Tudo sobre asma - Viver Natural

"Viver em harmonia com a natureza é encontrar a verdadeira essência da vida."

Tudo sobre asma

Oque é asma?

Asma é uma doença crônica que ocorre por conta da inflamação das vias aéreas respiratórias. Basicamente, asma é o estreitamento dos bronquíolos (são pequenos canais de ar dos pulmões) que dificulta a passagem do ar causando contrações e falta de ar.

É uma doença considerada comum no mundo todo, só no Brasil estima-se que 10% da população sofre desse mal.

Tipos de asma.

Existem diversos tipos de asmas e estágios, confira abaixo os principais.

Asma alérgica ou extrínseca: é o tipo mais comum de asma, tem início na infância e é desencadeado pela inalação de substâncias, tais como: poeira, pólen, mofo, produtos químicos e alérgenos liberados por animais, entre outros. Sua principal característica é a sua alteração bronquial, que atinge a laringe, traqueia, brônquios e as vias respiratórias;

Asma induzida por exercício: esse tipo é desencadeado quando é feito muito esforço físico (broncoconstrição), sendo mais comum entre os atletas e em climas seco e frio;

Asma ocupacional: asma ocupacional geralmente é causada por substâncias presentes no ambiente de trabalho (isocianatos, poeira de cereais ou madeira, colofónia, fundente de soldadura, látex, etc. Os principais trabalhadores que estão expostos são: veterinários, agricultores, enfermeiras, pintores, serralheiros, padeiros, cabeleireiros, trabalhadores da indústria química, soldadores e outros.

Asma de grau 1 intermitente: esse tipo é o mais fácil e leve de tratar, os sintomas geralmente aparecem durante o inverno e ocorrem 1 vez por semana.

Asma de grau 2 persistente leve: o grau 2 é um pouco mais severo do que o estágio anterior, os sintomas surgem mais vezes durante a semana e o paciente acorda durante as noites;

Asma de grau 3 persistente moderada: os sintomas são diários, os despertares noturnos são semanais e as crises afetam sua atividade diária habitual;

Asma de grau 4 persistente grave: os sintomas são diários/contínuos, o paciente acorda frequentemente durante a noite e sua atividade diária é limitada.

Causas e desenvolvimento

A asma é provocada por uma combinação genética e ambiental complexa -ainda não são compreendidas totalmente. Há diversos fatores que estão associados ao desenvolvimento da asma, os principais são: alergénios, ácaros, poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais e partículas de inseto e outras substâncias químicas: tinta, cola e produtos de limpeza em geral. Outro fator é a predisposição genética. se um gémeo idêntico é afetado pela doença, a probabilidade de o outro também a contrair é de cerca de 25%.

Sintomas

Os sintomas de asma variam muito de pessoa para pessoa, em alguns casos os indivíduos permanecem livres de sintomas e sofrem crises com pouca frequência, já outros apresentam sintomas e ataques muito mais frequentes. Veja abaixo os principais sintomas:

  • Falta de ar;
  • Tosse com ou sem muco;
  • Repuxar a pele entre as costelas durante a respiração;
  • Pressão e aperto no peito;
  • Sinais de má circulação e oxigênio, incluindo dedos de pés ou dedos de cor azul ou púrpura;
  • Tontura e fraqueza;
  • Falta de coordenação e equilíbrio;
  • Pânico ou ansiedade;
  • Olhos lacrimejantes e vermelhos, garganta pruriginosa ou nariz escorrendo;
  • Glândulas inchadas e gânglios linfáticos inchados no pescoço;
  • Boca seca.
  • Tudo sobre asma. Vivernatural.com.br

Evitando crises

Para evitar ataques de asmas é importante viver em um ambiente limpo e livre de poeira, cuidado com tapetes, carpetes e cortinas;

NÃO FUME;

Use cobertores, colchões e fronhas com materiais antialérgicos e encape-os com plásticos;

Caso tenha algum bichinho de estimação mantenha o tamanho do pelo controlado e não durma com ele;

Mantenha a umidade relativa do ar em níveis baixos, inferiores a 50%, especialmente durante o verão, com o uso do ar condicionado ou desumidificadores do ar;

Leia atentamente os rótulos dos produtos e evite o consumo de alimentos que contenham tartrazina ou sulfitos na sua composição. Eles costumam ser usados como corante e conservante alimentar e podem desencadear uma crise de asma;

As crises de asma também podem ser provocadas pela alergia a determinados alimentos como: ovo, leite de vaca, amendoim, soja, trigo, peixe, camarão e outros frutos do mar.

O uso de aditivos, tais como bissulfito de sódio, bissulfito de potássio, metabissulfito de sódio, metabissulfito de potássio ou sulfito de sódio também pode desencadear ataques de asma. Estes aditivos podem ser encontrados em alimentos como: frutas ou legumes secos, vinho, cerveja e alimentos em conserva.

Tratamento natural

A asma não tem cura, porém, pode ser controlada para o paciente ter uma boa qualidade de vida. O tratamento natural é uma boa pedida para as pessoas que desejam se livrar de alguns sintomas da asma. Confira abaixo as melhores dicas e receitas.

Inalação a vapor com eucalipto: o eucalipto é um dos poderosos aliados no combate ás doenças respiratórias, suas propriedades possuem mucolíticas, expectorantes, antiespasmódicas, antissépticas e ligeiramente febrífugas. Por conta desses ativos, é bastante eficaz no tratamento da asma. Ingredientes 2 colheres (sopa) de folhas frescas de eucalipto. Modo de preparo, em um recipiente, coloque a água e as folhas de eucalipto e leve ao fogo, deixe a mistura ferver por 10 minutos, desligue o fogo, coe o chá e, com cuidado, despeje o líquido em uma bacia, coloque essa bacia próxima à cama. Deite-se, e coloque uma toalha e inale esse vapor por 15 minutos.

Chá de alfazema: a alfazema é uma das plantas reconhecidas por sua ação purificadora, sendo de grande auxílio para o sistema respiratório e ajudando também na purificação de ambientes. Ingredientes, 2 colheres (chá) de folhas de alfazema e 1 litro de água. Modo de preparo, leve a água ao fogo. Assim que atingir o ponto de fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de alfazema, tampe o chá e aguarde 10 minutos até que ele esfrie, coe e beba ao longo do dia.

Xarope de abóbora: as sementes de abóbora são ricas em substâncias anti-inflamatórias que conseguem diminuir a inflamação dos brônquios, facilitando a passagem do ar e reduzindo sintomas como tosse e falta de ar. Ingredientes, 60 sementes de abóbora, 1 colher de mel, 1 xícara de água e 25 gotas de própolis. Modo de preparo, descasque as sementes de abóbora, junte com o mel e a água. Bata tudo no liquidificador e depois adicione o própolis. Tome 1 colher (de sopa) deste xarope, de 4 em 4 horas, quando a asma estiver mais atacada.

Dica: evite fumar durante a gravidez porque aumentam as chances do filho ter asma ou outro problema respiratório. 

Curiosidade: dia 2 de Maio é o dia mundial de combate a asma.

Nota: Vale destacar que os tratamentos aqui informados NÃO substituem o acompanhamento médico e mulheres grávidas devem tomar cuidado redobrado antes de ingerir qualquer tipo de substância. Consulte um especialista.

Deixe um comentário

© Viver Natural - Todos os direitos reservados 2024