Flor de borboleta, flor de felicidade, flor de amor, planta-relógio, trevo de felicidade, Madame Borboleta, dia e noite: o oxalis tem muitos nomes! Enquanto isso, a planta cresce em tudo quanto é canto e não requer atenção especial. A Oxalis é considerada uma planta despretensiosa. Mas mesmo assim, que tipo de cuidado a flor da felicidade requer? Leia sobre isso neste artigo.
Comportamento da Oxalis
De manhã, ela parece estar pairando sobre o vaso, revelando sua folhagem de três asas, e à noite parece um guarda-chuva fechado ou um cogumelo roxo.
A oxalis tem a capacidade de abrir as folhas com o aparecimento do sol e de dobrá-las à tarde. Portanto, também é chamada de flor dia e noite, ou planta-relógio. No entanto, ela pode dobrar as folhas em outras circunstâncias, mas falaremos sobre isso depois.
Vários tipos de Oxalis
Existem vários tipos de oxalis. A oxalis triangular é a variedade mais usada em casas. A planta pode ter folhas verdes ou roxas.
A flor da borboleta geralmente é classificada como uma planta de folhagens ornamentais. Mas sua floração é um verdadeiro charme. As asas desta borboleta floral carregam consigo placeres gentis de pequenas pétalas. Portanto, a oxalis pode ser também considerada uma planta com belas flores.
Agora, falaremos sobre o que precisamos fazer para manter e cuidar dessa maravilhosa planta em casa.
Nada de extremos para ela
A flor da felicidade não gosta de extremos. Dizem que ela precisa de bastante luz: quanto mais sol, mais belas serão as asas das folhas. Mas isso não é inteiramente verdade: iluminação excessiva faz as folhas da planta encolherem, como se ela estivesse tentando protegê-las dos raios escaldantes. Se você descobrir esse efeito, tente achar um lugar com um pouco de sombra.
Além disso, esta planta encolhe por conta de rajadas de vento – fluxos de ar fresco que acontecem mesmo no verão, causam sérios danos a ela, danificando sua folhagem.
Calor excessivo também não é legal, uma vez que faz com que a planta abra suas folhas, que logo ficam murchas e secas.
Seu local ideal
O local ideal para manter a planta no verão seria a um metro da janela, pois dessa forma, ela não será exposta a rajadas de vento e aos raios diretos do sol.
Não há recomendações especiais para a rega: a Oxalis deve ser irrigada, assim como a maior parte (se não todas) das plantas. Aplique água à medida que o solo secar. É claro que, como todas as plantas de interior, a oxalis precisa de fertilizante. Por via de regra, basta aplicar 2 vezes por mês na primavera e no verão. Mas preste atenção no seguinte:
A flor do amor cresce constantemente, então você pode precisar transplantar ela para um novo vaso. Portanto, dependendo das circunstâncias, a fertilização pode não ser necessária.
O solo para a planta-relógio pode ser do tipo “comum”. No entanto, deve-se ter cuidado ao transplantá-la, uma vez que as folhas do trevo da felicidade são muito delicadas e facilmente danificadas por toques.
Do verão ao inverno
A planta cresce durante todo o ano. No inverno, ela pode ficar dormente. Com a falta de iluminação, a oxalis pode até jogar suas folhas fora, parcial ou completamente. Neste momento, recomenda-se reduzir ligeiramente a rega. Assim que a luz solar voltar, a parte do solo reaparecerá. É muito interessante observar como quase todos os pequenos “guarda-chuvas” roxos aparecem do chão um após o outro. Essas folhas crescem rápido e atingem uma altura impressionante, depois param. Dentro de alguns dias, elas tornam-se grandes, seguidos por folhas menores e mais novas.
A flor da felicidade não é classificada como planta ampelosas. No entanto, pendurada em uma cesta, ela adquire uma aparência muito impressionante.
Não se sabe por que a oxalis é chamada de flor da felicidade (trevo da felicidade) ou flor do amor. Mas essa planta com certeza traz muitas emoções positivas.
Leia também:
Como fazer um minhocário, produção de humus em casa
8 incríveis benefícios do Tamarindo