Raro e ainda pouco comum na maioria dos países, no Japão e na China, o óleo de camélia é um dos principais óleos vegetais. Lá, ele é usado tanto para o preparo de alimentos quanto para fins cosméticos, e é quase tão popular quanto outros óleos mais comuns.
O óleo de camélia é suave e surpreendentemente leve, tendo todas as propriedades necessárias para o cuidado da pele: da regeneração à hidratação e nutrição, ele contribui também para a melhoria geral da saúde e para a recuperação da imunidade. Sistêmico e multifacetado, este óleo pode se tornar uma das bases mais confiáveis e multifuncionais para muitos métodos de aromaterapia.
-
Em que você deve prestar atenção ao comprar esse óleo
O óleo de camélia não é tão comum mesmo em departamentos especiais de farmácias, e as opções apresentadas nas farmácias ou lojas de alimentos saudáveis, como regra, não se distinguem por sua alta qualidade.
Sendo assim, o melhor é comprar este óleo em lojas e sites especializados em aromaterapia – claro que, se você tiver essa oportunidade, o ideal mesmo é que compre o óleo durante uma viagem, nos países onde é amplamente utilizado para fins culinários.
-
Nome e rotulagem
A camélia pertence àquelas bases raras que têm apenas um nome, mas os diferentes óleos distinguem-se por específicas – e complexas – marcações (análogos em inglês incluem camellia oil, camellia seed oil, tsubaki oil e tea seed oil).
Existem muitas variedades de camélia como planta ornamental, sendo que das 82 espécies, apenas 4 são utilizadas para a produção de óleos vegetais: a camélia sinensis (chinesa), a camélia japônica (japonesa) e a camélia oleifera (oleaginosa). O quarto tipo de óleo com o nome latino camelia sasanqua não pode ser considerado como uma variedade de óleo de camélia, pois é uma base separada conhecida como óleo de sasanqua, embora a própria planta ainda pertença à família das camélias em todos os aspectos.
Óleos de camélia disponibilizados em mercados diferem-se uns dos outros no grau de refino, pois na maioria dos casos, eles são melhorados e refinados. O óleo que não passa por processamento adicional e conta com um alto teor de éteres e frações insaponadas, no entanto, é considerado o melhor e de alta qualidade.
-
Planta e regiões de cultivo
As camélias, famosas como culturas de estufa e interiores, estão entre os mais belos arbustos floríferos do mundo. Eles conquistam com suas grandes flores brancas e pétalas arredondadas (algumas variedades têm flores vermelhas e rosadas) que alcançam até 10 cm de diâmetro.
Na natureza, esta planta é encontrada apenas no leste e sudeste da Ásia – foi apenas no século XVII que a camélia foi levada para a Europa, e que óleos vegetais específicos para aromaterapia começaram a ser produzidos.
A camélia é cultivada para fins industriais principalmente na região asiática, onde a China e o Japão continuam sendo os líderes em seu cultivo, embora a origem coreana das matérias-primas também seja bastante comum.
Para obter o óleo, as sementes são geralmente importadas de países onde a planta é tipicamente cultivada, mas hoje em dia, os principais países europeus, os EUA e até mesmo a Austrália, também cultivam camélia e têm sua própria produção.
-
Falsificação
A dificuldade de obtenção de matérias-primas e a escala do uso do óleo de camélia como alimento (nos países asiáticos) muitas vezes forçam os fabricantes a recorrer a “meios alternativos” de aumentar o rendimento e a quantidade de produto. Óleos prensados a frio são frequentemente diluídos com o óleo extraído por prensagem repetida ou por destilação, ou então são misturados com óleos extraídos ou diluídos com outros óleos base.
Uma vez que o cheiro do óleo não é pronunciado e é muitas vezes indistinguível, só é possível perceber que o óleo é falsificado durante seu uso. Para se prevenir desse tipo de coisa, é de bom tom que você verifique todas as informações, especialmente sobre o grau de refinamento e método de obtenção do óleo – infelizmente, no entanto, mesmo essa verificação não pode garantir a alta qualidade do produto.
O óleo de alta qualidade não perderá suas propriedades e características da fragrância, porque o óleo de camélia não é propenso a ficar rançoso e é mais resistente que o azeite de oliva. Se você guardou seu óleo corretamente, mas ele perdeu suas propriedades em um ou dois meses após a abertura e rapidamente se oxidou, isso significa que o produto que você tem provavelmente foi falsificado ou diluído, e que as impurezas tenham arruinado suas propriedades.
-
Método de obtenção
Os óleos de camélia são extraídos por vários métodos, ainda que para fins de aromaterapia, apenas o método de prensagem a frio seja considerado aceitável. O uso de qualquer tipo de extração ou destilação é associado à baixa qualidade e falta das propriedades curativas do óleo.
Na produção de óleo de camélia, apenas as sementes são usadas, sendo que o uso de outras partes é inaceitável. A prensagem a frio é realizada após a moagem das sementes. A própria produção não é tecnologicamente complexa. Durante o processamento de matérias-primas, obtêm-se óleos de qualidades diferentes, mas todos, após prensagem direta, passam por uma refinação adicional. A refinação não afeta as propriedades desse óleo base, mas quanto menos refinado o óleo, melhor.
-
Características
-
Composição
A natureza versátil e muito suave do óleo de camélia pode ser explicada em grande parte pela sua composição. Quase dois terços da massa desse óleo são compostos por ácido oleico, cujo efeito é complementado suavemente pelas frações de ácido palmítico e linoleico, que, embora pequenas, são importantes para a pele.
Não apenas os ácidos graxos, mas também as vitaminas E, B e A, bem como os polifenóis, o esqualeno e os bioflavonoides garantem muitas funcionalidades a este óleo.
O óleo de camélia adquiriu boas propriedades nutricionais também devido ao alto teor de manganês, magnésio, fósforo, cálcio e ferro.
-
Coloração e aroma
O óleo de camélia, apesar de extraído da lendária cultura florífera, não possui um aroma muito perceptível: o cheiro é muito fraco, discreto, ligeiramente aveludado, com notas “oleosas” e às vezes um amargor também quase imperceptível.
É um óleo leve, líquido e fluido, cuja cor depende do grau de purificação e tratamento após a prensagem. Óleos que passam pelo processo de refinamento complexo são transparentes, enquanto aqueles que são submetidos a uma limpeza suave possuem uma cor bastante rica com um tom laranja amarelado.
-
Propriedades do óleo de camélia
O óleo de camélia é rico em vitaminas de beleza A, B e E, gorduras insaturadas, colágeno e antioxidantes. Ele pode ser considerado um dos óleos com menor teor de gordura – bastante macios, em textura semelhante a um óleo leve de semente de uva.
O óleo de camélia é usado na China há mais de 2000 anos (em culinária, remédios, cabelos, rosto e cuidados com o corpo). Suas propriedades em cosmetologia são únicas, pois ele é completamente absorvido pela pele, saturando-a com substâncias úteis. As gueixas japonesas há muito tempo usam óleo de camélia para cuidar dos cabelos e da pele do rosto, e são famosas pela pele perfeita e pelo cabelo perfeito como nenhum outro.
O óleo contém: ácidos graxos (12 tipos), vitaminas A, B e E, minerais: fósforo, cálcio, manganês, ferro, magnésio, esqualeno, polifenóis, bioflavonóides.
A cor do óleo é de clara a amarela dourada, o cheiro é muito fraco, agradável, quase invisível.
-
Propriedades cosmetológicas
O óleo de camélia combina propriedades restauradoras, nutritivas, hidratantes, protetoras, suavizantes e calmantes. É a combinação dessas características que lhe proporciona aquele efeito de natureza sistêmica, que lhe permite restaurar e preservar a beleza da pele.
Esta é uma das melhores bases para manter a beleza natural e o estado saudável da pele através de cuidados regulares. O óleo de camélia pode ser usado para o cuidado da pele de qualquer tipo e em qualquer idade, tanto como agente antienvelhecimento como para outros fins.
O efeito da camélia sobre a pele é baseado tanto na combinação da capacidade de regenerar o estado normal da epiderme e de restaurar propriedades protetoras e funções celulares, quanto em sua habilidade de prevenir mudanças negativas. Este óleo base penetra profundamente na pele, mantendo a sua elasticidade, reduzindo a perda de humidade e promovendo uma saturação e hidratação de alta qualidade das células, restaurando a pele desidratada e prevenindo a volta dos problemas.
Os efeitos de tonificação, nivelamento, rejuvenescimento e melhoria do turgor da pele são complementados pela capacidade de prevenir descoloração, pigmentação, aparecimento de sardas e manchas escuras.
Uma das melhores propriedades da camélia é seu efeito emoliente, que restaura a luminosidade, maciez e textura lisa da pele.
A camélia, devido aos seus efeitos sistêmicos, alivia a inflamação e acalma, elimina a irritação e suaviza a reação da pele. Seus efeitos anti-inflamatórios podem ser usados no tratamento de queimaduras, mordidas, erupções cutâneas, acne, cicatrizes e estrias.
A camélia é um antioxidante ativo que absorve a luz ultravioleta e neutraliza seu efeito na epiderme.
Este óleo é tão suave que pode ser usado para cuidar da pele das crianças.
-
Comportamento na pele
A camélia pertence às bases com maior poder de penetração. É incrivelmente fácil de distribuir sobre a superfície da pele e é absorvida quase tão rapidamente quanto os melhores óleos raros, afetando ao mesmo tempo as camadas profundas da epiderme.
Com o uso sistêmico, o óleo ativa a síntese do procolágeno (precursor intracelular do colágeno) e restitui as funções de barreira das células e as propriedades protetoras da camada superior da pele.
O óleo e camélia tem um efeito instantâneo emoliente e hidratante.
-
Propriedades curativas
Devido a sua natureza e efeito no corpo, o óleo de camélia é frequentemente comparado com o azeite de oliva, o que é bastante justo. Este óleo é absorvido pelo organismo quase completamente, contribuindo para a melhoria geral da saúde e aumentando a imunidade.
O óleo de camélia reduz o colesterol, ajuda a normalizar o trabalho do sistema cardiovascular, fortalece os vasos sanguíneos, satura as células com oxigênio, normaliza o trabalho do trato gastrointestinal. Ele contribui para a restauração da força e vitalidade, alivia a fadiga e a apatia, restaura a força mental e física, aumenta a resistência do corpo.
É um excelente e poderoso antioxidante que pode atuar como um meio preventivo para hipertensão, diabetes, doença coronariana e suas complicações.
Acredita-se que o óleo de camélia seja um forte hepatoprotetor.
-
Óleo de camélia para rosto
O óleo de camélia é recomendado para todos os tipos de pele. Produto de cuidado universal. Pode ser usado em sua forma pura, como um óleo base. Ele é Ideal para pele seca, sensível e madura.
Cuidados faciais com a pele pela manhã: aplique algumas gotas de óleo na palma da mão e distribua-o cuidadosamente na pele do rosto, pescoço e decote.
Cuidados com a pele do rosto à noite: remova a maquiagem do rosto com uma almofada de algodão úmida e algumas gotas de óleo, limpe completamente o rosto com um método adequado, aplique óleo de maneira semelhante ao método da manhã. Se aplicado em excesso, retire o excesso de óleo após 10 a 20 minutos.
-
Óleo de camélia para corpo
O óleo de camélia rico em antioxidantes por isso ele é um excelente nutriente para a pele, pois:
- hidrata, nutre, suaviza a pele áspera, principalmente em áreas como cotovelos, pernas, joelhos e calcanhares;
- restaura a elasticidade e suavidade;
- suaviza rugas finas e profundas;
- suaviza a pele em locais de estrias, por exemplo, após a gravidez e a celulite;
- cura pequenas cicatrizes de acne.
Para usar o óleo na pele, basta aplicar uma pequena quantidade na pele molhada, esfregando suavemente em movimentos circulares de massagem até que ele seja completamente absorvido. Use de manhã e à noite. Esse óleo é perfeito para o cuidado da pele do bebê e como base para massagens.
-
Cuidados com as unhas e cabelos
O óleo de camélia ajuda a preservar a beleza das unhas, da pele das mãos e do corpo e do cabelo.
Para o cuidado do cabelo, este óleo contribui tanto para a regeneração da estrutura dos folículos pilosos e do próprio cabelo, quanto para a manutenção do couro cabeludo. Penetrando profundamente na estrutura do cabelo, ele atua como agente nutritivo, regenerador e protetor, embora seus efeitos suavizante e condicionador sejam ainda mais perceptíveis.
O cabelo depois do uso do óleo torna-se não apenas brilhante e menos rebelde, mas, com o uso prolongado, torna-se menos quebradiço, enquanto o volume e a força do cabelo aumentam.
A camélia também elimina reações alérgicas no couro cabeludo e alivia coceiras, dermatoses e caspa.
Este óleo é perfeito para o cuidado da pele das mãos e da cutícula, pois proporciona um aspecto saudável às mãos, demonstrando uma gama única de características nutricionais, suavizantes, protetoras, hidratantes e regeneradoras. Ele é também um dos melhores óleos para a prevenção e tratamento da fragilidade e quebra das unhas.
Formas de uso no cabelo:
- depois de lavar o cabelo, aplique algumas gotas de óleo nos cabelos úmidos, distribuindo cuidadosamente com um pente (tradicionalmente é usado um pente de madeira) ou com as palmas das mãos;
- ou aplique o óleo no cabelo e deixe durante a noite, lavando o cabelo pela manhã, como de costume – este método é especialmente recomendado para cabelos secos ou danificados.
- ou esfregue 1 colher de chá de óleo de camélia, levemente aquecido ao longo de todo o comprimento do cabelo molhado. Depois disso, enrole as madeixas em uma toalha quente, escorrendo o óleo (o máximo possível) após 20 minutos. Sem molhar os cabelos, aplique xampu, faça espuma e enxágue os cabelos. Finalize como de costume.
-
Uso
Este é um dos óleos vegetais mais suaves e delicados que não têm contraindicações e precauções de uso. O óleo de camélia pode ser usado em peles inflamadas, sensíveis, secas e até mesmo em crianças, bem como em casos de reações alérgicas ou propensão a elas.
Ele é usado em todos os métodos de aromaterapia e em qualquer idade, sendo, no entanto, mais adequado para cuidados especiais e diários. É uma excelente base para a preparação de óleos essenciais e cosméticos domésticos.
Pode ser armazenado por muito tempo (1 a 2 anos), é estável e muito resistente. Acredita-se que, neste parâmetro, o óleo de camélia é superior ao azeite de oliva. Para prolongar sua vida útil, basta mantê-lo em um lugar frio.
Usos recomendados:
- puro para cuidados com a pele, massagens, aplicações, máscaras e esfoliações;
- como óleo de massagem misturado com óleos essenciais;
- misturado com outros óleos base numa quantidade de 10 a 90% para todos os métodos de aromaterapia.
Leia também:
Aromaterapia e óleos essenciais – métodos de uso e tratamento
Aromatizadores caseiros 10 maneiras de fazer
O poder das ervas e plantas mágicas