O piolho é um inseto (ectoparasita) que vive em nosso couro cabeludo por cerca de 40 dias, sendo que uma fêmea pode desovar aproximadamente 300 ovos por mês, assim tornando a proliferação infinita caso não tratada. Sua infestação ocorre a partir do contato direto com o cabelo de uma pessoa infectada ou através de objetos compartilhados (pentes, escovas e roupas).
É curioso que a maioria das pessoas são assintomáticas: têm a doença, mas não apresentam os sintomas (coceira intensa, cócegas e sensação de movimento no cabelo); por conta disso, não tratam do problema e acabam transmitindo para outros indivíduos (ou mesmo aumentando sua própria proliferação). Vale destacar que:
- Piolhos de humanos são incapazes de infectar animais de estimação, não sendo transmitidos por eles;
- Ter piolhos capilares não é sinal de falta de higiene, pois eles são contraídos a partir do contato com indivíduos infectados;
- Piolhos não pulam ou voam;
- Os piolhos não ficam apenas no couro cabeludo, podendo também parasitar nos cílios, sobrancelhas e pelos pubianos.
Tratamentos naturais
O piolho é um dos parasitas que mais afetam as crianças: estima-se que ¼ dos jovens sofrem com o piolho. A boa notícia é que é possível eliminar os piolhos com dicas caseiras, sem necessidade de usar produtos químicos fortes. Confira abaixo as melhores receitas e dicas:
Óleo essencial de Melaleuca: esse óleo conta com várias propriedades medicinais e é um excelente inseticida natural. Existem duas formas de utilizá-lo:
- Pingue dez gotas de óleo em cada 60ml do seu shampoo de preferência, lave o cabelo normalmente;
- Coloque 10 gotas do óleo em um spray de 100ml de água. Borrife duas vezes ao dia.
Mistura de óleos essenciais: em um recipiente, adicione 50ml de óleo de lavanda, hortelã-pimenta e eucalipto. passe por todo o cabelo, deixe descansar por algumas horas e depois lave com shampoo de sua escolha.
Chá de Arruda: um bom remédio caseiro para acabar com a infestação de piolhos e lêndeas é lavar o cabelo com chá de arruda, pois ele elimina os parasitas e acalma a coceira no couro cabeludo.
Ingredientes
- 40g de folhas de arruda;
- 1 litro de água fervente.
Modo de preparo: coloque as folhas de arruda na água fervente e deixe em infusão por 10 minutos, coe e aplique nos cabelos com auxílio de um pedaço de algodão ou gaze.
Vinagre de maçã: muitos dizem que este é um ótimo jeito de exterminar os piolhos por conta de seus componentes agressivos para esses organismos. A receita é fácil: basta aplicar uma solução com 2/3 de uma xícara de água quente e uma de vinagre de maçã na cabeça, lavando a cabeça normalmente após 1h de repouso.
Spray de citronela: a citronela afasta os piolhos por conta de seu intenso aroma.
Ingredientes
- 150 ml de glicerina líquida;
- 150 ml de tintura de citronela;
- 350 ml de álcool;
- 300 ml de água.
Modo de preparo: misture todos os ingredientes e coloque em um recipiente fechado. Aplique diariamente nos cabelos e na raiz, deixando atuar por alguns minutos.
Azeite de oliva: esquente uma quantidade generosa de azeite extra virgem de oliva e quando estiver a uma temperatura suportável, aplique no couro cabeludo e nas raízes depois do banho. Massageie bem o cabelo, com movimentos circulares, e depois coloque uma touca de banho. Durma com o produto uma noite, e, pela manhã, lave com muita água quente. Passe um pente fino para tirar qualquer rastro de piolhos ou lêndeas. Repita o processo durante três noites seguidas.
Nota: vale destacar que os tratamentos aqui informados NÃO substituem o acompanhamento médico e mulheres grávidas devem tomar cuidado redobrado antes de ingerir qualquer tipo de substância. Consulte um especialista.