Todo mundo provavelmente sabe que as vitaminas do complexo B são boas para o corpo, mas o que exatamente queremos dizer com isso? O fato é que elas ajudam a obter energia de carboidratos e gorduras, são responsáveis pela produção de hormônios e neurotransmissores, garantem o funcionamento do sistema nervoso e a saúde da pele. Estas são, portanto, substâncias essenciais para o nosso corpo.
O papel das vitaminas do complexo B no corpo
Vitaminas são substâncias especiais que catalisam uma série de reações químicas no organismo e controlam a produção de macronutrientes. Isso tudo leva ao fato de que vitaminas apoiam as funções vitais do organismo em geral.
A cada grupo de vitaminas, uma letra do alfabeto latino é atribuída. Mas, curiosamente, a primeira vitamina a ser isolada em 1912 não foi vitamina A, e sim um complexo de vitaminas do grupo B. Era uma substância cristalina solúvel em água. O autor da descoberta, Casimir Funk, chamou essa substância de “vitamina”, o que significa uma substância vital.
Com o tempo, descobriu-se que a substância cristalina isolada por Funk era um complexo completo de compostos biologicamente ativos. Essas substâncias começaram a receber números – B1, B2, etc.
Hoje em dia, o grupo B inclui 8 vitaminas essenciais que são coenzimas, ou seja, substâncias que ajudam nas reações bioquímicas dentro das células.
A falta de vitaminas torna o processamento de proteínas, gorduras ou carboidratos, ineficaz. Devido a isso, o sistema nervoso, as células cardíacas e os músculos são prejudicados, bem como a síntese da hemoglobina e a imunidade.
É inútil tentar criar um depósito de vitaminas do complexo B no corpo – elas quase não se acumulam nos tecidos. Mas isso também é um benefício, pois torna a “overdose” desses compostos praticamente impossível. No entanto, ninguém deve tomar doses muito acima do indicado.
Grupo B: diferentes, mas juntas
O complexo vitamínico do grupo B inclui vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. Os números não estão organizados em ordem, porque nem todas as substâncias descobertas se provaram indispensáveis para o corpo. Vamos dar uma olhada em cada uma delas:
B1 ou Tiamina
Fornece metabolismo energético e utilização eficiente de carboidratos. Com a falta dessa substância, o corpo “muda” para outros macronutrientes em busca de energia, o que leva à malformação muscular e distrofia. Produtos da decomposição incompleta de carboidratos se acumulam no corpo e, como resultado, surgem problemas com o sistema nervoso. Outra função da vitamina B1 é a absorção de ferro pelo corpo.
B2 ou Riboflavina
Em sua forma livre, está contida na retina, onde serve como proteção. Por isso, essa vitamina é prescrita para a catarata. Além disso, ela regula o sistema imunológico, participa de reações bioquímicas e acelera o metabolismo da vitamina B6.
B3 ou Niacina
Essa é a vitamina que ajuda na divisão celular e na síntese de proteínas, na respiração celular nas mitocôndrias e em muitos outros processos. Hormônios esteroides, ácidos graxos e alguns outros compostos são formados com a participação desta vitamina.
B5 ou Ácido Pantatênico
Mais de uma dúzia de reações bioquímicas diferentes ocorrem no corpo com a ajuda dessa vitamina, começando com a síntese de hormônios, até produção de hemoglobina e o metabolismo energético. Além disso, esta substância suporta a nossa microflora intestinal.
B6 ou Piridoxina
Ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco e afeta o equilíbrio do sistema hormonal feminino. Ela ajuda na a síntese de hemoglobina e outras proteínas. O ácido gama-aminobutírico, produzido com a ajuda dessa vitamina, ajuda a acalmar o sistema nervoso e evita convulsões.
B7 ou Biotina
Também conhecida como Biotina, garante a saúde da pele e do cabelo e está envolvida na síntese de ácidos graxos e outras reações bioquímicas.
B9, Ácido fólico
Com vários nomes, o ácido fólico é criticamente importante para mulheres grávidas, uma vez que ingerir complexos vitamínicos com ácido fólico ajuda a prevenir 92% dos casos de defeitos congênitos do sistema nervoso. Além disso, a falta de B9 leva ao desenvolvimento de anemia.
Vitamina B12 ou Cobalamina
Conhecida como um fator antianêmico, até 1926, a anemia causada pela falta desta substância era uma doença fatal. A primeira “cura” para essa doença foi… fígado cru. Em 1955, o fator antianêmico foi isolado do fígado e sua estrutura foi decifrada.
Vitamina B4 ou Colina
Esta substância impede o desenvolvimento da obesidade do fígado e faz parte de quase todas as células.
B8 ou inositol
Ajuda a preservar a condição do cabelo, a visão e, como a Colina, protege contra o fígado gordo. Esta substância também é chamada de “fator contra a alopecia”.
B10 ou Ácido Para-Aminobenzóico
Ajuda a sintetizar o DNA e o RNA e controlar o sistema nervoso.
Se houver estas substâncias biologicamente ativas no corpo em quantidades suficientes, ele funcionará normalmente. Mas assim que a concentração de uma vitamina se torna menor que o normal, o sistema inteiro falha.
O que acontece na deficiência de vitamina do complexo B?
Na maioria das vezes, surge uma falta de não apenas uma substância, mas de várias vitaminas ao mesmo tempo. Esta condição é chamada de poli-hipovitaminose. Note que deficiências de micronutrientes afetam tanto adultos quanto crianças, e podem ser observadas em qualquer época do ano.
- Os sinais mais frequentes de falta de vitaminas do complexo B são
- fadiga,
- irritabilidade,
- diminuição da memória e da atenção,
- falta de apetite,
- insônia
- e hematomas na pele.
Rachaduras nos cantos da boca aparecem como resultado da deficiência de vitamina B2 ou B6. Já a falta de vitamina B5 causa descamações na pele e dermatites.
A anemia pode se desenvolver como resultado da deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B9 e B12, uma vez que cada uma destas substâncias é responsável pela formação de hemoglobina e síntese de glóbulos vermelhos. Portanto, é importante que seu complexo vitamínico inclua todas essas vitaminas.
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B
O caminho natural para evitar a falta de vitaminas B é manter o controle de sua dieta. Basta ter variedade de alimentos nela e, se possível, evitar produtos industrializados, enlatados e refinados. Produtos purificados (como por exemplo arroz polido) contêm poucas vitaminas, pois elas estão concentradas na casca. Durante a conservação dos alimentos, a maioria dos compostos do grupo B é destruída.
Vamos citar uma lista de alimentos que contêm vitaminas do complexo B em abundância:
A maior quantidade de vitamina B1 é encontrada no lombo de porco. Ervilhas, farinha de aveia (não instantânea) e trigo sarraceno também são boas fontes.
A B2 é encontrada no fígado e no coração, assim como no queijo, ovos e farinha de aveia.
A vitamina B3 é abundante no fígado, assim como em ovos e legumes – soja, ervilha e feijão.
a niacina é encontrada no fígado, bem como no amendoim, em sementes de girassol, cogumelos, carnes, aves e trigo sarraceno.
Fígado, soja, milho e arroz podem ajudar na deficiência de biotina.
O ácido fólico é encontrado na salsa e no espinafre. No entanto, é mais fácil obter a taxa diária desta vitamina a partir de fígado, queijo cottage, soja, feijão ou quirela.
Finalmente, o fator antianêmico B12 pode ser obtido a partir de fígado, cavala, sardinha, arenque e outros peixes. Também é encontrado em carne bovina, em queijo cottage e queijo parmesão.
Vitaminas sintéticas e suplementos dietéticos
Se já houver sinais de hipovitaminose você pode encontrar dezenas de complexos vitamínicos e suplementos alimentares enriquecidos com vitaminas numa simples farmácia. Fazer uma escolha, no entanto, pode não ser fácil.
Preparações de uma vitamina e complexos que consistem em vários componentes inter-relacionados ajudam a lidar com um problema específico. Por exemplo, com anemia, é bom usar preparações contendo ferro, vitaminas B6, B9, B12, C e alguns microelementos. Para problemas neurológicos e doenças de pele, use complexos contendo vitaminas B1, B6 e B12.
Complexos contendo várias vitaminas e minerais geralmente contêm pequenas doses de substâncias ativas. Eles cobrem a necessidade do corpo por esses compostos e compensam sua falta nos alimentos.
Se as preparações de uma vitamina específica são mais usadas para tratamento de doenças, complexos multivitamínicos são uma escolha razoável para a prevenção da hipovitaminose.
Já os suplementos dietéticos contêm substâncias naturais biologicamente ativas. Às vezes, eles são enriquecidos com uma mistura de vitaminas, o que aumenta sua eficácia. Muitas vezes, estes são extratos ou essências vegetais, preparações à base de levedura, albumina alimentar ou outros produtos animais.
Vitaminas do grupo B são substâncias vitais. Para evitar sua deficiência, é preciso monitorar sua dieta, manter sua diversidade e fazer um tratamento multivitamínico e/ou suplementos dietéticos mais de uma vez por ano a fim de evitar a hipovitaminose. Se os sintomas de deficiência de vitamina já apareceram, então você deve consultar um médico e começar a tomar complexos multivitamínicos especiais.
Leia também:
7 maravilhosos benefícios da fruta dragão ou Pitaya
O princípio do impacto dos aromas no corpo humano
22 maneiras de perder peso naturalmente
10 remédios naturais contra a dor de cabeça
13 maravilhosos benefícios da maçã para a saúde