Há muito foi notado que aqueles cavalos cuja dieta consiste principalmente de aveia, tanto grão como palha, trabalham bem e vivem por muito tempo sem nenhuma doença. Neste contexto, vale ressaltar que ela é igualmente útil para humanos.
A frase inesquecível do Cão dos Baskervilles, “Aveia, sir!” mais uma vez nos lembra de que os britânicos, especialmente os escoceses, não podem imaginar começar a manhã sem antes comer mingau desse cereal.
Muitos cientistas tendem a considerar o sul da Europa como o berço da aveia. O homem começou a cultiva-la na Idade do Bronze, apenas como ração para cavalos e gado.
Plínio, o Velho até mesmo chegou a classificá-la como erva daninha e pediu que os campos fossem livrados dela, mas não deixou de mencionar que os sábios alemães cozinhavam mingau a partir de aveia.
Galeno também escreveu sobre a aveia, dizendo que os hindus cultivavam o cereal para seus animais de estimação e para seu próprio consumo.
Na Rússia, a aveia começou a ser cultivada a partir do século VI d.C., e era considerada uma comida saborosa e saudável. Eles a usavam para alimentar bebês e curar adultos de muitas doenças, enquanto o kissel (xarope de sumo de frutos engrossado com fécula, que pode ser de batata, de milho (maizena) ou flocos de aveia – nota de tradutor) de aveia era reverenciado na Rússia como um prato sagrado.
A aveia é frequentemente mencionada em canções antigas cantadas na época do Natal. Nos casamentos, a noiva e o noivo eram polvilhados com grãos de aveia, pois isso, supostamente traria riqueza e felicidade para a casa.
Já os velhos livros de sonhos afirmavam que sonhar com aveia é um presságio de grande sucesso, pois simboliza saúde e riqueza.
Sobre a planta
A aveia comum (Avena sativa L) é uma planta anual da família Poaceae. O sistema radicular da aveia é fibroso, algumas raízes vão a um metro e meio de profundidade. Várias hastes com 1 – 1,5 metros de altura podem crescer de apenas um sistema radicular.
As folhas são longas, largas e pontiagudas. As pequenas flores são coletadas em inflorescências soltas ou compactas, e podem ser brancas, amarelas, levemente rosadas, acastanhadas ou marrom-avermelhadas.
A aveia é uma planta autopolinizada. Existem espécimes de aveia também com polinização cruzada. A planta começa a amadurecer e florescer de cima para baixo. Grãos maiores também são obtidos a partir do topo da panícula.
Plantando Aveia
A aveia é uma planta que gosta de luz. Ela precisa de 80 a 120 dias para germinar, florescer e amadurecer. Apesar do fato de ser exigente com a luz, no entanto, é pouco exigente com a temperatura: suas sementes germinam a 2 ° C, ao passo que aos 3-4 ° C, surgem brotos fortes e viáveis. No entanto, para que cresça bem, é bom que a temperatura se mantenha no nível de pelo menos 14-16 ° С.
A aveia é uma planta que gosta de umidade e não tolera a seca. Não é exigente no que se refere aos solos, mas responde bem à calagem. Para render, ela também requer nitrogênio, potássio e fósforo.
Vitaminas e minerais em abundância
Os grãos de aveia são ricos em amido, gordura e proteínas. Eles também contêm vitaminas B1, B2, B6, PP, K, caroteno, nicotínico e outros ácidos, triptofano, lisina, óleos essenciais, goma, potássio, magnésio, fósforo, ferro, cromo, manganês, zinco, níquel, cobre, flúor, iodo, enxofre e cobalto.
A aveia tem sido usada há muito tempo na medicina popular. Um simples mingau tem propriedades verdadeiramente mágicas e é capaz de fortalecer pessoas enfraquecidas após cirurgias e doenças graves.
Ela é útil para a obesidade, diabetes, aterosclerose, doenças dos rins, fígado, pâncreas e tireoide e doenças gastrointestinais.
O cereal aumenta a resistência, retarda o envelhecimento e rejuvenesce o corpo, melhorando a condição da pele e do cabelo. Em qualquer forma reduz o açúcar no sangue e remove toxinas e mau colesterol do corpo, restaurando o ritmo cardíaco e acalmando o sistema nervoso e reduzindo o risco de muitas doenças.
Tramentos caseiros
Desde os tempos antigos, os kissels de aveia eram considerados o melhor agente de combate a indigestão e inflamação gastrointestinal.
A aveia é um alimento dietético recomendado para pessoas que querem perder peso, pois participa ativamente no metabolismo da gordura e ajuda na absorção de carboidratos. Como agente de fortalecimento, é indispensável para astenia, fraqueza e tonturas.
A infusão do cereal possui propriedades antipiréticas, diaforéticas e diuréticas. Ela é útil também para pessoas com distúrbios metabólicos do tecido nervoso e do sangue, para aqueles com cabelo dividido e perda de cabelo, bem como unhas quebradiças.
-
Decocção tônica com mel:
Despeje 1 xícara de grãos de aveia lavados em 1 litro de água fervida e cozida em fogo baixo até que reste apenas a quarta parte do volume original. Coe, divida em partes iguais e tome 3 vezes ao dia, adicionando 1 colher de chá de mel. Este remédio acalma o estômago e alivia dores nas articulações.
-
Para exaustão nervosa:
Despeje 1 copo de água em 1 colher de sopa de farinha de aveia e infunda durante a noite. Beba em porções separadas ao longo do dia.
-
Para pneumonia:
Despeje 1 litro de leite em 1 xícara de aveia com casca lavada e cozinhe por cerca de uma hora em fogo baixo. Coe e beba quente, com adição de manteiga e mel.
-
Para diarreia:
Despeje 2 xícaras de água fervida em 2 xícaras de farinha de aveia e deixe por 4-5 horas. Em seguida, cozinhe em fogo baixo até engrossar. Tome porções iguais antes das refeições ao longo do dia.
-
Para resfriados e febre:
Despeje 1 litro de água em ½ xícara de palha de aveia picada e cozinhe por meia hora. Cubra com um pano e deixe repousar por 2 horas. Coe e tome 2 colheres de sopa 3 vezes ao dia antes das refeições.
É útil limpar o rosto com uma decocção de aveia e fazer banhos para as mãos.
-
Para limpar o corpo de toxinas:
Despeje 2 litros de leite fervente em 200 g de aveia e abafe em uma garrafa térmica por 4-5 horas. Tome em pequenos goles durante o dia. O curso do tratamento é de 2 meses.
Ao limpar o corpo com aveia, você não pode tomar álcool e comer alimentos salgados.
Como toda ajuda é bem vinda:
Para que sempre tenha dinheiro na casa, os magos recomendam manter uma pitada de aveia com casca na cozinha.