A natureza da Terra é muito rica e oferece tudo o que é necessário para uma vida plena e feliz.
Usando os dons da natureza, podemos ter uma dieta correta e nutritiva, e permanecer jovens, saudáveis e bonitos por um longo tempo. Alguns bons exemplos de produtos valiosos e úteis da natureza são os óleos essenciais de frutas, nozes, plantas e até mesmo de árvores.
Hoje falaremos sobre uma dessas árvores: karité – mais precisamente, sobre seu óleo essencial e sobre como usá-lo no rosto, cabelo e corpo.
A manteiga de karité é um presente maravilhoso da natureza para a beleza e a saúde humanas. Este óleo é produzido a partir das sementes de uma árvore africana única, que só cresce nesse continente.
O nome em latim da árvore é Butyrospermum parkii, mas este nome é muito difícil e longo. Nos dialetos locais, essa árvore é chamada de karité – daí o nome comum.
A árvore de Karite vive por um longo tempo (quase 300 anos), e as propriedades curativas de seus frutos têm sido utilizadas pelos povos africanos desde a antiguidade.
Esta árvore é muito forte, e conta com uma casca grossa e folhas de cor viva e verde. De onde as folhas velhas caem, novas folhas crescem imediatamente.
-
Composição útil para a pele
A manteiga de karité é densa, tem uma tonalidade bege clara e consiste principalmente de triglicerídeos – substâncias formadas por ácidos graxos – oleico, esteárico e palmítico.
Além disso, a composição curativa da manteiga de karité inclui gorduras insaponificáveis, representadas por cariteróis. Essas substâncias não interagem com álcalis, como ácidos graxos.
A manteiga de karité também contém ácido linoléico, linolênico, mirístico, carboidratos e proteínas em pequenas quantidades.
É a união de ácidos graxos e gorduras insaponificáveis que torna a manteiga de karité tão popular na cosmetologia.
-
Propriedades
Na cosmetologia, a manteiga de karité é usada há mais de 20 anos, sendo que os cosméticos que a contém são os mais competitivos no mercado atual.
O produto tem fortes propriedades regeneradoras e protege a pele da luz solar. É por conta disso que na África, a manteiga sempre é aplicada na pela de adultos e crianças pequenas.
A manteiga de karité é obtida somente por prensagem a frio: é muito espessa, heterogênea, branca ou levemente cremosa, com um leve sabor de noz. Ela torna-se líquida à temperatura corporal – a 35 ° C ou mais. Por isso é fácil de usá-la como óleo de massagem, uma vez que se espalha pela pele e é rapidamente absorvida.
Suas propriedades anti-inflamatórias permitem que ela seja usada para tratar problemas de pele, acne, úlceras, dermatites, dores nas articulações e músculos doloridos, bem como inchaços.
Embora este óleo não tenha um efeito vasoconstritor, ele pode ser usado para tratar corrimentos nasais ou rinites – são justamente as propriedades anti-inflamatórias que funcionam aqui.
Cosmetologistas denominam a manteiga de karité um óleo transportador ou óleo base, devido à sua capacidade de penetrar profundamente na pele e fornecer vários componentes úteis dos cosméticos às suas camadas. Esses componentes são facilmente combinados com o óleo e, ao penetrar na pele, são fácil e rapidamente liberados. A manteiga de karité é amplamente utilizada no tratamento de lábios, pele facial, cabelos, e faz parte de protetores solares e cremes de bronzeamento.
Devido às propriedades regeneradoras de gorduras insaponificáveis, esse óleo estimula a síntese de colágeno e é recomendado para o cuidado de peles maduras e envelhecidas. Essa característica se deve aos triglicerídeos: seu uso melhora as funções de barreira da pele.
-
Uso do karité na cosmetologia
Ao usar a manteiga de karité regularmente, como uma ferramenta independente, é possível melhorar a condição da pele – sua textura fica mais densa, a profundidade das rugas diminui e ela fica elástica. Portanto, a manteiga de karité muitas vezes faz parte de cosméticos antienvelhecimento.
Mulheres grávidas são aconselhadas a usar o produto para evitar estrias na pele.
As propriedades protetoras desse óleo são reforçadas pelo seu efeito hidratante. Uma hora após a aplicação, o máximo efeito hidratante e protetor é atingido, durando cerca de 8 horas e protegendo a pele dos efeitos de fatores externos agressivos. Além disso, a manteiga de karité elimina efetivamente a secura e a irritação da pele, saturando-a com vitaminas e evitando o envelhecimento precoce.
-
Como usar em casa
Em casa, você pode usar manteiga de karité de várias maneiras: pode ser aplicada no rosto, como uma máscara, e até na área ao redor dos olhos. Após 30-35 minutos, basta lavar o rosto com um pouco de água morna.
Hidrate a pele com manteiga de karité no verão e no inverno, quando estiver ao sol ou ao ar livre em dias frios e ventosos, e não se limite apenas ao rosto e pescoço: aplique manteiga de karité em todas as partes expostas do corpo.
Você pode misturar manteiga de karité com outros óleos – para isso, primeiro a manteiga deve ser derretida em banho-maria. Você também pode fazer cremes e máscaras caseiras usando o óleo.
-
Receitas de creme para o rosto
O que pode ser mais eficaz do que os cremes para a pele comprovados por anos de uso caseiro? Ingredientes adequadamente selecionados na composição desses cremes substituirão qualquer produto comercial. Isso sem falar da naturalidade e segurança desse produto. Aqui estão algumas das receitas de cremes caseiros feitos de manteiga de karité. Use especialmente se você tiver a pele seca, envelhecida ou sensível.
-
Creme de dia para rosto e corpo
Derreta 2 colheres de manteiga de karité em banho-maria. Adicione óleo de amêndoa (4 colheres), retire do banho e mexa até esfriar completamente. Enquanto estiver mexendo, adicione óleo de camomila azul (3 gotas) e óleo de lavanda (2 gotas). Coloque o creme resfriado em um recipiente de vidro e leve à geladeira.
Um creme com outros ingredientes pode ser preparado da mesma maneira. Como no primeiro caso, use 2 colheres da manteiga e, quando derretida, adicione óleo de abacate e jojoba (1 colher de cada), bem como óleo de macadâmia (2 colheres). Após remover a mistura do banho e mexer, adicione óleo de alecrim (2 gotas) e de pau-rosa (3 gotas). O creme deve esfriar enquanto mexido. Em seguida, leve à geladeira.
-
Creme noturno restaurador
Preparar um creme noturno restaurador é um pouco mais difícil, pois exige mais ingredientes.
Primeiro você precisa misturar em um recipiente separado 1 colher de sopa de água de rosas sem álcool e 1 colher de gel de aloe vera. Em outro recipiente, derreta 1 colher de cera de abelha, colocando-a em banho-maria, e adicionando manteiga de karité (2 colheres) e azeite (1,5 colher de sopa).
No lugar do azeite, você pode usar óleo de pêssego, damasco ou amêndoa.
Mexa a mistura até que os componentes estejam completamente misturados e adicione uma cápsula de vitamina E comprada na farmácia – abra a cápsula e despeje o conteúdo na mistura – bem como lecitina (uma pequena quantidade na ponta de uma colher); continue mexendo.
Sem parar de mexer, adicione água de rosa misturada com gel de aloe vera, retire do banho e mexa até o creme esfriar completamente. Você pode também usar uma pequena batedeira. Novamente, sem para de mexer, adicione os seguintes óleos essenciais: camomila (3 gotas) e tangerina (2 gotas). Guarde o creme pronto na geladeira em um recipiente de vidro.
-
Máscaras eficazes
Todas as máscaras faciais e corporais com manteiga de karité suavizam e nutrem a pele.
- Máscara facial com manteiga de karité
Para preparar uma máscara facial nutritiva e tônica, é preciso pegar a casca de limão seca e moer em um moedor de café para fazer farinha.
Adicione 1 colher de sopa incompleta dessa farinha a uma gema de ovo cru. Mexa, feche o recipiente e deixe por 20 minutos. Em seguida, adicione manteiga de karité derretida e óleo de noz – 1 colher de cada. Mexa novamente e aplique a máscara em seu rosto por 20 minutos. Enxágue com água morna.
-
Máscara para pele seca
Esmague a polpa de um abacate e pegue 2 colheres de sopa, adicionando 1 colher da seguinte mistura de óleos: manteiga de karité derretida, óleo de jojoba (pode ser substituído por óleo de gérmen de trigo) e a mesma quantidade de mel líquido. Mexa bem. Aplique no rosto por cerca de 15 a 20 minutos e depois enxágue com água morna. Caso queira ou precise substituir o abacate, você pode usar uma banana ou caqui e, se a mistura for muito grossa, adicione um pouco de gema de ovo.
-
Manteiga de karité para os cabelos
A manteiga de karité pode ser adicionada a qualquer máscara facial nutritiva e calmante caseira, mas também pode ser usada para os cabelos. Coloque a manteiga derretida no cabelo antes de lavá-lo, principalmente nas raízes e nas pontas, e embrulhe-o com uma toalha quente por meia hora – durante esse período, o cabelo absorverá todos os nutrientes. Em seguida, lave o cabelo de maneira comum.
Você também pode aplicar a manteiga de karité após lavar o cabelo quando secar: uma pequena quantidade da manteiga dará brilho e revitalizará suas madeixas.
A manteiga de karité não causa reações desagradáveis e seu excesso simplesmente não será absorvido pela pele ou pelos cabelos.
- Contraindicações
Caso você tenha alergia ou intolerância ao látex, a manteiga de karité é contraindicada, pois contém látex natural.
Hoje em dia, quase todos os fabricantes de cosméticos usam manteiga de karité. Este óleo é especialmente adequado para composições sem gordura: ele é aceito bem pela pele e é facilmente absorvido, tornando-a macia e suave.
Os cosméticos com manteiga de karité geralmente não são baratos, mas será que realmente devemos economizar quando o assunto é juventude e beleza?
Leia também:
Aromaterapia e óleos essenciais – métodos de uso e tratamento
Os encantos do óleo essencial de cedro
Banhos aromáticos: como preparar corretamente banhos com óleos essenciais?
Aveia, longevidade sem pagar mais por isso
Algumas plantas mágicas que valem a pena ter em casa – parte 1
8 incríveis benefícios do Tamarindo