Nos últimos anos, ouvimos muito sobre antioxidantes, bem como sobre seu papel e importância para a saúde. Mas nem todo mundo entende o que são os antioxidantes e por que eles são necessários.
É por isso que nesse artigo tentaremos explicar em palavras simples o que são os antioxidantes, qual o seu papel e como eles são úteis para o corpo humano.
Um antioxidante é uma molécula que inibe a oxidação de outras moléculas. Como se sabe da química escolar, a oxidação é uma reação química, durante a qual moléculas são formadas a partir de outras moléculas.
-
O que são antioxidantes e o mecanismo de sua ação
Todos os organismos vivos, usam oxigênio no processo metabólico. “Metabolismo” inclui as reações que ocorrem no corpo, no decorrer das quais a pessoa recebe energia dos nutrientes provindos dos alimentos.
O oxidante principal é o oxigênio. No processo de oxidação no corpo humano com a participação de oxigênio, ocorrem reações químicas, durante as quais são assimilados proteínas, gorduras e carboidratos. Em outras palavras, é dessa forma que se produz a energia que precisamos para viver.
Às vezes, no processo de oxidação, resta um átomo de oxigênio livre não ligado a nenhuma outra molécula. Esses átomos de oxigênio livres são chamados de radicais livres.
Sem entrar nos termos científicos de todos os compostos que são formados no corpo, vamos notar apenas que este átomo de oxigênio livre é muito agressivo. Ele sempre procura reagir com outras moléculas. E como não há moléculas livres para ele, ele tenta separar as moléculas de outros compostos. Em busca de compostos fracos, ele penetra todas as células e membranas do corpo. E se ele encontrar um “ponto fraco”, não perde sua chance.
Muitos cientistas associam tais situações à exposição a vários fatores: condições ambientais adversas, má nutrição, uso de drogas, álcool, fumo, radiação e muitas outras situações que podem prejudicar o processo normal de oxidação.
Antioxidantes são substâncias projetadas para equilibrar o processo oxidativo, bem como para suprimir a aparição e o crescimento dos radicais livres.
-
Benefícios dos antioxidantes
É à ação dos radicais livres que médicos e cientistas atribuem doenças como:
- Doenças oncológicas;
- Doenças cardíacas;
- Diminuição da função cerebral;
- Diminuição da imunidade.
E esta é apenas uma pequena parte das doenças que podem ser causadas pelo poder destrutivo dos radicais livres: em geral, pesquisadores da área creem que eles são a causa de cerca de 50 doenças diferentes. Doenças de Parkinson e de Alzheimer, artrite, alterações degenerativas da retina representam apenas uma pequena fração dessa lista.
Como já descrito acima, os radicais livres contêm um elétron livre que tende a penetrar e se juntar a qualquer célula do corpo. Mas, ao arrancar um “par” para ele, cria uma reação em cadeia. Segundo vários cientistas, é exatamente assim que um processo descontrolado de divisão celular pode ocorrer. Milhares de radicais livres podem aparecer em poucos segundos.
Para evitar e impedir essa reação em cadeia, os antioxidantes neutralizam o elétron livre não pareado, fornecendo seu próprio elétron para formar um par, ou suprimem a reação de moléculas dos radicais livres, tornando-as inofensivas.
Sua ação, ou melhor, seu auxílio para o nosso corpo, nos permite parar a reação de fissão descontrolada de elétrons desemparelhados e proteger e fortalecer nosso sistema imunológico. Muitos estudos dizem que a nutrição rica em antioxidantes é muito importante para prevenir e proteger o corpo de muitas doenças graves.
-
Tipos de antioxidantes
Existem dois grupos principais de antioxidantes: industriais e naturais. Antioxidantes industriais são adicionados aos produtos para evitar a oxidação dos produtos. Os antioxidantes naturais, por sua vez, são encontrados nos alimentos. E se os primeiros não têm efeito sobre a nossa saúde, os últimos são os que podem nos proteger.
Entre todos os antioxidantes naturais, existem muitos tipos diferentes. Eles incluem vários compostos contidos em alimentos, tais como compostos polifenólicos, fitonutrientes, flavonoides, que atuam como antioxidantes, vitaminas e alguns minerais com propriedades antioxidantes.
-
Alimentos com antioxidantes
As melhores fontes de antioxidantes são frutas e legumes, e produtos de origem vegetal. Existem muitos alimentos que contêm compostos e vitaminas antioxidantes, como as C, A e E, selênio e betacaroteno.
Os alimentos podem ser divididos em vários grupos:
- Alimentos que contêm vitamina C: esta vitamina é encontrada em grandes quantidades em frutas cítricas, tomate, pimenta vermelha, amarela e verde e em vegetais de cor verde-escura.
- Betacaroteno: encontrado em cenouras, pimentões vermelhos e amarelos, brócolis, batata doce, manga e muitas outras frutas e vegetais.
- Vitamina E: essa vitamina pode ser encontrada em grandes quantidades em nozes, óleos vegetais, arroz integral, legumes, grãos integrais e alface com folhas escuras.
- Selênio: esse mineral é encontrado em alguns tipos de peixes, frutos do mar, castanha-do-pará, carne de frango, cereais integrais, laticínios, alho, cebola e gérmen de trigo.
Antioxidantes também são encontrados em chá verde e preto, vinho tinto e chocolate amargo.
A principal coisa é sempre diversificar sua alimentação para obter o máximo benefício dos produtos. Afinal, todos os produtos, em maior ou menor grau, contêm compostos que pertencem aos antioxidantes, o que ajuda a obter a maior variedade possível de todos os tipos de antioxidantes através da alimentação.
Leia também:
Conhecendo mais sobre os óleos essenciais
15 Benefícios Surpreendentes da Nutrição de nozes-pecã
18 incríveis benefícios da canela e seu óleo