilmente perdida no contexto de outras, esconde-se com notas fortes e se disfarça.
Os parceiros ideais para o aroma de baunilha devem ser picantes (por exemplo, canela, cravo e gengibre) e ésteres balsâmicos, bem como sândalo, benjoim e vetiver.
Impacto na esfera psicoemocional
A baunilha é um energético que não apenas carrega uma carga de vigor e força, mas também desperta mudanças psicológicas internas, como se ativasse nossa energia vital e psicológica. O aroma da baunilha é frequentemente percebido como “seguro”, ao mesmo tempo em que remete à sensação daquilo que é familiar e confortável. Atua em um nível inconsciente, eliminando todas as ansiedades e medos.
Quando usado para a aromatização do ar, ajuda a domar a raiva e outras emoções improdutivas, traz calma e através da ativação do pensamento positivo e da conquista da harmonia interior, elimina as motivações autodestrutivas, aliviando a ansiedade e a insônia.
A baunilha ajuda não apenas a ouvir, mas também a entender o interlocutor e a alcançar a unidade espiritual e a proximidade dos pensamentos.
Propriedades de cura
O óleo de baunilha é um dos reguladores mais ativos no campo da digestão: ele não só normaliza processos e elimina disfunções, como também ajuda a restaurar o equilíbrio ideal de ácidos e enzimas.
Uma das propriedades essenciais do óleo é a estimulação de processos metabólicos, em particular, a decomposição, absorção e excreção de carboidratos.
Ele é um antídoto para bebidas alcoólicas, e com uso regular, causa forte aversão ao álcool – é por esse motivo que pode ser empregado em terapias de dependência.
O óleo de baunilha é também um tipo de “óleo feminino” que tem um efeito normalizador e regulador sobre os ciclos menstruais, contando também com a capacidade de mitigar distúrbios pré-menstruais e efeitos analgésicos.
Algumas coisas que podem ser tratadas com uso desse oleo essencial incluem:
- Diabetes mellitus: componentes existentes no óleo ajudam a decompor os carboidratos;
- Em caso de problemas do trato gastrointestinal: isso porque contribui para a melhoria do sistema digestivo;
- Desregulação do ciclo menstrual e problemas de saúde durante o início da menopausa;
- Dermatite e seborreia;
- Em caso de distúrbio do sono;
- Anemia;
- Durante períodos de dieta.
Propriedades cosmetológicas
No campo da cosmetologia, o óleo de baunilha é considerado um suplemento de perfume, mas ignorar suas habilidades terapêuticas seria um grande erro.
O uso constante desse óleo melhora ativamente as características da pele, aumentando sua suavidade, concedendo um toque mais aveludado e elasticidade. Não é muito adequado para agentes de ação rápida, mas para aqueles de uso diário – mesmo assim, o efeito de seu uso é visível após um curto período de tempo.
Esse óleo é também caracterizado por seu efeito calmante e capacidade de clarear gradualmente a pele. Ele é um dos melhores (juntamente com o de camomila) para o alívio de irritações e erupções cutâneas.
Este é um dos óleos essenciais que possui efeito balsâmico.
Na pele, a mudança chega gradualmente, mas o efeito que você obtém no final vale a espera. O óleo de baunilha tem os seguintes efeitos na pele:
- equilibra o tom;
- elimina o escurecimento sob os olhos;
- cura erupções cutâneas e irritações da pele;
- nutre e hidrata a epiderme.
Se você usar óleo essencial de baunilha no cabelo, poderá melhorar significativamente sua estrutura e aparência. O componente pode ser adicionado a produtos de cuidado diário e máscaras caseiras.
Procedimentos com óleo de baunilha para a pele do corpo e da face
Para os amantes de banhos quentes, um procedimento relaxante com um cheiro agradável será a pedida certa.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colheres de sopa de sal
- ½ litro de leite
- 5 gotas de óleo essencial de baunilha
- 10 gotas de óleo essencial de rosa de damasco ou óleo de limão (opcional)
Misture todos os ingredientes e coloque a mistura na água quente.
Você pode adicionar o óleo de baunilha a cremes de massagem. Isso fará com que o processo de utilização do creme se torne relaxante e analgésico.
Uma mistura de oleo essencial de baunilha pode ajudar no tratamento e prevenção da celulite.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de café moído (de preferência dormido),
- 15 gotas óleo de amêndoas
- 10 gotas de óleo essencial de baunilha.
Aplique essa mistura nas áreas propensas à celulite do corpo. Esfregue com movimentos profundos de massagem. Em nenhum caso, use esse produto como um esfoliante facial.
É fácil fazer também hidratantes labiais à base de baunilha e noz da macadâmia: basta combinar o óleo de macadâmia em proporções iguais às de óleo de baunilha e passar nos lábios.
Ademais, existem procedimentos com óleo de baunilha para o cabelo e couro cabeludo. Basta, por exemplo, aplicar algumas gotas de óleo de baunilha no pente que será usado para pentear os cabelos.
Para fazer o cabelo crescer mais rápido, mesmo no inverno, você precisa fazer uma máscara capilar com óleo de baunilha.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 15 gotas de óleo de amêndoa
- 5 gotas de oleo essencial de baunilha
Aqueça os óleos em banho-maria até formar uma mistura homogênea. Esfregue suavemente a mistura no couro cabeludo e embrulhe as madeixas por 30 minutos. Depois de decorrida a meia hora de espera, basta enxaguar com água quente e shampoo.
Para tratar calvice e ativar os foliculos capilares.
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa óleo de bardana
- 2 colheres de sopa óleo de mamona
- 5 gotas de oleo de baunilha
- mostarda em pó (essa será usada para formar um mingau homogêneo)
Misture todos os ingredientes formando uma pasta homogênea. Esfregue o produto completamente na epiderme e faça uma compressa quente. Mantenha por pelo menos 10 minutos. Lave com especial cuidado para que as partículas de pó de mostarda não permaneçam no couro cabeludo.
Para cabelos mais macios e suaves.
Ingredientes:
- 50 ml para de azeite
- 1 gema
- 1 colher de chá. conhaque (ou vodka)
- 1 colher de chá mel
- 5 gotas de óleo de baunilha
Misture todos os ingredientes muito bem. Aplique a mistura no cabelo molhado, faça uma compressa quente de celofane e tecido, enxaguando após 1 hora.
Precauções de segurança
Este óleo é, como dito acima, um dos mais macios e suaves, mas somente se for natural, e não falsificado.
Apesar de o óleo de baunilha ser bastante suave, ele muitas vezes provoca reações alérgicas. Os testes de sensibilidade e intolerância individual devem ser realizados após cada compra (mesmo que sejam produtos do mesmo fabricante).
Antes de usar o óleo comprado, estude-o cuidadosamente e verifique as reações na pele para ter certeza de que você não comprou um produto falsificado.
O oleo absoluto deve ser usado com o maior cuidado, observando estritamente as doses mínimas.
Em contato direto com a pele, a baunilha, que tem um aroma aquecido, causa uma sensação contrastante de resfriamento que deve passar num prazo de dois minutos.
Leia também:
Aromaterapia e óleos essenciais – métodos de uso e tratamento
Aromatizadores caseiros 10 maneiras de fazer
O poder das ervas e plantas mágicas