Os benefícios do cardamomo para a saúde incluem proteção ao sistema gastrointestinal, controle do câncer e colesterol, alívio de problemas cardiovasculares e melhora da circulação sanguínea. É útil para combater doenças dentais e infecções do trato urinário como gonorréia, nefrites e cistites. Possui propriedades afrodisíacas e é útil no tratamento de disfunções eréteis, ejaculação precoce e impotência.
É um tempero originário da Índia, do Nepal e de Butão. Hoje, está disponível na maioria dos países tropicais asiáticos, incluindo Índia, China, Butão, Vietnã, Malásia, Coréia e Japão. É considerada a Rainha dos Temperos, sendo um dos mais caros.
Existe duas principais subespécies de cardamomo. Seus nome científico são Elettaria –cardamomo verde –e Amomum –que é conhecido por cardamomo preto, branco ou vermelho.
Na Índia são reconhecidas três variedades de cardamomo, que inclui Malabar, Mysoe e Vazhukka. Existe ainda, outra chamada Njallani, que tem se tornado muito popular juntamente com as três. A variedade Njallani foi desenvolvida por um pequeno agricultor chamado Sebastian Joseph do distrito de Idukki em Kerala.
É encontrado na forma de pequenas cápsulas possuindo sementes negras em seu interior. Ambas, a semente e a cápsula possuem aroma e sabor agradável. Portanto, são utilizados como temperos na culinária indiana. Seu uso não é limitado a pratos picantes; as sementes também podem ser adicionadas a sobremesas e bebidas como complemento ao sabor doce. O chá de cardamomo é uma bebida muito famosa, juntamente com o chá de gengibre, na Índia.
Na Índia, o cardamomo era tradicionalmente considerado como uma erva e um dos ingredientes da antiga medicina natural indiana (Ayurveda) e da medicina tradicional chines. Acreditava-se que era um remédio para condições ligadas aos dentes, garganta, congestão dos pulmões, tuberculose, inflamação nos olhos e pálpebras, desordens gastrointestinais, problemas renais, pedras na vesícula biliar e era também usado como antídoto para venenos.
Valor nutricional do cardamomo
De acordo com o Departamento de Agricultura do Estados Unidos e o National Nutrient Database for Standar Reference, o cardamomo (100g) fornece energia (300kcal), carboidratos (68g), proteína (11g), fibra dietética (28g) e não possui colesterol.
É rico em várias vitaminas e micronutrientes. Sua composição inclui nianica, piridoxina, riboflavina, tiamina, Vitaminas A e C, sódio, potássio, cálcio, cobre, ferro, manganês, magnésio, fósforo e zinco.
Benefícios do cardamomo para a saúde
O cardamomo é um tempero ideal com muitos benefícios. Os mais populares e conhecidos são listados abaixo:
Câncer colorretal: o câncer, especialmente o colorretal, é um dos maiores causadores de morte no mundo. O preço e efeitos colaterais de terapias convencionais para terapia do câncer têm levado mais e mais pesquisadores a procurar por alternativas mais sustentáveis para o tratamento da doença. Estudos recentes mostram que cardamomo dietético teve um resultado positivo em contrapor-se ao câncer colorretal a um índice de até 48%.
É bom para a saúde cardiovascular: pesquisas demonstram que a administração de cardamomo para condições cardiovasculares resultou em menos batidas ou ritmo controlado, além de contenção da hipertensão. Os micronutrientes encontrados na erva podem agir como contraponto ao surgimento de lipídios no corpo. Em experimentos conduzidos, enzimas antioxidantes hepáticas e cardíacas derivadas do cardamomo foram administradas em ratos que eram alimentados com dietas altamente gordurosas. As enzimas antioxidantes tiveram influência nos níveis de colesterol e ajudou significativamente no controle desses níveis.
Anti-depressivo: crê-se que o cardamomo detém propriedades anti-depressivas. Seu óleo essencial é um dos óleos mais usados em aromaterapia. Pode ser usado não somente para depressão, mas também como cura para várias outras doenças que vão do estômago aos pulmões.
Protege contra doenças grastrointestinais: o metanólico extraído do cardamomo é o componente que ajuda no controle de desordens gastrointestinais como flatulência, dores de estômago e acidez.
Propriedades anti-bacterianas: de acordo com a Ayurveda, o cardamomo é bom para dores musculares e nas juntas. Espasmos musculares são frequentes em pessoas idosas. A contração repentina do músculo causa esses espamos, que podem resultar em dor. O cardamomo pode ser usado como medida de controle para os espamos. Evidência experimental recente sugere que a erva possui propriedades anti-cancerígenas e anti-inflamatórias.
Doenças dentais: o cardamomo tem sido usado pela Ayurveda assim como pela medicina tradicional chinesa como remédio para problemas dentais durante muitos séculos. Além disso, pode ser usado como tratamento para mau-hálito, já que possu propriedades que refrescam o hálito. Depois da invenção de antibióticos, foi descoberto que esses antibióticos têm efeitos colaterais. Alguns desses efeitos são a inibição de bactérias benignas que prosperam no intestino. Contudo, o uso de temperos, por outro lado, é ideal pois eles inibem apenas os micróbios infecciosos.
Propriedades anti-asmáticas: o tempero também pode ser usado como remédio para asma e outras doenças respiratórias. É efetivo na relaxação de tecidos da traquéia.
Detoxificação: os processos metabólicos no corpo liberam toxinas e radicais livres que devem ser inibidos e eliminados para uma boa saúde. Do contrário, essas toxinas acumuladas podem causar inúmeras doenças, incluindo câncer e envelhecimento precoce. O cardamomo é conhecido por agir como um agente detoxificante. Os óleos essenciais e bioquímicos presentes na composição do tempero provêem efeitos desintoxicantes.
Melhor circulação sanguínea: em terapias tradicionais como a aromaterapia, o cardamomo tem sido usado para curar sintomas de asma e bronquite ao melhorar a circulação de sangue ao pulmões. O óleo essencial extraído da erva foi testado em grupos de indivíduos estressados e foi descoberto que o cardamomo é efetivo em promover uma melhor circulação sanguínea.
Bom para dor de garganta, náusea e vômito: tradicionalmente, o cardamomo tem sido usado como um remédio para náusea. Ele é um efetivo tônico e estimulante e é bom para acalmar as sensações de náusea e enjoo. Para dor de garganta, age como um bom remédio. Ambos, o cardamomo e a canela, podem ser fervidos em água e usados para gargarejo todo manhã para o controle da dor.