O sapo – cantor das canções que comemoram os primórdios aquosos mais antigos do mundo – detém medicinas que incluem: o lembrete dos laços comuns com toda a vida, a transformação, a limpeza, as emoções compreensivas, o renascimento, a cura, a energia provinda da água.
Os sapos são anfíbios e passam toda a sua infância e juventude na água, que os alimenta e protege. Uma vez adultos, migram da água para a terra, onde concebem seu lar geralmente não muito longe de fontes de água. O sapo é reconhecido como curandeiro pelos Nativos Norte e Sul americanos, bem como nas tradições celtas.
Muitos acreditam que ele trás a chuva quando esta se faz necessária e por meio da mesma purifica e renova o frescor da terra. Da mesma forma, a medicina deste guia pode lavar qualquer energia negativa que esteja nos negando uma vida equilibrada e pacifica. Em alguns momentos de nossa existência permitimos que toxinas emocionais frustrem nossa visão da vida, ou mesmo que nos deixem sentir inundados. Nesse momento, o sapo nos mostra como limpar essas energias e seguir em frente e também como nutrir nossa própria capacidade inata de nos curar em todos os níveis. A noção de renovação é frequentemente ligada à agua, que representa o desbloqueio do fluxo suave da energia que cura.
Porque são encontrados tanto na água quanto na terra, os sapos conservam a magia de ambos. A lama é uma combinação dos dois elementos e é muito utilizada em terapias de cura para liberar as toxinas do corpo. Aqueles com a medicina deste guia são extremamente sensíveis, e o uso de banhos de lama é aconselhado.
A cura mais profunda que pode ocorrer em um ser humano é a cura emocional. As emoções estão ligadas à agua, especialmente as lágrimas. Algumas pessoas, especialmente os homens – muitas vezes são levados a crer que chorar é algo de que devem se envergonhar – reprimem seus sentimentos, que eventualmente se tornam um peso em suas vidas. Todas as energias ficam bloqueadas. Com a ajuda do sapo, porém, podem começar a perceber e experimentar as lágrimas como sendo algo natural e extremamente necessário em suas vidas como a chuva na natureza.
Existem poucas espécies de sapos que realmente cuidam de sua prole. Após o acasalamento eles abandonam os ovos. Devido a esse fato, as lições de sobrevivência são comuns em pessoas com esse guia. Os cientistas acreditam que a saúde das populações de sapos reflete a saúde de todo o ecossistema.
Este animal está fortemente ligado à transformação e à magia e, geralmente, passam por vários ciclos durante a vida, o que denota o despertar da criatividade e que funciona como mais um lembrete para nós de que a vida é sobre a evolução, mudança e transformação. Quando o sapo entra em sua vida, ele está te convidando a pular em seu poder criativo. Para fazer isso, é bom saber em que fase você se encontra.
Esta mensagem é fortemente representada no conto do “Príncipe Sapo”. Estou certa de que a maioria de vocês está familiarizada com ele. É semelhante à história do patinho feio. Em uma versão de suas várias versões, uma rainha estava doente e só podia ser curada se bebesse a água pura do poço. Suas 3 filhas tentaram pegar a água, mas cada vez que uma delas tentava, um sapo pulava à frente e lhes recusava acesso a menos que concordassem em se casar com ele. Felizmente, a filha mais nova concordou com o casamento e pôde curar sua mãe. Para sua alegria, descobriu que seu noivo hediondo se transformou em um lindo príncipe.
Isso nos ensina que, para curar a nos curarmos e aos outros, muitas vezes é necessário enfrentar aquela parte que escondemos de nós mesmos, porque a achamos inaceitável ou feia. Quando conseguimos olhar honestamente todos os aspectos do nosso próprio ser e os aceitamos, descobrimos que a feiúra é mutável. Nossa verdadeira beleza brilha como o sol depois da chuva de cura.
Sapos são encontrados em todo o mundo. Seus corpos foram criados para saltar e seus olhos afiados ajudam-os a capturar alimentos, que consistem principalmente em insetos. Como seus olhos sobressaem aos lados de suas cabeças, eles possuem uma visão de quase 360º, o que os proporciona uma excelente percepção de profundidade. São animais com um sentido altamente desenvolvido de audição. Atrás de cada olho podemos encontrar uma membrana de grande disco: um tímpano externo que capta as ondas sonoras e transmite-as para o ouvido interno e então, para o cérebro. Combinados com sua visão extraordinária, essas características lhes proporciona clarividência e poder sensitivo.
O sapo emite sons da mesma forma que os seres humanos: forçando o ar dos pulmões sobre as cordas vocais. Eles possuem uma variedade de chamadas complexas de “ribbets” para “croaks”, ligando isso com a linguagem. Se este é o seu animal de poder, você tem o potencial para assumir o comando da palavra falada. Muitas vezes as pessoas de sapos são bilíngues.
Este guia simboliza o mergulho em seu poder pessoal, lembrando-lhe de não ficar atolado com a vida do dia-a-dia. Se o sapo é o seu animal de poder, você dá apoio e energia onde é necessário, podendo também limpar a negatividade de um ambiente.
Leia também:
Puma,
Rato,
Rena,