O “animal totem” é uma representação simbólica do seu guia animal; um emblema, uma pequena estatueta ou qualquer outra coisa que simbolize seu guia animal. Um totem pode ser único para toda uma tribo, clã ou família – ou apenas um indivíduo. No entanto, “animal totem” também significa “guia animal”.
Xamãs de todo o mundo vêm confiando na orientação e sabedoria dos animais espirituais por milhares de anos. Totens têm sido usados na prática xamanística desde o princípio da história humana, é uma das formas mais antigas de magia no mundo. Os caçadores pintavam a forma de suas presas nas paredes durante as cerimônias para abençoar a próxima caça com boa sorte, e para reconhecer, abençoar e agradecer o espírito do animal – que foi sacrificado pelo bem da tribo –, e até mesmo pedir sua ajuda no mundo espiritual. Muitas tribos antigas reverenciavam certos animais por suas características particulares. Os animais estão profundamente enraizados em todas as religiões antigas e frequentemente eram deificados.
Em termos simples, seu guia animal instrui, protege e ensina importantes lições à medida que você navega em sua vida espiritual e física. Eles também nos ajudam a nos reconectar com as raízes da Terra, lembrando-nos de que tudo está interconectado e de que todos fazemos parte do mesmo ciclo de vida – esse conhecimento é a verdade mais importante e poderosa que podemos ter. Trabalhar com animais totens é uma forma de medicina na tradição indígena nativa americana. Animais que te chamam de um modo particular estão chamando você no caminho do poder. Eles carregam remédios especiais para você e, uma vez que você comece a aprender sobre eles, podem chamar-lhe através de seus sonhos. Ao aprender a invocar o remédio de qualquer pessoa, criatura ou força natural, deve-se manter uma atitude de reverência e estar disposto a aceitar ajuda.
Nós temos mais de um Animal Totem?
Porque nossas personalidades, assim como a Mãe Terra, assim como o Criador, têm muitas facetas, geralmente experimentamos mais de um animal totêmico em nossas vidas. Várias tradições têm diferentes ensinamentos sobre se existe um número específico de totens que experimentamos. A tradição nativa americana, por exemplo, ensina que cada um de nós está conectado com nove animais diferentes que nos acompanham através da vida como nossos guias.
Ao longo de nossa jornada vivemos a influência de vários desses guias espirituais, que entram e saem de nossa vida conforme vamos aprendendo e evoluindo. Eles se juntam a nós quando iniciamos novas tarefas, mudanças de direção, lições a serem aprendidas e todos os eventos que envolvem crescimento espiritual, incluindo simplesmente nos aperfeiçoar no dia-a-dia. Tenha em mente que, à medida que velhos totens saem da nossa vida, novos chegam, e é assim que deve ser para que continuemos crescendo e aprendendo. Lembre-se de sempre dar graças e bênçãos a um totem que está partindo ou saindo, mesmo quando perceber que sua energia está se afastando de você.
Apesar da natureza mutável da vida e dos nossos totens, a maioria das tradições concorda que geralmente experimentamos pelo menos um guia animal que permanece conosco por toda a vida, no mundo espiritual e muitas vezes em manifestações físicas. Este animal age como nosso principal espírito guardião (Totem da Vida). Você compartilha uma conexão com este animal que se mostrará em características compartilhadas, seus sonhos, várias interações e um interesse contínuo no animal durante toda a sua vida. Este guia animal oferece poder e sabedoria para você, e à medida que você aprende a se comunicar com ele, uma relação de respeito e confiança se desenvolverá e se aprofundará. Esse animal estará com você para ajudá-lo a atingir os propósitos de sua vida e se manifestará ao longo de toda a sua jornada.
Qual é a diferença entre um Animal Totem e um familiar de bruxa?
A maioria das pessoas já viu e reconhece a imagem popular de uma bruxa e seu gato preto. Um familiar é um animal que vive fisicamente com uma bruxa e a ajuda em seus trabalhos mágicos. Tradicionalmente, as bruxas trabalham principalmente com gatos, mas um familiar poderia ser qualquer animal que viva com ela – um cachorro, coelho, cavalo, cobra, pássaro e etc. Um familiar representa todas as boas qualidades daquele animal e está sintonizado energeticamente com a bruxa. Ele fornece à bruxa um elo com o reino animal e a essência de seu poder. O familiar de uma bruxa pode ou não ser também um dos seus totens animais, da mesma forma que seu totem animal pode ou não se juntar a ela na forma física.