Dores nas costas e articulações são uma ocorrência comum no mundo moderno. Elas podem surgir devido a uma variedade de razões – uma consequência de lesões e tensões, exercícios intensos, trabalho exaustivo ou doenças inflamatórias.
As dores mais pesadas são dores crônicas nas costas, que aparecem devido a doenças da coluna.
Fibromialgia, osteocondrose, espondilose, artrite, ciática, qualquer tipo de espasmo muscular – essa está longe de ser uma lista completa, mas todas essas doenças afetam fortemente o bem-estar e são capazes de tornar a vida de uma pessoa insuportável.
Os médicos nesses casos prescrevem pílulas e injeções, que são capazes de aliviar os músculos por um tempo e eliminar a dor persistente. No entanto, a constante ingestão de medicamentos causará danos irreparáveis ao corpo, destruindo-o por dentro!
Então, como uma pessoa que sofre de dores nas costas pode recuperar a alegria da vida? Se você estiver procurando a resposta para esta pergunta, preste atenção aos óleos essenciais.
Ao longo de muitos milhares de anos, os óleos essenciais ajudam as pessoas a curar dores, cãibras e vertebras comprimidas, relaxam os músculos, eliminam edema e melhoram a circulação sanguínea nos tecidos.
Além disso, o uso correto de óleos essenciais ajudará a restaurar tecidos danificados, o que pode eliminar completamente o problema.
Como usar óleos essenciais?
Para se livrar de dores, é melhor usar óleos essenciais durante uma massagem. Essa última pode ser realizada de forma independente, se a dor fica surgindo em um local facilmente acessível (no pescoço ou na lombar), ou você pode recorrer a serviços de um massagista profissional.
Se não tiver essa oportunidade, você pode usar uma esponja de tecido para aplicar e esfregar o produto curativo no corpo na área pouco acessível.
Apenas lembre-se de que todos os óleos essenciais devem ser diluídos em óleo base antes de usar. Como óleo transportador (óleo base) você pode usar os seguintes óleos: damasco, abacate, jojoba, noz, ylang-ylang, óleo de mamona ou manteiga de cacau.
Além de massagem, os médicos recomendam o uso de aromaterapia, ou seja, inalação de óleos essenciais para relaxamento dos músculos dolorosos.
Óleos essenciais que aliviam dores nas costas
Agora vamos considerar os produtos mais eficazes, separando-os nas seguintes categorias:
-
Óleos que eliminam dores musculares
Óleo essencial de manjerona
O óleo desta planta incrível tem sido usado por muitos séculos para remover a dor na coluna.
Distingue-se por seu efeito de aquecimento, graças à qual alivia a dor muscular. Ao mesmo tempo, o óleo de manjerona tem uma ação anti-inflamatória leve que ajuda a tratar artrite, neuralgia e dor nas articulações.
Mais do que isso, aromaterapia com esse óleo alivia dores de cabeça e enxaquecas, cólicas estomacais e problemas intestinais.
A fim de aumentar o impacto do óleo de manjerona e tratar doenças crónicas da coluna, você precisa misturar o óleo de manjerona com óleo de hortelã-pimenta, lavanda ou pimenta do reino. Essas combinações poderosas podem tratar qualquer tipo de dor.
Óleo essencial de
Este é um conhecido remédio natural para aliviar a dor que relaxa perfeitamente os músculos e alivia cãibras musculares. O óleo essencial de camomila frequentemente usado no combate a sintomas de neuralgia, como reumatismo, lombalgia ou ciática, bem como para a dor causada pelo deslocamento das vértebras.
Além disso, bem como o óleo de lavanda, o óleo essencial de camomila é famoso por sua ação relaxante, o que significa que elimina a ansiedade e irritabilidade, ajudando na luta com as consequências de estresse. Para isso, basta respirar os vapores desse maravilhoso óleo 10 minutos por dia.
-
Óleos que eliminam dores crónicos
Óleo essencial de manjericão
Essa planta serve como base para o óleo essencial curativo, que relaxa perfeitamente e alivia a tensão nos músculos. É bom usá-lo para neurite, bem como dores musculares causadas por fadiga e estresse.
Sozinha, a ação sedativa e anti-inflamatória do óleo essencial de manjerição já pode reduzir bastante a contração muscular, inclusive com osteocondrose, mas a maneira mais eficaz de usar esse óleo é em combinação com óleo de eucalipto e óleo de camomila.
Óleo essencial de lavanda
A lista dos óleos mais populares para combater a dor nas costas não pode estar completa sem mencionar o óleo de lavanda. Os compostos valiosos presentes neste óleo têm um efeito suave e sedativo no sistema nervoso, relaxando perfeitamente os músculos e removendo os espasmos. Ao mesmo tempo, esse óleo ajuda a se livrar da ansiedade e do estresse.
Numerosos estudos mostraram que a ação analgésica e anti-inflamatória do óleo de lavanda não é apenas igual, mas até mesmo superior àquele da maioria dos produtos medicinais disponíveis no mercado.
Uma massagem com óleo de lavanda alivia a dor no lombar, pescoço e entre as omoplatas. As opiniões de usuários desse óleo dizem que este óleo único é capaz de levantar uma pessoa até com fase aguda de lumbago.
Além disso, especialistas em medicina não tradicional recomendam respirar os vapores do óleo essencial de lavanda para mulheres com menstruações difíceis e enxaquecas.
Óleo essencial de gengibre
O gengibre é especialmente reverenciado no Ayurveda, onde é chamado de curandeiro universal. Realmente, o óleo essencial de raiz de gengibre pode aliviar a inflamação, cansaço e dores musculares. Isso se deve a um componente especial – o gingerol.
Esse óleo é usado para aliviar dores nas costas causadas por reumatismo, osteoartrite e artrite reumatoide.
Nesse caso, é mais eficaz usar esse óleo durante uma massagem, esfregando o liquido medicinal na pele perto da fonte de dor.
Segundo os médicos, a ação desse óleo essencial é comparável ao uso da droga Ibuprofeno. E para aumentar o impacto do óleo de gengibre no corpo, você pode combiná-lo com óleo de sempre-viva ou abeto.
Óleo essencial de gaultheria
Este é um óleo único obtido a partir de uma planta rastejante chamada Gaultheria ou wintergreen americano. Ele é muito valorizado na medicina não tradicional, principalmente graças a sua capacidade de eliminar rapidamente dores crónicas causadas por doenças de coluna.
O fato interessante é que uma massagem com óleo de gaultheria não só alivia a dor e espasmos musculares, mas também melhora a mobilidade das articulações e da coluna vertebral.
Graças a esse efeito específico, este produto é utilizado com sucesso no tratamento de osteocondrose cervical e hérnia intervertebral.
A propósito, os médicos comparam a ação dessa planta com o efeito da aspirina. Porém, diferentemente das drogas disponíveis na farmácia, no caso de gaulthria, não há contraindicações e efeitos colaterais.
Óleo essencial de hortelã
Esse óleo essencial merece uma explicação detalhada também. Todos nós sabemos sobre a ação sedativa desta erva saudável, que ajuda a acalmar o sistema nervoso e relaxa bem os músculos no processo de massagem.
Mas, o que é mais importante ainda é que o óleo de hortelã elimina perfeitamente a inflamação, esfria os músculos tensos e alivia as cãibras.
Além disso, esse óleo tem efeito descongestionante, o que significa que sua ação pode ser chamada de complexa.
-
Óleos essenciais para dores musculares e nas articulações
Óleo essencial de sempre-viva
Às vezes, não é suficiente agir apenas sobre o músculo. Na presença de um processo inflamatório que afeta as articulações, é preciso ter um óleo universal a fim de aliviar a dor, um óleo que seja capaz de eliminar não apenas uma dor muscular, mas também uma dor nas articulações. Neste sentido, o óleo de sempre-viva pode ser uma boa solução.
Este é um poderoso medicamento para alívio da dor, usado para ciática, lumbago e outras doenças graves da coluna e medula espinal. Uma massagem com esse óleo elimina fortes dores nos joelhos e cotovelos.
O que é mais encorajador ainda, a aplicação regular desse produto tem o efeito de restaurar as articulações danificadas e os tecidos afetados.
Óleo essencial de pimenta
Uma pessoa com fase aguda de lumbago que simplesmente não consegue levantar da cama por causa de dores fortíssimos nas costas pode usar óleos essenciais de pimenta de reino e pimenta-caiena.
Esses produtos poderosos aquecem muito bem os músculos, aliviam os espasmos existentes e eliminam os sintomas de nervo comprimido, que é a causa da dor.
Uma massagem com óleo de pimenta pode ajudar com dores nas costas, com artrite que afeta os joelhos e as articulações do cotovelo, bem como com osteocondrose que afeta a coluna cervical.
No entanto, esteja ciente de que antes de usar esses óleos, você deve diluir uma pequena quantidade dele em óleo transportador, pois o produto é forte e pode causar irritação ou queimaduras.
-
Óleos essenciais com forte ação anti-inflamatória
Óleo essencial de sândalo
Este é um produto bem caro, que é frequentemente usado em aromaterapia para o relaxamento do sistema nervoso e dos músculos.
Por outro lado, o óleo essencial de sândalo se distingue por suas poderosas propriedades anti-inflamatórias, graças às quais ele pode ser usado para qualquer dor causada por uma inflamação nas articulações e nos músculos.
Curiosamente, esse fluido saudável é usado não apenas para massagens ou aromaterapia – ele também pode ser ingerido. Para alguns problemas de inflamação, os curandeiros tradicionais recomendam que se tome 3 gotas desse óleo diariamente, mas não se esqueça de diluir o óleo em um copo de água.
Óleo essencial de schisandra (magnólia)
Este óleo maravilhoso se distingue não apenas por sua atividade e antiespasmódica, mas também elimina perfeitamente a inflamação nos músculos.
Na maioria das vezes, é usado para artrite e reumatismo, embora devido a suas propriedades, este óleo possa ser chamado de um meio universal para quaisquer dores musculares ou nas articulações.
Contraindicações para o uso de óleos essenciais
É necessário entender que óleos essenciais são produtos de alta concentração que possuem uma ação forte sobre o corpo. Consequentemente, para não danificar sua própria pele e obter o efeito máximo, é recomendável diluir 2-4 gotas de óleo essencial em 1 colher de sopa de um óleo base.
Além disso, lembre-se de que os óleos essenciais não podem ser usados durante a gravidez e amamentação, também que eles não são adequados para crianças pequenas, se não houver indicação especial de um pediatra.
Vale lembrar também das características individuais do organismo. Para algumas pessoas, pode haver intolerância ou reação alérgica ao uso de um óleo específico. É por isso que, antes do uso, uma gota de óleo essencial, diluída em óleo base, deve ser aplicada na pele da mão e mantida por 20-30 minutos. Se não houver sintomas adversos, você pode usar o óleo com segurança.
Por fim, vale a pena acrescentar que os óleos essenciais para dores musculares e nas articulações são uma boa alternativa à medicina farmacológica. No entanto, você precisa entender também que você não pode curar doenças de músculos ou articulações apenas com óleos. Estes são apenas um ótimo complemento, que, como uma abordagem complexa do tratamento, permitirá obter um excelente resultado e trazer a alegria de volta para a sua vida.
Lembre-se disso e seja sempre saudável!
Leia também:
Óleo essencial da árvore do chá -Melaleuca
7 surpreendentes benefícios do óleo de coco com Cannabis
Como usar sálvia na culinária?
Receita de vinho caseiro de pétalas de rosa