O quente e suave óleo essencial de cedro tem muitas propriedades úteis e medicinais. Seu uso pode melhorar a saúde e o humor. Possuindo um doce aroma amadeirado, esse óleo ganhou popularidade em cosmetologia e perfumaria. Seu uso na vida cotidiana é bem amplo.
Índice
Como o óleo de cedro é obtido
Cedros são mencionados até mesmo na Bíblia. Essas árvores simbolizam proteção, sabedoria e abundância. Os sumérios acreditavam que a Árvore da Vida era um cedro. As antigas tribos acreditavam que Deus preservou a energia do Cosmos nessa árvore, que era sagrada e dada àqueles que eram dignos de possuir força, grandeza e imortalidade.
Existem muitos tipos de árvores de cedro. Todos eles pertencem às árvores sempre-vivas coníferas da família Pinaceae.
Eles crescem em diferentes zonas climáticas: do Mediterrâneo à Sibéria e tambem nas Americas. Ele existe por todo o Brasil, principalmente do Rio Grande do Sul a Minas Gerais, em floresta semi-decídua Atlântica. É encontrado em florestas abertas ou em campos de clima quente e úmido e solo bem drenado. Esta espécie de coníferas faz parte da família dos centenários. Com uma idade média de 500 anos, alguns espécimes podem crescer durante 800 a 900 anos.
O uso do óleo essencial de cedro está enraizado no passado distante. Supõe-se que esse foi o primeiro óleo essencial obtido pelo homem por destilação.
Há muitas evidências de que o óleo era bem conhecido nos tempos antigos. Por exemplo, os antigos egípcios o usaram para embalsamar os falecidos. Existem dados sobre o uso desse óleo na China.
O oleo é obtido pelo método de destilação da madeira do cedro. A variedade mais valiosa é o óleo essencial de cedro vermelho.
Composição química
Existem vários tipos de árvores das quais este óleo é extraído. Eles são apenas ligeiramente diferentes uns dos outros em composição química.
Os compostos básicos são:
- Cedrol ( álcool)
- cadineno
- alfa e beta cedreno
- cariofileno
- cedrenol( sesquiterpenos)
- atlantone
- cardineno
É um líquido oleoso de cor amarelo claro (ou marrom).
Propriedades medicinais
Óleo essencial de cedro é um dos mais populares e é valorizado por suas numerosas propriedades benéficas. Com sua ajuda, você pode resolver muitos problemas relacionados à saúde.
As principais propriedades medicinais são:
- Anti-inflamatórias;
- Antiespasmódicas;
- Antissépticas;
- Relaxantes;
- Tonificantes;
- Diuréticas;
- Estimulantes;
- Antimicrobianas;
- Antivirais;
- Expectorantes;
Como antisséptico, ele pode ser usado para tratar feridas e cortes a fim de evitar o desenvolvimento de infecções. Ele é um dos componentes encontrado em muitos antissépticos de farmácia.
Como um agente anti-inflamatório é usado para doenças articulares.
Resolver problemas de espasmos é outra propriedade importante deste óleo. Quase todos os tipos de convulsões e doenças relacionadas podem ser tratados com ele. Isso inclui espasmos associados à respiração, espasmos intestinais, musculares e cardiovasculares. Além disso, o óleo pode ser usado para síndrome das pernas inquietas e asma. Seu aroma relaxa e acalma.
O óleo estimula todos os órgãos e sistemas do corpo, além de melhorar o metabolismo.
Com ele, você pode eliminar a dor de dente, fortalecer as gengivas, proteger a cavidade bucal da inflamação.
Uso do óleo essencial de cedro
Pode ser aplicado topicamente, em uma lâmpada aromatica, misturado com outros óleos, adicionados a cosméticos e produtos de beleza. Com propósito terapêutico é usado para:
- Resfriados;
- Аsma;
- Bronquite;
- Pressão alta;
- Reumatismo;
- Artrite;
- Gota;
- Infecções urinárias;
- Obesidade;
- Lesões de pele: eczema, feridas, cortes;
- Dores de cabeça;
- Estresse;
- Insônia.
O óleo ajuda a purificar o sangue de toxinas e sais de ácido úrico. A inalação de vapores do óleo protege contra várias intoxicações, incluindo intoxicação alimentar.
Será útil para mulheres com irregularidades menstruais. Óleo de cedro estimula a menstruação e normaliza o ciclo.
Seu uso elimina efeitos colaterais como náusea, mau humor, fadiga e insônia.
Esse óleo é amplamente utilizado em cosmetologia, pois cura a acne e melhora o crescimento do cabelo. O óleo de cedro também é um desodorante e um repelente natural.
Combinações com outros óleos
Óleo de cedro combina muito bem com óleos obtidos de árvores coníferas:
- Pinho;
- Abeto;
- Cipreste;
Além desses, óleo de cedro combina bem com óleos de:
No próximo post falaremos sobre as formas de usar o óleo essencial de cedro.