No artigo de hoje falaremos sobre as pessoas do elemento Fogo e como elas podem controlar sua energia para alcançar harmonia e equilíbrio.
Antes de mais nada, é importante entender que em cada um de nós, elementos diferentes daquele dominante em nós podem prevalecer de tempos em tempos. Isso pode se dever a vários eventos que ocorrem em nosso país e até a momentos aparentemente insignificantes como mudanças em nossa alimentação.
Por exemplo, alimentos pesados ”nos puxam” para o chão ou terra, provocando preguiça e inércia, enquanto alimentos leves, pelo contrário, aumentam nossa atividade, estimulando a energia do Ar (ou “vento”, como é chamado no Ayurveda).
É importante determinar sua energia inicial para viver em harmonia consigo mesmo, mas é igualmente importante ao longo da vida monitorar o fortalecimento e enfraquecimento dos quatro componentes, a fim de regular seu equilíbrio na alma e no corpo.
Hoje veremos como são as pessoas do elemento Fogo.
-
Caráter
Apaixonadas e enérgicas, rapidamente se levam pelo novo. São ativas, corajosas, lutam pela justiça, defendendo arduamente seus direitos. Se prontificam a qualquer momento a ajudar seus amigos. Muitos são os revolucionários “do Fogo”.
Com uma enorme capacidade de criação e criatividade inata, também podem ser destruidoras – uma natureza tão contraditória é dada a essas pessoas pelo seu “patrono”, o Fogo.
Claro, esses indivíduos também têm suas desvantagens: se você convive com eles, por exemplo, deve saber que são muito irritados e nervosos, e que sua incontinência periodicamente provoca brigas e conflitos.
Podendo agir impulsivamente, obedecem a emoções momentâneas e depois geralmente se arrependem. No entanto, graças a isso, não são vingativos: é difícil para eles acumular mágoas por um longo tempo, é muito mais fácil fazer o que lhes der na telha imediatamente.
Profissões nas quais essas pessoas se realizam envolvem o uso da criatividade e da atividade motora –políticos, empresários, artistas, atletas, bombeiros. Trabalhos rotineiros e monótonos são categoricamente contraindicados.
As pessoas desse elemento precisam constantemente “desabafar”, estabelecer metas e superar obstáculos, usando todo o seu potencial para isso. Qualidades como coragem, determinação e capacidade de assumir responsabilidades geralmente as levam a posições de liderança.
Por hobby, pelo contrário, são recomendadas coisas mais leves, como desenho, artesanato ou trabalhos manuais no geral.
-
Se energia do Fogo for excessiva
Como dito acima, no decorrer da vida, qualquer energia pode se intensificar e até se tornar excessiva. Mesmo se você é natural do elemento Água, por exemplo, em algum momento pode perceber que se tornou irritadiço, tem ataques de raiva e agressão e se sente atraído por alimentos apimentados e álcool. Isso provavelmente significa que a energia do Fogo se intensificou e está ganhando força ou se tornando excessiva em você.
Intolerância para com os outros, arrogância e desejo de destruição – essas são suas manifestações negativas.
A energia do Fogo pode se amplificar por diversas razões muitas vezes individuais para cada pessoa – por esse motivo não as consideraremos em muitos detalhes.
São circunstâncias pessoais, como um relacionamento fracassado e mudanças no estilo de vida e alimentação.
O fato é que essas pessoas têm a capacidade de literalmente “acender” a si mesmas, e uma vez acesas, pode ser difícil parar, e isso pode levar a um círculo vicioso.
-
Como encontrar equilíbrio?
É bom que as pessoas do elemento Fogo interajam com a energia da Água na natureza: nade em um lago, caminhe pelo orvalho da manhã, banhe-se em Água de uma nascente. Só o ato de observar as ondas ou uma cachoeira já é útil, ajuda-as a se acalmar e fazer uma pausa, colocando seus pensamentos e emoções em ordem.
Meditar na natureza e fazer exercícios físicos suaves, bem como aulas de hidroginástica também são atividades muito úteis.
-
Com quem é melhor se comunicar
Obviamente, será útil se comunicar com pessoas da Água e da Terra. Como na natureza, a Água esfria e apaga o Fogo, pessoas da Água agem como um agente de resfriamento naqueles com energia demasiadamente ardente.
Nesse sentido, podemos observar a compatibilidade dos elementos. Talvez não seja necessário apagar completamente o Fogo, apenas acalmá-lo um pouco: uma pequena fogueira aquece e traz aconchego ao coração, mas um incêndio é capaz de destruição sem precedentes.
Como pessoas bastante flexíveis e compreensíveis, é improvável que aqueles da Água e seus sentimentos bastante móveis causem conflitos com indivíduos do Fogo. E isso é muito apreciado por esses últimos, que têm dificuldade em lidar com suas próprias emoções.
Já a Terra estabiliza a natureza explosiva do Fogo, diminuindo-o um pouco e, portanto, tornando-o mais manejável.
As pessoas da Terra, com sua calma e equilíbrio, reduzem a atividade das pessoas do elemento Fogo, e isso lhes dá a oportunidade de se acalmar, parar, pensar e resolver o problema de uma maneira diferente.
-
Nutrição
Pessoas com excessos de Fogo precisam de alimentos que contenham muita Água – frutas e legumes frescos, de preferência crus. Além disso, bebidas geladas à base de água são muito úteis. Se você sentir que sua irritação está aumentando, tente encontrar um pouco de equilíbrio com a ajuda de tais alimentos.
Você não deve ir a extremos! Você não deve, por exemplo, beber Água muito gelada, especialmente no calor, pois isso criará um “salto” demasiadamente acentuado, um desequilíbrio no corpo e, ao invés de harmonizar, só lhe gerará estresse adicional.
Também é melhor evitar pratos apimentados – alimentos com muitas especiarias provocam “calor” no corpo. Pimentas, alho e cebola devem ser limitados.
Não use bebidas energéticas e álcool: elas são prejudiciais a qualquer pessoa, mas para as pessoas do Fogo, elas podem ser realmente fatais.
-
Como se comunicar com pessoas do Fogo
Se você perceber que a energia do Fogo aumentou em seu amigo ou parente, tente ser flexível, compreensivo, tolerante e calmo ao se comunicar com ele.
Se você sente que ele está começando a ficar irritado, não agrave a situação, provocando-o ainda mais!
É melhor adiar a conversa e discutir tudo quando ele se acalmar. No entanto, não vale a pena permitir que ele te reprima ou insulte.
Pessoas com uma energia tão ardente aumentada são incapazes de se conter, e isso pode prejudicar muito seus entes queridos. Se isso se torna um hábito, o resultado criado é um relacionamento constantemente tenso, e como resultado, as pessoas inevitavelmente começam a se afastar.
Simpatia e gentileza devem ser demonstradas, especialmente quando se trata de questões de princípio, perseverança e firmeza.
Fale honestamente sobre seus sentimentos – pessoas do Fogo são muito emocionais e apreciam a sinceridade. Elas entendem bem a linguagem dos sentimentos.
Estabeleça uma estrutura razoável para lidar com esses indivíduos, para que não haja violação de nenhum limite.
-
O que mais pode acalmar o Fogo
É útil para pessoas com predominância do elemento Fogo ouvir aos sons da natureza, especialmente o som de ondas ou da chuva. Música clássica ou meditativa também lhes convém.
Essas pessoas podem ser acalmadas pelas cores e tons “frios”, e não brilhantes – azul, bege ou cinza, por exemplo. Apesar de muitas vezes serem cativados por cores fortes, o vermelho ainda deve ser evitado.