As propriedades curativas e tônicas da Noz e seu óleo essencial são conhecidas desde tempos antigos. Na Pérsia, por exemplo, as nozes e seus produtos eram comparados à mente, enquanto na Grécia, eram um símbolo da vida. A mesma tradição se estendia pela Babilônia, onde os sacerdotes permitiam apenas a pessoas muito ricas experimentar o óleo de nozes.
Nas escrituras de muitos médicos antigos, tais como Avicenna e Hipócrates, as propriedades curativas do produto e sua utilização no combate a várias doenças foram extensamente explicadas e descritas – males como tuberculoses e úlceras, feridas e queimaduras eram tratadas com o óleo de nozes.
Mesmo nesse contexto, no entanto, não apenas à medicina se aplica (ou aplicava) o óleo de nozes: graças a seu refinado e aveludado sabor, o produto é um componente integral das culinárias Grega, Francesa e Caucasiana.
-
Características do óleo de nozes
Externamente, o óleo de nozes é bastante líquido – comparável ao óleo de girassóis – com tons que variam entre o dourado vivo e o âmbar.
Ele pode ser armazenado por até dois anos sem perder suas propriedades, contando que isso seja feito da maneira correta. Vale ressaltar também que o óleo grego de nozes pode ser usado sem prévias diluições para melhorar propriedades específicas de certas misturas.
Ele é também muito adequado como veículo para óleos essenciais.
Com seu pronunciado aroma, o óleo de nozes pode ser ingerido oralmente e geralmente tem um tímido sabor de nozes.
Apesar de seu conteúdo de gordura, raramente deixa marcas visíveis na pele: após sua aplicação direta, seu efeito suavizante é rapidamente sentido. Suas pronunciadas propriedades de hidratação são especialmente notadas em peles secas, nas quais em poucos segundos ou minutos após a aplicação, possui um visível efeito calmante.
-
Componentes do óleo de nozes (senta que lá vem história…)
O óleo de nozes conta com cerca de 75% de ômega-3 e 6, que não são produzidos pelo corpo, mas são vitais para seu funcionamento e, portanto, devem ser obtidos através da alimentação. O índice desses ácidos graxos poli-insaturados é de 1:4, perfeitamente ideal para o corpo humano.
Em adição a isso, o óleo de nozes contém uma das maiores quantidades de Vitamina F entre todos os óleos – vale ressaltar que esse é apenas um nome comum para vários ácidos graxos: ácido alfa-linolênico (ALA) e ácido linoléico (LA), essenciais para as funções corporais, especialmente do cérebro e do coração.
O complexo desses ácidos protege as células dos efeitos danosos de substâncias prejudiciais e, consequentemente, protege o corpo contra a formação de tumores. Além disso, a Vitamina F normaliza a pressão sanguínea, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames.
Vitamina D e K
Sua principal função, no entanto, diz respeito à remoção do colesterol do corpo e à normalização do metabolismo de gorduras na pele.
A Vitamina D, também muito presente no óleo de nozes, garante o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos, prevenindo raquitismo e osteoporose.
E já que estamos falando de Vitamina D, vale ressaltar que a suscetibilidade da pessoa a doenças de pele, coração e cânceres depende da presença desse componente em seu sistema.
Em adição aos benefícios listados acima, a Vitamina D fortalece a imunidade e normaliza a coagulação do sangue e a função tireoidal.
A Vitamina K, por sua vez, remove toxinas acumuladas no corpo, regula os níveis de açúcar no sangue, auxilia na absorção de cálcio e assegura a interação desse último com a Vitamina D.
Agora, devido ao conteúdo de Vitamina C, Zinco e Cobre, que contam com efeitos antioxidantes, o óleo de nozes fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, o que previne o desenvolvimento de doenças tais como ateroesclerose, hipertensão, isquemia, diabetes mellitus e artrites.
Vitamina A e E
Adicionalmente, graças às Vitaminas A e E, bem como aos carotenoides presentes em sua composição, o magnífico produto de nozes também protege o corpo de radiações e previne o desenvolvimento de cânceres. Outros componentes muito importantes do óleo incluem vitaminas dos grupos B e PP.
Devido ao seu alto conteúdo de lisina, o óleo de nozes possui a habilidade de acelerar a otimizar a absorção de proteínas.
O óleo de nozes conta com muitos minerais benéficos, tais como: iodo, cálcio, ferro, fósforo, cobalto, selênio, magnésio e coenzima Q10 (este último é um importante componente celular envolvido na produção de energia). Esses, entre outras coisas, protegem o corpo dos efeitos de radicais livres, participam da regeneração celular e retardam o envelhecimento.
Ufa! É tanta coisa que fica difícil de listar! Mas vamos em frente que ainda não acabou!
-
Benefícios e utilizações
O óleo de nozes é muito útil para pessoas com: hepatite crônica – ao contrário de outros óleos base –, colecistite, colites, gastrites, úlceras e outras doenças do trato gastrointestinal, bem como doenças renais.
O sitosterol, ácido graxo essencial presente na composição do óleo, previne a absorção de colesterol pelos intestinos, auxilia na purificação do órgão e cura úlceras. Em adição a isso, por sua capacidade de reduzir acidez, o componente alivia azias.
A ingestão regular do óleo de nozes reduz significativamente o risco de várias doenças oncológicas, tais como: câncer de mama, intestinos e próstata. Os componentes do óleo protegem as células da destruição por radicais livres e, portanto, contribuem para a proteção e restauração do corpo durante sessões de radiação.
A utilização do óleo essencial de nozes tem um efeito muito positivo sobre a atividade do sistema cardiovascular, pois: torna os vasos sanguíneos elásticos e flexíveis, reduz o risco de ateroesclerose e previne ataques cardíacos e tromboflebites. Além disso, os componentes do produto contam com a habilidade de normalizar a pressão sanguínea.
Adicionalmente, a utilização regular do óleo de nozes estabiliza o açúcar no sangue, afeta positivamente os processos do metabolismo e normaliza a atividade da glândula tireóide.
No sistema geniturinário, o produto melhora a circulação sanguínea, o que estimula a libido, e é responsável também por prevenir várias doenças tanto do sistema urinário quanto genital.
Uma panacéia de beneficios
O óleo de nozes é incrivelmente benéfico para o Fígado, de forma que seu uso constante restaura a fortalece as células hepáticas, promove o fluxo da bile e aumenta a elasticidade dos ductos biliares.
Com sua composição única, o óleo de nozes é recomendado no tratamento de processos inflamatórios, pois cura rachaduras, queimaduras e feridas.
Justamente devido a suas propriedades anti-inflamatórias e ao fato de ser capaz de melhorar os processos metabólicos, aconselha-se a utilização do óleo de nozes após doenças prolongadas e operações. Além disso, se manifesta de forma muito eficaz também no combate às varizes, furúnculos, psoríase e eczemas.
Por ser um ótimo produto dietético, o óleo de nozes é facilmente digerido e é considerado uma excelente fonte de energia e vitaminas.
É possível utilizá-lo nas saladas (no lugar do azeite, por exemplo), e isso trará muitos benefícios, uma vez que esse produto é uma ótima ferramenta na luta contra o excesso de peso.
Benefícios por todos os lados
Adicionalmente, o ácido oleico presente em sua composição, melhora o metabolismo, promove a desintoxicação regular dos intestinos e inibe a formação de gorduras subcutâneas.
Como dito acima, na medicina antiga, considerava-se que a noz era como o cérebro, e que o óleo extraído dela era a mente.
Heródoto, pai da história, denominou as nozes o “alimento da mente”, e a ciência moderna, responsável pela descrição da composição do óleo de nozes, apenas confirmou as palavras dos antigos de que ele é indispensável para a atividade normal do cérebro.
Os componentes do óleo nutrem as células cerebrais e aumentam a elasticidade dos capilares do cérebro, de forma que o produto é especialmente recomendado para crianças, motoristas, pessoas que trabalham muito em frente ao computador e idosos.
Devido ao fato de o óleo de nozes remover radionuclídeos e agentes cancerígenos do corpo, ele possui efeitos tônicos que diminuem o processo de envelhecimento e rejuvenescem todo o corpo.
Enfim, como é rico em vitaminas e minerais, serve para qualquer tipo de pele e, portanto, não é de se estranhar que o óleo de nozes seja muito utilizado na área de cosmetologia.
Pode ser usado tanto em sua forma pura quanto em combinação com outros cosméticos. É bom para as peles do corpo e rosto, para as unhas e para os cabelos. Adicionalmente, contribui para a preservação daquele bronzeado….
-
Aplicações culinárias
Na culinária, como dito acima, recomenda-se usar como tempero e na preparação de saladas frias (caso contrário, pode perder suas propriedades devido ao calor) e pratos Franceses e Caucasianos.
É perfeitamente possível utilizá-lo em combinação com manteiga de amendoim de forma a construir sabores e fazer um prato altamente nutritivo e gostoso.
Massas de bolos, tortas e pães ficam excelentes quando se mistura uma colher de sopa de manteiga ou óleo de nozes imediatamente antes de assar.
Quanto ao sabor de carnes, peixes preparados de qualquer forma e besuntados com óleo de nozes antes do cozimento ficam ótimos.
Vale ressaltar que o valor energético do óleo é de 884 kcal em cada 100 g, enquanto que seu conteúdo de proteínas e carboidratos é zero.
-
Aplicações cosméticas
As propriedades cosméticas do óleo de nozes são menos pronunciadas que as medicinais, mas ainda assim, chegam a ser indispensáveis.
Esse produto é mais efetivo no cuidado de peles maduras ou secas, e suas propriedades anti-inflamatórias e suavizantes são também muito evidentes – o óleo de nozes acelera o processo de cura de rachaduras e feridas na pele e alivia irritações de qualquer tipo sobre a superfície da epiderme.
Como dito anteriormente, devido aos seus efeitos antienvelhecimento e à otimização da absorção de nutrientes e normalização do metabolismo, o óleo de nozes age como um agente estabilizador e de cura que promove a perda de peso.
Em adição a isso, ele também contribui para um bronzeado perfeito sem que haja riscos de irritações ou queimaduras solares. Se joga nesse verão!
Raramente é utilizado para o tratamento dos cabelos e unhas, mas em combinações com bases mais especializadas, é um excelente suplemento para cabelos secos ou suplemente vitamínico para óleo para cutículas.
Outras propriedades cosméticas do óleo de nozes incluem sua capacidade de:
- Melhorar o aspecto de pele oleosas e mistas;
- Fechar os poros e aliviar inflamações;
- Nutrir e hidratar a pele;
- Tratar psoríase, eczema, dermatites, furúnculos e muitas outras doenças inflamatórias da pele;
- Fortalecer os vasos sanguíneos e prevenir o aparecimento de capilares vermelhos no rosto.
-
Preparos cosméticos caseiros com óleo de nozes
Para peles mistas e oleosas (nutrição e brilho):
- 10 ml de óleo de nozes, adicione
- 3 gotas de óleo essencial de limão e
- qualquer tipo de argila cosmetica.
Misture todos os ingredientes formando uma pasta lisa e uniforme. A “meleca” resultante deve ser mantida na pele por cerca de 20 minutos e então removida com cuidado.
Para peles secas (nutrição e tonificação):
- óleo de cedro,
- de nozes
- espinheiro marítimo
Misture em partes iguais o óleo de cedro, de nozes e de espinheiro marítimo. Passe a mistura na pele durante o entardecer e remova o excesso após 15 minutos gentilmente com lenços ou algodão.
Para qualquer tipo de pele (efeito anti-inflamatório):
- Camomila em flor
- 10 ml de manteiga de nozes
- meia colher de chá de henna sem cor
Prepare uma infusão de flores de camomila e então despeje duas colheres de sopa em 10 ml de manteiga de nozes, adicionando meia colher de chá de henna sem cor. Aplique no rosto por cerca de 10 minutos e enxágue delicadamente.
Hidratante labial (para lábios secos e quebradiços):
Antes de sair no frio, passe um pouco de óleo de nozes puro em seus lábios – aconselha-se fazer isso cerca de 30 minutos antes da exposição ao clima.
Enriquecimento de produtos
Para enriquecer ainda mais seu creme diurno ou noturno: basta adicionar algumas gotas de óleo de nozes ao produto.
Para cuidados com a pele do corpo o óleo de nozes é frequentemente usado em misturas com outros óleos, tais como semente de damasco (ou simplesmente damasco), amêndoa ou azeite de oliva. Aplique a mistura escolhida na pele úmida após o banho e aproveite a incrível fragrância e efeito hidratante!
O óleo de nozes pode ser utilizado também em sessões de massagem, sendo que para esse propósito, é necessário usá-lo como óleo base e, se necessário, acrescentar ingredientes ativos adicionais, tais como:
- óleos essenciais de mandarim, ylang-ylang ou patchouli para peles sensíveis;
- árvore do chá, tomilho, alecrim ou menta para peles problemáticas;
- cedro, alecrim ou cipreste para inchaços nas pernas.
Tramento para unhas
Para as unhas (firmeza e uniformidade/nivelamento):
- 2 colheres de sopa de óleo de nozes
- 1 colher de sopa de óleo de limão
combine duas colheres de sopa de óleo de nozes, 1 colher de sopa de óleo de limão. Esfregue a mistura nas unhas, cutículas e lave as mãos após 20 minutos. Faça esse procedimento apenas 3 vezes por semana e evite a incidência de raios solares diretamente sobre os locais em que tiver passado o óleo, pois isso pode ocasionar manchas devido aos componentes cítricos.
Outras receitas
Para se livrar de manchas de idade nas mãos: faça uma máscara de batatas amaçadas com óleo de nozes.
Em relação aos cabelos, quando usado frequentemente, o óleo de nozes pode:
- – fortalecer os folículos capilares e tornar os cabelos brilhantes e sedosos
- – proteger o couro cabeludo da radiação ultravioleta
- – restaurar os fios danificados e prevenir a perda de cabelo, acelerando seu crescimento
Basta adicionar algumas gotas do óleo aos seus produtos de cuidados com o cabelo e aproveitar seus efeitos.
Máscara ma-ra-vi-lho-sa
- 150 ml de kefir e leveduras
- 1 gema,
- 5 g de pó de mostarda e
- 2 colheres de sopa de óleo de nozes.
Para fazer uma máscara ma-ra-vi-lho-sa com óleo de nozes: faça uma mistura com 150 ml de kefir e leveduras e adicione 1 gema, 5 g de pó de mostarda e 2 colheres de sopa de óleo de nozes. Deixe a mistura em banho maria morno por cerca de 1 hora. Aplique nos cabelos por cerca de 15 minutos, cobrindo com uma touca para garantir o melhor efeito.
Leia também:
Banhos aromáticos: como preparar corretamente banhos com óleos essenciais?
6 surpreendentes benefícios da manteiga de cacau
8 incríveis benefícios do Pistache
14 incríveis benefícios do Cobre
10 incríveis benefícios do Fósforo
5 incríveis benefícios do Óleo de Dendê