O aroma único de amêndoas é tão forte que pode ser detectado até mesmo no óleo base, que é considerado o mais popular do seu tipo. O óleo de amêndoas é uma espécie de óleo universal que conta com várias utilizações.
Suave, muito agradável, relativamente barato e rico em substâncias úteis, o óleo de amêndoas se destaca não apenas por suas propriedades, mas também por sua rica história: tanto no Oriente Antigo como durante o reino do Império Romano, o óleo de amêndoa era apreciado e amplamente utilizado tanto para fins de saúde como para manter a juventude e a beleza.
A árvore única, que fornece o material para a obtenção desse óleo base, cresce apenas em países com clima quente e com muito sol, por exemplo, na Espanha e na Itália, na costa oeste dos Estados Unidos e nas regiões do sul da China. No entanto, amêndoa é nativa da Ásia Central.
Como é obtido o óleo de amêndoas
O óleo de amêndoas é obtido, como se pode imaginar, de sementes previamente secas da lendária amendoeira, naturalmente, pelo método de prensagem a frio.
Para a produção desse óleo base, apenas amêndoas doces são usadas: amêndoas amargas não só têm um alto teor de gordura, como também de cianeto mortal.
Você pode encontrar tanto óleo obtido diretamente durante a prensagem mecânica, quanto óleo refinado mais barato. Este último é a melhor opção.
Eles diferem principalmente no cheiro: o refinado não possui um aroma forte e por isso pode atuar como um óleo base, enquanto a intensidade do óleo obtido a partir da primeira prensagem se aproxima dos óleos essenciais aromáticos.
Características
Além de uma ampla gama de vitaminas e minerais (incluindo vitaminas B, zinco, magnésio, potássio e fósforo), este óleo básico também contém niacina, tiamina, riboflavina e ácidos graxos. Externamente, é um óleo transparente, muito leve e fluido, com uma leve tonalidade amarela e um sabor muito agradável.
Óleo de amêndoas doces, ao contrário de muitos óleos básicos, é usado na forma não diluída.
O óleo de amêndoa é absorvido rapidamente e sem deixar vestígios e brilho oleoso. Devido a sua textura leve, este óleo não cria sensação pesada e oleosa na pele, mesmo na hora da aplicação.
Como todos os óleos base que contêm vitamina E, ele retarda o processo de envelhecimento das células epidérmicas, reduz inflamações e, graças à vitamina F, evita poros dilatados e melhora o funcionamento das glândulas sebáceas.
Como base para óleos essenciais, este produto simultaneamente transporta suas moléculas e evita o bloqueio do ar nas células: o óleo de amêndoa literalmente ajuda a pele a respirar livremente. O efeito do óleo é térmico, o que leva ao uso generalizado do óleo para a fabricação de produtos de pele no inverno.
Devido à sua natureza hipoalérgica, não tóxica, assim como seu efeito moderado, este óleo é adequado até mesmo para recém-nascidos.
Propriedades curativas
As propriedades únicas do óleo de amêndoa manifestam-se plenamente no tratamento de entorses, colites, queimaduras, eczema, arranhões, endurecimento da glândula mamária e dores musculares.
Propriedades calmantes e suavizantes também ajudam no tratamento de resfriados, bronquite e pneumonia.
Amêndoas doces reduzem o colesterol, melhoram a hepatite crônica e a colecistite, aliviam dores de ouvido, melhoram a visão e a função cardíaca e renal.
O óleo de amêndoa é o óleo de massagem mais comum, inclusive para áreas problemáticas.
Uso na cosmetologia
O óleo de amêndoa é amplamente usado na cosmetologia, pois é o melhor óleo base para peles sensíveis e muito secas, e contém propriedades emolientes únicas.
O óleo de amêndoa não só acalma a pele e alivia inflamações, mas também nutre, restaura a elasticidade e suaviza a epiderme. As propriedades regeneradoras do óleo de amêndoas são ativamente utilizadas em produtos contra as rugas de expressão, e as propriedades hipoalérgicas permitem utilizá-lo mesmo nas peles mais sensíveis ao redor dos olhos e lábios.
O efeito rejuvenescedor e regenerador do óleo de amêndoa manifesta-se em qualquer tipo de pele, mesmo em peles oleosas ou problemáticas.
Uma aparência saudável e radiante é a principal característica do efeito deste óleo.
O efeito regenerador do óleo de amêndoa acelera do crescimento capilar, aumenta a elasticidade dos fios e evita a perda de cabelo. O óleo dos grãos de amêndoa doce tem um efeito benéfico na condição da pele das mãos e unhas.
Dosagens
O óleo de amêndoa é usado sozinho ou como base para óleos essenciais. O óleo refinado pode ser usado como produto alimentar, enquanto o óleo não refinado é bom na fabricação de sabão.
Para diluir os óleos essenciais, adicione 2 ou 3 gotas de óleos aromáticos a cada colher de sopa de óleo obtido das sementes de amêndoas doces.
- Para massagem, use óleo de amêndoa puro ou uma mistura em proporções iguais com outros óleos básicos.
- Para prevenir a queda de cabelo, a massagem no couro cabeludo é realizada com uma mistura de óleos de jojoba e amêndoas doces em proporções iguais.
- Se você quiser enriquecer seu cosmético ou tônico, adicione 10 gotas de óleo de amêndoa a 10 gramas de creme ou emulsão. A mesma quantidade de óleo base é adicionada por 100 g de xampu.
- Para máscaras, aplicações e compressas, adicione 2 gotas de óleos aromáticos a uma colher de sopa de óleo de amêndoa.