Devido à presença de poderosas antocianinas, a cereja ácida, usada para fazer suco azedo de cereja, tem poderosos efeitos antioxidantes, antidiabéticos, anti-inflamatórios e anti-obesidade. Embora existam muitos benefícios da cereja azeda, seu agudo sabor azedo impede que as pessoas comam essa fruta em sua forma pura. No entanto, ela é usada para fazer deliciosos bolos, tortas, geleias, xaropes e concentrados.
O que são cerejas ácidas?
Cereja ácida, também conhecida como ginja, é o fruto de uma pequena árvore (Prunus cerasus) nativa da Europa, mas que agora cresce em todo o mundo. Ela está relacionada com a cerejeira doce e é semelhante tanto em aparência da árvore quanto no fruto que produz, sendo que, embora ambas as espécies cresçam pequenas frutas vermelhas, os da árvore de cereja ácida são, de acordo com seu nome, mais azedos. A época de colheita das cerejas ácidas é curta e, por isso, é mais fácil encontrá-las congeladas que frescas.
Fatos nutricionais
De acordo com o banco de dados USDA National Nutrient Database, as ginjas contêm vitaminas A e C e pequenas quantidades de sódio, proteína, cálcio, folato e ferro. As cerejas frescas contêm aproximadamente 50 calorias por 100 gramas e são compostas de aproximadamente 4% de carboidratos. Elas são ricas em antocianinas que combatem o câncer – antocianina é um pigmento natural que dá às cerejas sua cor vermelha rubi.
Os maiores benefícios
Muitas pessoas ficam surpresas com o número de benefícios que esta minúscula fruta traz!
Contem antioxidantes
Cerejas ácidas contêm antioxidantes, como o ácido elágico e a quercetina, que se revelaram capazes de isolar e combater as células cancerígenas. Elas são também uma fonte de melatonina, que pode ajudar a proteger o corpo do câncer de mama. Estes antioxidantes são capazes de procurar e neutralizar os radicais livres e outras substâncias indesejáveis que podem levar à inflamação crônica e doenças.
Ação anti-inflamatória
Cerejas ácidas contêm antocianinas, que podem ajudar a aliviar a dor causada pelo osteoartrite e reduzir a inflamação nas articulações e outras áreas afligidas, incluindo hemorroidas e enxaquecas. O suco da cereja azeda traz muitos benefícios que o tornam uma bebida extremamente saudável e popular.
Combate diabetes
As antocianinas também têm sido estudadas em relação à resistência ao diabetes, pois esses antioxidantes podem ajudar o organismo a produzir insulina, que por sua vez é usada para regular os níveis de açúcar. Isso faz com que esses frutos sejam bons tanto para os diabéticos quanto para os que estão em risco de desenvolver essa doença.
Qualidade do sono
De acordo com um estudo conduzido pelo Dr. Glyn Howatson e publicado recentemente no European Journal of Nutrition, a melatonina presente na cereja ácida pode ajudar a aliviar certas condições de sono, melhorando os problemas com inquietação e insônia.
Prevenção e tratamento de gota
As ginjas podem ajudar a diminuir o nível de ácido úrico no sangue, o que pode ajudar a evitar a gota e aliviar a dor causada por essa doença. Tanto o suco de cereja ácida quanto o suco de cereja preta podem ser utilizados no tratamento da gota.
Alivia dores musculares
As ginjas contêm compostos como ácido gálico, kaempferol e ácido p-cumárico. Junto com a quercetina, esses compostos podem ajudar a aliviar a dor nos músculos e articulações após atividades físicas ou exercícios.
Usos de cereja ácida
A cereja ácida geralmente está disponível em supermercados gourmet ou nos mercados de agricultores, pois é uma fruta perecível. A cereja ácida Montmorency é uma das variedades mais populares de cerejas ácidas cultivadas nos EUA, e geralmente é disponibilizada em sacos congelados, sendo que se você conseguir obter cerejas frescas, pode congelá-las para utilizá-las em qualquer época do ano. O sabor azedo é adequado para o preparo de sobremesas e pratos assados, mas você pode experimentar e usar ginjas em salada vinagrete, em sanduíches grelhados com queijo e até em coquetéis!
Suco de cereja ácida e suplementos de cereja ácida estão disponíveis on-line, bem como em supermercados. O suco de cereja é frequentemente usado para reduzir a dor muscular dos atletas.
Efeitos colaterais
É melhor consumir as ginjas na forma sólida ou líquida, uma vez que a eficácia e a segurança dos suplementos de cereja ainda não foram verificadas. Cerejas ácidas são adequadas para quase todos, a não ser que você tenha alergia a cerejas. Comidas em excesso, elas podem causar diarreia, então, consuma cerejas com moderação e veja como seu corpo reage antes de torná-las uma parte integrante de sua dieta diária.