A magia do fogo é um sistema universal de conhecimento, que inclui o desenvolvimento espiritual pessoal e o desenvolvimento de suas capacidades. Mas, para entender a essência da Magia do Fogo, é necessário distinguir certos conceitos: o Fogo como uma força unindo o universo e o Fogo como um elemento. Algo sobre isso já foi dito no artigo “Lição 1. O poder do fogo“.
Considere o conceito de Magia do Fogo a chave do poder que une o universo. A magia do Fogo e do Sol, origina-se do Deus Sol, e é por isso que Ele é a fonte de força e conhecimento dessa direção mágica. A este nível de entendimento, a magia aparece como uma doutrina de interação com a energia original da criação do mundo. E de forma inerentemente mágica, combina os pontos de vista da ciência, da religião e da arte. Mas, ao mesmo tempo, é algo mais, porque também contém em si o que faz essas abordagens um todo único. É por causa da orientação à interação com a energia primordial -que de fato é o Fogo Divino do qual tudo saiu- que essa direção de magia é chamada de Magia do Fogo ou Magia Fervorosa.
O fogo como elemento é a manifestação do Fogo como a força primária que une o universo, assim como a Magia do Fogo com seus rituais e práticas é o receptáculo da doutrina de seu poder. Compreender a manifestação da Magia do Fogo no mais alto nível é impossível sem dominar suas manifestações terrenas. O fogo, de acordo com os ensinamentos, manifesta-se como o Sol, as estrelas, os vulcões, o fogo da lareira ou chamas, o calor do corpo humano e a vida em princípio. Portanto, não se pode reduzir a compreensão dessa enorme direção para interagir apenas com um fogo ou velas.
Em alto entendimento, o fogo é a fonte da vida. Ela se manifesta como uma paixão -o desejo de viver- e como uma centelha de energia vital em todos os seres vivos. E na compreensão das qualidades dos elementos, o fogo simboliza mudanças, desejos e paixão. Em certo sentido, esse elemento contém toda a magia, porque o significado de toda magia está nas mudanças.
À primeira vista, o Fogo Mágico é um vasto sistema de conhecimento que inclui o conhecimento da magia ritual com alguns componentes do espiritualismo e habilidades de influência energética: seja a cura ou as artes marciais astrais. Mas de fato, a Magia do Fogo como direção e sistema de conhecimento é um fenômeno mais global.
Deve ser dada especial atenção ao fato de que a Magia do Fogo não se limita à interação somente com o elemento do Fogo. A prática de interação com os quatro elementos reside na base do ritual mágico do fogo. O Mago do Fogo pode se referir livremente a qualquer um dos elementos, realizar rituais destinados a interagir com diferentes espíritos sem restrições. E, como o elemento de Fogo está mais próximo do primeiro elemento e é seu símbolo, o fogo é muitas vezes o elemento central do ritual. Mas isso, em qualquer caso, não pode ser percebido como o domínio de um elemento em relação ao outro, e sim como um símbolo da unificação de todos os elementos.
Rituais de Magia do Fogo são rituais visando aumentar a energia em uma pessoa, objeto ou evento (aumentando a probabilidade de realização), a programação de eventos, a aquisição de poder sobre algo e manifestações além da vontade (a cura de uma pessoa ou animal), destruição da influências negativas e de seus efeitos, maus hábitos, pessoas más, e assim por diante. Os Rituais de Magia do Fogo geralmente incluem queimar algo: ervas, alcatrão, figurinhas ou outras coisas que podem queimar. O elemento central dos Ritos de Incêndio é o próprio fogo e, portanto, as velas, os incensos e as lâmpadas de óleo são parte integrante do ritual.
Destinos da Magia do Fogo
Entre as muitas direções da Magia do Fogo, pode-se destacar o mais comum:
Ritmos poderosos que podem liberar fluxos de energia tão poderosos que, para um praticamente bem treinado, qualquer mudança no mundo ao seu redor pode se tornar realidade. Para dominar essa direção, é necessária uma forte vontade e um grande desejo. Além disso, para praticar a magia ritual, você precisa adquirir instrumentação mágica e um altar. Leia mais no artigo “Lição 2.1. Magia Ritual do Fogo”.
A magia das velas é uma direção muito refinada e graciosa da Magia do Fogo. Para os rituais da vela mágica, velas de várias cores e formas são usadas. Ao associar velas com objetos tangíveis e intangíveis, o Mago do Fogo faz mudanças nos mundos externo e interno. Para fazer isso, são realizados rituais, onde as velas são iluminadas, movidas e extintas de uma certa maneira. Um componente importante da Magia das Velas são as próprias velas e o altar. Leia mais no artigo “Lição 2.2. Magia das Velas”.
As práticas meditativas e energéticas com o fogo são um conjunto de práticas para trabalhar com a mente. Combinar a sua consciência com o Fogo dá-lhe a oportunidade de se conectar com o primeiro elemento e lhe permite grandes oportunidades de aprendizado: como melhorar a intuição, a clarividência e a visão remota. Com altos níveis de habilidade e a ajuda da consciência, pode-se exercer influência nas estruturas dos objetos e até mesmo sair do corpo de forma consciente, através da viagem astral.
Viagem Astral é um conjunto de técnicas que permite controlar sua própria consciência. A capacidade de ir além do corpo físico permite que você desenvolva um grande número de habilidades, que vão desde direcionar e mudar o estado da consciência, a acabar com o desenvolvimento da energia e interagir diretamente com os espíritos. Leia mais no artigo “Lição 2.6. Viagem Astral”.
O Combate da Magia do Fogo é uma direção em que o conhecimento se concentra em como usar o poder do fogo para se defender contra os ataques de inimigos e, claro, para vencê-los. O treinamento em Combate do Fogo é muito difícil e perigoso e começa com o estudo de artes marciais.
Cura: Magias do Fogo devem necessariamente ser capazes de controlar a energia vital em seu corpo para estar sempre em forma. Esta direção de magia permite que você aprenda esse tipo de gerenciamento de energia no seu interior e não apenas em seu corpo. Usando ferramentas especiais, bastões de carvão e partes de várias plantas, o Mago de Fogo pode afetar a saúde de uma pessoa, salvá-la de uma doença, ajudá-la a se recuperar rapidamente de uma lesão, etc.
Mágica Rúnica – esta é uma das áreas mais difíceis da Magia do Sol. A magia do fogo é a manifestação mais baixa da Magia do Sol. À medida que se desenvolve, o Mago do Fogo se torna o Mago do Sol. E uma vez que o domínio da Magia Rúnica leva anos ou décadas, deve-se começar a estudar as Runas muito antes de se tornar um Mago do Sol. Leia mais no artigo “Lição 2.9. Mágica Rúnica”.
Fabricação de artefatos. Para praticar a Magia do Fogo, você precisa aprender a “domá-lo”. Para um ritual, às vezes você precisa de ingredientes e atributos que são difíceis de encontrar e, portanto, precisam ser fabricados. O Mago do Fogo deve saber como fazer uma tocha ritual, colocar corretamente um fogo para um ritual, fazer um “Fogo vivo”, talismãs de fogo, erguer um altar e assim por diante.
Precauções sobre os primeiros passos na Magia do Fogo
Uma das principais qualidades necessárias para dominar a Magia do Fogo é a vontade. O aprendiz deverá ter em mente que essa prática leva muito tempo até ser dominada, em geral, é necessário dar atenção especial a cada exercício a ser praticado.
Certifique-se de respeitoso com o Fogo, independente da finalidade a que ele se destine, de extinguí-lo somente com os dedos ou acenos, sem o soprar.
Interagindo com o fogo: tenha em mente que algumas Salamandras (um tipo de Espirito do Fogo -mais sobre os espíritos no artigo “Lição 4. Espíritos”) podem tentar assumir o controle sobre você, caso isso ocorra, você vai sentir o desejo de acrescentar mais luz ou mesmo velas ao ritual. Por favor, receba os espíritos de fogo e agradeça por sua presença, continuando a exercer a sua prática.