As propriedades curativas do óleo essencial de ylang-ylang, que transmite completamente as especificidades de um aroma complexo e inebriante, são totalmente herdadas dessa planta única.
As qualidades deste óleo aromático eram altamente valorizadas já nos tempos vitorianos, quando era usado como base para o lendário bálsamo usado para aumentar o crescimento do cabelo. Apesar de sua rica história, o ylang-ylang hoje em dia, é mais valorizado pelo seu perfume e efeitos emocionais do que por seus efeitos curativos.
O aroma do ylang-ylang é considerado um dos aromas florais mais vívidos. Está sempre associado à beleza e à atmosfera exótica das ilhas tropicais e até mesmo em produtos químicos domésticos se destaca por suas propriedades, despertando otimismo, abertura e trazendo emoções positivas.
Mas as flores de ylang-ylang, ou cananga, uma árvore alta e encantadora, não possuem apenas qualidades associadas ao seu aroma: na Indonésia, por exemplo, existe o costume de cobrir o leito de recém-casados com essas flores, sendo que nas Molucas elas são usadas no tratamento de infecções de pele, resfriados, doenças virais, e até mesmo malária.
-
Características
O óleo essencial é obtido dessas flores exóticas e surpreendentemente delicadas de duas maneiras diferentes: destilação de água seguida de evaporação ou por destilação a vapor diretamente.
Dependendo da duração do processo, existem três tipos de óleo: o primeiro tipo é obtido uma hora após o início do processo, o segundo, após três horas e o terceiro, após seis horas de destilação. A última variedade é adequada apenas para produtos baratos e produtos químicos domésticos, enquanto os dois primeiros óleos são considerados os mais valiosos para uso na perfumaria e cosmetologia.
Ao comprar, preste atenção ao tipo de óleo, pois o preço do óleo de qualidade mais baixa não deve ser o mesmo que o do óleo aromático “premium”.
Externamente, esse óleo essencial, como a maioria dos óleos obtidos a partir de flores, é leve e fluido, com um tom amarelo quase imperceptível. Seu aroma é rico, doce, muito quente, carinhoso, que junta tons adocicados com aromas de pirulito e uma base floral, formando um buquê festivo e muito intenso com uma certa picância residual.
-
Compatibilidade
Como o óleo de anis, o óleo essencial das flores de ylang-ylang pode causar rejeição e até tonturas ou náuseas devido à sua intensidade. Por isso, é recomendado usá-lo apenas em uma mistura com óleo de bergamota ou de limão – esses dois conseguem disfarçar um pouco a doçura excessiva do óleo de ylang-ylang.
Além desses dois óleos, os seguintes óleos complementam bem o óleo de ylang-ylang: hortelã, cravo, laranja, erva-cidreira, rosa, pau-rosa, neroli, petitgrain, abeto, cipreste, raiz de maral, pinho, cedro, verbena, canela, toranja, limão doce, tangerina e pimenta do reino.
-
Impacto na esfera emocional
Acredita-se que o ylang-ylang atraia energia positiva e amor, restaure e promova o desenvolvimento do potencial pessoal. Esse óleo brilhante e ativo não só é capaz de mudar rapidamente o humor e o ambiente emocional, como também causa uma sensação de euforia moderada, atua como um dos antidepressivos mais ativos e promove um relaxamento profundo.
Por trazer emoções positivas, o óleo de ylang-ylang alivia a tensão, ansiedade, nervosismo, medos, ajuda a lidar com o estresse e situações difíceis da vida, ajuda a eliminar insônia e pensamentos obsessivos, irritabilidade e raiva.
As propriedades antidepressivas desse óleo aromático se manifestam não apenas em situações normais, mas também em relação à síndrome astênica e seus sintomas – insegurança, rigidez, desconfiança e ansiedade.
Ylang-ylang é um dos remédios mais eficazes contra medos noturnos em crianças.
É um afrodisíaco muito ativo, que simboliza ternura, calor, força, sensualidade intuitiva e sensação de felicidade.
-
Propriedades curativas
Das propriedades terapêuticas do óleo de ylang-ylang, podemos citar sua capacidade de desacelerar a frequência cardíaca e a respiração. Graças a ela, este óleo essencial ajuda a lidar com o medo, ansiedade, raiva e traumas. É perfeito para situações e condições extremas.
Além disso, o óleo de ylang-ylang ajuda a normalizar a pressão arterial, eliminar espasmos, apresenta excelentes propriedades anticonvulsivas e espasmolíticas, não só para dores de cabeça, mas também para quaisquer outras desordens. É um óleo para mulheres maduras que pode aliviar os sintomas da menopausa.
-
Uso na cosmetologia e vida cotidiana
Na cosmetologia, o ylang-ylang é mais frequentemente utilizado para melhorar as características dos produtos de cuidados da pele de qualquer tipo: este óleo é bom tanto para peles oleosas quanto para secas.
Além de normalizar a oleosidade, este óleo aromático nivela, suaviza, hidrata, rejuvenesce e dá brilho à pele. É considerado o óleo essencial ideal para peles velhas, bem como para peles excessivamente sensíveis ou porosas.
O delicioso aroma de ylang-ylang, que combina perfeitamente com os odores corporais naturais, permite obter um ótimo produto para cosméticos íntimos e para desodorizar e dar sabor à pele.
Óleo de ylang-ylang ajuda a restaurar a pele após a hipotermia e banhos de sol, corrige e ajuda a manter o tom bronzeado da pele.
Este óleo aromático não é menos eficaz como um meio de cuidados com os cabelos e unhas, pois fortalece e restaura sua estrutura.
Na esfera doméstica, o óleo provou-se um bom remédio para picadas de insetos.
-
Contraindicações e dosagens
O óleo de ylang-ylang requer um manuseio extremamente cuidadoso e uma adesão cuidadosa e extremamente responsável às instruções de uso. Ativo, com um odor intenso e incomum, esse óleo causa não apenas reações alérgicas, mas também pode ocasionar náuseas, tonturas e dores de cabeça.
Este óleo nunca é usado continuamente por mais de 2 – no máximo 3 – semanas. No início da aplicação, é melhor usar a dose mínima, aumentando-a gradualmente para a dose recomendada apenas no terceiro ou quarto dia de procedimento.
Testes de sensibilidade da pele e reações alérgicas devem ser realizados mesmo que você já o tenha anteriormente: diferentes tipos desse óleo têm diferentes propriedades táteis.
É proibido usar este óleo nos primeiros três meses de gravidez e com tendência a pressão baixa.
Quando aplicado na pele, esse óleo causa uma sensação de formigamento.
Algumas dosagens e sugestões de uso incluem:
- Para aromatizar ambientes, use não mais de 4 gotas de óleo aromático em cada lâmpada aromática (a cada 15 metros quadrados).
- Banhos aromáticos devem ser tomados dissolvendo o óleo em sal marinho, iogurte ou kefir – de 4 a 7 gotas para cada procedimento de não mais de 15 minutos (se você quiser aumentar o tempo de cada sessão de banho aromático, diminua proporcionalmente a quantidade de óleo).
- Para fortalecer as unhas, aliviar inflamações após queimaduras solares e massagens eróticas, use 5 gotas de óleo de ylang-ylang dissolvidas em 10 ml de qualquer óleo vegetal (não óleo base).
- Para polir unhas, o óleo de ylang-ylang é dissolvido em óleo de jojoba em proporções iguais.
- Para adição a cosméticos, incluindo cremes, basta usar 3 gotas de óleo para 10 ml da base.
- Se você quiser usar o óleo de ylang-ylang como um estimulante afrodisíaco, aliviar o estresse ou eliminar medo, basta dissolver 5 gotas de óleo em 10 g de álcool ou vodka e não usar mais do que uma colher para tomar um banho morno diário.
- A mesma mistura é adequada para a preparação de perfume para peles oleosas ou mistas.
- Para compressas mornas, basta umidificar uma bandagem com 4-5 gotas de óleo dissolvido em água usando um emulsificante.
- O óleo de ylang-ylang pode ser ingerido na dosagem máxima de 2 gotas com um emulsionante líquido. Em seguida, beba um pouco de líquido ácido, como suco, kefir ou chá com limão (como um calmante, um remédio para normalizar o pulso e a pressão, para distúrbios metabólicos e insônia).
- Este óleo pode ser usado para aromatizar bebidas: de vinho a misturas secas de chá, 3-4 gotas são suficientes para um pacote/garrafa padrão.
Receitas para uso em Aromaterapia
Massagem nas costas para estresse, ansiedade ou depressão
- 2 gotas de óleo essencial de lavanda
- 2 gotas de óleo essencial de gerânio
- 2 gotas de óleo essencial de zimbro
- 1 gota de óleo essencial de ylang ylang
- 10 ml de óleo base
Óleo para melhorar o humor
100 ml de óleo de amêndoa ou óleo de jojoba
- 3 gotas de óleo essencial de ylang ylang
- 1 gota de óleo essencial de rosa
- 1 gota de óleo essencial de cedro
- 1 gota de óleo essencial de alecrim
Agite bem. Este óleo pode massagear ou esfregar as mãos no cotovelo, especialmente nas mãos e dedos.
Para a prevenção de exaustão (e durante o estresse)
massagem nos pés com:
- 5 ml de óleo base
- Um 2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta,
- 2 gotas de óleo essencial de canela
- 2 gotas de óleo essencial de ylang ylang
Com irritabilidade
- 3 gramas de creme natural para o rosto ou óleo
- 1 gota de óleo essencial de ylang ylang
- 1 gota de óleo essencial de lavanda
- 1 gota de óleo essencial de laranja
Calmante Aroma Lâmpada Mistura
- 1 gota de óleo essencial de ylang ylang
- 2 gotas de óleo essencial de rosas
- 1 gota de óleo essencial de sálvia
Outras receitas:
- Se você adicionar 5 gotas de ylang-ylang, bergamota e óleo de lavanda à água quente, terá um maravilhoso banho relaxante, que alivia a tensão e o mau humor.
- Para fazer um banho nutritivo para mãos e unhas, adicione 10 gotas de óleo à água morna mergulhe as mãos por 10 minutos. O tratamento dura 2 semanas.
- Para enriquecer o óleo de massagem para cada 30 ml de base, adicione 15 a 20 gotas de óleo de ylang-ylang.
- Uma mistura à base de gema de ovo com a adição de ylang-ylang e óleo de alecrim é uma excelente máscara para cabelos oleosos.
- Estes são apenas alguns dos usos do incrível óleo vegetal. Para garantir que o óleo de ylang-ylang seja capaz de fazer milagres com a pele, unhas e cabelos, você precisa experimentar o seu efeito em si mesmo.
Algumas combinações:
- Verbena – efeito antidepressivo
- Bergamota + Neroli + ylang-ylang (2: 1: 3 ) – para hipertensão
- Gerânio + Lavanda + Ylang-ylang (1: 2: 1) – cuidado com a pele mista
- Cedro, Geranium – para cuidados com o corpo
- Lavanda – para hipertensão
- Litseya + Petitgrain + Ylang-ylang (2: 3: 1) – ansiedade
- Petitgrain – efeito sedativo, antiespasmódico
Leia também:
Banhos aromáticos: como preparar corretamente banhos com óleos essenciais?
6 surpreendentes benefícios da manteiga de cacau
8 incríveis benefícios do Pistache
14 incríveis benefícios do Cobre
10 incríveis benefícios do Fósforo
5 incríveis benefícios do Óleo de Dendê