Os benefícios do óleo de dendê para a saúde incluem sua habilidade de aumentar os níveis de energia e visão, prevenir o câncer e o envelhecimento precoce, incentivar o sistema imune e proteger contra doenças relacionadas ao coração. O óleo de dendê também é benéfico para gestantes.
O óleo de dendê é comumente utilizado como óleo de cozinha na África, sudeste da Ásia e em certos países da América do Sul. Ele se tornou mais popular em outras partes do mundo ultimamente por conta da crescente preocupação quanto à presença de alimentos transgênicos na dieta.
Neste artigo, são listados alguns dos benefícios do alimento.
- Aumenta os níveis de energia: o Beta Caroteno é um dos principais componentes do óleo de dendê, sendo ele muito eficiente no aumento dos níveis energéticos e na potencialização do equilíbrio hormonal do corpo.
- Melhora a visão: muitos antioxidantes podem ser encontrados no óleo de dendê, e esses componentes são poderosos mecanismos de defesa do corpo. Eles são os subprodutos benéficos do metabolismo celular e podem proteger o corpo de radicais livres, que são responsáveis por muitos colapsos e mutações celulares – incluindo danos que podem causar problemas de visão. Utilizar óleo de dendê como um substituto para outros tipos de óleo pode ajudar na prevenção de degeneração macular e catarata.
- Previne problemas cardiovasculares: o óleo de dendê conta com um alto índice de colesteróis HDL e LDL, sendo que ainda que um seja bom (HDL) e o outro ruim (LDL), o ingrediente ainda pode criar um equilíbrio saudável no corpo. Altos níveis de LDL podem aumentar as chances de ateroesclerose, que pode causar derrames e ataques cardíacos. Ao manter um balanceamento correto de colesterol, é possível assegurar mais saúde ao sistema cardiovascular.
- Reduz o risco de câncer: o Tecopherol, uma forma de Vitamina E, é um antioxidante natural que pode ajudar na prevenção do câncer através da neutralização de radicais livres, que podem causar a mutação de células em câncer.
- Fornece auxílio para uma gestação mais saudável: deficiências de vitaminas são algumas das mais perigosas condições enfrentadas por gestantes. Vitaminas A, D e E são encontradas em consideráveis quantidades no óleo de dendê, e já que o corpo não pode reter naturalmente essas vitaminas, é necessário seu consumo através de dietas diárias. Dito isso, fica claro que adicionar óleo de dendê à lista de produtos consumidos regularmente pode prevenir e até mesmo combater quaisquer deficiências de vitaminas no corpo.
Palavra de cautela: não consuma óleo de dendê se você possui altas taxas de LDL (colesterol ruim) em seu corpo. Consulte um médico.