Nunca saio de casa sem um pote de protetor labial. Esse nutritivo produto é cheio de antioxidantes e protege os lábios no inverno e no verão, quando eles sofrem especialmente com condições climáticas adversas como o vento, o frio e a luz solar. Fazer um protetor labial caseiro natural em casa é muito fácil, e no artigo de hoje, provaremos isso!
Produto caseiro vs. industrializado
Sem sombra de dúvida, existem protetores labiais industrializados muito bons. São cosméticos que podem ser usados apenas para os lábios.
As vantagens dos cosméticos caseiros são que você usa apenas ingredientes naturais da mais alta qualidade e pode conferir a eles seu aroma e até sabor favoritos.
O produto resultante será de alta qualidade e sairá bastante barato (em comparação a cosméticos industrializados do mesmo nível), deixando seus lábios mais macios, hidratados e bonitos! Finalmente, não devemos esquecer a alegria do experimento, a emocionante expectativa do resultado (o que acontecerá desta vez?).
Além disso, se o resultado final não for impressionante, o protetor labial sempre poderá ser refeito ou alterado.
Você sabia que o protetor labial também pode ser aplicado em áreas de pele especialmente seca, ressecada ou escamosa no rosto ou nas mãos, assim como também nos cotovelos para suavizar a pele áspera e seca (é ainda melhor fazer isso imediatamente após aplicar um esfoliante)?
Preparar um protetor labial em casa é muito fácil. Com os componentes e utensílios corretos, o processo leva literalmente 15 minutos.
De ingredientes “incomuns”, você pode precisar de cera de abelha ou lanolina, de forma que todo o resto pode ser comprado em farmácias e supermercados.
O protetor labial pode ser preparado em banho-maria, em curtas sessões no microondas ou diretamente no fogo, em um pequeno recipiente de metal (uma leiteira ou um copo medidor). Como embalagem para seu protetor labial, use um tubo ou frasco de um produto comprado e usado ou pequenos recipientes de plástico para transportar cosméticos, vendidos em farmácias.
Receitas
Qualquer protetor labial consiste em componentes sólidos (cera de abelha; sebo de ovelha – lanolina; óleo vegetal sólido, como manteiga de karité ou de cacau) e componentes líquidos (óleo vegetal líquido, como azeite, óleo de semente de uva, abacate, argan, amêndoa, mamona, coco, jojoba, sementes de rosa mosqueta etc.).
Para dar fragrância a seu protetor labial caseiro, use um óleo essencial, vanilina ou fragrâncias alimentares, para sabor, utilize aromatizantes alimentares (limão, amêndoas, etc.). Você pode adicionar uma cápsula de vitamina E, mel, suco de aloe e outros ingredientes hidratantes e nutritivos ao seu protetor.
A consistência do protetor labial pronto depende da proporção de componentes líquidos e sólidos. Se você mantiver a proporção de 1:1, o protetor labial ficará mais duro, será mais difícil sair do frasco (principalmente no inverno); no entanto, esse bálsamo permanecerá nos lábios por mais tempo, e será mais difícil tirá-lo com língua e saliva. Deixe o produto “esquentar” por alguns segundos no dedo ou nos lábios – isso ajudará a distribuir o produto.
Se você preferir um protetor mais mole, use componentes sólidos e líquidos na proporção de 1:2 ou até 1:2,5. Não hesite em substituir os componentes sugeridos aqui pelos que você mais gosta, mas lembre-se de respeitar a proporção de gorduras sólidas e líquidas.
-
Protetor labial com mel
Componentes sólidos:
- 1 parte de cera de abelha
- 1 parte de manteiga de karité
- 1 parte de manteiga de cacau
Componentes líquidos:
- 1 parte de óleo de semente de uva
- 1 parte de óleo de abacate
Componentes adicionais:
- 1 parte de mel
Esse protetor labial dura muito tempo, hidratando os lábios e evitando rachaduras e secura. E isso apesar do fato de o mel ter uma certa tendência de se depositar no fundo do frasco.
Este protetor labial é perfeito para homens e crianças. Quase não brilha, é incolor e possui um agradável e leve aroma de mel.
Se você quiser adicionar um pouco de cor ao seu bálsamo labial, use frutas e legumes coloridos (morangos, beterrabas, cranberries, etc.), assim como óleo de espinheiro marítimo para obter uma tonalidade laranja quente ou corantes alimentares.
Use o óleo de espinheiro marítimo como componente líquido; você vai precisar de uma pequena quantidade dele. Caso contrário, o produto adquire cor de cenoura. Para dar cor ao protetor usando bagas ou beterrabas, ferva bagas e legumes picados (não amassados!) em um dos óleos líquidos até que a mistura fique colorida no grau desejado.
Remova cuidadosamente as bagas e frutos do óleo com um garfo e, se necessário, coe. Em seguida, use óleo colorido conforme indicado na receita. Já os corantes alimentares podem ser adicionados ao produto pronto (você precisa de uma quantidade muito pequena) no estágio em que ele começa a endurecer e clarear.
Misture bem os corantes com o produto até que a massa se torne homogênea. Ao trabalhar com corantes, é recomendado o uso de luvas finas de borracha.
-
Protetor labial com óleo de espinheiro marítimo
Componentes sólidos:
- 1 parte de cera de abelha
- 1 parte de manteiga de karité
- 1 parte de manteiga de cacau
Componentes líquidos:
- 1 parte de óleo de semente de uva
- 1 parte de óleo de argão
- 1/2 parte de óleo de espinheiro marítimo
Componentes adicionais (conforme desejado):
- aproximadamente 10 gotas de óleo essencial de gerânio cheiroso
- aproximadamente 20 gotas de essência de baunilha
- Como preparar
Derreta a cera e a manteiga, adicione componentes líquidos e componentes adicionais (exceto corantes alimentares), misturando tudo muito bem até ficar homogêneo e despeje em uma jarra. Adicione os corantes alimentares (se desejar) assim que o produto começar a endurecer e clarear. Deixe o bálsamo esfriar completamente até a temperatura ambiente ou coloque na geladeira.