A pele perfeita é frequentemente associada à pele aveludada de pêssego e à sua cor deliciosamente delicada, por isso não surpreende que o óleo vegetal extraído dos grãos de pêssego seja um dos cosméticos mais populares.
O óleo de pêssego é macio ao toque, leve e não agressivo, e combina propriedades nutricionais e hidratantes com um rápido efeito tônico e suavizante. Ele é muito usado na aromaterapia.
Este óleo base é também utilizado ativamente nas indústrias de perfumaria e cosmetologia, concedendo aos produtos dos quais faz parte suas características nutricionais emolientes e leves, que se manifestam em uma gama extremamente ampla de propriedades terapêuticas.
Essa é uma daquelas bases nas quais as características cosmetologias dominam as propriedades curativas, mas seu uso não se limita a essas duas áreas: o óleo de semente de pêssego é um dos óleos culinários mais refinados e valiosos.
-
Como escolher um bom óleo de pêssego?
O óleo de semente de pêssego é um daqueles óleos base que raramente são falsificados. Apesar de ter um processo de produção bastante complicado, seu rendimento é muito grande e os produtos utilizados para produzi-lo são os “descartes” das indústrias culinárias, e portanto, praticamente não há sentido em falsificar esse óleo.
Claro que, devido à sua boa miscibilidade, o óleo de pêssego é frequentemente usado para falsificar outros óleos básicos que têm preços ainda mais altos.
Nas regiões onde as matérias-primas crescem, praticamente não há preferência pela qualidade do óleo resultante.
Hoje em dia, os óleos considerados mais valiosos são europeus, em particular os italianos, mas qualquer outro país de origem dos materiais, desde que as árvores sejam cultivadas em condições ecológicas, é perfeitamente aceitável.
Ao comprar esse óleo, o foco principal deve sua qualidade e composição (ele deve conter 100% de óleo vegetal sem impurezas) e a integridade das informações sobre o método de produção (a “extração” usual indica que o fabricante não teve o cuidado de fornecer todas as informações necessárias e, possivelmente, esconde outros fatos importantes). O nome em latim do óleo de pêssego, confirmado por certificados, pode ser rotulado como Prunus persica ou Oleum persicorum.
Você pode comprar óleo de pêssego não apenas em lojas de aromaterapia, mas também nos departamentos gastronômicos; no entanto, é melhor verificar as informações sobre a qualidade e os certificados do óleo em supermercados e lojas com muito cuidado.
-
Características
-
Composição:
A composição do óleo de semente de pêssego é surpreendentemente equilibrada: este é um dos óleos raros, dos quais quase 40% do conteúdo vitamínico é representado pelas vitaminas PP e A, suplementadas com ácido ascórbico, vitaminas E e do complexo B em uma quantidade que não afeta a fototoxicidade do próprio óleo.
Quase dois terços da composição de ácidos graxos são ácido oleico, e o outro terço, linoleico. Os ácidos linolênico, palmitoléico, araquínico, palmítico e outros ácidos graxos são significativamente inferiores a eles na concentração.
Além disso, o óleo de semente de pêssego contém fosfolipídios e carotenóides, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tocoferóis.
-
Cor, sabor e aroma
A cor do óleo de pêssego é um amarelo claro e delicado, quase indescritível, tão sutil quanto seu sabor.
As características do paladar são finas, com tons quase imperceptíveis de sementes de pêssego, com uma integridade clara e refinada e uma suavidade pronunciada.
O aroma é bastante característico para todos os óleos de frutas de caroço: um pouco remanescente de pêssegos, mas quase indescritível. Suave e macio, revelando a natureza do efeito do óleo.
Apesar de o sabor e o aroma do óleo de semente de pêssego não diferirem em intensidade, eles são fáceis de distinguir de outras bases vegetais desde o primeiro “contato”.
-
Uso na cosmetologia
Propriedades cosméticas complexas são mais pronunciadas no óleo de pêssego. Este é um dos óleos mais eficientes para o cuidado diário, cuja utilização é a chave para uma aparência estética e uma pele saudável.
O óleo de pêssego é considerado uma das principais bases para uso diário, principalmente para peles normais, pois mantém sua condição, dão uma cor bonita e saudável e uma textura muito luxuosa.
Misturado com outros óleos apropriados, o óleo de pêssego também se torna adequado para o cuidado contínuo de outros tipos de pele problemáticas, propensas a erupções cutâneas, secas e oleosas.
A melhoria geral na textura e na cor não esgota as esferas da exposição às sementes de pêssego: este óleo também tonifica, ilumina, alivia suavemente inflamações, nutre e hidrata a pele, tem um efeito rejuvenescedor geral, sendo sua principal característica a complexidade e efeito sistêmico sobre o estado da epiderme.
A penetração rápida e profunda nas células, que estimula sua renovação e regeneração, contribui para a qualidade do metabolismo local, do suprimento sanguíneo e da respiração, e através de alterações internas, melhora as características da pele.
O efeito instantâneo do óleo preocupa-se principalmente com as características da textura, a condição de pele e membranas mucosas danificadas e sensíveis, sensações suavizantes.
Com o uso regular, esse óleo melhora a firmeza e elasticidade da epiderme, que é especialmente perceptível na pele do corpo, propensa a perda de firmeza e estrutura, por exemplo, com flutuações de peso e celulite.
Este é um dos melhores óleos para cuidados com a pele ao redor dos óleos e dos lábios.
O óleo de sementes de pêssego ganhou também a fama de ser um dos óleos base mais comuns para fins de aromaterapia. Ele tornou-se também uma opção ideal para enriquecer cremes cosméticos, para a preparação de pomadas, bases para xampus, óleos para massagem e cosméticos, bálsamos, loções e máscaras.
O uso como principal produto de cuidado abrange não apenas os cuidados com a saúde e a beleza da pele, mas também os cabelos: o óleo de pêssego é perfeito para o cuidado regular dos cabelos quebradiços e secos, uma vez que contribui para a regeneração da estrutura capilar de alta qualidade e para a restauração do brilho.
Ele também pode ser usado para cuidar de sobrancelhas e cílios como um componente regenerador e amolecedor.
Nas unhas, a presença de óleo de semente de pêssego na composição do óleo de tratamento tem um efeito estimulante e evita fragilidade e descamações.
-
Propriedades curativas
As propriedades curativas do óleo de sementes de pêssego são muito menores. Para uso interno ou culinária, o óleo de pêssego desempenha o papel de um auxiliar digestivo.
Outros efeitos desse óleo a saúde incluem:
- efeitos antieméticos;
- coleréticos;
- diuréticos;
É usado no tratamento de resfriados, urolitíase, doenças cardiovasculares e anemia, pois estimula um aumento no nível de hemoglobina e sua síntese, ao passo que sua composição vitamínica o torna um poderoso antioxidante. Normaliza o metabolismo.
Também é usado como agente emoliente e regenerador leve para queimaduras, dermatites e eczemas.
Esse óleo é um excelente adaptógeno que permite que a pele se adapte a mudanças nas condições climáticas e flutuações na dieta, características da água e umidade do ar.
-
Uso doméstico
Na esfera doméstica, o óleo de semente de pêssego é uma das melhores bases para a preparação de pomadas medicinais e fricção, para formas farmacêuticas e meios para problemas dermatológicos.
O óleo de pêssego também é usado na culinária, em aperitivos frios e saladas, como um óleo de limpeza requintado, geralmente quando combinado com queijos de elite, combinações incomuns de sabor, para guloseimas com frutas ou iguarias.
-
Dosagem e administração
Na aromaterapia, o óleo de pêssego raramente é usado em sua forma pura: é um óleo macio, leve, mas muitas vezes não suficientemente ativo; e por isso, é usado em uma mistura com outras bases e óleos essenciais. Além disso, o uso mais frequente em misturas está associado a boas habilidades de penetração e suporte do óleo, devido às quais a eficácia da terapia é melhorada.
O uso desse óleo não tem restrições, porque esta base não causa irritações e reações alérgicas. Você pode usar uma base de pêssego no trabalho com crianças, incluindo massagens.
O óleo não tem restrições relacionadas a períodos de uso contínuo, se encaixando perfeitamente no programa de cuidados diários.
Deve ser armazenado sem acesso à luz a temperaturas iguais ou inferiores à temperatura ambiente, desde que os recipientes estejam bem fechados.
-
Receitas caseiras com óleo de pêssego
Máscara nutritiva e tonificante com óleo de pêssego para peles secas e normais:
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de polpa de pêssego fresco e maduro
- 1 colher de óleo de pêssego
- 1 colher de sopa de creme de leite
Misture tudo muito bem e aplique no rosto por pelo menos 15 minutos. Em seguida, lave a máscara com água em temperatura ambiente.
Máscara suavizante para peles sensíveis:
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de óleo de semente de pêssego
- 1 colher de sopa de queijo cottage
Faça uma mistura homogênea e aplique-a sobre a pele do rosto por mais ou menos 15 minutos. Feito isso, enxágue com água morna.
Máscara esfoliante para peles secas e escamosas:
Ingredientes
- 1 colher de sopa de farelo de amêndoa
- 1 colher de sopa de óleo de sementes de pêssego levemente aquecido
Aplique a composição resultante na pele úmida e massageie-a suavemente por cerca de 1 minuto. Depois disso, deixe a máscara no rosto por mais 15 a 20 minutos e enxágue com água morna.
Máscara hidratante:
- 1 colher de sopa de óleo de pêssego
- 1 colher de sopa de leite
- 2 colheres de sopa de mel
Misture todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Aplique no rosto e deixe por 25 minutos. Depois lave bem. A pele quase imediatamente se torna suave, macia e hidratada.
-
Para os cílios:
Toda garota sonha com cílios grossos e longos! Para saturar os cílios com substâncias úteis, fortalecê-los e melhorar sua saúde, é suficiente todas as noites 2 horas antes da hora de dormir lubrificá-los com uma pequena escova embebida em óleo de pêssego.
O principal é não fazer o procedimento antes de dormir, caso contrário o processo será prejudicado pelo inchaço natural que ocorre nas pálpebras durante o sono.
Máscara para os cílios:
Ingredientes:
- 1 colher de chá de suco de aloe vera
- 1 colher de chá de óleo de semente de pêssego
- 1 colher de chá de salsa picada
Mexa até ficar homogêneo. Espalhe sobre guardanapo ou gazes, aplique como compressa nas pálpebras fechadas, deixando agir por 15 minutos.
-
Óleo de semente de pêssego para a saúde
O óleo de pêssego é frequentemente para tratar problemas de natureza:
- Otorrinolaringológica;
- Anêmica;
- Em casos de imunidade enfraquecida,
- Doenças do coração,
- Vasos sanguíneos;
- Vesícula urinária e biliar;
- Diabetes;
- Conjuntivite;
Para administração oral, é impossível tomar óleo cosmético ou essencial, sendo necessário comprar o produto em uma farmácia.
-
Óleo de pêssego no nariz
Este produto simples combate sintomas iniciais de doenças respiratórias, estabelece a respiração nasal normal, remove inflamações, hidrata a mucosa nasal e dilui a secreção.
O óleo pode ser usado para crianças e adultos. Recomenda-se usar a partir de resfriados comuns, mesmo em recém-nascidos – para esses, uma gota em cada narina é suficiente. Para adultos, a dose pode ser de até 9 a 10 gotas diariamente.
Antes de usar, enxágue o nariz com uma solução salina, para que o produto dê o efeito máximo.
As propriedades do óleo e o uso para o nariz receberam muitas críticas positivas. Mas note: não use esse óleo para esse fim se não estiver doente e sempre procure o produto ideal para o seu problema em farmácias e estabelecimentos especializados.
Para fins de tratamento, o óleo deve ser esterilizado em banho-maria por 20 minutos, resfriado e utilizado conforme o planejado.
-
Como tomar para a garganta
Em casos de laringite e faringite, o óleo ajuda a suavizar a dor de garganta, remover a irritação e aliviar a condição do paciente.
Ele pode ser derramado em um frasco de spray para irrigar a mucosa da garganta várias vezes ao dia. Se houver um inalador, você pode fazer a inalação 2 vezes ao dia.
Ele amolece a garganta, hidrata as mucosas e facilita a respiração. Para inalação, é melhor usar óleo essencial.
Como alternativa, recomenda-se diluir 5 gotas de óleo em 200 ml de água fervida e gargarejar várias vezes ao dia até melhorar.
-
Ingestão para remoção de toxinas
Para esse fim, você deve tomar uma colher de sopa em jejum. O óleo tem um alto teor calórico e portanto, para quem monitora seu peso ou é obeso, é melhor abandonar esse método de purificação.
-
Óleo de pêssego na ginecologia
Este remédio natural é recomendado para uso em várias doenças femininas, sendo que, na maioria das vezes, é prescrito para erosões, endometriose e processos inflamatórios nos ovários, na forma de duchas ou tampões.
-
Para a saúde das crianças
O óleo de semente de pêssego é hipoalergênico, e por isso, pode ser usado mesmo quando se trata de assaduras e irritações na pele dos bebês.
Também é usado para a dentição, para reduzir a coceira e o desconforto dos dentinhos que estão crescendo. O óleo pode ser usado para adolescentes com aparência de acne hormonal e juvenil.
O conteúdo contido nesse artigo tem teor informativo. Você deve sempre consultar um médico antes de fazer qualquer tratamento de saúde.
Leia tambem:
Suco de babosa, um forte bioestimulante natural: seis receitas para terapia intensiva de vitaminas
Salada de atum com pepino e ovo
Aromatizadores caseiros 10 maneiras de fazer
Tintura de calêndula formas de fazer e usar
A importância dos minerais para o corpo
O Óleo de avelã e suas maravilhosas propriedades