A Bardana é uma maravilhosa erva conhecida por seus inúmeros benefícios para a saúde, que incluem auxílio na digestão, desintoxicação do fígado e equilíbrio dos hormônios. É também muito boa no que tange a melhorar a qualidade da pele e a reduzir inflamações e a pressão arterial.
-
O que é Bardana?
Bardana é o nome de um gênero de ervas bienais, cujo nome científico é Arctium. Suas raízes, folhas e caules têm um valor significativo como remédios fitoterápicos ou alternativos.
A raiz de Bardana pode ser comida em grandes quantidades como um vegetal e é muito rica em fibras importantes. As folhas e sementes secas podem ser usadas para extrair óleo de rebarba, que tem uma ampla gama de usos medicinais.
O registro do primeiro uso da raiz de Bardana remonta do período medieval, sendo que a planta também é conhecida na fitoterapia chinesa, de forma que seu uso provavelmente é bem mais antigo do que isso.
Existem várias maneiras de preparar esta planta floral, seja como alimento ou para fitoterapia, o que a torna muito procurada em todo o mundo, já que várias espécies dela se espalharam pelo mundo.
-
Benefícios de Bardana para a saúde
Abaixo conheceremos um pouco melhor os impressionantes benefícios dessa planta herbácea para a saúde.
-
Regula a pressão arterial
Um dos aspectos da Bardana que não recebe atenção suficiente é sua impressionante capacidade de diminuir a pressão arterial. A alta concentração de potássio, que é um forte vasodilatador, na planta, ajuda a aliviar a tensão no sistema cardiovascular, relaxando os vasos sanguíneos e as artérias, ajudando a prevenir a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.
-
Ajuda na digestão
O uso mais conhecido da Bardana é para ajudar na digestão: a alta concentração de fibras ajuda a estimular o sistema digestivo e movimenta a comida suavemente através das entranhas, aliviando a constipação e prevenindo inchaços, cólicas e úlceras.
A inulina, um tipo particular de fibra solúvel e prebiótica encontrada na raiz de Bardana, é capaz de reduzir inflamações no intestino e eliminar muitos tipos de bactérias nocivas que podem causar diarreias e problemas gastrointestinais.
-
Controla diabetes
Embora todos os tipos de fibras sejam capazes de regular o equilíbrio de insulina e glicose no corpo, a inulina é particularmente eficaz e está diretamente relacionada à redução do desenvolvimento e da gravidade dos sintomas da diabetes.
Os significativos níveis de inulina na raiz de Bardana também podem reduzir o colesterol no sangue, eliminando-o do corpo e protegendo o sistema cardiovascular.
-
Desintoxica o fígado
Os compostos químicos que dão à Bardana seu sabor amargo, também estimulam a produção de bílis e sucos digestivos no intestino, o que ajuda o fígado a processar rapidamente as toxinas e expulsá-las do sistema.
Eliminar as toxinas do sangue é uma das principais finalidades do fígado, e os compostos orgânicos e componentes da Bardana se mostraram ser muito úteis em melhorar essa função.
-
Cuidados da pele
Um dos efeitos colaterais mais comuns da constipação, alta toxicidade no sangue ou maus hábitos alimentares é a inflamação da pele, que se manifesta como manchas, espinhas, acne, erupções cutâneas ou descoloração.
Muitos fitoterapeutas recomendam suplementos de raiz e erva de Bardana para o tratamento de doenças da pele, já que essa poderosa erva pode resolver os problemas subjacentes de toxicidade ou constipação de maneira rápida e eficiente, levando a uma pele mais clara e saudável.
-
Promove o equilíbrio hormonal
Ter um distúrbio hormonal pode ser destrutivo e difícil. Para evitar isso, você deve adicionar aqueles alimentos e ervas que possam regular as atividades hormonais no corpo à sua dieta.
A Bardana, por exemplo, é capaz de ajudar o fígado a metabolizar certos hormônios, como o estrogênio, o que pode reequilibrar os níveis hormonais do corpo.
Excesso de estrogênio é a causa de vários distúrbios hormonais perigosos ou até fatais, então adicionar a raiz de Bardana à sua dieta semanal nunca é uma má ideia!
-
Aumenta a imunidade
A planta tem significativos níveis de vitamina C e E, que atuam como antioxidantes no corpo para eliminar os radicais livres, o que significa que a Bardana é capaz de dar aquele up no nosso sistema imunológico. Esses antioxidantes têm sido associados à prevenção de infecções, diminuição do risco de câncer, apoio no crescimento adequado e reparo das células e dos tecidos do corpo.
Cuidado: Embora isso seja raro, existem algumas alergias limitadas associadas ao consumo de Bardana. Consulte um médico antes de adicioná-la à sua dieta. Além disso, para aqueles em terapia diurética para diminuição dos níveis de potássio, o consumo excessivo dessa erva pode agravar seu estado e resultar em uma intoxicação de potássio. Como sempre, qualquer coisa deve ser consumida com moderação.
Leia também:
Como preparar pó compacto em casa: instruções e dicas
Manteiga de Cacau – propriedades e uso
Óleo de coco: propriedades e uso