O jejum intermitente é uma das tendências mais populares para a perda de peso no momento. O método é considerado por muitos a direção mais moderna e segura para aqueles que querem perder peso – os adeptos desta dieta, por exemplo, afirmam que a dieta 16/8 é uma ferramenta muito eficaz para perda de peso e controle da pressão arterial.
Mas o que é a dieta 16/8 ou jejum intermitente?
De forma simples, este é um método de nutrição que inclui um jejum diário por 16 horas. Durante as 8 horas restantes, você pode comer, observando o equilíbrio diário de calorias e nutrientes que entram no corpo.
Devido à sua eficácia e à rápida eliminação de quilos extras, essa dieta rapidamente se tornou uma das mais populares em muitos países do mundo.
Dentro das 8 horas em que é permitido comer, aconselha-se dar preferência a alimentos saudáveis, pois isso garantirá a eficácia da dieta.
Se você acha que 16 horas sem comida é muito, não se apresse em tirar conclusões: comer seguindo a regra do 16/8 não é tão difícil se você alocar corretamente o tempo da maneira correta.
Recomenda-se que o longo período de “fome” seja reservado para a noite ou em qualquer que seja o horário de repouso, pois nesse período você já passará algum tempo sem comer devido ao sono. Assim, você poderá fazer essa dieta sem alterar demais sua rotina e terá menos perdas de conforto habitual.
Por exemplo, você pode comer das 11h00 da manhã às 19h00 da noite e depois ficar em jejum até as 11h do outro dia, ou ainda, comer das 10h às 18h e então jejuar até as 10h da manhã seguinte. Faça como se sentir mais confortável e de acordo com seus próprios hábitos.
Algumas pessoas especialmente motivadas e que desejem resultados rápidos podem reduzir o tempo livre para comer em duas horas, para apenas 6 horas por dia (por exemplo, das 12h às 18h) e, durante o resto do tempo, se manter em jejum.
O jejum intermitente é baseado nas regras descritas no livro The 8-Hour Diet, de David Zinczenko e Peter Moore, editor-chefe da revista Men’s Health, que acreditam que um espaço maior entre as refeições dá ao corpo o tempo necessário para digerir os alimentos e queimar o excesso de reservas de gordura.
O que posso comer nessa dieta?
Essa dieta permite que você coma o que desejar desde que respeite o período de oito horas, sendo que, no entanto, para que você perca mais peso, o mais adequado e indicado, ainda é uma dieta balanceada.
Dê alguma preferência para alimentos balanceados que ajudem a queimar a gordura extra e a melhorar a saúde geral do seu organismo.
Especialistas recomendam que pessoas que façam jejum intermitente escolham alimentos dietéticos: carne magra (frango, peru, carne), peixe, ovos, laticínios, legumes, nozes e feijão, etc. As refeições devem ser distribuídas uniformemente pelas oito horas.
Quanto às 16 horas restantes, podem ser consumidas apenas água, chá ou café sem açúcar.
Como a dieta funciona e quais são seus benefícios?
Estudos mostram que a dieta 16/8 ajuda a perder peso sem que a pessoa tenha que experimentar aquela constante sensação de fome.
Os pesquisadores também descobriram que aqueles que seguem uma dieta limitada no tempo, consomem menos calorias, perdem peso e, ao mesmo tempo, melhoram sua pressão arterial (especialmente aqueles que a têm desregulada ou alta).
Em média, os participantes do último estudo consumiram cerca de 350 calorias a menos por dia e perderam cerca de 3% do seu peso corporal durante a dieta.
O jejum intermitente é especialmente benéfico para quem janta tarde e come demais à noite, uma vez que, contanto que a noite tenha sido o período determinado para jejuar, limita refeições nesse horário.
Acredita-se também que o jejum intermitente ajude a reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas, bem como a reduzir inflamações e o nível de cortisol no sangue (o que influi diretamente sobre o estresse).
Café da manhã é a refeição mais importante do dia: verdade ou mito?
Muitos perguntam: “mas e o café da manhã?”. Afinal muitos alegam que essa é a refeição mais importante do dia.
Vale notar que as opiniões sobre os benefícios do café da manhã são bastante contraditórias, e o debate sobre se devemos começar o dia com uma refeição pesada ou leve ainda está em andamento.
Alguns dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, enquanto outros dizem que a melhor maneira de queimar gordura é parar de comer apenas por comer e passar a comer só quando existe fome, o que favorece o jejum intermitente.
Deixar de tomar um café da manha reforçado pode ser muito benéfico para a saúde e também para a perda de peso, mas o fato é que estamos acostumados a comer logo de manhã e que perder esse hábito pode ser, além de complicado, meio sofrido.
Conseguir pular o café da manhã pode ser a chave para o sucesso para um jejum intermitente bem-sucedido, pois quando a pessoa fica em estado de fome por mais tempo (16 a 18 horas), o corpo começa a queimar gordura mais ativamente, a fim de garantir o fornecimento de energia.
Se isso for complementado por uma abordagem razoável à dieta e ao consumo de calorias, muito em breve você obterá um resultado sustentável na forma de perda de gordura e quilos extras.
O jejum intermitente é a tendência mais popular para a perda de peso
Estudos mostram que, surpreendentemente, o jejum intermitente causa menos perda muscular do que outras dietas com restrição calórica, o que o torna especialmente atraente para quem faz exercícios regulares e intensos.
Muitos temem que recusar o café da manhã os deixe famintos como um lobo ao meio-dia, mas, na verdade, depois do café da manhã, sentimos com mais rapidez que estamos com fome de novo, porque tudo depende da quantidade de açúcar contido no seu sangue.
Quando comemos alimentos com carboidratos, nosso corpo os transforma em glicose (açúcar). Os níveis de glicose no sangue aumentam. E quanto mais rápido esses níveis caem, mais rápido eles tendem a cair – e esses saltos causam uma sensação de fome, letargia e desejo por doces
Um café da manhã com carboidratos e uma pequena quantidade de fibras e proteínas fornece apenas um aumento de energia a curto prazo, após o qual a fome rapidamente se instala – geralmente depois de algumas horas. Se você pular o café da manhã, o corpo começará a “passar fome” imediatamente e usará suas próprias reservas de gordura.
Vale ressaltar que, para algumas pessoas, o café da manhã é muito importante. Nesse caso, é possível pular o almoço e o jantar, ou simplesmente mudar as horas livres para comer, fazendo com que seja permitido comer pela manhã. Por exemplo, muitos adeptos do jejum intermitente comem até o meio-dia e passam o resto do dia apenas à base de água e bebidas sem açúcar.
Se você se sentir confortável sem o café da manhã, se não tiver problemas de estômago e com os níveis de açúcar no sangue, tente mudar o café da manhã para mais tarde – às 9 ou 10 da manhã.
Assim, você pode prolongar o tempo de fome e gerar um impacto positivo sobre seus hábitos alimentares.
Se você não estiver com fome até a noite, não faz sentido forçar-se a comer quando realmente não precisa.
Seja saudável!
Leia também:
Banhos aromáticos: como preparar corretamente banhos com óleos essenciais?
6 surpreendentes benefícios da manteiga de cacau
8 incríveis benefícios do Pistache
14 incríveis benefícios do Cobre
10 incríveis benefícios do Fósforo
5 incríveis benefícios do Óleo de Dendê
Óleo de Noz – alimento para a mente