Em nosso país, o espinafre não é tão popular como, por exemplo, na França, onde é chamado de “rei” e considerado uma “vassoura” para o estômago. Nesse país europeu, a planta cresce em todo lugar.
Hoje, a maioria dos residentes dos EUA consome espinafre, e esse vegetal tornou-se um dos mais populares neste país. Já em alguns outros países, ele não é muito valorizado.
O vegetal não tem um sabor muito pronunciado, como muitos outros vegetais que estamos acostumados. Além disso, ele não pode ser armazenado por um longo tempo como outros vegetais e rapidamente perde suas propriedades.
As propriedades uteis do vegetal são bem numerosas e, por conta disso, muitos nutricionistas o consideram o principal e o melhor vegetal, pelo menos entre aqueles que crescem em latitudes com clima temperado.
Um armazém de vitaminas e minerais
O espinafre contém proteínas, carboidratos e até gorduras: orgânicas, ácidos graxos saturados e insaturados, fibra, amido, açucares, vitaminas A, E, C, H, K, PP, muitas vitaminas do grupo B, betacaroteno, cálcio, magnésio, sódio, potássio, fósforo, ferro, zinco, cobre, manganês e selênio.
O teor de proteína nas folhas é muito alto: só nas leguminosas, como feijão e ervilha, o teor de proteínas é maior. Vitaminas importantes como A e C no espinafre são termoestáveis e preservadas durante o tratamento térmico.
Outros vegetais também contam com muitos nutrientes, mas uma composição tão rica de vitaminas e minerais é bastante rara. É por isso que os benefícios deste vegetal de folhas verdes não devem ser subestimados.
Tudo sobre os benefícios do espinafre
O espinafre fornece nutrientes ao corpo e remove toxinas. O único vegetal que tem mais caroteno que o espinafre é a cenoura. Devido ao alto teor de ferro, ele também ajuda a hemoglobina a se tornar mais ativa e a suprir melhor as células com oxigênio; ele melhora o metabolismo e ajuda o corpo a produzir energia.
É claro que, com uma composição tão surpreendente, o espinafre é muito útil não apenas como um produto dietético, mas também como meio para a prevenção e tratamento de muitas doenças.
Comer espinafre é bom para dentes e gengivas, previne a anemia e o desenvolvimento de tumores, fortalece os vasos sanguíneos, estimula o pâncreas e normaliza a atividade intestinal. O efeito do vegetal nos tumores é tão eficaz que médicos ao redor do mundo o prescrevem como uma dieta adicional durante o tratamento da doença.
O espinafre é muito bom para mulheres grávidas e crianças pequenas, pois contém quase todas as vitaminas necessárias e muitos minerais, ao passo que também é perfeitamente digerido, pois contém substâncias que estimulam a atividade das glândulas salivares e pancreáticas.
Como um produto dietético com leve efeito diurético, laxante, anti-inflamatório e tônico, ele é incluído na dieta para tratar fadiga crônica, doenças do sistema nervoso, anemia, hipertensão e diabetes, gastrite e enterocolite.
Propriedades
Fora os tantos benefícios citados acima, o espinafre protege as membranas mucosas de danos, normaliza o metabolismo de carboidratos, participa no desenvolvimento de hormônios importantes para o corpo e ajuda a perder peso.
Em pessoas frequentemente expostas ao estresse no trabalho, o espinafre ajuda a restaurar a calma e o desempenho.
O vegetal contém iodo. Portanto, é bom em tratamentos da glândula tireoide. Ele é de fácil digestão e rapidamente absorvido, ao contrário de muitos outros vegetais verdes.
Além disso, o espinafre contem muita fibra e clorofila, e por isso estimula a atividade intestinal e combate constipação.
Poucas pessoas sabem que comer espinafre é muito bom para a saúde dos olhos: ele contém luteína e outras substâncias que protegem as células nervosas e previnem doenças graves como a distrofia da retina. A luteína pode se acumular no tecido ocular: ela melhora a visão e reduz a fadiga ao trabalhar em computadores por muitas horas.
Alterações da visão relacionadas à idade aparecem muito mais tarde se a pessoa comer bastante espinafre – pelo menos 350 g por semana. Desta forma, você pode manter a saúde e beleza dos olhos. No entanto, se a visão já começou a se deteriorar, o melhor a se fazer é tentar comer 250 g de espinafre por dia para restaurá-la.
Como comer espinafre
Eles usam espinafre fresco ou cozido, assam, usam como recheio de tortas, preparam saladas, salgadinhos e molhos com ele. Na indústria alimentícia, o espinafre é usado para preparar corantes, alimentos enlatados e temperos são feitos a partir dele.
Sopa de espinafre é saborosa e leve; O espinafre ajuda na assimilação de carne, peixe e outros alimentos proteicos. Uma boa combinação nutricional é espinafre com bacon, queijo ou creme.
Naturalmente, as folhas frescas de espinafre são mais saudáveis do que as cozidas, e os caules jovens e finos adicionados às saladas aumentam significativamente seu valor nutricional. Espinafre cozido é recomendado para incluir na dieta daqueles que sofrem de dor lombar – ajuda a se livrar deles.
Informações nutricionais do espinafre
A porcentagem do consumo diário é dada entre parênteses. O valor nutricional é baseado em 100 gramas de espinafre fresco, de acordo com informações do Departamento de Agricultura dos EUA.
Informação geral:
- Valor energético – 23 quilocalorias (1%);
- Carboidratos – 3,63 gramas (3%);
- Proteína – 2,86 gramas (5%);
- Gorduras – 0,39 gramas (1,5%);
- Colesterol – 0 miligrama (0%);
- Fibra, que faz parte do alimento – 2,2 gramas (6%).
Vitaminas:
- Ácido fólico (vitamina B9)- 194 microgramas (48,5%);
- Niacina (vitamina B3) – 0,724 miligramas (4,5%);
- Ácido pantatênico (vitamina B5) – 0,065 miligrama (1%);
- Piridoxina (vitamina B6) – 0,195 miligramas (15%);
- Riboflavina (vitamina B2) – 0,189 miligramas (14,5%);
- Tiamina (vitamina B1) – 0,078 miligramas (6,5%);
- Vitamina A – 9377 unidades internacionais (UI, UI) – 312%;
- Vitamina C – 28,1 miligramas (47%);
- Vitamina E – 2,03 miligramas (13,5%);
- Vitamina K – 482 microgramas (402%).
Eletrólitos:
Minerais:
- Cálcio – 99 miligramas (10%);
- Cobre – 0,130 miligrama (14%);
- Ferro – 2,71 miligramas (34%);
- Magnésio – 79 miligramas (20%);
- Manganês – 0,897 miligrama (39%);
- Zinco – 0,53 miligramas (5%).
Fitonutrientes:
- betacaroteno (ß-caroteno), 5626 microgramas;
- Beta criptoxantina (ß-criptoxantina) – 0 microgramas;
- Luteína Zeaxantina – 12198 microgramas.
Receitas populares e tratamentos
Suco de espinafre fresco limpa o corpo, alivia a fadiga e repõe as reservas de energia se você beber de manhã com o estômago vazio. O suco estimula o trabalho de muitos órgãos e sistemas: um efeito positivo no fígado, rins e intestinos, ajuda na asma e na tosse seca.
Para inflamação das gengivas, ele pode ser usado com enxaguante bucal, gargarejos podem ser feitos para inflamação das amígdalas – a garganta.
Se você adicioná-lo a outros sucos vegetais, eles começam a agir suavemente no corpo, como o próprio suco de espinafre.
Para as pessoas que têm um estilo de vida sedentário, é suficiente beber 1-2 xícaras de suco de espinafre por semana, e aquelas que se movimentam muito, praticam esportes e fazem trabalho físico, devem usá-lo com mais frequência.
Suco de espinafre misturado na proporção 1:1 com óleo de amêndoa, é muito bom para a saúde, especialmente para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Folhas frescas ou purê de espinafre reduzem a inflamação e o inchaço, são usadas para furúnculos e picadas de insetos – abelhas e vespas.
Para o tratamento de queimaduras ou eczema, usa-se uma pasta de folhas de espinafre cozidas em azeite – o preparo deve ser feito sempre no momento de usar, essa mistura não deve ser reaproveitada. A mesma pasta pode reduzir sardas e melhorar a aparência.
Na frança com louvor
A propósito, na França, o espinafre é especialmente popular na culinária: eles gostam de cozinhar uma grande variedade de pratos, gostam de comê-lo em todas as formas e enxaguam o rosto com suco fresco da planta.
Devido a sua grande quantidade de vitamina E e A o vegetal ajuda a manter a juventude e aparecia de frescor da pele por mais tempo, por isso os franceses em especial as franceses fazem um constate da planta seja em forma de alimentos cremes e tudo o mais.
Nos Estados Unidos, os adultos tentam ensinar as crianças a comê-lo o mais cedo possível, porque ele promove o crescimento adequado, o desenvolvimento dos ossos e previne o raquitismo.
Leia também:
Tortilhas de espinafre e barriga de porco
Os segredos do óleo essencial de manjericão
Para que serve a vitamina B8 ou inositol
Para que serve a vitamina B7 ou biotina