Benefícios para a saúde do kiwi incluem cuidados com a pele, melhor saúde cardiovascular, menor pressão arterial e prevenção de derrames. Também ajuda no tratamento de câncer, insônia, degeneração macular e diabetes. Devido aos compostos ricos em flavonoides encontrados no kiwi, essa fruta também ajuda durante a gravidez e promove a absorção de ferro no organismo. Além disso, as propriedades antimicrobianas do kiwi protegem contra vários patógenos e fortalecem o sistema imunológico.
O que é kiwi?
O kiwi, também conhecido como groselha chinesa, é uma deliciosa fruta de uma videira lenhosa e retorcida e é popularmente conhecido pelo seu nome abreviado “kiwi”.Pertence ao gênero Actinidia, que inclui cerca de 60 espécies. As variedades mais consumidas no mundo são “fuzzy” e “golden”.
Kiwis é nativo da China, onde também é a fruta nacional. Originalmente conhecido como “Yang Tao”, é uma fruta de forma oval, marrom esverdeada e com uma superfície áspera. A polpa interna é semi-translúcida e de cor verde brilhante, com um padrão radiante de espigas de cor mais clara, cheia de minúsculas sementes pretas comestíveis. Kiwis tem um sabor único e revigorante com uma textura suave e cremosa.
Itália, Nova Zelândia, França, Japão, Chile e Estados Unidos são os principais contribuintes para a produção comercial desta fruta, onde passou por várias mudanças de nome. Depois de trocar vários nomes, a fruta foi finalmente nomeada como “kiwi” em homenagem à ave nacional da Nova Zelândia por sua aparência pequena e marrom parecida com o casaco de pele do pássaro kiwi marrom que não voa.
Fatos nutricionais
Kiwi é uma excelente fonte de vitamina C (ácido ascórbico). Outras vitaminas, incluindo vitamina A, folato, vitamina E (alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona) também estão presentes em boas quantidades. A riqueza mineral do kiwi inclui uma enorme quantidade de potássio, juntamente com outros minerais, como cálcio, magnésio e fósforo. Todos estes nutrientes vitais na fruta vêm com um bônus adicional: a fibra dietética. Uma porção de 100 gramas de kiwi tem 61 calorias e 15 gramas de carboidratos. Assim, um pequeno kiwi é um verdadeiro tesouro de surpresas nutricionais.
Benefícios do kiwi para a saúde
A crescente popularidade global dos kiwis deve-se a uma incrível combinação de sua aparência única, sabor e qualidades nutricionais. Os benefícios da fruta para a saúde são:
Trata asma
Devido ao grande teor de antioxidantes e vitamina C no kiwi, a fruta é conhecida como um bom tratamento para asma. Ela melhora a função pulmonar e também previne sibilos em crianças.
Ajuda na digestão
Foi comprovado que o kiwi ajuda manter um sistema digestivo saudável. É uma deliciosa fonte de fibra que promove a digestão e mantém a saúde intestinal. Ela ajuda a trazer alívio da constipação, estimulando o sistema intestinal. As propriedades laxativas naturais desta fruta devem-se ao alto teor de fibras que acrescenta volume às fezes e as amacia.
Um estudo realizado em kiwi revelou que a fruta é rica em enzima proteolítica chamada actinidina, o que melhora a digestão das proteínas e facilita o movimento através do sistema digestivo. Polissacarídeos presentes na fruta ajudam a evitar a adesão de enteropatógenos e estimular as bactérias probióticas no cólon. Extratos de kiwi promovem o crescimento do ácido lático, inibem o desenvolvimento da bactéria Escherichia coli e ajudam a manter a saúde digestiva.
Aumenta a imunidade
Kiwi contribui favoravelmente para a regulação do sistema imunológico inato e adaptativo, o que é muito crítico para o funcionamento saudável do corpo. O consumo de kiwis ajuda no combate a infecções sazonais e outras doenças, o que se deve à sua ação antimicrobiana e antifúngica. Extratos de kiwi mostraram ter ação bacteriostática contra vários patógenos, incluindo Staphylococcus aureus e Staphylococcus pyogenes. Kiwi ajuda na redução dos sintomas de gripes e resfriados, bem como outras infecções do trato respiratório superior. Além disso, a fruta tem efeitos anti-inflamatórios e exibe a atividade de citosinas pró-inflamatórias.
Ação antioxidante e alto teor de vitamina C
Kiwi oferece uma quantidade impressionante de vitamina C, componentes fenólicos e carotenoides que promovem uma boa saúde. Um estudo comparativo envolvendo kiwi, laranja e toranja revelou que o kiwi tem qualidades antioxidantes mais fortes em comparação com as outras frutas. Devido à presença de fitoquímicos nutritivos, kiwi tem a capacidade de proteger o DNA presente nas células do corpo dos danos oxidativos causados pelos radicais livres, reduzindo assim o risco de inflamações e doenças.
Controla diabetes
Kiwi tem um baixo índice glicêmico (GI), o que o torna adequado para diabéticos. Um estudo realizado com extratos de kiwi mostrou que a ingestão dessa fruta ajuda a regular a adipogênese, o que é crítico na prevenção de diabetes. A disfunção dos tecidos adiposos no corpo acompanha o desenvolvimento de resistência à insulina e diabetes.
Reduz a coagulação do sangue
De acordo com um estudo, o consumo de algumas frutas diariamente ajuda a reduzir a resposta da agressão plaquetária ou o risco de coagulação do sangue. Esse efeito fibrinolítico da fruta nos vasos sanguíneos previne o risco de distúrbios tromboembólicos e cardíacos, como a aterosclerose.
Regula a pressão sanguínea
Os compostos bioativos presentes nos kiwis podem ajudar a diminuir os níveis de pressão arterial. Por isso, a fruta ajuda a mitigar o risco de certas condições causadas pela pressão alta, incluindo derrames e ataques cardíacos.
Melhora a saúde cardíaca
Como mencionado acima, o kiwi é rico em polifenóis protetivos, juntamente com vitamina C, vitamina E e potássio. Todos eles são eficazes na manutenção da saúde cardiovascular. Um estudo revelou que esta fruta exerce atividades inibitórias que auxiliam na redução de triglicérides no sangue, melhorando assim a saúde geral do coração.
Promove uma boa visão
Sendo uma rica fonte de fitoquímicos luteína e zeaxantina, o kiwi é adequado para cuidados com os olhos. Esses componentes úteis, juntamente com a vitamina A, protegem os olhos das cataratas, degeneração macular relacionada à idade e de outros distúrbios que destroem a visão.
Perda de peso
Com uma porção de 100 gramas de kiwi contendo apenas 55 calorias, essas frutas podem se tornar um excelente alimento para perda de peso. Seu sabor distinto também vem com fibra solúvel que promove a saciedade e, consequentemente, reduz fome.
Melhora o sono
Segundo um estudo, kiwi é uma boa fonte de serotonina, que ajuda a melhorar a qualidade do sono. A fruta também pode ajudar a melhorar a fase inicial do sono e reduzir o tempo de vigília após o início, proporcionando assim um alívio de qualquer distúrbio do sono. Estudos sugerem que padrões de sono irregulares são a principal razão por trás da ocorrência da doença de Alzheimer.
Esta fruta contém flavonoides como naringenina, quercetina, rutina, catequina e epicatequina, que modulam os receptores indutores do sono e são considerados um agente sedativo eficaz e natural. Devido a isso, a casca de kiwi é considerada um ingrediente potente para o desenvolvimento de remédios naturais para dormir.
Melhora a absorção de ferro
O kiwi é uma rica fonte de vitamina C e outros fitoquímicos como a luteína e a zeaxantina que ajudam a prevenir os distúrbios causados pela deficiência de ferro. Um estudo comparativo realizado entre o kiwi e a banana revelou que o consumo de kiwi, juntamente com um cereal matinal rico em ferro, resulta em um aumento significativo do ferro no organismo em comparação com a banana.
Bom para a gravidez
Kiwi é um fruto perfeito para uma mulher grávida devido à abundância de folato natural. O folato ajuda a prevenir a ocorrência de defeitos do tubo neural no feto e é essencial para o crescimento cerebral e cognitivo. Outros nutrientes vitais como a vitamina C, E e K, juntamente com os flavonoides presentes na fruta, também contribuem beneficamente para o desenvolvimento do feto e para a saúde da futura mãe.
Cuidados da pele
Kiwis ajudam a manter a pele saudável e suave, devido à sua contribuição significativa para o processo de síntese de colágeno. Kiwi contém vitamina C, que ajuda a manter a pele firme e acelera a cicatrização de cortes e abrasões. A vitamina E no kiwi ajuda a reduzir as linhas finas e a aparência das rugas. Também ajuda a reduzir os efeitos nocivos da radiação ultravioleta na pele, enquanto os antioxidantes presentes nesta fruta funcionam como um agente antienvelhecimento perfeito e previnem a pele de degeneração precoce, mantendo o aspecto jovem da mesma.
Previne câncer
Os médicos chineses tradicionais confiavam nos kiwis como um meio eficaz na cura de vários tipos de câncer, como câncer de cólon, câncer de fígado, câncer de mama, câncer de estômago e câncer de pulmão. Extratos de kiwis inibem a proliferação de células cancerígenas e protegem o dano endógeno ao DNA. O efeito da fruta deve-se ao fato dela ser citotóxica para as células cancerígenas malignas, sem afetar as células normais e saudáveis. Os antioxidantes, carotenóides, vitaminas e fibras contribuem beneficamente para a eficácia do kiwi na prevenção ou cura de vários tipos de câncer. A catequina, um fitoquímico presente no kiwi, ajuda a reduzir a toxicidade dos agentes anticancerígenos, estimulando assim a proliferação da medula óssea.
Trata a fibrose cística
Kiwis contém kissper, um peptídeo rico em cisteína, que pode ser útil no tratamento da fibrose cística.
Ação antifúngica
O kiwi é utilizado na preparação de produtos antimicrobianos para reduzir o desenvolvimento de resistência aos medicamentos convencionais para a infecciosidade fúngica e bacteriana.
Trata artrite
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, kiwi também é bom para o tratamento da artrite reumatoide. Inclua esta fruta em sua dieta para fazer uma contribuição nutricional a sua saúde.
Melhora o equilíbrio alcalino
A presença de minerais em kiwi ajuda a neutralizar a acidez do estômago, reduzindo assim o desconforto e a náusea causada pela mesma.
Como servir kiwi?
Kiwis podem ser consumidos de várias maneiras, que são descritas abaixo.
- Salada de frutas: Devido à sua aparência característica e sabor refrescante, o kiwi pode contribuir para o seu prato de salada de frutas como um toque tropical.
- Produtos de confeitaria: Kiwi rico em nutrientes pode ser usado como um ingrediente funcional para preparar produtos de confeitaria com um notório fator saudável.
Kiwi contém a enzima amaciante papaína que é útil para quebrar os tecidos fibrosos de carnes duras. No entanto, por essa mesma razão, o kiwi não combina bem com produtos à base de gelatina. A enzima papaína também é conhecida por ter um efeito coagulante no leite. Se você pretende usar o kiwi em quaisquer laticínios ou produtos à base de gelatina, cozinhe a fruta por um tempo para neutralizar as enzimas.
Como selecionar e guardar os kiwis?
- Pegue os kiwis que são macios e firmes e evite as frutas amassadas ou as que têm manchas úmidas. Kiwi maduro cede um pouco a uma pressão suave.
- Kiwis podem ser amadurecidos mantendo-os à temperatura ambiente, longe do calor ou da luz solar por alguns dias ou colocando-os junto com uma maçã ou banana em um saco de papel para acelerar o amadurecimento.
- Kiwi maduro pode ser armazenado na geladeira por algumas semanas.
Efeitos colaterais
Kiwi pode ter alguns efeitos colaterais, incluindo o seguinte:
- Reações alérgicas: As reações alérgicas podem variar de leves, a alergias orais localizadas e até anafilaxia, que pode ser fatal. Estudos sugerem que a presença de alérgenos significativos nos kiwis podem causar reações graves, predominantemente em crianças pequenas.
- Oxalatos: Kiwi é uma fonte de cristais de oxalato raphide. O consumo excessivo de alimentos ricos em oxalato, como o kiwi, pode favorecer o desenvolvimento de cálculos renais de oxalato de cálcio em alguns indivíduos. Além disso, kiwi pode interferir com a absorção de certos nutrientes, incluindo cálcio e magnésio.
Outros efeitos colaterais
- síndrome de alergia oral (SAO)
- dermatite
- diarreia
- alergia ao látex
- problema de pancreatite
- distúrbio hemorrágico
Mulheres grávidas ou lactantes devem consultar um médico antes de comer esta fruta. A fruta tem qualidades naturais de afinamento do sangue sem ter efeitos colaterais, como a aspirina tem, mas mesmo assim, moderação é tudo!