O mais importante no que se refere a cosméticos aromáticos é encontrar uma boa base para os óleos essenciais, que são essências vegetais altamente concentradas e requerem diluição – quando misturados com óleos vegetais, por exemplo, eles são aceitos pela pele da uma forma melhor.
No mesmo contexto, são necessárias apenas de algumas gotas de óleo essencial em relação ao volume do óleo transportador, assim como, na culinária, a exemplo, bastam algumas pitadas de temperos e especiarias.
Na aromaterapia, o papel de óleo transportador é geralmente desempenhado por óleos vegetais ricos em vitaminas, proteínas e minerais obtidos por prensagem a frio, que literalmente “transportam” óleos essenciais para o corpo e lubrificam a pele, permitindo que as mãos do aromaterapeuta deslizem facilmente sobre o corpo massageado.
Os óleos obtidos durante o processo de extração quente, embora muito mais baratos, são completamente inadequados para a aromaterapia devido à sua baixa qualidade.
O óleo base transportador não deve ser refinado e não deve ser tratado com nenhum produto químico. Quanto mais intenso o processamento do óleo, menos vitaminas permanecem nele. As fábricas de óleo podem também adicionar corantes e outros componentes, o que também é indesejável.
Para fins de aromaterapia, use sempre óleos (estamos falando de óleos não voláteis, não óleos essenciais) não refinados, sem aditivos. A melhor escolha é um óleo prensado a frio (primeira prensagem).
Óleos minerais
Óleos minerais (refinados, leves, derivados de petróleo), como óleos de bebê, nunca devem ser usados na aromaterapia como óleo transportador, pois tendem a obstruir os poros, enquanto algumas moléculas de óleos vegetais são absorvidas pela pele, penetrando-a facilmente.
Óleos minerais não têm nutrientes que são encontrados nos óleos vegetais: vitaminas, minerais, ácidos graxos – essas substâncias nutrem e melhoram a pele.
O óleo mineral é usado na indústria de cosméticos devido à sua capacidade de não estragar, sendo que, no entanto, permanece na pele como um filme e dificulta sua respiração.
O prazo de validade do óleo base transportador depende do teor de ácidos graxos e vitamina E: óleos vegetais com alto teor de ácidos graxos saturados podem ser armazenados por mais tempo do que aqueles com alto teor de ácidos graxos insaturados. O conteúdo de vitamina E também aumenta a vida útil do óleo transportador.
Se você tem uma pele muito sensível, é bom testar diferentes óleos antes de usar.
Abaixo você encontra uma lista de óleos base que podem ser usados para misturar com óleos essenciais e uma breve descrição de cada óleo.
-
Óleo de damasco
Adequado para todos os tipos de pele, incluindo infantil. Eficaz para peles cansadas e flácidas. A textura desse óleo é leve. Pode entupir os poros. Deve ser testado individualmente.
Este óleo satura a pele com vitaminas A, B, C, E, F. Ele hidrata, restaura, tonifica, suaviza e nutre a pele, aumentando sua elasticidade. Normaliza a função das glândulas sebáceas, evita a expansão dos poros, alivia inflamações, retarda o processo de envelhecimento e ajuda a eliminar rugas finas.
Este óleo combate a celulite e suaviza a pele áspera. É indispensável em caso de falta de nutrientes, efeitos adversos de fatores ambientais, e pode ser utilizado para queimaduras e rachaduras.
O óleo de damasco é útil também para cabelos e unhas. Ele trata assaduras e dermatites em recém-nascidos. Aprenda mais sobre o óleo de semente de damasco aqui.
-
Óleo de abacate
Para pele normal, seca, escamosa e envelhecida. Este é um óleo pesado, de forma que é melhor misturá-lo com óleos mais leves. Obstrui os poros.
Como o óleo de abacate é muito próximo em suas propriedades à gordura contida na pele humana (sebo), é muito bem absorvido, sem formar um filme desagradável de gordura. Este óleo é rico em vitaminas A, B, D, H e K. Além disso, este óleo contém clorofila, histidina e lecitina, e possui propriedades naturais de filtro solar.
O óleo de abacate tem uma textura extraordinariamente delicada, penetrando profundamente na pele e proporcionando uma suavidade agradável. É um excelente hidratante. Protege do envelhecimento prematuro, aumenta a elasticidade e o tom da pele.
É indicado para tratar queimaduras e irritações. O óleo de abacate alivia os sintomas do eczema e cura feridas. É um antioxidante natural. Este é um dos melhores óleos para cabelos e unhas, além da área ao redor dos olhos (suaviza as rugas, pois protege e hidrata essa delicada área).
-
Óleo de amendoim
É bom para qualquer tipo de pele, especialmente seca, envelhecida, sensível e infantil. A textura desse óleo é leve. Pode entupir os poros, teste antes de usar.
Este óleo é facilmente absorvido e hidrata bem a pele. Ele é rico em vitaminas e minerais.
Alivia o reumatismo das articulações. Suaviza as rugas, acelera a renovação das células da pele e evita a formação de radicais livres, contribuindo para a qualidade da pele, providenciando elasticidade e melhorando seu tom.
O óleo de amendoim nutre a pele desidratada, ajuda a suavizá-la e hidratá-la. Melhora as funções protetoras da epiderme. Este óleo tem um efeito benéfico no fortalecimento das paredes dos capilares e remove o padrão vascular.
Ele ajuda com pequenas feridas, cortes e espinhas, mostrando suas propriedades antissépticas. Aprenda mais sobre o óleo de amendoim aqui.
- Argan (árvore de ferro)
Para qualquer tipo de pele, especialmente peles envelhecidas. A textura do óleo é leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Hidrata e restaura a pele, tem um efeito rejuvenescedor, aumenta o tom, melhora o contorno facial, reduz rugas, estimula a circulação sanguínea e a produção de colágeno. Aumenta e mantém a hidratação da pele.
Este óleo cuida da vulnerável pele da área das pálpebras, reduzindo o padrão de malha ao redor dos olhos. É bom para estrias e celulite. Fortalece a unha e os folículos capilares.
O óleo de argan é um filtro UV natural que protege a pele e os cabelos dos efeitos nocivos da poluição, além de evitar o ressecamento. Melhora o bronzeado. Ajuda na cura de neurodermatites, psoríase e eczemas. Adequado para a delicada pele infantil.
-
Óleo de babaçu
Bom para qualquer tipo de pele. A textura desse óleo é leve. Não obstrui os poros.
Possui fortes propriedades hidratantes, aumenta a elasticidade e restaura a cor saudável da pele, aprimora as funções protetoras. Permite restaurar a elasticidade, sedosidade e maciez da pele, evitando o aparecimento de rugas faciais. Sua composição é semelhante à da pele. Este óleo é adequado para a pele infantil.
-
Óleo de borragem
Bom para qualquer tipo de pele, especialmente peles secas, desidratadas e envelhecidas. A textura desse óleo é leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Promove a regeneração das células da pele, aumenta sua elasticidade, restaura a estrutura da epiderme. Esse óleo é efetivo na luta contra a celulite. Ele restaura a função de barreira da epiderme, protegendo a pele dos efeitos nocivos do meio ambiente. Oferece cuidados capilares, nutrindo os folículos e fortalecendo as raízes.
-
Óleo de semente de uva
Para qualquer pele, especialmente peles oleosas, mistas e inflamadas. Adequado para peles infantis. Tem textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo é inodoro e facilmente absorvido pela pele. Ele hidrata, vitaminiza e regenera a pele. É um poderoso antioxidante que melhora a elasticidade da pele e ajuda a eliminar rugas.
O óleo de semente de uva é ótimo para a pele do pescoço e cuidados com a pele em geral. Ele regula a função das glândulas sebáceas e sudoríparas, fecha os poros e elimina inflamações.
O óleo desse tipo refresca a pele cansada e envelhecida e tem um efeito suavizante. É um ótimo remédio para cabelos fracos. Aprenda mais sobre o óleo de semente de uva aqui.
-
Vitamina E
Bom para a pele seca e envelhecida. Tem uma textura pesada. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Ajuda a curar feridas e rachaduras. Elimina a descamação da pele, restaura uma aparência e brilho saudáveis.
A vitamina E retarda o processo de envelhecimento, recupera a elasticidade da pele, evita o aparecimento de rugas. É melhor misturar com outros óleos.
-
Óleo de sementes de romã
Para peles maduras, envelhecidas, secas e escamosas. Tem textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo hidrata, nutre e restaura a pele irritada, melhorando sua cor. O óleo de semente de romã acalma a pele após bronzeamentos, e ajuda-a a produzir colágeno, melhorando sua elasticidade e rigidez prevenindo rugas.
-
Óleo de noz
Para todos os tipos de pele, especialmente peles sensíveis e irritadas. Tem uma textura pesado. Entope os poros.
Este óleo é rapidamente absorvido e torna a pele sedosa. Combate os principais sinais de envelhecimento da pele, amacia e nutre, aumenta a elasticidade e aliviando inflamações. O óleo de noz melhora o bronzeado. Ele é um forte agente cicatrizante.
-
Óleo de jojoba
Este óleo é bom para qualquer tipo de pele, especialmente peles secas e problemáticas. É ótimo para a pele infantil. Tem textura fina, mas é melhor misturá-lo com óleos leves. Entope os poros.
Este nem é um óleo propriamente dito, e sim uma cera líquida, sendo, no entanto, muito popular. Penetrando profundamente na pele, este óleo proporciona uma agradável sedosidade, nutre e rejuvenesce sem deixar um brilho oleoso.
O óleo de jojoba normaliza a função das glândulas sebáceas. É usado para curar lábios rachados e pode ser aplicado após bronzeamento. Ele tem um forte efeito anti-inflamatório e hidratante, devido ao fato de reter bem a umidade.
Outra vantagem deste óleo é seu odor neutro e sua longa vida útil – o óleo de jojoba permanece fresco por mais tempo do que outros óleos. Ele hidrata o cabelo, combate a caspa e estimula o crescimento das madeixas.
Usado para cuidar das unhas e pele das mãos, apesar de sua textura fina, é melhor misturá-lo com um óleo mais leve. Prenda mais sobre o óleo de jojoba aqui.
- Erva-de-são-joão
Para pele suja, problemática, mista, desidratada e sensível. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Um poderoso antioxidante que restaura a camada hidrolipídica. Este óleo acelera o processo de cicatrização de feridas, queimaduras, marcas e elimina qualquer fenômeno inflamatório na pele.
Ele nutre, regenera e hidrata a pele. Este óleo fortalece e melhora o crescimento do cabelo. Não use óleo de erva-de-são-joão em sua forma pura ou como óleo base.
-
Manteiga de cacau
Bom para qualquer pele, especialmente peles secas e envelhecidas. É ideal para a pele de crianças. Tem textura pesada. Obstrui (entope) os poros.
A manteiga de cacau hidrata, suaviza e rejuvenesce a pele, eliminando rugas e os famosos pés de galinha. Torna a pele mais macia e suave, aumenta o turgor e restaura o equilíbrio hidrolipídico.
Manteiga de cacau ajuda a eliminar estrias e pequenos defeitos da pele (cicatrizes e pós-acne).
-
Óleo de calêndula
Bom para todos os tipos de pele, especialmente peles secas, sensíveis e pele infantil. Sua textura é pesada, mas não obstrui os poros.
Este óleo suaviza, hidrata a pele áspera e rachada e evita a formação de cicatrizes e marcas. Possui propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, alivia a inflamação e restaura a pele.
O óleo de calêndula protege a pele dos raios UV. É usado para cuidar de cabelos oleosos. Regula a liberação do sebo, absorve o excesso do mesmo e fecha os poros.
Ao usar na pele como creme, recomenda-se misturar este óleo com outras bases. Aprenda mais sobre o incrível óleo de calêndula aqui.
- Óleo de rícino (mamona)
Bom para qualquer pele, especialmente peles secas e escamosas. É adequado também para a pele infantil. Tem uma textura pesada. Não obstrui os poros.
Fácil de aplicar, suaviza a pele, tornando-a uniforme e suave. O óleo de rícino nutre e embranquece a pele, removendo manchas da idade. É adequado para a pele ao redor dos olhos, local em que combate rugas. Melhora a condição dos cabelos, sobrancelhas e cílios.
O óleo de rícino remove crescimentos císticos, verrugas, cicatrizes e outras neoplasias na pele. É ótimo para peles rachadas. Elimina caspa. Para procedimentos cosméticos, deve ser diluído com outras bases.
-
Óleo de pinhão (semente de cedro)
Bom para peles secas e envelhecidas. Tem textura pesada. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo é uma fonte única de vitaminas e minerais naturais. É usado para todas as doenças de pele, bem como para fortalecer cabelos e unhas.
O óleo de cedro restaura as propriedades protetoras da pele e atua como um filtro UV natural.
Bom para todos os tipos de pele, especialmente seca, irritada e sensível. Tem textura pesada. Obstrui os poros.
Este óleo é fácil e rapidamente absorvido pela pele, nutrindo-a bem. O óleo de coco protege, suaviza, hidrata e nutre a pele. Ajuda a acalmar a pele após bronzeamentos. É um maravilhoso agente suavizante.
Devido à sua total digestibilidade pelas células, a pele fica macia, delicada, mais firme, enquanto as pequenas rugas desaparecem. Este óleo não tem aspecto gorduroso e não contamina os poros.
-
Óleo de cânhamo
Adequado para qualquer tipo de pele, especialmente peles oleosas e mistas. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo fortalece as funções regenerativas da pele, fortalece as paredes dos capilares e liga os radicais livres. Ele restaura a suavidade e elasticidade da pele, combatendo efetivamente a desidratação, devido à sua capacidade de reter a umidade da pele.
O óleo de cânhamo possui alta capacidade de penetração, sendo rapidamente absorvido sem deixar um brilho oleoso. Ele restaura a textura da pele.
O óleo de cânhamo tem também um bom efeito cosmético sobre o estado do cabelo: nutre a fibra capilar, melhora a estrutura do cabelo, confere brilho adicional, flexibilidade, volume e facilita o penteado.
-
Óleo de café (torrado)
Adequado para qualquer tipo de pele, especialmente peles secas e problemáticas. Tem textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo tem um poderoso efeito antienvelhecimento na pele. Ele suaviza e acalma. Além disso, possui um efeito tônico e confere elasticidade à pele. Este óleo é bem absorvido sem deixar um brilho oleoso.
O óleo de café atua como um filtro UV, protegendo contra a exposição nociva ao sol. Combate problemas de celulite e pele, reduz e trata a acne. Não causa alergias.
-
Óleo de café (verde)
Para qualquer tipo de pele. Textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo tem um efeito hidratante intenso e duradouro. Melhora o funcionamento das glândulas sebáceas, fecha os poros, suaviza a pele e restaura sua cor saudável.
Este óleo também é eficaz para irritações, feridas, acne, eczema e espinhas. Ele previne o aparecimento de rugas, aumenta as funções protetoras e elasticidade da pele.
Este óleo é adequado para o cuidado da delicada pele ao redor dos olhos. Ele estimula a queima de gordura e elimina o efeito “casca de laranja”. Combate cicatrizes e estrias, impedindo o enfraquecimento dos tecidos.
Elimina a secura e fragilidade dos cabelos, restaura o brilho saudável, nutre e hidrata as madeixas. Quando esfregado na cutícula, estimula o crescimento, fortalece e cura as unhas.
-
Óleo de milho
Para peles irritadas e envelhecidas. Textura pesada. Obstrui os poros.
Devido ao alto teor de vitamina A, este óleo é indispensável para a regeneração da pele, elimina a descamação, tem um efeito rejuvenescedor e aumenta a elasticidade. O óleo de milho tem uma longa vida útil.
-
Óleo de cominho preto
Bom para qualquer tipo de pele, especialmente problemática e oleosa. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo tem um efeito antisséptico, antibacteriano, absorvível e anti-inflamatório. Ele limpa profundamente os poros, ajuda a parar e eliminar quaisquer processos inflamatórios da derme e ajuda a acelerar a regeneração de suas células danificadas, além de aumentar sua elasticidade e firmeza.
O óleo de cominho melhora a condição dos cabelos e do couro cabeludo, evita o desenvolvimento de seborreia e o aparecimento da caspa associada a esta doença, evitando assim a perda de cabelos, sua fragilidade e envelhecimento.
-
Óleo de gergelim
Bom para qualquer tipo de pele, especialmente oleosa, seca e envelhecida. Tem textura pesada. Obstrui os poros.
Este óleo é uma boa fonte de vitamina E. É útil para reumatismos e peles danificadas. A vantagem do óleo de gergelim é que ele não deixa os raios UV passar, hidratando e acalmando a pele. É eficaz também para o cuidado da delicada pele ao redor dos olhos.
O óleo de gergelim amacia, nutre, reduz a descamação e a irritação e restaura as funções protetoras da epiderme. Ele normaliza a oleosidade, reduz e suaviza os poros, remove inflamações e manchas. É indicado para cuidados de todos os tipos de cabelo.
Devido à sua textura pesada, é melhor misturar este óleo com óleos mais leves. Aprenda mais sobre o óleo de gergelim aqui.
-
Óleo de cupuaçu
Bom para todos os tipos de pele, especialmente pele seca. Tem textura pesada. Obstrui os poros.
Este óleo cuida da pele sensível e irritada, hidratando e regenerando todas as camadas da epiderme. É adequado para cuidados com a pele infantil.
O cupuaçu é um excelente emoliente que confere suavidade e maciez à pele, restaurando a umidade e a elasticidade natural da pele danificada e seca. Este óleo penetra lentamente na pele, proporcionando um longo efeito biologicamente ativo.
Restaura cabelos coloridos, fornece uma melhor conexão das escamas capilares e recupera o equilíbrio lipídico.
-
Óleo de louro
Para pele seca, oleosa e problemática. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo tem um efeito antisséptico, estimulante e tônico sobre a pele, restaura a camada hidrolipídica da epiderme e ajuda a revitalizar a pele seca e danificada.
O óleo de louro fortalece o cabelo e evita a caspa. Ele alivia a celulite, tem efeito anti-acne e estimula a circulação sanguínea.
- Óleo de semente de linhaça
Adequado para qualquer tipo de pele. Tem textura pesada. Obstrui os poros.
Este óleo suaviza a pele tão bem quanto um creme, fortalece-a e alivia a irritação. O óleo de semente de linhaça rejuvenesce e restaura a elasticidade desta camada do corpo. Além disso, ele contém filtros UV. É usado para tratar a perda de cílios. Aprenda mais sobre esse incrível óleo aqui.
-
Óleo de avelã
Bom para peles envelhecidas, sensíveis e oleosas ou com acne. Tem textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo se absorve facilmente, amacia e regenera a pele. É apropriado para a pele dos lábios e para a delicada pele ao redor dos olhos.
O óleo de avelã ajuda a limpar a pele, eliminar a acne, fechar os poros, restaurar a barreira lipídica da água, nutrir, amaciar e acalmar a pele após bronzeamentos, além de ter tem um efeito suavizante.
Ele trata abscessos, suaviza e firma a pele. Aprenda mais sobre o óleo de avelã aqui.
-
Óleo de semente de papoula
Adequado para qualquer tipo de pele, especialmente seca e flácida. Textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser inspecionado individualmente.
Este óleo hidrata, suaviza e regenera a pele, eliminando rugas finas. Ele restaura a suavidade e elasticidade da pele, conferindo maciez e sedosidade excepcionais.
Por proporcionar um efeito estimulante, este óleo efetivamente restaura o tom da pele, revitalizando peles cansadas e flácidas.
O óleo de semente de papoula nutre o couro cabeludo e dá brilho ao cabelo.
-
Óleo de macadâmia
Bom para peles secas, escamosas e envelhecidas. Tem textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo é facilmente absorvido. É um poderoso antioxidante que elimina a irritação e descamação da pele. O óleo de macadâmia hidrata e suaviza a pele, restaurando sua elasticidade e tornando-a bonita e saudável. Ele ajuda a restaurar a pele após queimaduras térmicas.
Este óleo dá um brilho natural ao cabelo e pode ser usado para cuidar de cabelos secos e danificados.
-
Óleo de manga
Serve para qualquer tipo de pele, especialmente madura e seca. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo possui um forte efeito hidratante, combate manchas da idade, suaviza e amacia a pele. Ele rejuvenesce a derme e elimina rugas.
O óleo de manga hidrata os cabelos e as cutículas. Além disso, ele pode ser usado como agente protetor contra os raios UV.
-
Óleo de amêndoa
Bom para qualquer pele, especialmente sensível, infantil, problemática e seca. Tem textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo se absorve facilmente. É um excelente óleo para a pele, que pode ser usado com sucesso para cuidar da pele de crianças, incluindo bebês. Ele tem um efeito calmante, suavizante e nutritivo, reduzindo a irritação e normalizando o funcionamento das glândulas sebáceas.
O óleo de amêndoa acelera o crescimento do cabelo. No entanto, este óleo maravilhoso tem uma vida útil curta. Na sua forma pura, ele pode entupir os poros, então o mais indicado é misturá-lo com outros óleos.
-
Azeite de oliva
Bom para qualquer pele, especialmente seca, escamosa e irritada. O azeite de oliva é adequado para a pele infantil. A textura dele é leve, mas é melhor misturá-lo com outros óleos. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
O azeite de oliva tem boas propriedades curativas, sendo que sua única desvantagem é seu cheiro peculiar, ao qual você precisa se acostumar. Esse óleo é uma boa fonte de minerais e vitaminas. Aprenda mais sobre o azeite de oliva como óleo base aqui.
-
Óleo de pecã
Bom para pele madura e seca. Tem textura pesada. Obstrui os poros.
Renova ativamente as células, refresca e rejuvenesce a pele, restaurando sua elasticidade. Este óleo é um antioxidante natural, que forma uma camada protetora sobre a pele, fornecendo proteção contra os efeitos nocivos do meio ambiente. O óleo de pecã é um ótimo ingrediente para cremes protetores.
-
Azeite de dendê
Para pele normal, seca e envelhecida. Tem textura pesada. Obstrui os poros.
Hidrata intensamente a pele, elimina a secura e descamação. Este óleo possui propriedades antienvelhecimento e ajuda a suavizar rugas superficiais.
O azeite de dendê é um excelente tônico natural para a pele, que restaura sua energia vital. Ele clareia manchas causadas por alterações relacionadas à idade ou à influência da radiação UV. Suaviza a pele áspera das mãos, pés e cotovelos. Fortalece cabelos e unhas. Aprenda mais sobre os benefícios do azeite de dendê aqui.
-
Óleo de semente de pêssego
Para todos os tipos de pele, inclusive pele infantil. Tem textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo é adequado para massagens e cuidados diários com a pele e o rosto; ele tem um efeito suavizante e deixa a pele aveludada. O óleo de semente de pêssego satura a pele com vitaminas E, A, B15, e aumenta o turgor e a elasticidade. Ele hidrata, nutre, limpa e regenera a pele, aliviando irritações.
O óleo ajuda a superar a desidratação da pele, aumenta a elasticidade e rejuvenesce a derme, eliminando as rugas. É amplamente utilizado para limpezas e tratamentos intensivos da pele seca e envelhecida do rosto e pescoço.
Este tipo de óleo é indicado para a pele ao redor dos olhos e para os cílios. Uma máscara de óleo de semente de pêssego aquecido protege a pele das rugas e ajuda a restaurar a elasticidade. Aprenda mais sobre o óleo de semente de pêssego aqui.
-
Óleo de girassol
Bom para qualquer pele, especialmente pele oleosa e contaminada. É adequado para a pele infantil. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo é rico em vitamina B. Ele melhora a circulação sanguínea e a regeneração celular, combatendo a descamação. O óleo de girassol fornece elasticidade e suaviza as rugas faciais. Ele limpa os poros e cura pequenas feridas, além de proteger dos raios UV. Aprenda mais sobre o óleo de girassol aqui.
-
Óleo de prímula
Bom para pele seca e envelhecida. Tem textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo tem um alto teor de ácido gama-linolênico, cuja falta no organismo causa ressecamento e outras alterações patológicas na pele. Ele tem um forte efeito antienvelhecimento. É uma ótima ferramenta para cuidar da pele ao redor dos olhos.
O óleo de prímula é eficaz no tratamento de cicatrizes recentes e estrias. Ele rejuvenesce e suaviza as rugas finas, melhorando a elasticidade da pele, eliminando manchas de idade e aliviando inflamações. Aprenda mais sobre o óleo de prímula aqui.
-
Óleo de gérmen de trigo
Adequado para pele seca, envelhecida e enrugada. Pode ser usado em crianças. Tem textura pesada. Obstrui os poros.
Este óleo é uma fonte natural única de vitamina E, a vitamina da juventude; além disso, contém vitaminas Bb Bb, PP e A. Ele possui um efeito suavizante, rejuvenesce, melhora a cor da pele, remove toxinas, elimina a secura e restaura sua textura.
O óleo de gérmen de trigo ajuda a curar a pele após queimaduras e inflamações, reduz marcas de nascença e cicatrizes e fortalece as paredes dos capilares. Ele possui propriedades naturais de filtro solar e dá força e volume ao cabelo. Aprenda mais sobre o óleo de gérmen de trigo aqui.
-
Óleo de semente de colza
Bom para peles secas e maduras. Tem uma textura pesada. Obstrui os poros.
Este óleo rejuvenesce e ativa a respiração da pele, normalizando a secreção das glândulas. Além disso, o óleo de semente de colza aumenta a elasticidade da pele, tornando-a mais lisa. Acalma a pele sensível enquanto combate a inflamação e a vermelhidão.
O óleo promove a cicatrização de pequenas feridas na superfície da pele e rachaduras nos lábios, estimulando a regeneração das células e eliminando cicatrizes.
O óleo de semente de colza hidrata a delicada pele dos lábios. É usado também para cuidar de cílios e sobrancelhas.
-
Óleo de bardana
Bom para qualquer tipo de pele. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo amacia e acalma o couro cabeludo, fortalece os folículos capilares, nutre as raízes e a estrutura dos cabelos, acelera o crescimento. Limpa e fecha os poros.
-
Óleo de farelo de arroz
Pode ser usado na pele seca e envelhecida. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo regenera e melhora a elasticidade da pele. É adequado para a pele ao redor dos olhos, onde evita o aparecimento de rugas.
O óleo de farelo de arroz tem efeitos anti-inflamatórios, hidratantes, regeneradores e suavizantes. Além disso, ele melhora a condição do cabelo. É adequado para a pele infantil e pode ser usado como protetor solar. Este óleo é facilmente absorvido e não obstrui os poros.
-
Óleo de camomila
Adequado para qualquer tipo de pele, especialmente pele contaminada e problemática. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
O óleo de camomila amacia, nutre e hidrata a pele seca, sensível e empobrecida. Ele limpa bem a pele oleosa, normaliza os processos metabólicos e o funcionamento das glândulas sebáceas. É um forte agente antisséptico natural, que promove a rápida cicatrização de inflamações e acne. É um remédio natural para a prevenção de rugas no rosto, pescoço e olhos.
Este óleo cuida bem da pele sensível, acalma, alivia a coceira e a inflamação. Ele suaviza a pele, clareando as manchas da idade. É indicado para o cuidado da delicada e vulnerável pele das crianças. Além disso, o óleo de camomila fortalece cabelos e unhas. Aprenda mais sobre o óleo de camomila aqui.
-
Óleo de açafrão-bastardo
Adequado para todos os tipos de pele. Pode ser usado em crianças pequenas. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo tem uma boa capacidade de penetração. É uma fonte de minerais e vitaminas, que possui propriedades antioxidantes, regula a umidade e retenção de água pela pele. Combate rosácea.
-
Óleo de cassis (groselheira preta)
Bom para peles secas, maduras e envelhecidas. Tem textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo restaura, hidrata e suaviza a pele, além de reativar a síntese de colágeno. Elimina descamações e irritações.
O óleo de cassis reduz as manifestações de acne, dermatites e dermatoses. É bom para cuidados com os cabelos, pois devolve às madeixas seu brilho e força natural.
-
Óleo de soja
Pode ser usado na pele seca e normal, sendo contraindicado para peles oleosas. Tem textura leve. Obstrui os poros.
Este óleo é um dos óleos mais nutritivos e gordurosos. Ele possui propriedades antienvelhecimento, suaviza as rugas e protege a pele do ressecamento. Ajuda no tratamento dos cabelos.
-
Óleo de semente de abóbora
Adequado para qualquer pele, especialmente peles secas, maduras e problemáticas. Tem textura leve. Pode entupir os poros, precisa ser testado individualmente.
Este óleo amacia, hidrata, restaura e regenera a pele. Além disso, ele rejuvenesce, retarda o processo de envelhecimento e reduz as rugas. Dá ao rosto uma bela cor saudável, aveludada, com mais elasticidade.
O óleo de semente de abobora promove a cicatrização de pequenas feridas, cortes e arranhões, demonstrando suas propriedades anti-inflamatórias. Protege a pele da radiação UV, minimizando o risco de queimaduras solares. Ele promove a restauração da pele e acelera o crescimento das unhas e cabelos. Além disso, ele ajuda a se livrar de cravos, seborreia e caspa.
-
Óleo de pistache
Bom para peles envelhecidas. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo é um antioxidante natural que rejuvenesce, retarda o processo de envelhecimento e reduz as rugas. Ele tonifica e elimina a secura e irritação. Além disso, o óleo de pistache clareia manchas e sardas da idade, igualando o tom da pele.
Ele protege contra geadas e efeitos do vento. É um filtro UV natural. Além disso, fortalece cabelos e unhas.
-
Óleo de semente de algodão
Adequado para peles secas e maduras. Tem uma textura pesada. Obstrui os poros.
O óleo de semente de algodão hidrata, restaura e regenera a pele, melhorando sua estrutura e funções protetoras.
-
Óleo de quelidónia
Bom para todos os tipos de pele, especialmente problemática. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
O óleo de quelidónia acalma a pele irritada e tem um efeito de limpeza e clareamento. Ele promove a remoção de verrugas, calos e papilomas. Ajuda a lidar com acne e espinhas, aliviando inflamações.
Esse óleo proporciona a nutrição profunda da pele, aumentando sua suavidade e elasticidade. Além disso, combate as rugas precoces e retarda o envelhecimento da pele. Evita cabelos quebradiços e melhora sua condição geral.
-
Manteiga de karité
Bom para qualquer tipo de pele, inclusive pele infantil. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
É um filtro UV natural que protege, nutre, amacia, suaviza e hidrata a pele.
A manteiga de karité combate rugas finas e outras alterações relacionadas à idade. Ela restaura a estrutura da pele, melhorando sua aparência e concedendo a ela uma notável firmeza e elasticidade.
Ajuda a eliminar acnes e dermatites. Aprenda mais sobre a manteiga de karité aqui.
- Óleo de rosa-mosqueta
Adequado para peles secas e sensíveis, propensas a irritações e problemas. Tem textura leve. Não obstrui os poros.
Este óleo nutre, suaviza e hidrata peles rachadas, irritadas e escamosas. Além disso, o óleo de rosa-mosqueta impede a formação de cicatrizes e marcas.
Ele melhora a regeneração do tecido e promove a eliminação de estrias. Previne o envelhecimento prematuro da pele, aumentando sua elasticidade. Fortalece cabelos e unhas fracas.