A canela é um dos mais populares temperos para sabor e usos medicinais. Contudo, ainda que ela possua inúmeros benefícios, frequentemente causa irritações e reações alérgicas, dessa forma, pessoas sensíveis preferem usá-la diretamente em detrimento de seu óleo.
A canela –que possui nome científico Cinnamomum zeylanicum- é originária da Ásia tropical e era particularmente usada no Sri Lanka e Índia. Atualmente, o arbusto cresce em praticamente qualquer região tropical do mundo e, por possuir vastos usos medicinais, alcançou uma posição proeminente em medicinas tradicionais, especialmente na Ayurveda, sistema de medicina tradicional indiano. Tradicionalmente, a canela tem sido usada em muitas culturas para tratar uma variedade de desordens de saúde, incluindo diarreia, artrite, cólicas menstruais, menorragia, infecções fúngicas, resfriados, gripes e problemas digestivos.
A canela está atualmente sendo utilizada por todo o mundo para tratar uma variedade de problemas de saúde, incluindo problemas respiratórios, infecções na pele, impurezas no sangue, problemas relacionados à menstruação e várias desordens cardíacas. A parte mais importante é a casca, que pode ser usada de várias formas.
Benefícios da canela para a saúde
Os benefícios da saúde para a canela podem ser atribuídos à suas propriedades antibacterianas, antifúngicas, antimicrobianas, adstringentes e anticoagulantes. O tempero é rico em minerais essenciais, tais como manganês, ferro e cálcio, ao mesmo tempo em que possui um alto conteúdo de fibras. Seus benefícios são listados abaixo:
- Função cerebral: a canela melhora a atividade do cérebro e serve como um bom tônico para o órgão. Ela ajuda a reduzir a tensão nervosa e a perda de memória. Um time de pesquisadores, liderados pelo Dr. P. Zladz descobriu que pessoas expostas a canela melhoraram suas taxas de atividades cognitivas, como atenção, memória de reconhecimento virtual, memória de trabalho e velocidade de reação visual-motora.
- Purificação do sangue: a canela também ajuda a remover as impurezas do sangue. Isso também faz dela um ótimo tratamento para espinhas.
- Circulação sanguínea: a canela ajuda a melhorar a circulação do sangue devida à presença de um afinador de sangue presente em sua composição. Essa melhora no fluxo ajuda consideravelmente na redução da dor. A boa circulação sanguínea também assegura que as células do corpo recebem a quantidade adequada de oxigênio, resultando em uma maior atividade metabólica. Pode-se reduzir significativamente as chances de ataques cardíacos apenas ao adicioná-la à dieta diária.
- Alívio da dor: por ser uma substância anti-inflamatória, a canela ajuda a reduzir a rigidez de músculos e juntas. Ela também é recomendada para artrites, e sabe-se que ajuda na diminuição de dores de cabeça causadas por resfriados.
- Perda de peso: pesquisas sugerem que a canela também ajuda a reduzir os efeitos de dietas ricas em gorduras, reduzindo o risco de danos cardiovasculares no futuro.
- Diabetes: pesquisas demonstraram que a canela é particularmente útil a pacientes que sofrem de diabetes tipo 2, já que ela possui a capacidade de controlar a taxa de açúcar no sangue. Pacientes com esse tipo de diabete não são capazes de regular os níveis de insulina no corpo de forma apropriada. Essa propriedade da canela se deve a um componente polifenol hidrossolúvel chamado MHCP que age com a insulina e ajuda o organismo a utilizá-la de forma mais eficiente.
- Infecções: devido à suas propriedades antifúngicas, antibacterianas, antivirais e antissépticas, a canela é efetiva no tratamento de infecções internas e externas. Ela ajuda na destruição de germes presentes na vesícula biliar e no combate de infecções por estafilococos.
- Cura: ela age como um coagulante e ajuda a reduzir o sangramento excessivo, facilitando, dessa forma, o processo de cura.
- Doenças cardíacas: acredita-se que o cálcio e fibra presentes na canela proveem proteção contra doenças cardíacas. Ao incluir um pouco do tempero em seu alimento, você pode prevenir doenças na artérias coronária e hipertensão.
- Câncer de cólon: ela também ajuda a melhorar a saúde do cólon, reduzindo, dessa forma, o risco de câncer de cólon.
- Hálito: a canela é frequentemente usada em gomas de mascar, já que é eficiente como um refrescante de hálito e remove o mau cheiro.
- Perfume: a canela possui aroma refrescante e é extensivamente utilizada na fabricação de perfumes.
- Indigestão: a canela é um tempero adicionado a muitas receitas étnicas. À parte de adicionar sabor aos alimentos, ela também auxilia na indigestão. É muito efetiva para indigestão, náusea, vômito, dores de estômago, diarreia e flatulência. Devido às suas propriedades carminativas, é também muito útil na eliminação de gases excessivos do estômago e intestino. Ela também remove acidez, combate a diarreia e diminui enjoos matinais, sendo frequentemente referida como um tônico digestivo.
- Problemas respiratórios: a canela ajuda a aliviar sintomas de resfriados, gripes, dores de garganta e congestão.
- Menstruação: é efetiva na promoção de alívio de desconfortos e cólicas menstruais.
- Controle de natalidade: a canela auxilia no controle natural da natalidade. O consumo regular do tempero após o parto atrasa a menstruação, ajudando a evitar a concepção.
- Amamentação: também acredita-se que a canela auxilia na secreção do leite materno saudável. Ela é um diurético na natureza e ajuda na excreção e descarga de urina.
Benefícios do óleo de canela
O óleo essencial de canela é obtido através do caule e folhas das árvores de canela. Esse óleo possui várias aplicações na aromaterapia, contudo, não é tão popular quanto outros óleos essenciais, tais como os óleos essenciais de pinho, manjericão, alecrim e lavanda.
Os benefícios do óleo essencial de canela incluem:
- Culinária: algumas pessoas adicionam o óleo de canela em suas receitas. O óleo obtido das folhas contêm um componente chamado Cinnamaldeído, que é um excelente agente saborizantes.
- Aromatizador de ambientes: o agradável aroma do óleo de canela faz dele um aromatizador muito eficiente.
- Elimina mosquitos: o óleo de canela é um ótimo repelente de mosquitos. Pesquisas comprovam que ele também é muito eficiente em matar larvas do inseto. À parte das folhas de canela, o caule também é uma excelente fonte de Cinnamaldeído, que é um agente ativo anti-mosquitos. Essas pesquisas abriram caminho para encontrar uma solução ambientalmente segura para resolver a ameaça global e a capacidade de disseminação de doenças dos mosquitos.
- Muitas companhias que produzem esse óleo alegam que ele é um bom agente antifúngico e antibacteriano, fazendo-o muito eficaz no tratamento de infecções. Pesquisas recentes sugerem que os óleos da Cinammomum cassia têm o potencial para serem usados como um agente antibacteriano natural na indústria alimentícia.
Outras pesquisas também provaram que o óleo obtido através das folhas e galhos de canela pode ser usado para controlar ácaros que afetam negativamente as abelhas.
Sendo um forte agente na natureza, o óleo de canela deve ser evitado para consumo interno. Além disso, ele pode apresentar efeitos colaterais na pele se usado em sua forma concentrada. Antes de usar o óleo, deve-se testá-lo levemente na pele. Também deve-se aplicar apenas uma pequena quantidade inicialmente para checar se o organismo desenvolve qualquer tipo de reação alérgica. Não aplique o óleo no rosto e em outras áreas sensíveis.
Esse óleo é uma boa combinação para vários óleos essenciais, sendo adicionado a muitas preparações aromaterapeuticas. Ele melhora a eficácia de outras ervas e óleos essenciais, acelerando, desse modo o tratamento com vários remédios herbais. Além disso, muitas ervas possuem gosto desagradável, a canela ou seu óleo podem ser adicionados a essas ervas para melhorar seu sabor. É uma boa combinação com os óleos essenciais de limão, gerânio, lavanda e cardamomo.