Ainda que a otite se manifeste como uma das doenças mais comuns em animais domésticos, muitas pessoas não têm conhecimento de que esse mal afeta os bichinhos.
O que é a otite? A otite é um processo inflamatório que afeta qualquer uma das 3 partes do ouvido: externo, médio e interno. Essa doença é mais comum em cães por conta do canal auditivo, que na maioria das vezes, é bastante longo, apesar disso, algumas raças de gatos têm predisposição à otite.
Otite externa: aguda ou crônica
A otite externa é mais comum em cães que em gatos – sua taxa de incidência é de até 20% e 2% respectivamente. A otite externa pode ser aguda ou crônica. Nos casos agudos, acontece breves episódios de inflamação no canal do ouvido que são, normalmente, causados por infeções bacterianas. Por outro lado, a crônica é pior: têm processos inflamatórios longos, ou recorrentes, que geralmente, são causados por alergias ou doenças autoimunes.
O que causa a otite?
A otite pode surgir por vários fatores, os principais são:
Infecção: a otite infecciosa é causada por bactérias, na maioria dos casos, o animal apresenta pus no ouvido. Seu agente causador, normalmente, é: Streptococcus pneumoniae
Fungos: a otite causada por fungos é a mais comum. Geralmente, ela vem acompanhada por excesso de cera com um cheiro adocicado, seu principal agente causador é a Malassézia.
Parasitas: os carrapatos e ácaros aparecem como agente causador da otite por parasitas.
Produção excessiva de cera: alguns animais produzem muita cera. Essa cera acumulada fermenta e inflama, causando a otite.
Outros fatores são: predisposição genética, traumas, alergias, tumores, questões hormonais e presença de algum corpo estranho na orelha do animal.
Sintomas da otite
Dependendo do tipo de otite, os sintomas variam, contudo, geralmente há:
Coceira pujante: o animal coça as orelhas com a pata, balança a cabeça para o lado, esfrega as orelhas no chão, em móveis, e nota-se certo desespero e até mesmo perda do equilíbrio
Secreções e mau cheiro: em alguns casos, sai pus das orelhas dos bichinhos, seguido de um odor intenso.
Vermelhidão: o ouvido fica bem vermelho, as orelhas incham e pode haver perda de audição.
Dor intensa: o animal demonstra que está com dor e bastante incomodado quando alguém encosta em suas orelhas, (em alguns casos) ele pode ficar muito irritado.
Feridas: devido ao ato de coçar, pode ocorrer hematomas, dermatites e abrasões.
Prevenções
Manter a higiene do ouvido de seu companheiro é a melhor prevenção que existe:
Um dos perigos vem de casa: o potinho de água não deve ser muito longo ou de difícil acesso, pois os animais acabam ficando com as orelhas úmidas e isso contribui para a proliferação de fungos e bactérias. Tenha cuidado na hora do banho, não deixe cair água dentro da orelha do seu pet, enxugue-o bem.
Limpeza das orelhas com vinagre de maçã: o vinagre de maçã possui importantes propriedades antissépticas que são de grande ajuda para a limpeza do ouvido e para a recuperação do tecido inflamado, portanto, use uma solução para limpar as orelhas de seu pet. Coloque meio copo de água, meio copo de vinagre de maçã e misture bem. Pegue um algodão, mergulhe na solução e passe com cuidado e leveza, isso ajudará na limpeza do ouvido. NÃO SE DEVE UTILIZAR VINAGRE SE EXISTIR ALGUMA FERIDA.
Tratamento da otite
Óleo essencial de árvore do chá é um aliado por conta das suas propriedades antissépticas, bactericidas e antivirais. Use 20 gotas do óleo, misturado em meio copo de azeite de oliva. Coloque algumas gotas no ouvido do animal doméstico todos os dias.
Óleo de amêndoas doces: este óleo ajuda a parar a infecção. Devido aos seus efeitos emolientes, aliviará as dores e incômodos. Deve-se aplicar diariamente 5 gotas no ouvido afetado durante um período mínimo de 2 semanas.
Chá verde: O chá verde é ideal para diminuir a infecção e inflamação e ajuda a diminuir as dores. Faça o chá verde comum, apenas com água e as folhas, deixe esfriar e aplique algumas gotas no ouvido afetado. Uma vez por dia será o bastante.
Nota: Os bichinhos agradecem todos os cuidados, pois a otite causa dores enlouquecedoras. Tome muito cuidado antes de aplicar qualquer produto na orelha do seu animalzinho. CONSULTE UM ESPECIALISTA ANTES DE QUALQUER PROCEDIMENTO.