A celulite é um dos principais problemas das mulheres modernas. E na falta de cuidados com o corpo, a situação só piora. Um dos produtos que combatem da melhor forma a celulite é a argila, mas apenas se usada corretamente, pois isso garante o máximo de resultados e evita consequências negativas.
- O que é celulite
A celulite é uma estrutura modificada de gordura subcutânea, que se manifesta de forma pouco estética na superfície do corpo. A principal causa dessa condição é a obstrução do fluxo sanguíneo e a falta de nutrientes necessários nas células da epiderme.
Com o tempo, o defeito cosmético pode se transformar em um problema sério, pois as áreas afetadas na ausência de tratamento tornam-se gradualmente imobilizadas.
Para impedir o desenvolvimento do problema, é necessário tomar certas medidas, que incluem:
- alimentação saudável;
- exercícios regulares;
- beber bastante água;
- 7-8 horas de sono por dia;
- minimizar situações estressantes;
- procedimentos cosméticos regulares destinados a combater a celulite, tais como: envoltórios, massagens, etc.
-
Argila: propriedades e tipos
A argila é uma substância natural formada pela destruição de rochas devido aos efeitos do vento e da água. O produto contém silício e outros componentes orgânicos, devido aos quais é frequentemente usado na área de cosmetologia.
Curiosamente, a argila era conhecida mesmo na época de Cleópatra, quando a famosa rainha usava essa substância para manter a elasticidade e a juventude de sua pele.
-
Propriedades úteis gerais
Independentemente da cor, a argila tem os seguintes benefícios para a pele:
- limpa,
- hidrata,
- acalma,
- aumenta a eficácia de outros produtos de cuidado,
- ativa o metabolismo celular,
- ajuda a restaurar o tom natural da pele,
- firma,
- promove a remoção do excesso de umidade das células,
- tem vitaminas e minerais,
- melhora a microcirculação.
-
Variedades
Existem argila de várias cores, e dependendo dessa característica, o produto tem diferentes propriedades. O melhor é experimentar todas e escolher aquela que funciona melhor para você.
Os principais tipos de argila são:
-
Argila branca:
Mais frequentemente usada para cuidados pessoais do que outros tipos, essa variedade lida com doenças da epiderme, bem como com a remoção de toxinas dos tecidos.
A argila branca é recomendada para peles propensas a erupções cutâneas. O produto fecha os poros, remove o excesso de sebo da superfície da epiderme e tem um poderoso efeito anti-inflamatório.
O uso regular ajuda a restaurar a elasticidade e firmeza da pele, suavizando o tom e promovendo o desaparecimento da celulite.
- Argila azul:
De todas as variedades, esse tipo de argila possui o efeito antienvelhecimento e regenerador mais pronunciado. O produto é recomendado para peles oleosas e problemáticas.
Essa argila cura efetivamente feridas e outros ferimentos leves na superfície da epiderme. A argila azul penetra profundamente no tecido e melhora o metabolismo a nível celular.
Além disso, essa variedade de argila clareia manchas da idade e uniformiza a cor da pele. A argila azul também melhora a microcirculação sanguínea, alivia edemas e ajuda a aumentar a produção de colágeno no organismo. É conhecida também por suavizar a textura da pele.
-
Argila verde:
A cor desse produto se deve ao excesso de ferro em sua composição. Essa variedade de argila restaura o equilíbrio hídrico da epiderme, amacia e nutre as células, seca pequenas inflamações, melhora a circulação capilar, limpa os poros e remove o excesso de gordura da superfície da pele.
O produto contém íons de prata, e portanto, tem um forte efeito antibacteriano. Ele promove o rejuvenescimento da pele e melhora a produção de elastina.
A argila verde vai bem com outras cores e é mais aconselhada para uso por pessoas com peles normais.
-
Argila vermelha:
Esse produto contém óxido de ferro e cobre. Ele é ideal para peles desidratadas e excessivamente sensíveis. A argila vermelha acelera o fluxo sanguíneo, hidrata e suaviza a epiderme, esfolia as células mortas, satura os tecidos com oxigênio e aumenta a elasticidade da pele.
O produto é perfeito para cuidados antienvelhecimento. Além disso, a argila vermelha tem um poderoso efeito tônico, o que a torna eficaz no combate à celulite.
Você mesma(o) pode coletar argila vermelha para a preparação de produtos, pois esse tipo é frequentemente encontrado na natureza.
- Argila rosa:
Esta variedade é obtida pela mistura de argila branca e vermelha. O produto age da forma mais suave possível, o que permite seu uso na epiderme excessivamente seca e sensível.
A argila rosa suaviza, nutre, rejuvenesce, tonifica e limpa a pele. Além disso, melhora o metabolismo a nível celular e restaura a elasticidade da epiderme.
-
Argila amarela:
Contém muito ferro e potássio, devido aos quais regula o fluxo de oxigênio nos tecidos, remove efetivamente as impurezas acumuladas das células e alivia inflamações.
O produto tonifica a pele e acelera o metabolismo intracelular. A argila amarela é ótima para peles oleosas, envelhecidas e manchadas.
- Argila cinza:
Esse produto é extraído no mar em grandes profundidades. Essa argila cinza é usada para hidratar e tonificar a pele e ajuda a limpar, fechar os poros, tratar acnes e rejuvenescer.
Além disso, o produto suaviza e nutre peles problemáticas, secas e desidratadas. Com uso regular, a pele se torna mais elástica.
-
Argila preta:
Essa argila contém muito ferro, estrôncio, magnésio, quartzo e cálcio. Ele limpa a pele, acelera o fluxo sanguíneo e linfático, estimula o metabolismo intracelular e hidrata os tecidos.
A argila preta tem um poderoso efeito regenerador e queima depósitos de gordura. Com o uso regular, a pele se torna mais elástica, os volumes diminuem e o edema deixa de incomodar. Argila preta é adequada para todos os tipos de pele.
Argila azul marinho:
Esse produto clareia, suaviza, limpa e rejuvenesce a epiderme. A argila azul marinho ajuda a acelerar o metabolismo intracelular e alivia pequenas inflamações.
O produto é adequado para todos os tipos de pele, pois não apenas firma como também rejuvenesce a epiderme.
Todos os tipos de argila são benéficos para a pele de uma forma ou outra. Para a celulite, as melhores variedades são argila preta, azul, branca, vermelha e verde. Não se esqueça que os produtos podem ser misturados para obter o melhor resultado.
-
Precauções
Para tornar o tratamento anticelulite com argila o mais eficaz e confortável possível, siga as seguintes precauções:
- Antes da sessão, faz um teste de reação alérgica: coloque um pouco da composição na parte interna do cotovelo. Se após um dia não aparecer nenhuma irritação, pode usar o produto à vontade.
- Evite o contato com os olhos. O fato é que algumas argilas podem incluir componentes agressivos, tais como óleos essenciais, que irritam fortemente a membrana mucosa. Até mesmo a própria argila, quando entra nos olhos, causa uma sensação desagradável. Se isso acontecer, lave imediatamente a área afetada com água morna em abundância.
- Não use produtos vencidos. Se você acha que a data de validade não é importante para essas substâncias, você está enganado(a). Experimentos com produtos estragados podem levar a resultados imprevisíveis.
-
Contraindicações
Existem apenas duas contraindicações para o uso de argila cosmética: intolerância individual e presença de espinhas cor de rosa na pele. Antes de fazer os procedimentos, verifique se não há problemas acima descritos.
Também não é recomendado o uso de argila cosmética por pessoas com peles seriamente danificadas (abrasões, feridas, etc.) ou com doenças cutâneas (eczemas, dermatites, etc.).
Ainda existem contraindicações específicas para a realização de massagens anticelulite usando argila, como:
- Durante período de gravidez e lactação;
- Em casos de doenças causadas por infecções ou vírus;
- Quando se tem tumores malignos ou benignos;
- Se for portador de doenças cardiovasculares;
- Durante o período de menstruação.
-
O uso de argilas contra a celulite
Existem os seguintes usos principais da argila contra celulites:
- máscaras;
- envoltórios;
- banhos;
- massagens;
- sabonetes;
- compressas;
- esfoliantes;
- cremes.
Para obter o melhor efeito, é recomendável usar todos os tipos de procedimentos. Mas se você acha que seu corpo reage da melhor forma a métodos específicos, opte por usar apenas esses métodos.
-
Envoltórios
Os envoltórios são considerados uma poderosa arma contra a celulite. O procedimento elimina a celulite, remove inchaços, acelera o metabolismo celular e reduz o volume. Com sessões regulares, a pele fica firme e radiante e a celulite desaparece gradualmente.
Para preparar um envoltório clássico de argila, você precisará de:
- 100 gramas de argila cosmética;
- filme plástico;
- água.
Para tornar o procedimento o mais confortável possível, siga as etapas abaixo:
- Primeiro limpe sua pele: use gel de banho e um esfoliante – este último fará com que os poros se abram e as células absorvam melhor as substâncias ativas da composição cosmética.
- Coloque a argila em um recipiente não metálico profundo. Despeje água até que atinja a consistência de um iogurte grosso.
- Umedeça as mãos com água morna e aplique suavemente a massa de argila nas áreas afetadas pela celulite.
- Enrole as áreas tratadas em filme plástico.
- Envolva-se em um cobertor quente ou use uma roupa térmica. Assim, você aumentará significativamente a eficácia do procedimento.
- Mantenha o envoltório por meia hora ou 60 minutos. O tempo exato depende da presença de componentes agressivos na composição do produto (mostarda, pimenta moída, etc.).
- No final do procedimento, lubrifique a pele com creme anticelulite ou qualquer loção corporal.
O envoltório pode ser realizado 1-2 vezes a cada 7 dias. Os procedimentos devem ser realizados em cursos, sendo que um curso geralmente inclui de 15 a 20 sessões. É necessário fazer um intervalo de um mês e, se necessário, retomar os procedimentos.
-
Receitas
Receira de envoltório com mostarda
As receitas de envoltório à base de argila mais eficazes são as seguintes:
- 5 colheres de sopa de argila cosmética seca,
- 1 colher de mostarda moída,
- 1 colher de sopa de azeite,
- água.
Misture os ingredientes secos primeiro e depois adicione os líquidos. O produto pode ser mantido na pele por 30-40 minutos.
Nota: a mostarda seca aquece bastante a pele, portanto, tenha cuidado com as sensações durante o procedimento.
Receira de envoltório com óleo essencial de espinheiro marítimo
- 5 colheres de sopa de argila preta,
- 1 colher de sopa de óleo de espinheiro marítimo,
- 1 colher de óleo de rícino (mamona),
- 5 gotas de óleo essencial de toranja.
Primeiro, dilua o componente principal com água e adicione o restante dos ingredientes. Mantenha o produto em sua pele por meia hora.
Nota: o óleo de espinheiro marítimo contém muitas vitaminas e outras substâncias úteis.
Receira de envoltório com chá preto e óleo de amendoas
- 3 colheres de sopa de argila,
- 1 colher de sopa de sal marinho,
- chá preto fresco infundido,
- 1 colher de óleo de amêndoa.
Dilua o ingrediente principal com chá para obter uma consistência espessa. Adicione o restante dos ingredientes e aproveite o procedimento de 50 minutos.
Nota: o chá preto tonifica a pele.
Receira de envoltório com mel e óleo essencial de lavanda
- 3 colheres de sopa de argila branca,
- 1 colher de sopa de creme de leite (com teor de gordura de 15 a 20%),
- 1 colher de sopa de mel líquido natural,
- 5 gotas de óleo essencial de lavanda,
- água morna.
Primeiro, dilua o produto principal com água para obter a consistência de creme espesso. Em seguida, adicione os componentes restantes à composição e aproveite a sessão que dura 1 hora.
Nota: o óleo essencial de lavanda acalma a pele.
Receira de envoltório com borra de café
- 5 colheres de sopa de argila de qualquer cor,
- 5 colheres de sopa de borra de café molhada.
Esta composição tonifica e firma a pele. A duração da sessão é de 1 hora.
Nota: a borra de café úmida tonifica e firma a epiderme.
-
Máscaras
As máscaras diferem dos envoltórios pelo curto tempo de exposição, pela falta da necessidade de usar filme plástico e pela composição. Graças a isso, mesmo uma pessoa muito ocupada pode encontrar tempo para este procedimento.
Para tornar a máscara anticelulite o mais eficaz possível, siga as etapas descritas abaixo:
- Prepare a epiderme para o procedimento: tome um banho com um gel de limpeza e um esfoliante – este último remove as células mortas da superfície da pele e abre os poros. Devido a isso, as substâncias benéficas da máscara serão mais bem absorvidas pela pele.
- Aplique a composição de baixo para cima: essa técnica acelera o fluxo sanguíneo.
- Se possível, enrole as áreas problemáticas com filme plástico após aplicar a máscara. Dessa forma, você obterá um efeito de sauna e o procedimento será mais eficaz.
- Não use sempre a mesma receita, pois a pele se acostuma aos ingredientes ativos e para de responder adequadamente. Alterne constantemente suas composições favoritas para obter o efeito máximo.
- No final da sessão, use um creme hidratante ou anticelulite para o corpo.
-
Como preparar em casa
As receitas mais eficazes para máscaras anticelulite à base de argila são as seguintes:
Receira de máscara com café e óleo essencial de canela
- 50 g de argila de qualquer cor,
- 50 g de café moído,
- algumas gotas de óleo essencial de canela.
Misture os componentes e adicione muita água para que o produto adquira a consistência de creme de leite. A duração do procedimento é de um terço de uma hora.
Nota: o óleo de canela dá um aroma agradável à máscara e promove a eliminação gradual da celulite.
Receira de máscara com mostarda seca e óleo essencial de bergamota
- 4 colheres de sopa de argila preta,
- 2 colheres de sopa de mostarda seca,
- água mineral e
- algumas gotas de óleo essencial de bergamota.
Misture os ingredientes. Adicione a quantia necessária de água mineral para que a mistura adquira a consistência de iogurte grosso. A duração da sessão é de 20 minutos.
Nota: o óleo essencial de bergamota possui propriedades anticelulite.
Receira de máscara com gengibre
- 50 g de argila branca,
- 50 g de raiz de gengibre seca e moída,
- água mineral.
Misture os ingredientes secos e dilua-os com água até obter a consistência de creme de leite. A duração do procedimento não deve exceder 20 minutos.
Nota: o gengibre moído tem um efeito de aquecimento e queima a gordura.
As máscaras geralmente são aplicadas em um curso de 15 sessões. A frequência de uso do produto é de 2-3 vezes por semana. No final do curso, faça um intervalo de um mês e, em seguida, retome o procedimento caso necessário.
-
Esfoliantes
Esfoliantes são produtos cosméticos abrasivos que limpam a pele e a tornam suave, macia e radiante. O uso regular de esfoliantes anticelulite promove:
- fluxo sanguíneo melhorado;
- ativação da quebra de gordura;
- aceleração do metabolismo intracelular;
- aumento do turgor da epiderme;
- amolecimento da pele;
- alinhamento da cor e do relevo da epiderme;
- facilitação da respiração celular.
Para obter um bom resultado, siga as seguintes regras durante o procedimento:
- Aplique a esfoliação antes de outros tratamentos anticelulite: máscaras, massagens, envoltórios corporais, etc.
- Use o produto 1-2 vezes a cada 7 dias – se você fizer isso com mais frequência, pode danificar a defesa natural da epiderme.
- Antes de aplicar um esfoliante, tome um banho ou visite a sauna: quando a pele é vaporizada e os poros estão abertos, o produto age com mais rapidez e eficiência.
- Use esfoliantes apenas na pele úmida: a epiderme seca é facilmente ferida por partículas abrasivas contidas nesse tipo de produto.
- Uma sessão não deve durar mais que 10 minutos. Se você preparou corretamente sua epiderme para o procedimento, só precisará da metade desse tempo.
- Você pode aplicar o produto com uma escova, uma bucha ou com as mãos. Escolha qualquer maneira que lhe seja conveniente. Lembre-se de que o procedimento não deve ser desconfortável.
- Não esfregue, mas massageie a epiderme. Tente fazer movimentos suaves e circulares.
- Aplique o produto de baixo para cima para aumentar o fluxo sanguíneo.
- Se, após a aplicação do esfoliante você não pretende fazer outros procedimentos, aplique um creme anticelulite nas áreas tratadas.
- Use o esfoliante à noite para evitar sujar os poros abertos ao sair.
-
Receitas
As receitas mais eficazes para esfoliantes anticelulite são as seguintes:
Receira de esfoliante com café e óleo essencial de toranja
- 50 ml de sabonete líquido,
- 1 colher de sopa de café moído,
- 1 colher de sopa de argila de qualquer cor,
- 5 gotas de óleo essencial de toranja.
Misture os ingredientes e aproveite o procedimento. O café é um tônico poderoso, e portanto, esfoliantes com esse ingrediente são considerados mais eficazes no combate à “casca de laranja”.
Nota: para preparar o esfoliante, recomenda-se escolher um sabonete líquido suave.
Receira de esfoliante com café com creme azedo
- 2 colheres de sopa de argila verde,
- 2 colheres de sopa de café moído,
- 2 colheres de sopa de creme azedo.
Nota: o creme azedo nutre profundamente e hidrata a epiderme. Isso faz com que esfoliantes com essa base sejam adequados mesmo para peles secas.
Receira de esfoliante com açucar e azeite
- 2 colheres de sopa de argila vermelha,
- 1 colher de sopa de azeite de oliva,
- 2 colheres de sopa de açúcar (é melhor usar açúcar de cana),
- 2 gotas de óleo de patchouli.
Nota: use açúcar grosso para preparar o esfoliante.
Receira de esfoliante com sal grosso
- 3 colheres de sopa de argila branca,
- 2 colheres de sopa de sal grosso,
- 60 ml de sabonete líquido,
- 4 gotas de óleo essencial de lavanda.
Nota: o sal marinho grosso é ideal como abrasivo.
Receira de esfoliante com farinha de amêndoas e pimenta
- 3 colheres de sopa de iogurte desnatado,
- 2 colheres de sopa de argila de qualquer cor,
- 2 colheres de sopa de farinha de amêndoa,
- meia colher de pimenta moída.
Este esfoliante não possui grandes partículas abrasivas, mas atua efetivamente devido à presença de um componente termogênico (pimenta).
Nota: você pode preparar a farinha de amêndoa em casa: basta picar as amêndoas em um moedor de café.
-
Cremes
A principal vantagem dos cremes anticelulite é que você pode usá-los constantemente, pois contam com um efeito cumulativo e eliminam gradualmente a indesejável “casca de laranja”.
Você pode lubrificar sua pele com um creme diariamente: de manhã e à noite. Se o produto não tiver componentes agressivos (pimenta moída, mostarda etc.), não será necessário fazer pausas. Caso contrário, use o creme por um mês, pare por 3 semanas e continue, se necessário.
Nota: ao aplicar o creme anticelulite no corpo, faça movimentos circulares
-
Como preparar em casa
As composições anticelulite à base de argila mais eficazes são as seguintes:
Creme anti-celulite com café
- 1 colher de sopa de argila azul ou branca,
- 1 colher de sopa de café moído.
- 1 pote de creme para bebê de 100 ml
Adicione os ingredientes ao pote padrão de creme para bebê (geralmente um pote de 100 ml). O produto pode ser armazenado na geladeira por 10 dias. Recomenda-se usar continuamente até que o resultado desejado seja alcançado.
Nota: o creme de bebê comum é a base ideal para um produto caseiro desse tipo.
Creme anti-celulite com óleo de coco e óleo essencial de limão
- 1 colher de sopa de argila vermelha,
- 2 colheres de sopa de óleo de coco,
- 2-3 gotas de óleo essencial de limão.
Você pode usar este produto regularmente. Não é recomendado armazenar por mais de uma semana.
Nota: em sua forma sólida, o óleo de coco é branco.
Creme anti-celulite com óleo de amêndoa
- 1 colher de sopa de argila preta,
- 3 gotas de óleo essencial de patchouli,
- 1 colher de mel líquido,
- 1 colher de sopa de óleo de amêndoa.
Esse produto hidrata, limpa e tonifica a pele. Você pode usá-lo constantemente. O produto pronto não pode ser armazenado.
Nota: para preparar este creme caseiro, tente encontrar mel líquido natural.
Creme anti-celulite com pimenta e azeite
- 1 colher de sopa de argila branca,
- meia colher de pimenta moída,
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva.
Este produto tem um forte efeito de aquecimento, e portanto, deve ser usado com extrema cautela. Se ocorrer uma forte sensação de queimação, remova o produto com água.
O uso de cremes com pimenta não é recomendado por mais de quatro semanas consecutivas, pois pode danificar a epiderme. A frequência de uso é de 1 vez por dia.
Nota: pimenta seca e moída é frequentemente usada no combate à celulite devido às suas propriedades termogênicas.
Creme anti-celulite com gengibre
- 2 colheres de sopa de argila verde,
- 1 colher de raiz de gengibre em pó,
- 100 ml de loção corporal.
Este creme não pode ser utilizado por mais de um mês, pois os componentes do produto afetam agressivamente a pele.
Nota: você pode usar qualquer loção corporal para preparar a composição.
Não é recomendado enxaguar os cremes. Mas se o produto contiver componentes que aquecem a epiderme (pimenta, gengibre) ou tornam a pele pegajosa (mel), você pode lavar a pele após meia hora de exposição ao produto.
-
Massagem
A massagem anticelulite com argila é uma poderosa forma de combater a “casca de laranja”. Antes da sessão, recomenda-se tomar um banho ou ir à sauna.
Para tornar a massagem o mais eficaz possível, siga as etapas abaixo:
- Prepare a composição de acordo com uma das receitas abaixo ou use sua própria receita.
- Distribua uniformemente o produto nas áreas afetadas pela celulite.
- Comece massageando levemente as áreas problemáticas, alisando a pele. Mova-se de baixo para cima. Aumente gradualmente o ritmo.
- Quando a pele ficar um pouco vermelha, comece a beliscar aos poucos – este procedimento deve ser feito com cuidado para não danificar a epiderme.
- Depois de quinze minutos, diminua a velocidade. Conclua o procedimento com os mesmos movimentos de alisar que foram usados no início.
- Faça uma massagem a cada poucos dias. O curso é de 20 procedimentos. Depois de um intervalo de um mês, retome as massagens, se for necessário.
- Receitas
As composições de massagem à base de argila mais eficazes são as seguintes:
Creme para massagem com ovo e azeite
- 50 g de argila azul,
- uma gema de ovo,
- 1 colher de sopa de azeite,
- 5-6 gotas de óleo essencial de limão.
Primeiro, dilua o ingrediente principal com água para obter uma consistência de creme de leite e, em seguida, adicione os componentes restantes.
Nota: graças à gema de ovo, a mistura de massagem terá uma consistência agradável e viscosa.
Creme para massagem com óleo de coco e patchouli
- 50 g de argila vermelha,
- 2 colheres de sopa de mel,
- 1 colher de sopa de óleo de coco,
- 3 gotas de óleo essencial de patchouli.
O princípio é o mesmo: primeiro dilua a argila e depois adicione os demais produtos.
Nota: o óleo de patchouli possui um aroma peculiar e cor verde escura.
Creme para massagem com gengibre e mel
- 50 g de argila preta,
- 3 colheres de sopa de mel,
- 1 colher de gengibre em pó,
- 1 colher de sopa de óleo de amêndoa.
Essa composição contém um componente de aquecimento, portanto, durante o procedimento, monitore cuidadosamente a reação da epiderme. A argila deve primeiro ser diluída com água.
Nota: o óleo de amêndoa tem um tom amarelado.
-
Compressas
As compressas diferem dos envoltórios e máscaras pela necessidade de usar gaze. O procedimento leva de meia hora a quarenta minutos. Durante a sessão, os nutrientes da argila penetram profundamente nas células da epiderme. Isso ocorre devido ao efeito estufa, devido ao qual os poros se abrem.
Antes do procedimento, recomenda-se tomar um banho, usar um esfoliante e aquecer levemente a pele com uma leve massagem.
-
Sabonete
O sabão com argila não é uma ferramenta independente para combater a celulite, mas o produto será um ótimo complemento para outros procedimentos. Graças ao sabão, a pele firma muito mais rápido e a cor se torna mais uniforme.
Para preparar sabão anticelulite à base de argila, use os seguintes ingredientes:
- 150 g de sabonete clássico sem corantes ou sabores,
- 1 colher de sopa de argila preta,
- 1 colher de sopa de argila branca,
- 1 colher de sopa de óleo de jojoba,
- meia colher de mel líquido natural,
- 1 colher de azeite de oliva,
- 3 gotas de óleo essencial de laranja,
- 3 gotas de óleo essencial de zimbro.
Coloque o sabonete em banho-maria. Quando o produto estiver mais macio, adicione os ingredientes restantes.
Misture bem o produto e aqueça um pouco. Despeje a massa resultante em moldes e aguarde até que endureça.
Use esse sabonete sempre em vez do sabonete comum ao tomar banho.
-
Banhos
Um banho de argila é um procedimento muito útil que ajuda na luta contra a celulite e promove a perda gradual de peso. As sessões devem ser realizadas 1 vez a cada 5-7 dias. O curso é de 20 a 25 procedimentos. Após o primeiro curso, você deve fazer um intervalo de um mês e, em seguida, pode retomar os procedimentos.
Recomenda-se tomar um banho anticelulite com argila antes de outros procedimentos: envoltórios, massagens e assim por diante.
Para realizar uma sessão, é necessário encher a banheira com água morna com a temperatura de 40 a 45 ° C e diluir 600 g de argila de qualquer cor com dois litros de água mineral. A solução resultante deve ser despejada na banheira.
Você pode também adicionar algumas gotas do seu óleo essencial favorito. Aproveite o procedimento por meia hora. No final da sessão, use um creme anticelulite ou loção corporal regular.
-
Compressas
As receitas mais eficazes de compressas à base de argila são:
Compressa simples
- Uma embalagem de argila cosmética de qualquer cor
- e água.
Aqueça a água até 40 °C. Misture os componentes para que o produto adquira a consistência de iogurte grosso.
Compressa com mel e óleo essencial de limão
- 100 g de argila vermelha,
- 2 colheres de sopa de mel,
- 1-2 gotas de óleo essencial de limão.
Dilua o ingrediente principal com água e adicione os demais ingredientes à massa resultante.
Nota: o óleo essencial de limão tem aroma cítrico e ajuda a firmar a pele.
Compressa com mel e vinagre de maçã
- 50 g de argila verde,
- 2colheres de sopa de vinagre de maçã,
- um pouco de água.
Nota: o vinagre de maçã é frequentemente usado para combater a “casca de laranja”, uma vez que firma muito bem a pele.
Para não manchar os móveis durante o procedimento, coloque uma toalha de mesa no sofá ou na cama.