Máscaras faciais são produtos indispensáveis para o cuidado facial. Elas são a melhor forma de hidratar, suavizar e limpar a pele profunda e rapidamente. Geralmente apresentam bons resultados e agem como os primeiros-socorros quando selecionadas em concordância com o tipo e necessidade de cada pele – e claro, quando usadas com as instruções certas. No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre como fazer máscaras faciais caseiras corretamente.
Máscaras, como você deve saber, tonificam, nutrem e curam a pele, fecham e limpam poros, etc, sendo que, dessa forma, são usadas dependendo dos objetivos a serem atingidos. Por exemplo, se após um longo dia sua pele estiver cansada e tiver perdido seu frescor e brilho, você precisa urgentemente de uma máscara tônica. Se a derme está seca e propensa a rugas, então você precisa de algo nutritivo. Caso o problema seja a oleosidade, então é necessário diminuir os poros.
Falaremos em detalhes sobre cada tipo de máscara e forneceremos algumas receitas para que você possa fazer suas próprias máscaras no conforto do seu lar! Apertem os cintos e lá vamos nós!
-
Por que eu preciso de máscaras de limpeza?
Máscaras de limpeza são preparadas com bases que geralmente incluem sabão, cera, argila e outros produtos sintéticos que atraem sujeira, gordura e células mortas presentes na superfície da pele.
Tudo isso se gruda no interior da máscara conforme ela seca e é removido da pele juntamente com o produto. Como resultado, os poros são limpos, a circulação sanguínea é melhorada e a pele recebe novamente sua cor e frescor.
Em adição, máscaras de limpeza para a face e pescoço são ótimas para esfoliar a pele e servem para qualquer tipo de pele. O mais indicado é que esse tipo de máscara seja usado uma vez apenas por semana.
-
Misturas nutricionais úteis
Imediatamente após a máscara de limpeza, que deve ser removida com água morna, é útil utilizar uma de nutrição. Caso você não tenha tempo, então pelo menos aplique uma camada de um hidratante ou creme nutritivo à sua face.
Se você usa máscaras de fabricantes e tem pele oleosa, pode aplicar ao rosto até duas vezes por semana. Caso tenha pele seca ou misca, uma vez por semana é o suficiente.
Para peles sensíveis, o mais recomendado é que esse tipo de máscara seja aplicado uma vez a cada duas semanas. Após os 40 anos, deve-se aplicar com uma frequência de duas vezes por semana dependendo da condição da pele.
Máscaras naturais caseiras feitas de produtos naturais podem ser usadas com mais frequência, uma vez que também são bastante nutritivas.
Nutritivas máscaras faciais podem ser feitas de quaisquer frutas e vegetais. Esse tipo de máscara é bom porque eliminam a letargia e fadiga da pele, aumentam sua tonificação e contém um alto índice de nutrientes que estimulam a atividade das células.
Tudo isso é muito importante principalmente em climas mais quentes, quando a pele tem mais necessidade de recuperar a água perdida durante o dia. Os componentes mais comuns dessas máscaras são laticínios, gemas de ovo, etc. Como alternativa, é possível fazer uma dessas máscaras e acrescentá-las a cremes ou hidratantes.
Máscaras nutricionais saturam a pele com vitaminas e outras substâncias benéficas e podem ser usadas em qualquer tipo de pele, sendo extremamente necessárias para peles maduras, envelhecidas, com rugas, traços de idade, cansadas, etc.
Vale notar que, ao contrário de máscaras fabricadas, que devem ser usadas a cada 3-4 dias, as naturais devem ser utilizadas todos os dias.
-
Propriedades anti-inflamatórias
Máscaras com propriedades anti-inflamatórias são especialmente voltadas para peles oleosas e problemáticas. Máscaras desse grupo não apenas limpam profundamente a pele e reduzem os poros, como também possuem efeitos anti-bacteriano e regulam a atividade das glândulas sebáceas.
-
Os benefícios de máscaras faciais hidratantes
Máscaras faciais hidratantes são vitais para peles secas, desidratadas e sensíveis, pois elas hidratam instantaneamente a pele e restauram seu equilíbrio, ao mesmo tempo em que restauram sua firmeza e elasticidade.
-
Como fazer em casa
Para fazer máscaras faciais com o efeito desejado, você deve seguir as instruções à risca.
Antes de aplicar ao seu rosto, limpe bem a pele. Máscaras, assim como esfoliações, são especialmente efetivas após um banho de vapor ou compressa quente. Aplique-as massageando bem.
Uma máscara facial pode ser aplicada com um pincel, esponja, escova (macia, de maquiagem), algodão ou com os dedos – desde que estejam limpos.
Feito tudo que foi descrito acima, para conquistar o efeito desejado, é aconselhável cobrir a face com uma gaze quente ou uma folha de alumínio.
Removendo os diversos tipos de máscaras
Máscaras de limpeza, anti-inflamatórias, adstringentes e de argila, bem como aquelas que contêm frutas, vegetais e cereais frescos, devem ser removidas da pele com um algodão umedecido em água quente ou morna.
Para consolidar o efeito, você pode adicionar suco de limões ou vinagre de maçã (uma colher de chá para um copo de água). Nesse caso, é melhor para pessoas com pele normal e seca usar infusões de ervas, chás, leite, água de rosas selvagens e água mineral. Máscaras grossas (com queijo cottage, por exemplo), podem ser removidas com espátulas próprias para isso, mas sempre gentilmente e com cuidado.
Máscaras hidratantes e nutritivas devem ser removidas com uma toalha cosmética ou algodão seco. Isso deve ser feito evitando movimentos muito fortes que estiquem a pele.
Após remover todo o produto, certifique-se de enxaguar o rosto com uma loção ou infusão de chá ou ervas e de lubrificá-la com um creme nutritivo apropriado ao tipo de pele.
Fazendo suas máscaras
A forma mais fácil de fazer máscaras faciais caseiras é amassando frutas ou amoras frescas e aplicá-las imediatamente à pele. Caso os vegetais amassados não sejam suculentos o suficiente, é possível adicionar leite à polpa.
Caso o “purê” resultante seja, pelo contrário, muito líquido, adicione um pouco de trigo, farinha de aveia, farinha de amêndoa, etc. Também é conveniente aplicar fatias de laranja, tomate, pepino ou limão.
Se a máscara tem consistência de suco deve ser aplicada com uma gaze umedecida posicionada na região do rosto e pescoço – não se esqueça de fazer furos para os olhos, nariz e boca.
Como substituto da gaze, você pode usar algodão ou lubrificar a pele com o suco das frutas, deixando descansar na pele por cerca de 15 a 20 minutos.
Máscaras de mingau
Caso o clima fique frio ou seco, você pode acrescentar azeite de oliva ou glicerina às suas máscaras.
Uma máscara de mingau – como as citadas acima, com adição de farinhas –, deve ser aplicada em grossas camadas na pele (isso aumenta a capacidade de absorção da derme). Esse tipo de máscara contém muitas vitaminas e são principalmente usadas para melhorar a nutrição da pele.
Caso sua pele esteja irritada, suavize-a com uma máscara fria com pepino. Se estiver cansada, faça uma máscara quente com produtos de abelhas (mel, cera, etc). Caso o problema sejam aqueles tão odiados pontinhos pretos, faça uma máscara de parafina uma vez por semana – ela aumentará a circulação sanguínea e dissolverá os pontinhos pretos.
A duração desse procedimento é de 15 a 20 minutos. Se você estiver com vasos dilatados no rosto, no entanto, a parafina não deve ser utilizada.
-
Melhores receitas caseiras
Máscaras caseiras de nutrição são geralmente baseadas em mel, mingau de aveia, trigo sarraceno, purê de frutas, gema de ovo, argila, etc. Máscaras de limpeza geralmente têm como base sabão ou ceras naturais.
É possível também acrescentar óleos essenciais às suas máscaras para aumentar ainda mais seu efeito (em gotas para uma colher de chá de base):
- Óleo essencial de Menta – 4 gotas;
- Óleo essencial de Jacarandá – 4 gotas;
- Óleo essencial de Rosas – 2 gotas;
- Óleo essencial de Neroli – 4 gotas;
- Óleo essencial de Laranja – 3 gotas;
- Óleo essencial de Verbena – 2 gotas.
Abaixo você encontra alguns rápidos modos de preparo e aplicação:
- Com gema: misture uma gema com cascas raladas de laranja e acrescente algumas gotas de suco de um limão e uma colher de chá de óleo vegetal. Aplique ao rosto uniformemente. Enxágue após 10-15 minutos com uma infusão de salsinha.
- Com aveia: misture duas colheres de sopa de aveia com claras batidas de ovo e aplique à face por 10-15 minutos. Você pode acrescentar algumas gotas de qualquer óleo vegetal e mel. Enxágue com água morna.
- Com chucrute: corte 100g de chucrute. Aplique à face. Após 15-20 minutos, enxágue com água fria.
- Com queijo: misture duas colheres de sopa de queijo cottage com 1-2 colheres de chá de leite ou nata até que alcance a consistência de iogurte. Enxágue após 10-15 minutos com água morna ou à temperatura ambiente.
- Com suco de limão: misture uma colher e meia de suco de limão com uma colher e meia de creme e 5 gotas de peróxido de hidrogênio 5%. Misture bem e aplique ao rosto com um algodão. Remova a máscara com água morna 30-40 minutos depois.
- Com mel: misture uma colher de chá de mel e glicerina com 3 colheres de chá de água fria. Gradualmente, mexendo constantemente, adicione 1 colher de chá de farinha de aveia à mistura. Aplique por 15-20 minutos e remova com água fria. Misture duas colheres de chá de mel com uma gema e óleo vegetal. Aplique da mesma forma que a máscara anterior e remova com água morna. OU. Misture 100g de mel líquido ao suco de um limão pequeno. Essa máscara pode ser aplicada ao rosto diariamente 10-15 minutos antes do banho e pode ser armazenada na geladeira por muito tempo.
- Com queijo cottage: mexa 3 colheres de chá de queijo cottage a 1 colher de chá de mel e aplique no rosto por cerca de 15 a 20 minutos. Remova com um algodão umedecido em leite frio. OU. Mexa duas colheres de sopa de queijo cottage com uma gema e algumas gotas de peróxido de hidrogênio. A máscara deve ficar grossa.
- Com batatas: misture um purê de batatas com um pouco de purê de cenoura e uma gema crua. Adicione uma colher de chá de óleo vegetal e uma colher de chá de farinha de aveia. Aplique por 10-15 minutos e remova com água fria.
- Com pepino: descasque um pepino e deixe as cascas no seu rosto por cerca de 20 minutos. As propriedades de cura e nutrição do pepino se concentram exatamente em suas cascas. Não é necessário lavar o rosto.
- Com maçã: rale cascas de maçã e adicione 2 colheres de sopa de queijo cottage sem gordura, misture. Aplique ao rosto e remova após 20 minutos.
- Com nata: misture uma colher de sopa de nata com uma colher de sopa de qualquer fruta amassada. Aplique a massa resultante em seu rosto e enxágue com água morna após 20 minutos.
- Com alface: corte uma folha de alface em pedacinhos bem pequenos, acrescente uma pequena quantidade de água e ferva por 5 minutos. Coloque uma fina camada de gaze ou algodão sobre o rosto e aplique a alface amornada sobre os tecidos. Essa máscara é conhecida por saturar a pele com vitaminas e suavizar essa camada do corpo. Ela é recomendada também para acne e queimaduras solares. O líquido no qual as folhas foram fervidas pode ser usado como loção.
Máscaras faciais, caso usadas regularmente e da forma correta, são capazes de verdadeiros milagres. Elas ajudam a restaurar a beleza e rejuvenescer a pele, bem como a manter esse efeito por um longo tempo. Cuide-se. Você é linda (ou lindo). Você merece.
Leia também:
Aromaterapia e óleos essenciais – métodos de uso e tratamento
Óleo essencial de olíbano: uso, propriedades e composição
O poder das ervas e plantas mágicas
Azeite de oliva como óleo base