Se você já tem pontas duplas, não há nada que possa fazer, pois é impossível colar um copo quebrado. No entanto, é importante prevenir a manter o cabelo depois de ir ao cabeleireiro, por exemplo, com uma tesoura quente.
E por falar em pontas duplas, no artigo de hoje, falaremos sobre máscaras caseiras para combater esse tão odiado problema:
Como cuidar das pontas
As pontas dos cabelos precisam ser nutridas e hidratadas. Xampus comuns não ajudam nem um pouco nisso, visto eles apenas cobrem com as pontas com uma película que as cola e as torna mais densas e elásticas.
Você mesmo já deve ter percebido como esse tipo de produto resseca o cabelo – o que apenas piora o problema. Nesse caso, a utilização de bálsamos, especialmente os caseiros, é sempre bem-vinda.
Para pontas duplas, use decocções de ervas como urtiga, erva de São João, tussilago farfara, camomila, folha de bétula e tília.
Máscaras de óleo
Este é o primeiro produto de cuidados para as pontas dos cabelos. Os melhores óleos para isso são o azeite de oliva e os óleos de abacate e de coco, que podem ser simplesmente aplicados nas extremidades e deixados pelo maior tempo possível – por exemplo, durante a noite.
Poucas gotas são suficientes, de modo que basta esfregar algumas gotas de óleo nas palmas das mãos e espalhar suavemente pelas pontas. Enxaguar pode não ser necessário se o óleo não estragar a aparência dos cabelos.
Qualquer máscara de óleo contra pontas duplas é boa –bardana, mamona, óleo de amêndoa ou qualquer outro. Para esse fim, aqueça o óleo, aplique ao longo dos fios, esfregue nas raízes e preste atenção especial às pontas. Cubra a cabeça com filme plástico e uma toalha e deixe por uma hora ou mais, ou durante a noite. Lave bem com xampu – note que talvez seja necessário aplicar xampu duas ou três vezes.
Se você estiver fazendo uma máscara que resseca o cabelo (como uma máscara de mostarda), sempre lubrifique as pontas do cabelo com óleo.
Máscaras com iogurte natural, leite azedo ou kefir
Aplique o produto fermentado ao longo dos fios, saturando cuidadosamente as pontas. Isole e deixe por 30 a 60 minutos. Lave com xampu e enxague com água misturada com suco de limão. Entenda melhor abaixo:
- Máscara de creme azedo e azeite: para pontas duplas: misture duas colheres de sopa de creme azedo com uma colher de sopa de azeite. Aplique ao longo do cabelo e mantenha por uma hora, depois lave com xampu. Use esta máscara uma vez por semana para prevenir pontas duplas.
- Kefir, gema de ovo e suco de limão: adicione gema de ovo e uma colher de sopa de suco de limão a meio copo de kefir. Aplique a mistura ao longo do cabelo, isole e deixe por meia hora, depois lave com xampu.
Máscara de pêssego
O pêssego tem um efeito suavizante no cabelo e, por fechar as escamas do cabelo, aumenta seu brilho. Rale o pêssego em um ralador fino, aplique o mingau resultante ao longo do cabelo mantenha a máscara por meia hora.
Máscara de henê incolor para cabelos finos com pontas duplas
Misture algumas colheres de sopa de henê incolor a uma pequena quantidade de água fervente ou decocção de ervas (camomila, bétula, hortelã) até obter uma consistência cremosa. Deixe repousar por 20 minutos e depois distribua ao longo do cabelo. Mantenha a máscara por meia hora. Não é necessário lavar o cabelo com xampu.
Solução de mel
Este é um método incomum, mas muito eficaz: dissolva 1-2 colheres de mel em meio copo de água limpa (mas não quente) ou em uma decocção de ervas (camomila, bétula, hortelã). Em seguida, colete o cabelo com as mãos e mergulhe as pontas na solução de mel por alguns minutos. Não é necessário enxaguar a água com mel.
Ervas para pontas duplas
Recomenda-se enxaguar cabelo com pontas duplas usando decocções de camomila, urtiga, tília, hortelã e bétula. Apenas não faça isso imediatamente após a lavagem, e sim algum tempo depois, quando o cabelo já estiver seco.
Hidratar e nutrir regularmente os cabelos ao longo de seu comprimento evita pontas duplas e permite que você tenha cabelos longos e bonitos com pontas uniformizadas e saudáveis!