A avelã é uma das iguarias mais valiosas e conhecidas do mundo. Irresistível graças à sua combinação de sabor delicioso e textura não muito dura dos grãos, esse produto tem muitas propriedades medicinais e faz um dos óleos mais valiosos em cosmetologia – que, inclusive, merece o título do melhor óleo para a pele oleosa e problemática.
As avelãs são o miolo dos frutos da aveleira, um arbusto bastante compacto e muito bonito com galhos torcidos que carregam frutos de cor marrom.
A avelã cresce quase em todo o hemisfério norte, com exceção dos países nórdicos, e na maioria das vezes forma vegetação rasteira. As maiores e melhores frutas vêm dos países onde os invernos são suaves.
Na era helênica, a aveleira era sagrada, e simbolizava a imortalidade. As avelãs eram associadas à lenda dos heróis mitológicos e acreditava-se que seus galhos poderiam extinguir o fogo e salvar a casa das inundações.
Havia até lendas de que uma aveleira nova que brotava do solo indicava tesouros enterrados. Alias, os brotos finos e bizarramente retorcidos de aveleira eram usados para decorar casas, protegendo-as das forças do mal.
Avicena cantou as propriedades curativas da avelã, argumentando que a castanha de avelã é muito mais valiosa do que a noz e, quando picada ou transformada em óleo, é ideal para curar pacientes.
No Oriente, o óleo de avelã era usado para manter a pele macia e aveludada. No entanto, as propriedades cosméticas únicas das avelãs foram exploradas completamente apenas com o desenvolvimento da aromaterapia.
Características do Óleo de avelã
O óleo de avelã é extraído usando o método da pressão a frio. Leve, fluido e muito aromático, ele se caracteriza por seu alto teor de ácido oleico, palmítico, linoleico, ácido esteárico, alto valor energético, e saturação bastante grande com vitaminas E, PP, B e C. O óleo de avelã contém muitos tocoferóis e carotenoides, fósforo, cobre, ferro e cálcio, bem como esteróis.
Este óleo tem um lindo tom âmbar brilhante, e é absolutamente transparente, podendo ser armazenado por no máximo seis meses – ao fazer isso, certifique-se que o frasco seja bem selado e o lugar de armazenamento seja bem escuro, de preferência, guarde-o na geladeira.
Este óleo é usado tanto em sua forma pura quanto como um aditivo para outros óleos base, embora seja melhor limitar a proporção de óleo de avelã em misturas a 10-15%.
O óleo de avelã se adapta perfeitamente à pele, se distribuindo de forma fácil e uniforme. Ao mesmo tempo, é praticamente desprovido de peso e é instantaneamente absorvido pela pele, o que proporciona um efeito refrescante e fecha os poros.
O melhor efeito é atingido com o uso na pele oleosa e problemática: depois de aplicar o óleo de avelã, em questão de segundos, não restam vestígios de gordura na pele. Por via de regra, ele também não causa sensações de oleosidade.
Propriedades curativas
Apesar do fato de que são as propriedades cosméticas do óleo de avelã que recebem maior atenção, ele também tem muitas qualidades curativas: este um óleo maravilhoso com efeito preventivo que impede o aumento dos níveis de colesterol, previne doenças vasculares, tem efeito tônico sobre corpos enfraquecidos ou em desenvolvimento, ajuda a eliminar neuroses e é eficaz contra problemas nas articulações.
O óleo de avelã tem um teor muito alto de proteína, que pode ser comparado com o dos produtos de carne. É um produto nutricional ideal com um equilíbrio impecável de minerais e aminoácidos, contribuindo para a sua total absorção.
Você pode tomar este óleo mesmo com as dietas mais rigorosas, devido ao baixíssimo teor de carboidratos. Como um meio preventivo, o óleo pode ser usado para prevenir doenças musculares e cardíacas, câncer dos órgãos digestivos e ajudar a eliminar toxinas e estimular a purificação do corpo. A ingestão desse óleo ajuda a se livrar das pedras nos rins.
Uso na cosmetologia
Apesar do fato de que o efeito benéfico do óleo de avelã é mais perceptível na pele oleosa, ele pode ser usado para cuidar de qualquer tipo de pele. As avelãs demonstram suas maravilhosas propriedades tonificantes, nutritivas e hidratantes na pele envelhecida, problemática, combinada (mista) e oleosa.
Este óleo atua contra estagnação, possui um efeito adstringente, fecha bem os poros e restaura o equilíbrio normal de gordura. Na pele envelhecida, o óleo mostra um forte efeito lifting.
Acredita-se que a avelã é um dos melhores óleos para o tratamento da rosácea. As funções de proteção que impedem os raios UV não são tão pronunciadas quanto as propriedades calmantes e regeneradoras que podem ser aproveitadas ao máximo quando o óleo é aplicado na pele após uma exposição ao sol.
O óleo de avelã tem um efeito suavizante e regenerador em todos os tipos de inflamação. Ele é perfeito para cuidados com os lábios e a pele sensível ao redor dos olhos.
Métodos de uso e dosagem
Não há contraindicações para o uso do óleo de avelã: ele é perfeito tanto para uso externo quanto para ingestão, sendo que no segundo caso, ele pode ser usado na culinária para a preparação de aperitivos, saladas e pratos frios. Seu delicado sabor de nozes combina bem até com sobremesas.
Métodos de aplicação recomendados e dosagens:
- como base para quaisquer misturas de óleos essenciais e produtos para cuidados diários ou especiais para pele problemática e oleosa, para procedimentos de cuidados esporádicos;
- na forma pura ou em uma mistura com uma concentração de 10-15% como um óleo de cuidado para a pele de qualquer tipo;
- em forma pura ou misturada com óleos essenciais para o cuidado da pele das mãos e cutículas;
- aplicação local do óleo para tratar rosácea;
- como base para massagem anti-celulites para devolver a elasticidade, tom e saúde da pele, bem como para massagem facial;
- como um aditivo para cosméticos prontos, incluindo meios pós-bronzeamento na quantidade de até 10-15% do volume total ou como base para cosméticos domésticos;
- na produção de sabonete como o principal aditivo de amaciamento e como óleo base mais eficaz com efeito hidratante e restaurador.
Leia também:
Melhores óleos essenciais para unhas
Óleo essencial da árvore do chá -Melaleuca
Banhos aromáticos: como preparar corretamente banhos com óleos essenciais?
Usando óleos essenciais como antioxidante – receitas
Óleos vegetais: tipos, benefícios e valor nutricional